Classic SE 4 portas 1989 - Meu 1º Carro
-
- Membro SL/E (Nível 3)
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Classic Se 4 portas 1989 - meu 1º carro
DÉCO
Creio que o problema esteja na junta da segunda foto (a satânica :smt005 ) mas eu fui ver se a chave soquete encaixava facilmente e para minha surpresa eles não estavam apertados e muito menos travados, até apertei um pouco pra ver se melhorava, mas sem resultados positivos, nessas condições aparentemente divinas :smt005 não tem mesmo como trocar sem soltar o escape embaixo do motor? E se retirar esta junção embaixo do motor (2 parafusos com mola) também possui alguma junta/anel/cola/chiclete/cuspe? Se tiver troco logo tudo...
Creio que o problema esteja na junta da segunda foto (a satânica :smt005 ) mas eu fui ver se a chave soquete encaixava facilmente e para minha surpresa eles não estavam apertados e muito menos travados, até apertei um pouco pra ver se melhorava, mas sem resultados positivos, nessas condições aparentemente divinas :smt005 não tem mesmo como trocar sem soltar o escape embaixo do motor? E se retirar esta junção embaixo do motor (2 parafusos com mola) também possui alguma junta/anel/cola/chiclete/cuspe? Se tiver troco logo tudo...
Monza Classic SE 89, gasolina, azul médio e causador de torcicolo!!!
- avvsilva
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 1.8
- Ano: 1989
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: Carburador
Esse problema de barulho de escape vazando já foi muito debatido em um tópico aqui do fórum. Tem gente que troca o escape todo e ainda sim fica um barulho de Uno velho. Aquele anel que une o 2 x 1 na parte intermediária é uma peça crítica, é comum vazar por ali.
Monza SL/E 1989/1989 1.8 original à gasolina
Vidros, travas e retrovisores elétricos.

Galeria de fotos: http://www.monzeiros.com/forum/viewtopi ... 33&t=15491
Vidros, travas e retrovisores elétricos.

Galeria de fotos: http://www.monzeiros.com/forum/viewtopi ... 33&t=15491
-
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: São Paulo-SP
- Combustível:: Etanol
.
O procedimento é simples porem trabalhoso, mas vale a pena pelo resultado.
É isso que vc disse mesmo, tem que soltar os 2 parafusos com aquela "mola" (manual de manutençao pagina 6E-01) e depois soltar os parafusos do coletor de escape no cabeçote e retirar a peça toda por baixo com o carro levantado (nao adianta chorar, c tentar fazer sem tirar daqui a alguns dias "volta" o problema.
VOCE JA TEM MOTIVOS DE C ALEGRAR
c os 4 parfusos que fixam a flange desta segunda junta da foto ja estao frouxos, vai facilitar muito o trabalho.
Agora com a peça em maos voce remove os 4 parafusos, joga fora a junta velha, limpa tudo (muitas vezes usam aquela "massa" que parece concreto :smt021 ) remova toda sujeira até chegar de novo no metal, lixa bem com uma lixa 150 ou um pouco menos e depois com uma lixa mais fina, coloca a junta que a partir de agora vai ser fixada com parafusos "passantes" (vc vai comprar ou "descolar" parafusos com mesma medida só que mais longos) lembrando que tem um que nao tem como ser passante, este vc fixa com uma arruela de pressao.
coloque os parafusos com jeito e de bastante aperto (ja com a nova junta no meio), (c tirar o sangue, vai quebrar o parafuso ou espanar a rosca) e logo em seguida coloque uma porca do outro lado e aperte bem e logo depois coloque outra porca "travante".
Pega esta tubagem ja montada e apertada e tome muito cuidado para instala-la no cabeçote (tambem com uma junta nova) cuidado com o aperto, o cabeçote é de aluminio e c der mto aperto o prisioneiro estoura a rosca do cabeçote (o meu aconteceu isso :smt010 ) e vai dar mais trabalho ainda, o coreto seria usar o torque indicado no manual, porem este valor é meio "furado" pela resistencia que o material exerce sobre peças usadas, funcionaria bem c vc trocasse todos os prisioneiros e as porcas 13 novas (desnecesário) aí o torquimetro funcionaria bem.
Fiz este procedimento a alguns mezes e até hoje nao deu mais trabalho.
C voce tentar apertar estes 4 parafusos no lugar, pode apostar, c vai c arrepender depois, a provabilidade de espanar principalmente o que fica atraz, bem perto do motor é muito grande.
o investimento é baixo :vai 2 juntas (as duas da foto acima) e 3 parfusos 13 mm de comprimento maior que o original e 6 porcas, fora um parafuso novo igula ao original que é curto e que nao "atravessa" de um lado para o outro, vai valer a pena, nunca mais esta "assoprassao" ridicula
AHH c teu carro tiver protetor de carter, vai ter que tirar tbm.
COLETOR ESCAPAMENTO: da pra ver com clareza os 4 "furos" dos parafusos

