INJEÇÃO ELETRONICA

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
TheRipper
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 942
Registrado em: 27 Jan 2008, 00:00
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: INJEÇÃO ELETRONICA

Mensagem não lida por TheRipper »

500EF escreveu: Exatamente, então como até entrar pressão seu carro continua original, nada vai ser melhor do que ela. Certo?

E quando entrar pressão, ela continua fazendo seu papel como nada mais faria, e o gerenciador atua com base nas curvas dela. É um par perfeito... hehehe...

...Aí eu discordo, porque você vai ter que programar todos os parâmetros para as curvas, que já vêm "de brinde" na injeção original e feito pelos engenheiros, com horas e mais horas de testes, estudos e equipamentos adequados...
O gerenciador é inteligente a ponto de corrigir rapidamente a mistura pela temperatura do ar, tem precisão de 1KPA? A maioria dos gerenciadores que vejo por aí são burros, têm mapa fixo.

É um erro achar que o motor continuará funcionando como o original até entrar pressão positiva. De cara você já muda dois aspectos, um deles é a taxa de compressão (a não ser que se monte turbo taxado, algo que sou totalmente contra) ou o combustível (gasolina para álcool), a outra, um pouco mais complicada de solucionar, é que com a contrapressão que a turbina gera no escape, toda a curva de torque e potência do motor tende a cair para regimes de rotação mais baixos, ou seja, foi pro lixo o "perfeito" mapeamento feito pelos engenheiros. Leve em conta que estou considerando um motor realmente original, que não sofreu trabalho no cabeçote, admissão ou troca de comando de válvulas, pois nesse caso, seria impossível usar os mapas originais da injeção, e em alguns casos, como no uso de comandos de grande graduação, é impossível até mesmo usar o módulo original (especialmente o que trabalham em malha fechada).
Vale lembrar também que o mapeamento da fábrica, por mais perfeito que supostamente seja, é um equilíbrio entre potência, consumo e emissão de poluentes. Meu foco é apenas potência. Sobre o equipamento adequado para fazer o mapeamento (visando potência), ele se chama dinamômetro, e está ao alcance de praticamente qualquer um :smt023
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: INJEÇÃO ELETRONICA

Mensagem não lida por 500EF »

TheRipper escreveu:O gerenciador é inteligente a ponto de corrigir rapidamente a mistura pela temperatura do ar, tem precisão de 1KPA? A maioria dos gerenciadores que vejo por aí são burros, têm mapa fixo.
Não é bem assim, e quem corrige a mistura por temperatura do ar, água, rpm, KS, sonda, posição da borboleta, etc. é a central de injeção original, que continua lá, fazendo (e muito bem) o papel dela.

O gerenciador pega o resultado das curvas de combustível e ponto comandadas pela central e trabalha em cima delas, complementando com combustível e atraso de ponto. Melhor que isso só um turbo original de fábrica.

E o mapa do gerenciador também não é exatamente um mapa fixo. Ele pega informação de carga pelo sinal do MAP (ou MAF), rpm, pressão, etc.. Não o subestime... ele não é assim tão burro como você pensa.
É um erro achar que o motor continuará funcionando como o original até entrar pressão positiva. De cara você já muda dois aspectos, um deles é a taxa de compressão
Porque? Não troquei pistões nem rebaixei o cabeçote...

Antes de entrar pressão, a taxa não vai ser a mesma de sempre...
(a não ser que se monte turbo taxado, algo que sou totalmente contra) ou o combustível (gasolina para álcool), a outra, um pouco mais complicada de solucionar, é que com a contrapressão que a turbina gera no escape, toda a curva de torque e potência do motor tende a cair para regimes de rotação mais baixos, ou seja, foi pro lixo o "perfeito" mapeamento feito pelos engenheiros.
Foi nada... Já andou num carro turbo com gerenciador? Eu tenho um, lembra? hehehe

Andei nele convertido para álcool e com a turbina instalada, porém sem pressurização, por uma semana.

Estranhamente a leitura da sonda lambda e o comportamento do carro continuaram como antes, quando era original...

Se era para dar problema, será que fiz algo errado então?
Leve em conta que estou considerando um motor realmente original, que não sofreu trabalho no cabeçote, admissão ou troca de comando de válvulas, pois nesse caso, seria impossível usar os mapas originais da injeção, e em alguns casos, como no uso de comandos de grande graduação, é impossível até mesmo usar o módulo original (especialmente o que trabalham em malha fechada).
Não é o caso do meu carro, nem o de qualquer um que for turbinado seguindo a recomendação de deixar o motor totalmente original (converter póóódi... hehehe) e usar um gerenciador para a fase pressurizada.
Vale lembrar também que o mapeamento da fábrica, por mais perfeito que supostamente seja, é um equilíbrio entre potência, consumo e emissão de poluentes. Meu foco é apenas potência. Sobre o equipamento adequado para fazer o mapeamento (visando potência), ele se chama dinamômetro, e está ao alcance de praticamente qualquer um :smt023
Faça isso e depois leve o carro para fazer a inspeção do inmetro para legalizar seu turbo, como eu fiz e passei sem problema nenhum... :smt023
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
TheRipper
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 942
Registrado em: 27 Jan 2008, 00:00
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: INJEÇÃO ELETRONICA

Mensagem não lida por TheRipper »

Sendo um gerenciador inteligente, funcionando como um piggyback, aí realmente já é outra história. Até sou a favor do uso desse tipo de sistema em carro que já possui injeção originalmente.

