Troca de bobina e Módulo HEI, Monza EFI
- Luiz Carlos (Rio)
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Re: Troca de bobina e Módulo HEI, Monza EFI
Carlos, tenho lido muito sobre módulos HEI com problemas, inclusive em sites americanos.
Já li gente falando que ligou o massa direto no polo negativo da bateria, no motor, etc.
Segundo vi também, o módulo HEI de 8 pinos, o que nossos Monzas usa, tem um segundo terra, que fica no pino G (ground), no plugue maior do HEI.
Segundo andei matutando, deslocar o HEi para muito longe do distribuidor pode dar problemas no funcionamento da ignição, pois a voltagem gerada pela bobina indutora é muito baixa, coisa de 0,3 volts, e pode diminuir muito na entrada do módulo se tiver que percorrer fios muito longos.
Abs
Já li gente falando que ligou o massa direto no polo negativo da bateria, no motor, etc.
Segundo vi também, o módulo HEI de 8 pinos, o que nossos Monzas usa, tem um segundo terra, que fica no pino G (ground), no plugue maior do HEI.
Segundo andei matutando, deslocar o HEi para muito longe do distribuidor pode dar problemas no funcionamento da ignição, pois a voltagem gerada pela bobina indutora é muito baixa, coisa de 0,3 volts, e pode diminuir muito na entrada do módulo se tiver que percorrer fios muito longos.
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Luiz Carlos
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Re: Troca de bobina e Módulo HEI, Monza EFI
Da ultima vez que começou com essa palhaçada de falhar/apagar/não pegar, troquei tampa, bobina impulsora e modulo hei tudo por Delphi.
Comprei também um distribuidor novo Euro, que desmontei e instalei modulo Gauss (veio um sem marca, mas foi pra caixa de reserva) e bobina impulsora Delphi. Funcionou perfeitamente com ambos os distribuidores, mas ficou definitivo o original com o kit Delphi.
Semana passada começou a 'apagação' na rua de novo, apagou 1x e custou a funcionar, depois falhou 3x, coloquei o distribuidor reserva na quarta a noite e funcionou perfeito até sexta a noite quando apagou do nada, chegando numa rotatória.
Só que na quarta mesmo eu já tinha trocado a bobina impulsora do distribuidor original, que mal completou 6mil km e já estava amarelada e fios com aspecto 'derretendo'/'gosmento', então coloquei o distribuidor original de volta, mas custou a pegar, várias tentativas, e quando pegou e consegui andar, completou os ~6km restantes perfeitamente.
No dia seguinte fui levar no auto elétrico e não consegui andar 900m, apagou 2x, pegava fácil, mas era só balançar o carro que apagava. Depois de muito custo e algumas falhas mais, deixei o carro no auto elétrico.
Suspeitamos que seja mal contato nos chicotes da bobina/modulo, tomara que seja algo simples, veremos nos próximos dias...
Mas como disse o Luiz, perdi a confiança, mesmo com um distribuidor reserva completo, o problema não foi resolvido... o que eu quero mesmo é trocar esse sistema por um mais confiável, alguma sugestão?
Comprei também um distribuidor novo Euro, que desmontei e instalei modulo Gauss (veio um sem marca, mas foi pra caixa de reserva) e bobina impulsora Delphi. Funcionou perfeitamente com ambos os distribuidores, mas ficou definitivo o original com o kit Delphi.
Semana passada começou a 'apagação' na rua de novo, apagou 1x e custou a funcionar, depois falhou 3x, coloquei o distribuidor reserva na quarta a noite e funcionou perfeito até sexta a noite quando apagou do nada, chegando numa rotatória.
Só que na quarta mesmo eu já tinha trocado a bobina impulsora do distribuidor original, que mal completou 6mil km e já estava amarelada e fios com aspecto 'derretendo'/'gosmento', então coloquei o distribuidor original de volta, mas custou a pegar, várias tentativas, e quando pegou e consegui andar, completou os ~6km restantes perfeitamente.
