Olá pessoal.
Eu não acompanhei esse tópico por inteiro, pois fiquei afastado um tempo.
Agora, lendo postagens antigas desse tópico, esbarrei com a informação sobre capacidade de bateria e alternador.
Acho que está havendo um engano nesse quesito.
Capacidade de bateria é especificada em Ampere/hora.
Capacidade de alternador é especificada em Ampere (sem tempo).
Uma bateria de 60Ah, teoricamente, está dimensionada para fornecer 60 Amperes durante 1 hora.
Na partida do motor ela fornece muito mais que isso, como pode ser confirmado observando-se a capacidade dos motores de arranque. Tem motor de arranque que consome 400 Amperes!
Então, se vc tem uma bateria de 60 Ah, ela pode fornecer 60 Amperes durante 1 hora, 30 Amperes durante 2 horas, e assim por diante.
Já um alternador de 60A fornece no máximo 60A, durante qualquer intervalo de tempo. Os 60A indicam o máximo que ele pode fornecer. Mesmo que o sistema esteja pedindo 100A, um alternador só vai fornecer 60, e nunca vai queimar por causa disso.
Já os antigos dínamos, esses não eram auto reguláveis, se fossem forçados queimavam rapidinho.
Voltando à bateria, além da especificação de carga por hora, existem outras, muito importantes para se observar na hora de comprar uma bateria.
A AC Delco de 65 A, por exemplo, tem capacidade para fornecer uma alta amperagem instantânea (720A a 25ºC e 530A a -18ºC por alguns segundos) para uma melhor partida do motor.
Como o motor de arranque puxa muita amperagem na partida, no momento em que o alternador começa a gerar, a bateria vai puxar tudo o que puder do alternador. Aí entra a engenharia do projeto. Se o alternador for de 120 A, ele vai enfiar 120 A na bateria de uma vez só.
Se observarmos os cuidados que se deve ter ao carregar baterias em bancadas, veremos que é recomendado no máximo 10 Amperes (até menos, dependendo da capacidade da bateria) para carregar uma bateria sem abreviar sua vida útil.
Então, instalar um alternador de 120 A em um carro dimensionado para um alternador de no máximo 75A, muito provavelmente abreviará a vida útil da bateria. No início vai ser aquela maravilha, mas com o tempo essa bateria vai começar a não manter a carga.
Da mesma forma, instalar uma bateria de 120 A em um carro com alternador de 60 vai fazer com que essa bateria nunca esteja totalmente carregada, o que também abrevia sua vida.
Mas tudo isso é teoria. Cada um sabe onde lhe doem os calos e faz o que acha melhor para seu carro. Afinal estamos numa democracia.
Abs