Ignição CDI e as mitos da cmracing

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Astra Flex + ignição CMRacing + velas Denso TT

Mensagem não lida por Rafaelo »

o melhoramento da centelha é uma verdade isso nao podemos negar em determinadas situações. mais eu tenho que concordar em baixa ou mesmo no momento arranque tem um beneficio muito grande centelhas mais gordas com o dwell maior. um exemplo disso é eng. eletrica do modulo HEI na fase arranque o Dwell vira na casa dos 6.5ms de carga somente nesse momento, pós arranque fica no tradicional 3.5ms variando conforme a rpmxcarga. o mesmo exemplo vale pro vectra C 2009-2011 que utiliza o bobina bosch dupla centelha perdida desde os GM >1997. todos eles operam em 3.5ms Dwell pos arranque.

nos manuais da megasquirt (injeção programavel) tambem ah artigos especificando o aumento do Dell na fase fria,arranque pra melhorar a queima ja que o motor esta frio e a mistura nao esta "excitada" ainda pouco volatil. assim sendo exigindo uma centelha mais encorpada. outro recurso é o avanço na fase fria, a frente de chama ajuda e muito deixar o motor mais liso. o mesmo ocorre quando o motor esta muito volatil(quente) aspirando muito ar quente, ah um atraso na ignição pra evitar detonaçao. isso tudo tem nas IE desde os primordios heheheh
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
500EF
MODERADOR
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por 500EF »

darkknight escreveu:Rettore

Podemos começar por:

Potência = Torque x rpm

Portanto para se ganhar potência você pode optar por aumentar o rpm como pode aumentar o torque.

A sua ignição não aumenta o rpm porque você não trocou o comando e o seu comando já foi projetado para uma faixa de trabalho ideal.

Mas eu já sei que uma das desculpas é de que o conta-giros passa batido pelo corte, mas retirar o corte de giro não quer dizer que ganhou potência pelo simples motivo que o seu torque despencou e não adianta continuar girando.

Como você aumentou o torque do seu Monza?
Pendurou uma turbina e assim aumentou a sua massa de ar e combustível dentro da câmara.

Portanto de inicio a ignição nem alterou o comando e muito menos injetou mais ar.

A pergunta é a caixinha de ignição injeta mais ar? (claro que não, ela não é uma turbina).

Podemos concluir com este raciocínio lógico que não existirão ganhos de potência sem as alterações mecânicas.

Portanto o ganho prometido de no mínimo 15% de potência nunca será alcançado.

Este é o principio básico do funcionamento de um motor e estou falando de forma bem simples para que qualquer um do fórum possa entender já que julgo ser um informação bem importante.

Mais adiante conforme você for contra-argumentando irei passando mais informações técnicas como:

Abertura de gap de velas o que ocorre e para que serve.

Como os sistemas de ignição de centelha perdida e cop e os benéficos que se deve ter.

Posso falar de energia necessária para o inicio da ignição em seus regimes de rpm e a quantidade necessária.

Posso falar também sobre estratégia do gerenciamento dos motores injetados.

Mas você poderia falar sobre as teorias do fabricante para que eu tenha a oportunidade de mostrar como são levados a se enganarem e porque acabam cometendo erros.

Posso comentar sobre o trabalho do engenheiro formado em itajuba e os resultados de aproximadamente 6,5% e porque ele conseguiu.

Este resultado comprova que o prometido de no mínimo 15% não é alcançado a ignição não cumpre com o prometido.
Hum... Interessante seu ponto de vista.

Prossiga...

Mas para não haver fatores não-técnicos na discussão, vamos falar genericamente de ignições do tipo CDI x ignições originais e não de especificamente a feita por um ou outro fabricante. Por partirem do mesmo princípio, todos os conceitos discutidos devem se aplicar à MSD, Mallory, Techrace, Sukys, etc.

Todos de acordo?
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
sle1989
Membro Classic (Ní­vel 7)
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza SLE
Combustível:: GNV
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por sle1989 »

darkknight escreveu:
cdellavecchi escreveu:bem me indicaram aqui no forum o modulo por minha taxa de compressão estar em 14:5 o que vc acha ?
Eu montaria o carro e testaria sem fazer nenhuma alteração no sistema de ignição e veria o resultado, se ficar ruim e nao funcionar perfeito eu partiria para a troca da sua bobina por esta moderna plastica da vw.