Sobre a taxa, como expliquei, você não modificou, mas mudou o combustível, certo? Pois é, já precisa mexer no ponto de ignição. Não esqueça que em carro com distribuidor (no seu carro, o módulo só controla combustível, é um caso á parte) é fácil, mas com roda fônica o buraco é mais embaixo.


No seu caso, você que pensa que não mudou as curvas de torque e potência heheheh
Com certeza, se você colocar no dinamômetro, vai ver que torque e potência aparecem em regimes mais baixos do que no motor original. Lógico que simplesmente andando no carro ou acompanhando uma sonda narrowband é impossível perceber essas mudanças, mas elas existem, não a ponto de seu carro deixar de funcionar ou mesmo funcionar mal, mas o fato é que o mapeamento original de ponto e eficiência volumétrica já não corresponde tão perfeitamente com o comportamento do motor.

Sobre passar na vistoria do Inmetro com carro turbo, creio que não haja problema com nenhum dos sistemas, o que vai definir se passa ou não é o preparador :D
Editado pela última vez por TheRipper em 11 Jun 2008, 13:24, em um total de 1 vez.
Marcell 500 EF
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4091
Registrado em: 07 Mai 2007, 09:41
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: INJEÇÃO ELETRONICA

Mensagem não lida por Marcell 500 EF »

Sobre passar na vistoria do Inmetro com carro turbo, creio que não haja problema com nenhum dos sistemas, o que vai definir se passa ou não é o preparador
O que ele se referia na vistoria, é com relação aos poluentes, pois tu mesmo fábio, falou o seguinte:
é um equilíbrio entre potência, consumo e emissão de poluentes. Meu foco é apenas potência.
TheRipper
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 942
Registrado em: 27 Jan 2008, 00:00
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: INJEÇÃO ELETRONICA

Mensagem não lida por TheRipper »

Marcell 500 EF escreveu:
Sobre passar na vistoria do Inmetro com carro turbo, creio que não haja problema com nenhum dos sistemas, o que vai definir se passa ou não é o preparador
O que ele se referia na vistoria, é com relação aos poluentes, pois tu mesmo fábio, falou o seguinte:
é um equilíbrio entre potência, consumo e emissão de poluentes. Meu foco é apenas potência.
Sem problemas, fácil de resolver. Isso eu faço até na hora mesmo, com um Palmtop na mão. Mudo o mapa só para o teste, jogo mistura estequiométrica e ponto levemente atrasado. Pronto, passa no teste. Ou então já posso deixar tudo no esquema e mudar os mapas com apenas um botão. Simples. Só pra constar, muita gente que legaliza carro turbo passa no teste com 0,4BAR, e assim que sai de lá, soca pressão :lol:
Bernardo Gaetani
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1455
Registrado em: 16 Dez 2006, 00:28
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: INJEÇÃO ELETRONICA

Mensagem não lida por Bernardo Gaetani »

Eu penso se você quer um carro turbo, têm que deixar para lá o consumo, e melhor se possível até passar o carro para álcool para desenvolver mais ainda.

Quanto a injeção os custos de adaptação são absurdamente altos, além que injeção adaptada normalmente não funciona muito bem. É melhor vender seu carro e comprar um Monza com este equipamento já de série.
Você já possui o adesivo Oficial MONZEIROS.COM em seu carro?
Mais informações em: http://adesivos.monzeiros.com
TheRipper
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 942
Registrado em: 27 Jan 2008, 00:00
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: INJEÇÃO ELETRONICA

Mensagem não lida por TheRipper »

Bernardo Gaetani escreveu:Quanto a injeção os custos de adaptação são absurdamente altos, além que injeção adaptada normalmente não funciona muito bem.
Discordo. Estou injetando o Voyage de um amigo meu, e o custo total vai ficar abaixo dos R$1.000. E funciona muito bem, seja injeção OEM ou Aftermarket, só depende da competência de quem fez a instalação.
Editado pela última vez por TheRipper em 12 Jun 2008, 07:38, em um total de 1 vez.
RicardoDS
MODERADOR
Mensagens: 6014
Registrado em: 14 Jan 2007, 13:52
Cidade: CWB
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: INJEÇÃO ELETRONICA

Mensagem não lida por RicardoDS »

Concordo com o Fábio (TheRipper).
Estou estudando a injeção Mega Squirt (e montando uma), e já brinquei um pouco com a FuelTech... com um pouco de conhecimento e dedicação fica excelente.
Um KIT para montar uma Mega Squirt fica em torno de R$420~R$450.
Depois é só adquirir os sensores (que são de modo geral baratos), admissão encontra fácil em desmanches, bicos semi-novos encontra-se muito fácil e relativamente baratos.
Monza SL/E 1.8 1988/1989
Astra 2.0 2009/2010
Uno Mille Economy 2009/2009 :oops:
Responder