.
ESCAPAMENTO SAIDA DO MOTOR MONZA : tbm com o local dos 4 furos

VOCE VAI REMOVER AS DUAS PEÇAS JUNTAS E PARAFUSADAS todo procedimento será feito com a peça fora do carro.
Espero ter conseguido passar toda a experiencia que tive neste procedimento.
O procedimento é simples porem trabalhoso, mas vale a pena pelo resultado.
É isso que vc disse mesmo, tem que soltar os 2 parafusos com aquela "mola" (manual de manutençao pagina 6E-01) e depois soltar os parafusos do coletor de escape no cabeçote e retirar a peça toda por baixo com o carro levantado (nao adianta chorar, c tentar fazer sem tirar daqui a alguns dias "volta" o problema.
VOCE JA TEM MOTIVOS DE C ALEGRAR

Agora com a peça em maos voce remove os 4 parafusos, joga fora a junta velha, limpa tudo (muitas vezes usam aquela "massa" que parece concreto :smt021 ) remova toda sujeira até chegar de novo no metal, lixa bem com uma lixa 150 ou um pouco menos e depois com uma lixa mais fina, coloca a junta que a partir de agora vai ser fixada com parafusos "passantes" (vc vai comprar ou "descolar" parafusos com mesma medida só que mais longos) lembrando que tem um que nao tem como ser passante, este vc fixa com uma arruela de pressao.
coloque os parafusos com jeito e de bastante aperto (ja com a nova junta no meio), (c tirar o sangue, vai quebrar o parafuso ou espanar a rosca) e logo em seguida coloque uma porca do outro lado e aperte bem e logo depois coloque outra porca "travante".
Pega esta tubagem ja montada e apertada e tome muito cuidado para instala-la no cabeçote (tambem com uma junta nova) cuidado com o aperto, o cabeçote é de aluminio e c der mto aperto o prisioneiro estoura a rosca do cabeçote (o meu aconteceu isso :smt010 ) e vai dar mais trabalho ainda, o coreto seria usar o torque indicado no manual, porem este valor é meio "furado" pela resistencia que o material exerce sobre peças usadas, funcionaria bem c vc trocasse todos os prisioneiros e as porcas 13 novas (desnecesário) aí o torquimetro funcionaria bem.
Fiz este procedimento a alguns mezes e até hoje nao deu mais trabalho.
C voce tentar apertar estes 4 parafusos no lugar, pode apostar, c vai c arrepender depois, a provabilidade de espanar principalmente o que fica atraz, bem perto do motor é muito grande.
o investimento é baixo :vai 2 juntas (as duas da foto acima) e 3 parfusos 13 mm de comprimento maior que o original e 6 porcas, fora um parafuso novo igula ao original que é curto e que nao "atravessa" de um lado para o outro, vai valer a pena, nunca mais esta "assoprassao" ridicula

AHH c teu carro tiver protetor de carter, vai ter que tirar tbm.
COLETOR ESCAPAMENTO: da pra ver com clareza os 4 "furos" dos parafusos