No dia seguinte fui levar no auto elétrico e não consegui andar 900m, apagou 2x, pegava fácil, mas era só balançar o carro que apagava. Depois de muito custo e algumas falhas mais, deixei o carro no auto elétrico.
Suspeitamos que seja mal contato nos chicotes da bobina/modulo, tomara que seja algo simples, veremos nos próximos dias...
Mas como disse o Luiz, perdi a confiança, mesmo com um distribuidor reserva completo, o problema não foi resolvido... o que eu quero mesmo é trocar esse sistema por um mais confiável, alguma sugestão?
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Re: Troca de bobina e Módulo HEI, Monza EFI
Se estiver com defeito no HEI, tem que procurar a causa. Não pode estragar duas peças em tão pouco tempo. Isso mostra algum defeito no carro causando esse problema.Surfin escreveu:Da ultima vez que começou com essa palhaçada de falhar/apagar/não pegar, troquei tampa, bobina impulsora e modulo hei tudo por Delphi.
Comprei também um distribuidor novo Euro, que desmontei e instalei modulo Gauss (veio um sem marca, mas foi pra caixa de reserva) e bobina impulsora Delphi. Funcionou perfeitamente com ambos os distribuidores, mas ficou definitivo o original com o kit Delphi.
Semana passada começou a 'apagação' na rua de novo, apagou 1x e custou a funcionar, depois falhou 3x, coloquei o distribuidor reserva na quarta a noite e funcionou perfeito até sexta a noite quando apagou do nada, chegando numa rotatória.
Só que na quarta mesmo eu já tinha trocado a bobina impulsora do distribuidor original, que mal completou 6mil km e já estava amarelada e fios com aspecto 'derretendo'/'gosmento', então coloquei o distribuidor original de volta, mas custou a pegar, várias tentativas, e quando pegou e consegui andar, completou os ~6km restantes perfeitamente.
No dia seguinte fui levar no auto elétrico e não consegui andar 900m, apagou 2x, pegava fácil, mas era só balançar o carro que apagava. Depois de muito custo e algumas falhas mais, deixei o carro no auto elétrico.
Suspeitamos que seja mal contato nos chicotes da bobina/modulo, tomara que seja algo simples, veremos nos próximos dias...
Mas como disse o Luiz, perdi a confiança, mesmo com um distribuidor reserva completo, o problema não foi resolvido... o que eu quero mesmo é trocar esse sistema por um mais confiável, alguma sugestão?
Abs,
Carlos Freire
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Re: Troca de bobina e Módulo HEI, Monza EFI
Luiz Carlos,Segundo andei matutando, deslocar o HEi para muito longe do distribuidor pode dar problemas no funcionamento da ignição, pois a voltagem gerada pela bobina indutora é muito baixa, coisa de 0,3 volts, e pode diminuir muito na entrada do módulo se tiver que percorrer fios muito longos.
o meu HEI externo já completou 1 ano e 5 meses na 'churrasqueira' e é o mesmo M. Marelli que troquei em 20.08.10 (68 reais na época) e está firme e forte. Não descuido do regulador de tensão... estou sempre de olho no voltímetro do painel.
Não medi, mas tem 70 ou 80 cm de fio do distribuidor à churrasqueira e passa ainda por um módulo hei oco de by pass fechando a cavidade do distribuidor.
Em Fevereiro de 2014 troquei a bobina impulsora por outra Delphi (78 reais) preventivamente pois já tinha 6 anos uso.
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- Luiz Carlos (Rio)
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Re: Troca de bobina e Módulo HEI, Monza EFI
Bom dia pessoal.
