Buááááá, Buááááá meu módulo HEI original queimou hoje!

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
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avvsilva
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Re: Buááááá, Buááááá meu módulo HEI original queimou hoje!

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MonzaClub20EFICHZ escreveu:Acho ótima idéia refrigerar o módulo HEI, até mesmo usando uma cooler, mas quanto à proteção quanto ao excesso de voltagem, não vejo nenhuma influência no local onde o HEI está, explique melhor a tua idéia, s colocar dentro, pode colocar um controlador de voltagem para a proteção do HEI.
Desculpe responder na frente, mas entendo que ele tenha falado que afastando o módulo HEI do cofre do motor, ele ficaria mais protegido de influências eletromagnéticas advindas de cabos de vela mal blindados, por exemplo, embora acho que ele continue a não ficar imune a picos de tensão. É isso mesmo que quis dizer, Marcel Murai?
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Rafaelo
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Re: Buááááá, Buááááá meu módulo HEI original queimou hoje!

Mensagem não lida por Rafaelo »

Carlos A. Freire escreveu: Diferente de carros modernos onde a unidade de potência fica dentro da UCE. Ou seja, em veículos modernos, fuga de tensão, problemas em cabos de velas ou bobina, a UCE vai para "espaço".
Carlos. nao sei se ja viu um sistema(drive) de igniçao de hoje em dia. o meu por exemplo e como a maioria interna é apenas um transistor IBGT que fecha o curto da bobina, so isso.

caso queime vai ser ele mais nada, nao tem como passar dele. queimar a ECU toda é exagerado. e explico pq.

o sinal pulso vinda da CPU ate a BASE do transistor de potencia IBGT, geralmente tem protetores entre a porta do CPU ate a BASE do transistor ou no drive, dificilmente retorna ate a CPU :wink: alem que o sistema é muito simples como mostra o diagrama abaixo. a unica coisa que pode acontecer é retornar pra CPU dae é lixo mesmo. geralmente morre no transistor, ou no circuito de proteçao ou mesmo nas defesas do componente(IGBT) interno.

quando queima é so o transistor IBGT oque é barato trocar mesmo sendo SMD. infelizmente exitem é pessimos profissionais no mercado que condena a ECU por nao saberem medir ou arrumar uma ECU avariada.

pra quem quer saber como funciona um modulo de igniçao interna é assim que funciona. esse é da minha ECU. como falei, os IBGT(alguns) tem protetores de alta tensao, e alta temperatura desarmando o mesmo pra nao queimar. e fora os protetores offbords, por isso acho muito raro queimar a ECU inteira.
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pessoal, a queima do HEI senao for pelo calor transferido do cabeçote rsrsrsr bravos engenheiros :D é pela alta tensao. o modulo HEI como o proprio nome diz Alta tensao. ela ja trabalha no limite +- 40k bem alta ate, e qualquer variaçao a mais na tensao do alternador vai passar desses 40k dae vai mandar ela pro pau mesmo e foi oque aconteceu com o Carlos. por isso que o alternador tem que esta em dia pra evitar surpresas.
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Carlos A. Freire
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Re: Buááááá, Buááááá meu módulo HEI original queimou hoje!

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Rafaelo, a dúvida era se "queimasse" a a UCE e foi isso que respondi. Se o IGBT pifar o veículo não funciona e a UCE tem que passar por manutenção. Dependendo de onde estiver, não conseguirá reparos. De qualquer forma, vai ficar algum tempo sem o carro, não é verdade?
Já o módulo de potência externo se consegue encontrar com facilidade e, creio eu a um custo menor do que o conserto e principalmente a troca da UCE, dependendo do caso.

A um tempo atrás, a UCE da BMW de um amigo pifou, foi um transistor desses. Para nós aqui em São Paulo, foi até fácil conseguir fazer a troca desse transistor e deixar a UCE funcionando corretamente.

Marcel,

A temperatura não é o único motivo de "queima" do HEI. Na minha opinião, sobre tensão do alternador (acima 14,5v) e fuga de alta tensão são os principais motivos.

Abs,

Carlos Freire
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Re: Buááááá, Buááááá meu módulo HEI original queimou hoje!

Mensagem não lida por MonzaClub20EFICHZ »

avvsilva escreveu:
MonzaClub20EFICHZ escreveu:Acho ótima idéia refrigerar o módulo HEI, até mesmo usando uma cooler, mas quanto à proteção quanto ao excesso de voltagem, não vejo nenhuma influência no local onde o HEI está, explique melhor a tua idéia, s colocar dentro, pode colocar um controlador de voltagem para a proteção do HEI.
Desculpe responder na frente, mas entendo que ele tenha falado que afastando o módulo HEI do cofre do motor, ele ficaria mais protegido de influências eletromagnéticas advindas de cabos de vela mal blindados, por exemplo, embora acho que ele continue a não ficar imune a picos de tensão. É isso mesmo que quis dizer, Marcel Murai?
Para que um módulo HEI queime por influências eletromagnéticas é necessário um pico eletro-magnético tão grande que queimaria tudo no carro, além de celulares, todos os motores elétricos, etc...
Rafaelo
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Re: Buááááá, Buááááá meu módulo HEI original queimou hoje!

