Eu detesto deixar terceiros mexerem nos meus carros... Porém foi uma emergência... Eu tinha que decidir:
1 - Chamava o guincho e gastaria tempo tentando achar o problema (custo: Guincho, peças e tempo)
2 - Chamava o mecânico que estava a 50 metros do carro parado e saia com o carro andando depois (custo: Mão de obra e peças).
Optei pela segunda opção, pois o carro estava parado num ponto de ônibus em plena hora do rush
Já adianto que o mecânico é daqueles que gosta de plugar o scanner no carro para saber o problema e não gosta muito de procurar o defeito sem isso... No EFI ele apanhou bastante. Mas pelo menos, aparentou ter boa vontade em ajudar... Tem uns que se negam a mexer em carro com mais de 20 anos.
Ele me mostrou o modulo HEI que estava aberto em duas partes.. a chapa onde se passa a pasta termica estava descolada da carcaça de plástico.
Tambem acho que bico é balela... falou que o carro estava afogando.... mas eu estava longe da oficina e precisava do carro andando o quanto antes.
Cara, não sei como ele chegou a esse diagnostico... o meu era original e ele comprou outro distribuidor original no desmanche..
Deve ter mexido no ponto, mas não sei se ele fez da forma correta, jumpeando... Isso tudo eu vou ter que verificar depois...
Segundo ele, a entrada das mangueiras do TBI estão vazando, pois qunado foi testar a pressão da linha de combustivel, tirou as mesmas e começaram a vazar.. por isso precisa trocar a TBI inteira e as mangueirasdutra s a escreveu: ↑10 Abr 2019, 02:42 Como sabe que tem de trocar TBI? Dai só falta dizer que tem de trocar o bico também, porque o TBI é outro. Dai vai TPS + IAC também?
Ele verificou se tem entrada de ar falso em algum lugar para condenar TBI ou ate a junta?
Ele verificou se tem ar falso na junta e tampa onde é instalado a EGR, no caso dos a gasolina?
Verificou o sensor de temperatura CTS da i.e?
Verificou os 2 estágios de bobina de ignição?
Revisou a pressão de combustível, ponto de sincronismo do motor?
Mediu e verificou o MAP, TPS e IAC?

Eu acredito que tem que trocar somente as mangueiras, pois a rosca delas deve estar com alguma folga e os sextavados estão com marcas de arredondamento.
Quando fui pegar o carro, a marcha lenta estava muito alta... Ai ele trocou o TPS (pegou um que ele tinha lá usado) e voltou ao normal...
Quanto ao ar falso ele não falou nada, mas isso eu já tinha resolvido faz tempo. Antes do problema da junta, o carro estava muito bom.
Os outros sensores e a bobina eu não sei, mas o de temperatura, por exemplo, troquei faz pouco tempo.
Antes do problema, eu tinha trocado o VSS e estava tudo ok, inclusive a luz da troca de marchas. Eu desconfio que pode ser que o terra esta desconectado, pois como a bateria estava sem carga, eles devem ter mexido no alternador e esquecido de ligar... porém eu não não tive tempo de olhar pois estou viajando a trabalho, longe do carro essa semana. Vou ver isso sabado.
Quando comprei o carro, o VSS estava sem o terra, e o carro ficava acelerado algumas vezes quando parava no semaforo e a luz da IE acendia nas descidas.
Restaurei o chicote com o plug correto, comprei outro VSS da MTE e ai ficou bom.
Robson, beleza?Robson B escreveu: ↑09 Abr 2019, 15:51 Boa tarde Renato.
Então, fico feliz pela sua iniciativa e coragem em fazer o serviço de cabeçote em seu próprio carro.
Comigo também foi assim, no final de 2017 eu mesmo fiz o motor do meu Monza. Não sou mecânico. Sou
Apenas um apaixonado pela mecânica de automóveis.
Fiz o motor inteiro do meu. Fiz igual vc, comprei todas as ferramentas necessárias antes do serviço.
É isso aí, é se estudando e colocando em prática que se aprende.
Cara, pois é... Eu gosto de mexer nos meus carros... Quando era mais novo, nos meus 14 anos, trabalhei de ajudante em uma oficina... Eu era o moleque que fica lavando as peças com gasolina... Então eu peguei gosto por mecânica, porém, não segui no ramo.
Então, agora que a internet nos proporciona o conhecimento de forma mais fácil, eu me aventuro e na maioria das vezes eu sou bem sucedido.
Só que desta vez, foi o meu inferno astral na mecânica... A junta do cabeçote foi o inicio de uma série de eventos... A troca da junta em si ficou boa, tanto que o carro agora anda bem novamente... Porém, eu não esperava esses problemas elétricos... Nunca tinha ouvido falar disso...
Não sei explicar o que aconteceu de fato.
Quanto as peças, eu ia pedir o distribuidor mas acabei esquecendo, a bateria foi a base de troca e o resto era lixo... O modulo HEI estava aberto no meio...
Mas é isso ai, vamos ver qual vai ser a próxima crise, rsrs!
Abraço