ALTERNADOR - Não carrega de jeito nenhum.

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
sle1989
Membro Classic (Ní­vel 7)
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: GNV
Injeção: Carburador

Re: ALTERNADOR - Não carrega de jeito nenhum.

Mensagem não lida por sle1989 »

Julio Cesar Ledo escreveu: Outro caso de descaso das montadoras com os comsumidores é de um Toyota Corolla 2012 de um colega aqui do trabalho, o carro veio com uma bateria de 45a e tem trilhoes de acessórios que consomem bateria... A bateria do carro, uma Heliar, durou apenas 2 anos...
Ledo, qual alternador que o Corolla 2012 usa? Isso que realmente importa pra manter o fornecimento de energia ok durante o funcionamento do carro e seus respectivos consumidores. :smt023
No caso dos carros mais novos a tendência é a bateria ser cada vez menor, por que o motor de arranque e os piscas alertas consomem bem menos energia que projetos de 20 ou 30 anos atraz.
Tem outra coisa também que não foi falado nesse tópico aqui, os alternadores mais modernos entregam mais da sua capacidade em baixas rotações do que os antigos que entregam bem menos em baixa, e só entrega a potência total em altas rotações. Por isso um alternador de Corolla de 70 Ah pode ser melhor aproveitado do que um de vectra de 120 Ah.
Fotos do automatic -> viewtopic.php?f=33&t=22514

Imagem
Julio Cesar Ledo
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por Julio Cesar Ledo »

SL/E no caso do Corolla é um Denso H8 de 80ah.... E a bateria que veio com o carro originalmente era uma Heliar 45a.... Subdimensionada para o carro e alternador usado... Não é a toa que ela durou apenas 2 anos, ou um pouco menos segundo relatos do proprietário.. O Carro dele é o TOP de linha da Toyota, um XGi ou algo assim, com Cambio Automatico, AC digital, ABS, Etc..Etc....

Após a bateria ir pro vinagre (menos de 2 anos), foi instalada uma Moura de 65a, vamos ver quanto tempo essa vai durar em relação à Heliar de 45a...

Abraço !
sle1989 escreveu:
Julio Cesar Ledo escreveu: Outro caso de descaso das montadoras com os comsumidores é de um Toyota Corolla 2012 de um colega aqui do trabalho, o carro veio com uma bateria de 45a e tem trilhoes de acessórios que consomem bateria... A bateria do carro, uma Heliar, durou apenas 2 anos...
Ledo, qual alternador que o Corolla 2012 usa? Isso que realmente importa pra manter o fornecimento de energia ok durante o funcionamento do carro e seus respectivos consumidores. :smt023
No caso dos carros mais novos a tendência é a bateria ser cada vez menor, por que o motor de arranque e os piscas alertas consomem bem menos energia que projetos de 20 ou 30 anos atraz.
Tem outra coisa também que não foi falado nesse tópico aqui, os alternadores mais modernos entregam mais da sua capacidade em baixas rotações do que os antigos que entregam bem menos em baixa, e só entrega a potência total em altas rotações. Por isso um alternador de Corolla de 70 Ah pode ser melhor aproveitado do que um de vectra de 120 Ah.
Que carro vc tem?
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Que eu me lembro o Vectra usava alternador de 70Ah, passou a 120Ah acima do ano de 2000. Não me lembro de ver Vectra de 94 a 2000 com alternador de 120Ah...

Será que quando o Monza foi produzido tinha disponível e com preço razoável alternadores de 120Ah para a montadora colocar sem afetar preço e se o carro realmente precisa disso tudo?

Já disse várias vezes aqui, não adianta comparar com veículos mais novos... As coisas evoluem... Será que a concorrência do Monza ( Santana/ Versalies e Tempra) tinha alternadores maiores assim?

Embora se eu ligar todos esse consumidores elétricos acima de uma só vez o ponteiro cai, mas nunca fiquei em apuros por falta de carga no alternador. Primeiro que se ligar o A/C não precisa de desembaçador traseiro, pois o carro não embaça. Mas já usei A/C, ar quente, ventilação interna,farol baixo e neblinas dianteira, mais luz de traseira, rádio e disqueteira em viagens a noite para o interior de São Paulo, algumas vezes também com limpador e nunca passeio por apuros. Mesmo porque não é uma situação que se usa todos os dias.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Sergio Rodrigues
Membro SL (Ní­vel 1)

Mensagem não lida por Sergio Rodrigues »

antes de retirar o alternador para uma limpeza causada por um vazamento de oleo da dieção hidraulica e pude ver que tava com um dos fios desconectado e qual motivo eu nao sei, nao entendo patavina alguma de eletrica. O alternador é 75 Amp. e a bateria é 60 Amp. Meu carro é c/ AC :smt017