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Carlos A. Freire escreveu:Rafaelo, a dúvida era se "queimasse" a a UCE e foi isso que respondi. Se o IGBT pifar o veículo não funciona e a UCE tem que passar por manutenção. Dependendo de onde estiver, não conseguirá reparos. De qualquer forma, vai ficar algum tempo sem o carro, não é verdade?
Já o módulo de potência externo se consegue encontrar com facilidade e, creio eu a um custo menor do que o conserto e principalmente a troca da UCE, dependendo do caso.

A um tempo atrás, a UCE da BMW de um amigo pifou, foi um transistor desses. Para nós aqui em São Paulo, foi até fácil conseguir fazer a troca desse transistor e deixar a UCE funcionando corretamente.
sim, esses componentes muitas vezes so importando. mais geralmente sao de facil aquisiçao. tenho um amigo que é eletronico e ele nao mexe com ECU e IE, a area dele é automaçao industrial. era um funcionario nosso, muito bom inclusive. deram pra ele uma ECU "irrecuperavel" quando ele viu era so o IBGT de potencia que avia queimado, trocou e voltou a funcionar a igniçao. se tivesse afetado a porta da CPU ae sim seria lixo. pra trocar é muito facil, uma maquina SMD uma pinça e uma chave philips troca. em 15min ta arrumada. o demorado é conseguir o componente que geralmente nao passa da 15,00

o HEI tambem concordo a principal falha é sobre tensao na amplificaçao da bobina e torrando o IBGT.
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Marcel Murai
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Re: Buááááá, Buááááá meu módulo HEI original queimou hoje!

Mensagem não lida por Marcel Murai »

Deve ter no forum ainda quando eu desmontei o modulo hei da MTE. Só ví um C.I da motorola dentro coberto de gel e um driver.
MonzaClub20EFICHZ escreveu: Para que um módulo HEI queime por influências eletromagnéticas é necessário um pico eletro-magnético tão grande que queimaria tudo no carro, além de celulares, todos os motores elétricos, etc...
Por ordem de trajeto, queima oque está mais proximo aos cabos de vela ou bobina. Parece que o alckimin aqui do forum fez um aterramento no distribuidor e segundo ele havia parado a queima do modulo hei.

Tambem podemos estabilizar a tensao entao usando um transistor 7812 com um resistor no GND para filtrar em 14V.
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Re: Buááááá, Buááááá meu módulo HEI original queimou hoje!

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Rafaelo escreveu:
Carlos A. Freire escreveu:Rafaelo, a dúvida era se "queimasse" a a UCE e foi isso que respondi. Se o IGBT pifar o veículo não funciona e a UCE tem que passar por manutenção. Dependendo de onde estiver, não conseguirá reparos. De qualquer forma, vai ficar algum tempo sem o carro, não é verdade?
Já o módulo de potência externo se consegue encontrar com facilidade e, creio eu a um custo menor do que o conserto e principalmente a troca da UCE, dependendo do caso.

A um tempo atrás, a UCE da BMW de um amigo pifou, foi um transistor desses. Para nós aqui em São Paulo, foi até fácil conseguir fazer a troca desse transistor e deixar a UCE funcionando corretamente.
sim, esses componentes muitas vezes so importando. mais geralmente sao de facil aquisiçao. tenho um amigo que é eletronico e ele nao mexe com ECU e IE, a area dele é automaçao industrial. era um funcionario nosso, muito bom inclusive. deram pra ele uma ECU "irrecuperavel" quando ele viu era so o IBGT de potencia que avia queimado, trocou e voltou a funcionar a igniçao. se tivesse afetado a porta da CPU ae sim seria lixo. pra trocar é muito facil, uma maquina SMD uma pinça e uma chave philips troca. em 15min ta arrumada. o demorado é conseguir o componente que geralmente nao passa da 15,00

o HEI tambem concordo a principal falha é sobre tensao na amplificaçao da bobina e torrando o IBGT.
Eu faço isso tudo com um ferro de solda comum, estanho comum, e uma pinça baratinha.. kkkK!!

Eu faço reparos em CI de 20 pinos SMD que são to tamanho de um grão de feijão... tranquilo...

E realmente é MUITO difícil dar pai numa ECU, pois ela tem vários circuitos de proteção... só se o cara ligar ela no 220V... kkkK!!!
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
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Rafaelo
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Re: Buááááá, Buááááá meu módulo HEI original queimou hoje!

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é, ou botar um pararaio direto na ECU rsrsrsrs

Vinicius tu é ninja. quando fiz o painel de instrumento desloquei as led smd e usei a estaçao SMD sem ela nao dava.
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