Vi o vídeo do carinha que resolveu problemas de módulo HEI aterrando por fora o danado. Vi inclusive que o distribuidor que ele filmou tem marcas de pancada, que o dono dava para fazer o carro pegar...e funcionava. :smt021
Qto ao comprimento do fio no sistema do Waldir, eu pensava em instalar o HEI dentro da cabine. Aí seriam mais alguns palmos de fios. Mas acho que só experimentando em modo real mesmo para saber se vai dar problema. Já sei que até a churrasqueira ele funciona . :smt023
Já que estamos falando em módulo, bobina, etc, eu encontrei um dia desses a resposta para uma dúvida sobre polaridade da bobina impulsora.
Até então eu achava que, por ela gerar corrente alternada, uma inversão dos seus fios não causaria problemas.
Li aqui no fórum (não consegui encontrar mais o tópico) que alguém comprou uma bobina que veio com os fios invertidos no seu plugue, e quando foram 'desinvertidos' o carro funcionou. Foi então que surgiu a dúvida na minha cabeça. :smt017
Li em um fórum americano que, dependendo do sentido de rotação do distribuidor, existe uma bobina especifica para ele.
E que se vc instalar a bobina errada, quando o motor começar a girar e o enrolamento da mesma iniciar a produção de voltagem, ela vai começar com voltagem negativa, para depois ir a zero e gerar positiva. A seção do módulo HEI que transforma essa corrente alternada em contínua de onde quadrada está construído para só reconhecer a corrente da bobina se a voltagem positiva vier primeiro.
Então, se a bobina estiver com as ligações invertidas, não haverá geração da corrrente de onda quadrada, necessária para o funcionamento do sistema.
Abs
Vi o vídeo do carinha que resolveu problemas de módulo HEI aterrando por fora o danado. Vi inclusive que o distribuidor que ele filmou tem marcas de pancada, que o dono dava para fazer o carro pegar...e funcionava. :smt021
Qto ao comprimento do fio no sistema do Waldir, eu pensava em instalar o HEI dentro da cabine. Aí seriam mais alguns palmos de fios. Mas acho que só experimentando em modo real mesmo para saber se vai dar problema. Já sei que até a churrasqueira ele funciona . :smt023
Já que estamos falando em módulo, bobina, etc, eu encontrei um dia desses a resposta para uma dúvida sobre polaridade da bobina impulsora.
Até então eu achava que, por ela gerar corrente alternada, uma inversão dos seus fios não causaria problemas.
Li aqui no fórum (não consegui encontrar mais o tópico) que alguém comprou uma bobina que veio com os fios invertidos no seu plugue, e quando foram 'desinvertidos' o carro funcionou. Foi então que surgiu a dúvida na minha cabeça. :smt017
Li em um fórum americano que, dependendo do sentido de rotação do distribuidor, existe uma bobina especifica para ele.
E que se vc instalar a bobina errada, quando o motor começar a girar e o enrolamento da mesma iniciar a produção de voltagem, ela vai começar com voltagem negativa, para depois ir a zero e gerar positiva. A seção do módulo HEI que transforma essa corrente alternada em contínua de onde quadrada está construído para só reconhecer a corrente da bobina se a voltagem positiva vier primeiro.
Então, se a bobina estiver com as ligações invertidas, não haverá geração da corrrente de onda quadrada, necessária para o funcionamento do sistema.
Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
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Re: Troca de bobina e Módulo HEI, Monza EFI
Olá pessoal.
Acabo de vir lá da garagem.
Troquei pela terceira vez o módulo HEI.
Antes de trocar, dei partida ontem até o motor esquentar, e ele começou a morrer. Numa das vezes acendeu a luz da injeção e ficou acesa, mesmo com motor girando.
Meti o clipe na tomada de diagnóstico e acusou erro 42, falta de controle de avanço da ignição, erro compatível com módulo pifado.
Hoje de manhã, motor frio, nova partida, pegou de primeira, e quando esquentou, morreu.
Pegava e morria.
Removi o HEI Delphi...com uma pena danada dos meus quase 200 reais, e instalei um de 40 pilas, xingling.