Abraços
darkknight,

Ano passado tive problemas com minha bobina original e meu eletricista indicou essa bobina plástica do gol MI, aceitei a sugestão e ele colocou uma da Delphi. Depois da troca não tive mais problemas do carro falhar quando quente, o que ocasionava que o carro morresse do nada, pois o carro é automático e mesmo engatado em movimento quando o carro corta rapidamente combustível, ar ou ignição o carro não volta funcionar pois não pega no tranco.
Meu carro utiliza GNV em 95% do tempo e tem o ponto um pouco avançado no distribuidor para melhorar a queima do GNV.
Quanto a economia e/ou desempenho não posso afirmar nada, pois não fiz comparação entre o antes e depois.

Abraço e fica com Deus.
Fotos do automatic -> viewtopic.php?f=33&t=22514

Imagem
sle1989
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza SLE
Combustível:: GNV
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por sle1989 »

500EF escreveu:

Prossiga...

Mas para não haver fatores não-técnicos na discussão, vamos falar genericamente de ignições do tipo CDI x ignições originais e não de especificamente a feita por um ou outro fabricante. Por partirem do mesmo princípio, todos os conceitos discutidos devem se aplicar à MSD, Mallory, Techrace, Sukys, etc.

Todos de acordo?
De acordo 500EF. :smt023
Dei uma olhada no site motorspice e lá prometem várias vantagens, mas teria que ver funcionando pra comprovar se tem realmente todas as vantagens que prometem.
Fotos do automatic -> viewtopic.php?f=33&t=22514

Imagem
nizer
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Discussão técnica - Ignição CDI x original

Mensagem não lida por nizer »

sim, vamos acompanhando e se embasando nos dados tecnicos e fatos para chegarmos a uma conclusão...
Agora acredito mesmo que isso ajuda a queimar melhor o combustivel...

sobre economia, andando com mistura pobre não deveria consumir menos combustivel se um amplificador de centelha der conta de suprir a falta de algo pra gerar a combustão necessária ?
Quem está atrás apenas dos elogios não está disposto a ouvir a verdade
Tópico do Monza Preto....
viewtopic.php?f=33&t=20046
Monza na ROFORMA....
viewtopic.php?f=43&t=23806
PROCURO CB DO MONZA EFI...
darkknight
Membro SL (Ní­vel 1)

Re: Discussão técnica - Ignição CDI x original

Mensagem não lida por darkknight »

500EF escreveu: Para ficar mais organizado no fórum, achei melhor separar os tópicos. Mantive o tópico sobre o Astra com ignição CMRacing na seção de "Carros - Outras marcas e veículos" e criei este aqui para discussões técnicas a respeito de ignições CDI de forma geral (não importando se é MSD, Mallory, techrace, sukys, etc. Vamos nos ater ao princípio de funcionamento, que é comum a todas elas).

Rettore, quanto a organização estou de acordo discordo de você apenas tecnicamente, quando você quis englobar todas as cdi no mesmo saco.
Existem diferenças entre elas, portanto o princípio não é o mesmo.
Lembre que o faiskator que você recomenda não é multi faíscas.
500EF escreveu:
Desta linha para baixo, estão os posts que foram transferidos para cá, na íntegra. Nenhum deles teve seu conteúdo alterado. :smt023

Eduardo Rettore
Rettore,

Vou acreditar que você pode ter cometido um engano ao transportar, pois teve um post meu que sumiu, o meu segundo post no monzeiros, vou acreditar que você deletou ele por engano, mas tenho ele guardado aqui, sabe como é o habito, tenho os prints e os textos arquivados para quando ocorrerem alguns enganos ou no caso quando forem propositais.

Estou encaminhando o post por MP para você.

Acho o post de suma importância pois prova o falso testemunho do Nizer quanto a experiência com a cmplus, invalidando qualquer tipo de comentário apenas dele sobre a experiência que ele teve usando o produto.
THE DARK KNIGHT RISES
darkknight
Membro SL (Ní­vel 1)

sle1989 escreveu:
darkknight escreveu:
Eu montaria o carro e testaria sem fazer nenhuma alteração no sistema de ignição e veria o resultado, se ficar ruim e nao funcionar perfeito eu partiria para a troca da sua bobina por esta moderna plastica da vw.

