Carro Falhando, falta de força

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
Silva90
Membro SR (Ní­vel 4)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Carro Falhando, falta de força

Mensagem não lida por Silva90 »

dutra s a escreveu:nenhuma pergunta a mim sera idiota , aqui se aprende e se compartilha ajudamos uns aos outros na medida do possivel

cts : ``sensor de temperatura `` ou cebola de temperatura , no monza efi , 1 é acima da valvula termostatica com 2 vias , essa trabalha diretamente com o modulo e injeçao (ecu) que se encontra abaixo do porta luvas a direita é o cérebro do carro , nao causa estouros , mas pode dar lentidao, alto consumo , erro de leitura de temperatura do motor , e ate nao enviar sinal ao cerebro pra acionar a ventoinha pra refrigerar o motor e trabalhar mais comandos , caso esteja com defeito,
outro de temperatura esta alojado na lateral do cabeçote abaixo do distribuidor e possui 1 fio , o mesmo apenas serve pra acompanhamento de leitura de temperatura no painel , o painel nao é interligado ao cerebro ecu

iac : `motor de passo´ ou atuador de marcha lenta , alojado na base inferior do tbi (parte de baixo ) do mesmo lado do suporte do cabo de aceleraçao , tem como funçao receber comando do cerebro do quanto deva abrir ou fechar a entrada de ar pra melhor controle , economia ,desempenho em varios regimes de trabalho do motor, frio quente meio a meio em alta ou baixa e porai vai , nao provoca estouros , mas pode causar trantornos de baixa aceleraçao ou alta aceleraçao com o carro parado ou andando fora do tempo , é um sensor receptivo , só obedece pode travar aberto ou fechado ou nem funcionar e pra isso basta estar com o tbi imundo e preto de sujeira de oleo do tipo crostas principalmente na janelinha por onde ele trabalha que é no buraquinho no contorno do tbi ao lado do parafuso de fixaçao do mesmo lado dele.

tps : `sensor de posiçao de borboleta ou potenciometro de borboleta , acompanha a circuferencia de abertura da borboleta conforme se acelera , e manda o sinal ao cerebro em que posiçao esta de abertura

vss : `sensor de velocidade´ , alojado no cambio do lado direito do trambulador da caixa de cambio , fica em pé como um piao e junto a ele é conectado por cima o cabo do velocimetro do painel , tem como caracteristica enviar sinal ao cerebro sobre sua rotaçao/velocidade pra equalizar um melhor consumo em reduzidas e informar o momento adequado de passar a marcha , o seu e o meu efi cambio manual é com 8 pulos , outros modelos de monza possui vss com diferença de pulsos , pra mais ou pra menos , automatico mesmo acho que é de 13 pulsos nao lembro .

map `sensor de pressao absoluta do coletor de admissao´ , esse sim pode provocar estouros , mas estouros bem abafados , trabalha com pressao de vacuo do coletor de admissao , esse é mais um que envia sinal ao cerebro do quento mais ou menos combustivel enviar , pois tambem pode controlar o ponto de motor indiretamente , como por exemplo uma entrada de ar falsa é o mesmo que esta acelerando e automaticamente ira consumir mais , pois ele ja vem calibrado de fabrica pra cada carro

ecu , central eletronica de controle de injeçao ou modulo de injeçao eletronica ou unidade de controle de injeçao ... , é lá e nela que é calculado tudo , o contador da empresa rsrsr o cerebro , miolo do assunto ,la que se calcula o que recebe e se restitui e divide o que se pede na velocidade da luz sem canseira e em tempo integral /automaticamente

por mais
http://www.xpeedclub.com.br/xtechlib/te ... e/Ca53.htm

viewtopic.php?f=14&t=30799

abs estamos ai
Fiquei até zonzo com tanto sensor e com medo de algum parar agora que sei o que cada um faz! Por menos que isso, ja sai morrendo em um monte de coisa haha. Mas é isso ai, a ultima do meu carro foi a tomada da bobina, foi a primeira coisa que troquei quando começou o problema uma vez que a "original" estava despedaçada ja(quase farelo haha) ai coloquei umas paralelas, pois não sabia que ainda teria isso da original(pra que :smt011 ...)

Como disse, carro ficou pronto e resolvido, porém ainda sentia algo estranho nele(eu e esse monza somos quase que ligados simbioticamente cara, sério ASHuAShasu) mas levei o carro assim o dia todo ontem. Fui notando que ele dava uns pequenos picos, surtos de que como se fosse ainda morrer ou falhar, dito e feito, cheguei em casa depois do trabalho e mexi com ele ligado parado na tomada nova, além dela estar com o fio quebrado ja bem na ponta dela(quebrado por dentro, reparei quando mexi apenas) ela era muito grande, o que dava uma "folga" o suficiente para ela se movimentar a vontade na bobina, gerando o que? FALHAS! mesmo que pequenas, daí também explica o problema no vídeo que não sei se viu, do erro de leitura do conta giros do meu carro, uma vez que o negativo tava "sambando" LA NA BOBINA DO MEU CARRO! Daí fui numa auto peça ja aqui perto de onde moro e la para MINHA SORTE achei a TC 1011!(Original dos Monzas, pelo menos no meu caso) OUTRO NÍVEL! Justinha, medida certinha de encaixe e ainda vem com macarrão para fazer isolamento nas emendas! E o melhor 2 reais mais barato que a maldita PARALELA! :smt005 :smt005

