Ignição CDI e as mitos da cmracing
-
- MODERADOR
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Motor: 2.0
- Ano: 1982
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Re: Astra Flex + ignição CMRacing + velas Denso TT
o melhoramento da centelha é uma verdade isso nao podemos negar em determinadas situações. mais eu tenho que concordar em baixa ou mesmo no momento arranque tem um beneficio muito grande centelhas mais gordas com o dwell maior. um exemplo disso é eng. eletrica do modulo HEI na fase arranque o Dwell vira na casa dos 6.5ms de carga somente nesse momento, pós arranque fica no tradicional 3.5ms variando conforme a rpmxcarga. o mesmo exemplo vale pro vectra C 2009-2011 que utiliza o bobina bosch dupla centelha perdida desde os GM >1997. todos eles operam em 3.5ms Dwell pos arranque.
nos manuais da megasquirt (injeção programavel) tambem ah artigos especificando o aumento do Dell na fase fria,arranque pra melhorar a queima ja que o motor esta frio e a mistura nao esta "excitada" ainda pouco volatil. assim sendo exigindo uma centelha mais encorpada. outro recurso é o avanço na fase fria, a frente de chama ajuda e muito deixar o motor mais liso. o mesmo ocorre quando o motor esta muito volatil(quente) aspirando muito ar quente, ah um atraso na ignição pra evitar detonaçao. isso tudo tem nas IE desde os primordios heheheh
nos manuais da megasquirt (injeção programavel) tambem ah artigos especificando o aumento do Dell na fase fria,arranque pra melhorar a queima ja que o motor esta frio e a mistura nao esta "excitada" ainda pouco volatil. assim sendo exigindo uma centelha mais encorpada. outro recurso é o avanço na fase fria, a frente de chama ajuda e muito deixar o motor mais liso. o mesmo ocorre quando o motor esta muito volatil(quente) aspirando muito ar quente, ah um atraso na ignição pra evitar detonaçao. isso tudo tem nas IE desde os primordios heheheh
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
- 500EF
- MODERADOR
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Monza 500 EF
- Ano: 1990
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Hum... Interessante seu ponto de vista.darkknight escreveu:Rettore
Podemos começar por:
Potência = Torque x rpm
Portanto para se ganhar potência você pode optar por aumentar o rpm como pode aumentar o torque.
A sua ignição não aumenta o rpm porque você não trocou o comando e o seu comando já foi projetado para uma faixa de trabalho ideal.
Mas eu já sei que uma das desculpas é de que o conta-giros passa batido pelo corte, mas retirar o corte de giro não quer dizer que ganhou potência pelo simples motivo que o seu torque despencou e não adianta continuar girando.
Como você aumentou o torque do seu Monza?
Pendurou uma turbina e assim aumentou a sua massa de ar e combustível dentro da câmara.
Portanto de inicio a ignição nem alterou o comando e muito menos injetou mais ar.
A pergunta é a caixinha de ignição injeta mais ar? (claro que não, ela não é uma turbina).
Podemos concluir com este raciocínio lógico que não existirão ganhos de potência sem as alterações mecânicas.
Portanto o ganho prometido de no mínimo 15% de potência nunca será alcançado.
Este é o principio básico do funcionamento de um motor e estou falando de forma bem simples para que qualquer um do fórum possa entender já que julgo ser um informação bem importante.
Mais adiante conforme você for contra-argumentando irei passando mais informações técnicas como:
Abertura de gap de velas o que ocorre e para que serve.
Como os sistemas de ignição de centelha perdida e cop e os benéficos que se deve ter.
Posso falar de energia necessária para o inicio da ignição em seus regimes de rpm e a quantidade necessária.
Posso falar também sobre estratégia do gerenciamento dos motores injetados.
Mas você poderia falar sobre as teorias do fabricante para que eu tenha a oportunidade de mostrar como são levados a se enganarem e porque acabam cometendo erros.
Posso comentar sobre o trabalho do engenheiro formado em itajuba e os resultados de aproximadamente 6,5% e porque ele conseguiu.
Este resultado comprova que o prometido de no mínimo 15% não é alcançado a ignição não cumpre com o prometido.
Prossiga...
Mas para não haver fatores não-técnicos na discussão, vamos falar genericamente de ignições do tipo CDI x ignições originais e não de especificamente a feita por um ou outro fabricante. Por partirem do mesmo princípio, todos os conceitos discutidos devem se aplicar à MSD, Mallory, Techrace, Sukys, etc.
Todos de acordo?
