Preciso de Dicas para arrancada do Monzão.. alguem?

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Preciso de Dicas para arrancada do Monzão.. alguem?

Mensagem não lida por Rafaelo »

vrsilva escreveu:O monza 2.0 EFI é MUITO econômico dentro do contexto e categoria dele, ele chega até a ser mais econômicos do que carros com tecnologias mais novas de injeção, e motores de mesmo tamanho e mais potentes.
Vinicius so é valido essa comparaçao pra motores de mesma cilindrada/potencia/combustivel. esse consumo do teu é do N20XF do 140cv que é o "motor de monza" que nem de monza é me da ma raiva quando falam isso. se for pensar assim entao é de kadett,ipanema,omega,astra,vectra e o monza. ja que serviu toda essa frota ae.
vrsilva escreveu:Uma BMW X1 18 2012 tem motor 2.0, o carro tem TODA a tecnologia da BMW embarcada até o momento (a BMW não economiza igual as montadoras porcas atuais do brasil). Essa BMW com a gasolina péssima do brasil faz médias de 8km/l na cidade e 12km/l na estrada, o site brasileiro antes tinha essas informações, eles retiraram pois com toda certeza estava denigrindo as vendas de alguma forma.
Mas meu chefe tem uma X1 18 2012, e ele confirmou pra mim que faz essas médias mesmo.
ta esquecendo a potencia e torque Vinicius :D nao da pra comparar. quanto maior a potencia mais combustivel precisa pra fechar a conta e nao ficar com a mistura pobre, dae maior o consumo.... serve o mesmo pro torque. como o exemplo que dei do N20XF se ele for rodar com apenas 116cv no alcool oque nao daria é claro pq andaria pobre, mais o consumo seria proporcional a potencia certamente seria bem mais economico que o monza nessas condições. tu esqueceu que ele tem 150cv e ainda é mais pesado que o monza 300kg a mais, ou seja nao serve de nada essa comparaçao.

se ele tivesse a potencia do monza 116cv na mesma configuraçao nao seriam esse 8km/l nem sonhando... e tem outra. essas ECU ainda trabalham com sonda narrow. se tivessem um wide band de altissima precisa e velocidade teriam um consumo bem menor na mesma proporçao.

por isso fico indignado quando esse bloqueiros, falam mal do N20XF dizem que gasta muito. mais esquecem que aumentou a potencia e o torque. e que ainda sao flex e usam 2 catalizadores e um ECU muito pao com ovo. dae fica complicado explicar como o negocio funciona. geralmente vem dos VW fanboy oque é normal. a parte tecnica eles esquecem da curto :lol:
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por vrsilva »

Rafaelo, tudo bem, fui infeliz tendo como comparação a BMW X1 18, pega então o BMW 118i que tem motor de 136cv e 18kgfm, bem precidos com um astra por exemplo, o bmw tem vantagem de ter comando de válvulas variáveis...
http://www.carrosnaweb.com.br/fichadeta ... odigo=1017

Só pra não ficar vago, e eu com fama de corneta... O novo 118 sport sim é bom, motor 1.6 turbo, com 170cv, chega a fazer média de quase 16km/l na rodovia...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982

Mensagem não lida por Rafaelo »

esse 118i tem o mesmo consumo que o N20XF 133cv no modo gasolina. que fica 10 cidade a 14 rodovia e sao bem parecidos em torque/potencia/peso. por isso que falo que nao é tao ruim como falam o familia 2 fase 3. isso que usa comando fixo, e flex... agora pensa arrancar toda essa tralha, deixa monocombustivel,wideband,sem catalizador pra ver...

esse motor 118i ta bem ruim... ruim mesmo pq é monocombustivel e ainda por cima gasolina. mais ate la fazem essas coisa devez em quando.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Wesley Siqueira
Monzeiro Jr. (Nível 0)

Mensagem não lida por Wesley Siqueira »

O consumo do meu monza ta bom, so que se tiver alternativas de economizar mais vamos explorar... UNO veio nem pensar kkk... eu nao uso so o GNV nao tbm uso etanol... mais vlw pelas informaçoes...
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)

Mensagem não lida por vrsilva »

Wesley Siqueira escreveu:O consumo do meu monza ta bom, so que se tiver alternativas de economizar mais vamos explorar... UNO veio nem pensar kkk... eu nao uso so o GNV nao tbm uso etanol... mais vlw pelas informaçoes...
Olha não sei se você segue isso, mas vou deixar as dicas de qualquer forma...

Tampa do distribuidor SEMPRE limpa.
Cabos de velas sem rachaduras e/ou ressecados.
Velas em bom estado.
Alternador em bom estado.
Regulador de tensão em bom estado.
Módulo HEI bom de preferência Delphi.
Linha de combustível sem vazamentos e limpa.
Tanque de combustível limpo.
Filtro do pescador do tanque limpo (famoso pré-filtro).
Filtro de combustível principal trocado no máximo à cada 10 mil km.
Bomba de combustível em bom estado.
Nenhuma entrada falsa de ar no coletor/tbi, pode ter também no hidro-vácuo.
Filtro de ar SEMPRE LIMPO, não vá nessa de limpar/lavar, se estiver ruinzão troque, economia porca essa de limpar filtro de ar.
Respiro de óleo do motor limpo.
Sistema de refrigeração do motor em PERFEITO estado, sem vazamentos d'água, ventoinha funcionando perfeitamente, água limpa SEM ferrugem com aditivo.
Compressão dos cilindros boas e sem "vazamentos" como, cabeçote empenado, junta queimada, válvula sem assentamento, retentor de válvula ruim, ou no pior dos casos, anéis dos pistões ruins, ou seja, parte debaixo já comprometida.
NUNCA usar óleo mais grosso que o 20W50...

Acho que é isso... AHHH e não pisar muito também :mrgreen: ....

Eu estou andando com o meu sem muito dó de gastar combustível, pisando MESMO, andando bem forte pra falar a verdade, e estou com uma média de 7km/l no tanque que abasteci no domingo e, entrou na reserva hoje.
Se eu meneirar no pedal, andar só de boa, sem pisar, sem esticar, sempre andando com giro baixo, acho que dá pra fazer uns 8km/l fácil fácil, podendo levar até uns 8,5 tranquilo... Mas vai depender muito do transito também...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
500EF
MODERADOR
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Ano: 1990

Mensagem não lida por 500EF »

Eu também não sou fã de GNV. Mas, se já está instalado no carro, também não acho que tenha que tirar. Para quem roda bastante, com os preços de hoje, gera economia a longo prazo (mesmo considerando as visitas mais frequentes à oficina).
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Wesley Siqueira
Monzeiro Jr. (Nível 0)

Mensagem não lida por Wesley Siqueira »

E como eu disse estou botando o Monza na manutenção para verificar alguns problema, vo aproveitar sua lista e muito bom VRSILVA, ouu é impossivel andar no monzão e não dar uma esticada kkk eu não consigo kkkk..... meto o pé no bichão ainda mais no alcool kk... vlw

E vlw ai tbm 500EF ai pelas dicas de rebaixa cabeçote e controle do distribuido muito bom tbm so meio fraquinho em mecanica automotiva mais deu pra sacar...
Responder