.
ESCAPAMENTO SAIDA DO MOTOR MONZA : tbm com o local dos 4 furos

VOCE VAI REMOVER AS DUAS PEÇAS JUNTAS E PARAFUSADAS todo procedimento será feito com a peça fora do carro.
Espero ter conseguido passar toda a experiencia que tive neste procedimento.
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
-
- Membro SL/E (Nível 3)
Comprei as 2 juntas, e também lembrei que entre a primeira tubagem e o intermediário existe um anel de vedação ou centralização (no lugar onde ficam os parafusos com molas), não sei se realmente é necessário mas pra não deixar de concluir por este detalhe eu comprei, só faltam os parafusos para o coletor>escape
DÉCO, vc trocou este anel também, o lojista me falou que os antigos eram muito superiores

Como eu não curto Natal, Ano Novo comprei também umas coisinhas pra passar esses dias ocupado
Assentos e encostos dos bancos dianteiros, :smt031 os atuais estão muuuuito ruins

DÉCO, vc trocou este anel também, o lojista me falou que os antigos eram muito superiores

Como eu não curto Natal, Ano Novo comprei também umas coisinhas pra passar esses dias ocupado
Assentos e encostos dos bancos dianteiros, :smt031 os atuais estão muuuuito ruins

-
- Membro SL/E (Nível 3)
-
- Membro Hi-Tech (Nível 10)
Depois conta se os bancos ficaram bons, e se essa espuma é de boa qualidade e se puder o preço e onde comprou.... Futuramente pretendo trocar do meu também...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
-
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: São Paulo-SP
- Combustível:: Etanol
.
Entao, Jolusiri, nao troquei este anel nao, (principalmente por que identifiquei que o problema era na junta citada e nao neste anel) e sou adepto do " time que ta ganhando nao c mexe" tenho trauma de ficar mexendo nas coisas e dar pau, meu carro gosta de me dar uns "bailes" de vez em quando
Tambem queria trocar estes assentos e encostos, mas to parando com os investimentos no meu carro por enquanto, to pensando ano que vem em vender o meu e comprar o meu sonho de consumo : monza classic saia e blusa 2.0 alcool, impecavel, vamo ver
abraço
Entao, Jolusiri, nao troquei este anel nao, (principalmente por que identifiquei que o problema era na junta citada e nao neste anel) e sou adepto do " time que ta ganhando nao c mexe" tenho trauma de ficar mexendo nas coisas e dar pau, meu carro gosta de me dar uns "bailes" de vez em quando

Tambem queria trocar estes assentos e encostos, mas to parando com os investimentos no meu carro por enquanto, to pensando ano que vem em vender o meu e comprar o meu sonho de consumo : monza classic saia e blusa 2.0 alcool, impecavel, vamo ver
abraço
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
-
- Membro SL/E (Nível 3)
Conto sim, e postarei os detalhesvrsilva escreveu:Depois conta se os bancos ficaram bons, e se essa espuma é de boa qualidade e se puder o preço e onde comprou.... Futuramente pretendo trocar do meu também...
Também não gosto de mexer no que está em ordem, mas se eu desmontar e estiver ruim eu troco kkkDÉCO escreveu:Entao, Jolusiri, nao troquei este anel nao, (principalmente por que identifiquei que o problema era na junta citada e nao neste anel) e sou adepto do " time que ta ganhando nao c mexe" tenho trauma de ficar mexendo nas coisas e dar pau, meu carro gosta de me dar uns "bailes" de vez em quando
Sorte de quem comprar o seu Monzão!!! Monza saia blusa é show de bola!!! Como a parte de cima da pintura do meu carro está meio feinha eu estava pensando em envelopar a parte de cima imitando um saia blusa até quando eu for fazer a funilaria e pintura completa, só não encontrei quem faça isso :smt102DÉCO escreveu:Tambem queria trocar estes assentos e encostos, mas to parando com os investimentos no meu carro por enquanto, to pensando ano que vem em vender o meu e comprar o meu sonho de consumo : monza classic saia e blusa 2.0 alcool, impecavel, vamo ver
abraço