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
-
- Membro Classic (Nível 7)
- Estado: Ceará-CE
- Modelo: Monza SLE
- Combustível:: GNV
- Injeção: Carburador
darkknight,darkknight escreveu:Eu montaria o carro e testaria sem fazer nenhuma alteração no sistema de ignição e veria o resultado, se ficar ruim e nao funcionar perfeito eu partiria para a troca da sua bobina por esta moderna plastica da vw.cdellavecchi escreveu:bem me indicaram aqui no forum o modulo por minha taxa de compressão estar em 14:5 o que vc acha ?
Abraços
Ano passado tive problemas com minha bobina original e meu eletricista indicou essa bobina plástica do gol MI, aceitei a sugestão e ele colocou uma da Delphi. Depois da troca não tive mais problemas do carro falhar quando quente, o que ocasionava que o carro morresse do nada, pois o carro é automático e mesmo engatado em movimento quando o carro corta rapidamente combustível, ar ou ignição o carro não volta funcionar pois não pega no tranco.
Meu carro utiliza GNV em 95% do tempo e tem o ponto um pouco avançado no distribuidor para melhorar a queima do GNV.
Quanto a economia e/ou desempenho não posso afirmar nada, pois não fiz comparação entre o antes e depois.
Abraço e fica com Deus.
-
- Estado: Ceará-CE
- Modelo: Monza SLE
- Combustível:: GNV
- Injeção: Carburador
De acordo 500EF. :smt023500EF escreveu:
Hum... Interessante seu ponto de vista.
Prossiga...
Mas para não haver fatores não-técnicos na discussão, vamos falar genericamente de ignições do tipo CDI x ignições originais e não de especificamente a feita por um ou outro fabricante. Por partirem do mesmo princípio, todos os conceitos discutidos devem se aplicar à MSD, Mallory, Techrace, Sukys, etc.
Todos de acordo?
Dei uma olhada no site motorspice e lá prometem várias vantagens, mas teria que ver funcionando pra comprovar se tem realmente todas as vantagens que prometem.
-
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Discussão técnica - Ignição CDI x original
sim, vamos acompanhando e se embasando nos dados tecnicos e fatos para chegarmos a uma conclusão...
Agora acredito mesmo que isso ajuda a queimar melhor o combustivel...
sobre economia, andando com mistura pobre não deveria consumir menos combustivel se um amplificador de centelha der conta de suprir a falta de algo pra gerar a combustão necessária ?
Agora acredito mesmo que isso ajuda a queimar melhor o combustivel...
sobre economia, andando com mistura pobre não deveria consumir menos combustivel se um amplificador de centelha der conta de suprir a falta de algo pra gerar a combustão necessária ?
Quem está atrás apenas dos elogios não está disposto a ouvir a verdade
Tópico do Monza Preto....
viewtopic.php?f=33&t=20046
Monza na ROFORMA....
viewtopic.php?f=43&t=23806
PROCURO CB DO MONZA EFI...
Tópico do Monza Preto....
viewtopic.php?f=33&t=20046
Monza na ROFORMA....
viewtopic.php?f=43&t=23806
PROCURO CB DO MONZA EFI...
-
- Membro SL (Nível 1)
Re: Discussão técnica - Ignição CDI x original
500EF escreveu: Para ficar mais organizado no fórum, achei melhor separar os tópicos. Mantive o tópico sobre o Astra com ignição CMRacing na seção de "Carros - Outras marcas e veículos" e criei este aqui para discussões técnicas a respeito de ignições CDI de forma geral (não importando se é MSD, Mallory, techrace, sukys, etc. Vamos nos ater ao princípio de funcionamento, que é comum a todas elas).
Rettore, quanto a organização estou de acordo discordo de você apenas tecnicamente, quando você quis englobar todas as cdi no mesmo saco.
Existem diferenças entre elas, portanto o princípio não é o mesmo.
Lembre que o faiskator que você recomenda não é multi faíscas.
Rettore,500EF escreveu:
Desta linha para baixo, estão os posts que foram transferidos para cá, na íntegra. Nenhum deles teve seu conteúdo alterado. :smt023
Eduardo Rettore
Vou acreditar que você pode ter cometido um engano ao transportar, pois teve um post meu que sumiu, o meu segundo post no monzeiros, vou acreditar que você deletou ele por engano, mas tenho ele guardado aqui, sabe como é o habito, tenho os prints e os textos arquivados para quando ocorrerem alguns enganos ou no caso quando forem propositais.
Estou encaminhando o post por MP para você.
Acho o post de suma importância pois prova o falso testemunho do Nizer quanto a experiência com a cmplus, invalidando qualquer tipo de comentário apenas dele sobre a experiência que ele teve usando o produto.