Agora só alegria, por enquanto tudo correndo bem e o erro de leitura parou também. Mas ainda vou continuar em observação com meu monzinha, traumas como esse demoram a sumir rapaz, lembro que da primeira vez que deu, qualquer pipoco na rua perto do meu carro ja achava que era o meu :smt005 JURO! haha Cagava todo!

Abs,

Vitor
Reforma geral: Clique aqui - viewtopic.php?f=43&t=16148

Carro: Monza 95/95 Gasolina - GL - Simples porém muito bem recebido.
Dono: Victor - 19 anos - Técnico de Informatica e Tecnologias e um Aficcionado por carros, principalmente GM.

Um mesmo nome, o mesmo carro, uma Paixão. Monza, Paixão sem Limites e Gerações (:

Em breve...
Silva90
Membro SR (Ní­vel 4)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Carro Falhando, falta de força

Mensagem não lida por Silva90 »

Carlos A. Freire escreveu:Apenas a título de informação e complementando as informações acima postada pelo Dutra:

IAC - Idle Air Control (controle de ar da marcha-lenta) - É o atuador de
marcha-lenta, um motorzinho de passo responsável por controlar a
quantidade de ar que entra no motor quando a borboleta está toda
fechada, regulando a marcha-lenta.

TPS - Throttle Position Sensor (sensor de posição da borboleta) - É um
potenciômetro que informa à injeção o quanto está pressionado o pedal do
acelerador

MAP - Manifold Absolute Pressure (pressão absoluta no coletor) - Mede a
pressão dentro do coletor de admissão, o que, junto com a rotação,
define a quantidade de ar que o motor está admitindo, permitindo com
isso o cálculo da quantidade de combustível a ser injetada para preparar
a mistura correta. Com o carro desligado, mede a pressão atmosférica,
que a injeção também usa em seus cálculos.

CTS - Coolant Temperature Sensor (sensor de temperatura do líquido de
arrefecimento) - Mede a temperatura da água, para que a injeção saiba se
o motor está frio ou quente. Se estiver frio, a injeção aciona a
gasolina e o aquecimento do coletor nos modelos a álcool. Ela também
controla o ventilador do radiador e, quando o carro está muito quente,
desliga automaticamente o ar condicionado, para ajudar a esfriar, tudo
baseada na informação deste sensor.

VSS - Vehicle Speed Sensor (sensor de velocidade do veículo) - É um
sensor que gera pulsos conforme o carro anda, informando a injeção da
distância percorrida por ele. Serve para calcular a velocidade do carro,
acionando cut-off e desligando o ventilador do radiador acima de 80 km/h.

Bobina impulsora - Fica dentro do distribuidor e informa para a injeção
o movimento do motor, através de pulsos. Com isto, a injeção sabe a que
rotação o motor está, o que é primordial para o cálculo da mistura
ar/combustível. Os pulsos também são de grande utilidade porque
determinam a posição em que está o motor, o que é necessário para o
controle de ponto de ignição que a injeção controla.

Abs,

Carlos Freire
Carlos,

Estava achando que nem viria mais visitar meu tópico haha. O dutra deu uma moral pra mim aqui. Mas sempre é bom aprender mais. Obrigado por comparecer aqui você também. Sou grato a vocês dois e a todos que tentaram me ajudar não só aqui como das outras vezes em outras situações. Tenho perturbado menos e visitado menos o fórum porque tenho me virado sozinho, gosto de dizer por ai que "de mecânica de monza entendo bem", a bronca é comigo, mas perto do tanto que vocês já sabem, sei nada ainda nessa vida haha. Mas tudo também que sei foi pegando em casa pra resolver ou com ajuda de alguém mais experiente aqui.

Editando: Engraçado que desde 2012, a bobina começou a dar problema então(impulsora), porque depois da troca(coincidência ou não) resolveu um problema de rotação do motor que tinha quando eu saia com o carro e freava de repente, a rotação oscilava em ponto morto(sempre oscilava em 5-10, até parar, mas nunca morria) e agora ficou "normal" nesses dias que andei, nunca mais deu isso.(pelo menos até agora)

Abs,

Vitor
Reforma geral: Clique aqui - viewtopic.php?f=43&t=16148

Carro: Monza 95/95 Gasolina - GL - Simples porém muito bem recebido.
Dono: Victor - 19 anos - Técnico de Informatica e Tecnologias e um Aficcionado por carros, principalmente GM.

Um mesmo nome, o mesmo carro, uma Paixão. Monza, Paixão sem Limites e Gerações (:

Em breve...
Responder