Abraços
darkknight,

Ano passado tive problemas com minha bobina original e meu eletricista indicou essa bobina plástica do gol MI, aceitei a sugestão e ele colocou uma da Delphi. Depois da troca não tive mais problemas do carro falhar quando quente, o que ocasionava que o carro morresse do nada, pois o carro é automático e mesmo engatado em movimento quando o carro corta rapidamente combustível, ar ou ignição o carro não volta funcionar pois não pega no tranco.
Meu carro utiliza GNV em 95% do tempo e tem o ponto um pouco avançado no distribuidor para melhorar a queima do GNV.
Quanto a economia e/ou desempenho não posso afirmar nada, pois não fiz comparação entre o antes e depois.

Abraço e fica com Deus.
Amigo este seu relato envolve tanta coisa técnica que você nem imagina.

1- Você comprovou que a substituição apenas da bobina já é o suficiente para melhorar o seu sistema de ignição sem a necessidade de um faiskator lembrando que carro com gnv já anda pobre por natureza de sua instalação que é a de economia de combustível e esta é uma das saídas validas para o nosso colega que taxou o seu motor.

2- Toda a engenharia de todas as fábricas com suas horas de estudos e testes fizeram justamente o que você fez para melhorar os sistemas de ignição dos veículos para atender as normas e necessidades de consumo de sua época, jamais recorreram a um faiskator e certamente eles tem os seus motivos.

É muito importante parar para analisar as coisas e as saídas técnicas das fábricas.
Notem que se pegar qualquer motor pode ser gm vw ford fiat, repito qualquer motor do planeta terra que originalmente ele era carburado e foi evoluindo para injeção mono-pontoo e depois para mult point iremos perceber que estes motores passaram a emitir menos poluentes e praticamente dobraram a potência.

Tudo esta relacionado ao que falei em post anterior sobre as irregularidades do ciclo Otto.

Notem que pelo fato de ser um sistema que controlava a mistura com uma qualidade superior ao carburado este já melhorava o seu desempenho em emissões e em potência.
Claro que tiveram melhoras nos coletores e taxa e etc...

Notem que assim que se passou a usar as mult points melhorou mais ainda, sim eu sei que teve melhoras nos cabeçotes no controle da mistura na taxa e na ignição e melhorou mais ainda com a introdução do KS.

Repararam que tudo tem relação com as irregularidades do ciclo Otto, a eficiência foi aumentada por ter um maior controle sobre a mistura de combustível e ar e com a melhora na taxa de compressão e sistema de ignição.

Percebam que estou falando de uma forma bem ampla e simples sem entrar nos mínimos detalhes pois aqui não é um curso de graduação de uma universidade e demandaria muito tempo para explicar tudoooooo.

Mas nenhuma fábrica utilizou um faiskator tabajara, simplesmente por não ter esta necessidade, notem que a potência praticamente dobrou e diminuíram em muito as emissões.

Nenhuma fábrica teve a necessidade te introduzir um trovão maligno em sua câmara de combustão.

Elas simplesmente não o fizeram por alguma razão, não é necessário e este não é o melhor caminho para resolver o problema.
THE DARK KNIGHT RISES
darkknight
Membro SL (Ní­vel 1)

sle1989 escreveu:
500EF escreveu:

Prossiga...

Todos de acordo?
De acordo 500EF. :smt023
Dei uma olhada no site motorspice e lá prometem várias vantagens, mas teria que ver funcionando pra comprovar se tem realmente todas as vantagens que prometem.

Fui eu quem citou a motorspice, conheço o dono pessoalmente, ele é uma pessoa muito capaz e honesta, um engenheiro com postura e atitudes de tal.
Fica lá no Rio de Janeiro na cidade de Niterói.

1- Reparem as opiniões sobre ele na internet, se desabonam o produto.
2- Reparem que ele tem uma empresa legalizada que emite nota fiscal e com CNPJ. (ele recolhe imposto e em um eventual problema você tem recursos legais para discutir).
3- Reparem no acabamento e esmero que ele tem com o produto.
4- Reparem no linguajar e apresentação da empresa.
5- Reparem e pesquisem se e já teve problemas judiciais nas esferas civil e criminal.
6- Verifiquem questões quanto a durabilidade do produto na internet

Se eu um dia precisar de um faiskator eu ficaria em dúvida entre a motorspice e a techrace, jamais colocaria qualquer produto da cmracing em meus carros pelos motivos citados acima.
THE DARK KNIGHT RISES
Trancado