Esse novo não veio com pasta, veio com uma geléia, que eu passei cuidadosamente na face metálica dele, depois de limpar muito bem com papel toalha a placa do distribuidor onde ele iria 'dormir'.
Aquilo esquenta mesmo. No que eu tirei, não dava para ficar com o dedo sobre ele, estava muito quente.
Fiz várias medições de terra entre a tal placa do distribuidor e a lataria do carro, entre ela e o polo negativo da bateria, do motor para a lataria, etc.
Encontrei uma leitura diferente de zero em todas elas.
Removi, limpei e recoloquei o cabo terra que vai da bateria para a lataria, e depois disso indicou zero.
Mas...depois do motor quente, a leitura aumentou de novo, embora não tão alta qto estava no inicio.
Estou providenciando um fio massa entre um dos parafusos de fixação da tampa do distribuidor e a lataria. Fiquei com medo agora que meu HEI queime de novo.
Darei notícias.
Abs
Acabo de vir lá da garagem.
Troquei pela terceira vez o módulo HEI.
Antes de trocar, dei partida ontem até o motor esquentar, e ele começou a morrer. Numa das vezes acendeu a luz da injeção e ficou acesa, mesmo com motor girando.
Meti o clipe na tomada de diagnóstico e acusou erro 42, falta de controle de avanço da ignição, erro compatível com módulo pifado.
Hoje de manhã, motor frio, nova partida, pegou de primeira, e quando esquentou, morreu.
Pegava e morria.
Removi o HEI Delphi...com uma pena danada dos meus quase 200 reais, e instalei um de 40 pilas, xingling.
Esse novo não veio com pasta, veio com uma geléia, que eu passei cuidadosamente na face metálica dele, depois de limpar muito bem com papel toalha a placa do distribuidor onde ele iria 'dormir'.
Aquilo esquenta mesmo. No que eu tirei, não dava para ficar com o dedo sobre ele, estava muito quente.
Fiz várias medições de terra entre a tal placa do distribuidor e a lataria do carro, entre ela e o polo negativo da bateria, do motor para a lataria, etc.
Encontrei uma leitura diferente de zero em todas elas.
Removi, limpei e recoloquei o cabo terra que vai da bateria para a lataria, e depois disso indicou zero.
Mas...depois do motor quente, a leitura aumentou de novo, embora não tão alta qto estava no inicio.
Estou providenciando um fio massa entre um dos parafusos de fixação da tampa do distribuidor e a lataria. Fiquei com medo agora que meu HEI queime de novo.
Darei notícias.
Abs
Editado pela última vez por Luiz Carlos (Rio) em 25 Mai 2015, 14:22, em um total de 1 vez.
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Re: Troca de bobina e Módulo HEI, Monza EFI
Luiz Carlos,
Você conferiu a tensão que o alternador está gerando?
Mesmo com a tensão pouco acima de 15V o Delphi aguenta por um tempo pero no mucho.
As vezes é o conector da bobina impulsora está ruim (mesmo novo)... há quem o solde no HEI para evitar a perda que você mencionou (0,3V acaba ocorrendo da bobina para o HEI)
Você conferiu a tensão que o alternador está gerando?
Mesmo com a tensão pouco acima de 15V o Delphi aguenta por um tempo pero no mucho.
As vezes é o conector da bobina impulsora está ruim (mesmo novo)... há quem o solde no HEI para evitar a perda que você mencionou (0,3V acaba ocorrendo da bobina para o HEI)
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Re: Troca de bobina e Módulo HEI, Monza EFI
Olá Waldir
Meu alternador está gerando abaixo de 14 volts. Por isso comprei dois reguladores um dia desses.
Ainda não me decidi entre o -32 e o -34.
Abs
Meu alternador está gerando abaixo de 14 volts. Por isso comprei dois reguladores um dia desses.
Ainda não me decidi entre o -32 e o -34.
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Luiz Carlos
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