THE DARK KNIGHT RISES
-
- Membro SL (Nível 1)
Amigo este seu relato envolve tanta coisa técnica que você nem imagina.sle1989 escreveu:darkknight,darkknight escreveu:
Eu montaria o carro e testaria sem fazer nenhuma alteração no sistema de ignição e veria o resultado, se ficar ruim e nao funcionar perfeito eu partiria para a troca da sua bobina por esta moderna plastica da vw.
Abraços
Ano passado tive problemas com minha bobina original e meu eletricista indicou essa bobina plástica do gol MI, aceitei a sugestão e ele colocou uma da Delphi. Depois da troca não tive mais problemas do carro falhar quando quente, o que ocasionava que o carro morresse do nada, pois o carro é automático e mesmo engatado em movimento quando o carro corta rapidamente combustível, ar ou ignição o carro não volta funcionar pois não pega no tranco.
Meu carro utiliza GNV em 95% do tempo e tem o ponto um pouco avançado no distribuidor para melhorar a queima do GNV.
Quanto a economia e/ou desempenho não posso afirmar nada, pois não fiz comparação entre o antes e depois.
Abraço e fica com Deus.
1- Você comprovou que a substituição apenas da bobina já é o suficiente para melhorar o seu sistema de ignição sem a necessidade de um faiskator lembrando que carro com gnv já anda pobre por natureza de sua instalação que é a de economia de combustível e esta é uma das saídas validas para o nosso colega que taxou o seu motor.
2- Toda a engenharia de todas as fábricas com suas horas de estudos e testes fizeram justamente o que você fez para melhorar os sistemas de ignição dos veículos para atender as normas e necessidades de consumo de sua época, jamais recorreram a um faiskator e certamente eles tem os seus motivos.
É muito importante parar para analisar as coisas e as saídas técnicas das fábricas.
Notem que se pegar qualquer motor pode ser gm vw ford fiat, repito qualquer motor do planeta terra que originalmente ele era carburado e foi evoluindo para injeção mono-pontoo e depois para mult point iremos perceber que estes motores passaram a emitir menos poluentes e praticamente dobraram a potência.
Tudo esta relacionado ao que falei em post anterior sobre as irregularidades do ciclo Otto.
Notem que pelo fato de ser um sistema que controlava a mistura com uma qualidade superior ao carburado este já melhorava o seu desempenho em emissões e em potência.
Claro que tiveram melhoras nos coletores e taxa e etc...
Notem que assim que se passou a usar as mult points melhorou mais ainda, sim eu sei que teve melhoras nos cabeçotes no controle da mistura na taxa e na ignição e melhorou mais ainda com a introdução do KS.
Repararam que tudo tem relação com as irregularidades do ciclo Otto, a eficiência foi aumentada por ter um maior controle sobre a mistura de combustível e ar e com a melhora na taxa de compressão e sistema de ignição.
Percebam que estou falando de uma forma bem ampla e simples sem entrar nos mínimos detalhes pois aqui não é um curso de graduação de uma universidade e demandaria muito tempo para explicar tudoooooo.
Mas nenhuma fábrica utilizou um faiskator tabajara, simplesmente por não ter esta necessidade, notem que a potência praticamente dobrou e diminuíram em muito as emissões.
Nenhuma fábrica teve a necessidade te introduzir um trovão maligno em sua câmara de combustão.
Elas simplesmente não o fizeram por alguma razão, não é necessário e este não é o melhor caminho para resolver o problema.
THE DARK KNIGHT RISES
-
- Membro SL (Nível 1)
sle1989 escreveu:De acordo 500EF. :smt023500EF escreveu:
Hum... Interessante seu ponto de vista.
Prossiga...
Todos de acordo?
Dei uma olhada no site motorspice e lá prometem várias vantagens, mas teria que ver funcionando pra comprovar se tem realmente todas as vantagens que prometem.
Fui eu quem citou a motorspice, conheço o dono pessoalmente, ele é uma pessoa muito capaz e honesta, um engenheiro com postura e atitudes de tal.
Fica lá no Rio de Janeiro na cidade de Niterói.
1- Reparem as opiniões sobre ele na internet, se desabonam o produto.
2- Reparem que ele tem uma empresa legalizada que emite nota fiscal e com CNPJ. (ele recolhe imposto e em um eventual problema você tem recursos legais para discutir).
3- Reparem no acabamento e esmero que ele tem com o produto.
4- Reparem no linguajar e apresentação da empresa.
5- Reparem e pesquisem se e já teve problemas judiciais nas esferas civil e criminal.
6- Verifiquem questões quanto a durabilidade do produto na internet
Se eu um dia precisar de um faiskator eu ficaria em dúvida entre a motorspice e a techrace, jamais colocaria qualquer produto da cmracing em meus carros pelos motivos citados acima.
THE DARK KNIGHT RISES