Imagem
frfavoreto
Membro GLS (Ní­vel 6)

Mensagem não lida por frfavoreto »

Estou com um problema agora para carregar o alternador. Me disseram que o sensor de velocidade (VSS) vai aterrado no alternador por um fio, eu olhei e vi um fio branco que vai conectado no alternador, logo acima do fio grosso que carrega a bateria. Desconectei esse fio branco e liguei direto no negativo da bateria na tentativa de resolver o problema do aterramento do VSS, porém ao dar partida a luz piloto no painel não apagou! Voltei a conectar o fio no lugar onde estava e agora não está carregando mais, só quando eu dou uma pisada funda no acelerador, mas mesmo assim a luz piloto fica acesa bem fraca.

Meu alternador tem 3 fios conectados nele: esse fio branco, o fio grosso que carrega a bateria e mais em baixo tem um outro fio fino que não sei para o quê serve.
Kadett Sport 2.0 EFI 96 completo

A peça mais difícil de se encontrar é um bom mecânico
Emanoel744

Mensagem não lida por Emanoel744 »

Cara eu resolvi isso com reles e limpeza no negativo o que vai pra o bloco , e não precisei troca o alternador ! :smt018
swdoc

Mensagem não lida por swdoc »

Pessoal, tenho os mesmos sintomas no meu Monza, mas nao tao critico.

Com o ar ligado, e qualquer outro componente como farol ou faroletes, depois de andar uns 10 minutos, toda vez que o carro fica na lenta a carga desce até a medida da carga da bateria ou menos. Sei que neste momento a bateria começa a descarregar. Se liga o segundo estágio da ventoinha fica pior e sou obrigado a dar umas aceleradas no carro.
Mas antes de parar o carro, desligo o ar para evitar de ficar sem bateria.

Meu problema sempre se acentua quando estou em engarrafamentos.

Alternador já revisado e segundo o eletricista eh um Acdelco de 85ah.

Tentei rodar com um bosch, não lembro a amperagem, mas ficou bem pior.
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Olá pessoal.

Eu não acompanhei esse tópico por inteiro, pois fiquei afastado um tempo.
Agora, lendo postagens antigas desse tópico, esbarrei com a informação sobre capacidade de bateria e alternador.
Acho que está havendo um engano nesse quesito.

Capacidade de bateria é especificada em Ampere/hora.
Capacidade de alternador é especificada em Ampere (sem tempo).

Uma bateria de 60Ah, teoricamente, está dimensionada para fornecer 60 Amperes durante 1 hora.
Na partida do motor ela fornece muito mais que isso, como pode ser confirmado observando-se a capacidade dos motores de arranque. Tem motor de arranque que consome 400 Amperes!

Então, se vc tem uma bateria de 60 Ah, ela pode fornecer 60 Amperes durante 1 hora, 30 Amperes durante 2 horas, e assim por diante.

Já um alternador de 60A fornece no máximo 60A, durante qualquer intervalo de tempo. Os 60A indicam o máximo que ele pode fornecer. Mesmo que o sistema esteja pedindo 100A, um alternador só vai fornecer 60, e nunca vai queimar por causa disso.
Já os antigos dínamos, esses não eram auto reguláveis, se fossem forçados queimavam rapidinho.

Voltando à bateria, além da especificação de carga por hora, existem outras, muito importantes para se observar na hora de comprar uma bateria.
A AC Delco de 65 A, por exemplo, tem capacidade para fornecer uma alta amperagem instantânea (720A a 25ºC e 530A a -18ºC por alguns segundos) para uma melhor partida do motor.

Como o motor de arranque puxa muita amperagem na partida, no momento em que o alternador começa a gerar, a bateria vai puxar tudo o que puder do alternador. Aí entra a engenharia do projeto. Se o alternador for de 120 A, ele vai enfiar 120 A na bateria de uma vez só.
Se observarmos os cuidados que se deve ter ao carregar baterias em bancadas, veremos que é recomendado no máximo 10 Amperes (até menos, dependendo da capacidade da bateria) para carregar uma bateria sem abreviar sua vida útil.

Então, instalar um alternador de 120 A em um carro dimensionado para um alternador de no máximo 75A, muito provavelmente abreviará a vida útil da bateria. No início vai ser aquela maravilha, mas com o tempo essa bateria vai começar a não manter a carga.
Da mesma forma, instalar uma bateria de 120 A em um carro com alternador de 60 vai fazer com que essa bateria nunca esteja totalmente carregada, o que também abrevia sua vida.
Mas tudo isso é teoria. Cada um sabe onde lhe doem os calos e faz o que acha melhor para seu carro. Afinal estamos numa democracia. :lol:

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Responder