Temperatura baixa na escala
-
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Temperatura baixa na escala
o meu ja aconteceu de monzeiros falar que marca errado mas o carro sempre em movimento mesmo em dias de verão ficava sempre em cima do azul mas parado com ar desligado muito calor fora ja chegou perto do meio e quando andava de um sinal para o outro ele voltava e baixava bastante para mim é assim que tem que-ser nunca deu nem uma zica de super aquecimento
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
A temperatura normal de uso deve ficar entre 1/4 e 1/2 de escala do marcador de temperatura. Depois de aquecido rodar com o ponteiro em cima da marca azul do marcador de temperatura, se o marcador estiver correto, vai diminuir a vida últil do motor, aumentar o consumo de combustível e nível de emissão de poluentes. A curto prazo não vai sentir algum defeito no carro mesmo.
Leve em conta, que dentro do motor existem vários tipos de matal e outros materiais com diferente tempo de dilatação conforme a temperatura aumenta. Acima da marca azul, todos já estão no mesmo grau de dilatação.
Abs,
Carlos Freire
Leve em conta, que dentro do motor existem vários tipos de matal e outros materiais com diferente tempo de dilatação conforme a temperatura aumenta. Acima da marca azul, todos já estão no mesmo grau de dilatação.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
- Membro SL (Nível 1)
Caro amigo.casanova escreveu:o meu ja aconteceu de monzeiros falar que marca errado mas o carro sempre em movimento mesmo em dias de verão ficava sempre em cima do azul mas parado com ar desligado muito calor fora ja chegou perto do meio e quando andava de um sinal para o outro ele voltava e baixava bastante para mim é assim que tem que-ser nunca deu nem uma zica de super aquecimento
Ñ seria o caso de vc dar uma verificada na Vt do seu monza. Pois o deslocamento de um semaforo p/ outro, ñ deveria baichar muito a temperatura.
O meu estava nesta mesma forma. A VT ñ estava fechando por completo, permitindo q o fluido do sistema de arrefecimento passace pelo radiador antes de atingir a temperatura correta.
No caso ñ da superaquecimento, mas o motor fica funcionando em maior parte do tempo abaixo da temperatura ideal.
Concequentemente vai ter um consumo maior de conbustivel, ( $$,$$), provavelmente perda de potencia do motor. A longo prazo, maior desgaste de componentes internos do motor.
Abraço :smt023
Éder Vian
Monza 2.0 GLS 95/95 - Etanol
-
- Membro Classic SE (Nível 8)
Eder,mas o motor so fica assim quando aciona o ar condicionado sem o ar fica bem a cima do azul e acredite em mim este motor trampa na temperatura correta ele é quente que chega da agonia abrir o capô quando chega para abastecer e mandar ver agua ou oleo e quente mermoÉder Vian escreveu:Caro amigo.casanova escreveu:o meu ja aconteceu de monzeiros falar que marca errado mas o carro sempre em movimento mesmo em dias de verão ficava sempre em cima do azul mas parado com ar desligado muito calor fora ja chegou perto do meio e quando andava de um sinal para o outro ele voltava e baixava bastante para mim é assim que tem que-ser nunca deu nem uma zica de super aquecimento
Ñ seria o caso de vc dar uma verificada na Vt do seu monza. Pois o deslocamento de um semaforo p/ outro, ñ deveria baichar muito a temperatura.
O meu estava nesta mesma forma. A VT ñ estava fechando por completo, permitindo q o fluido do sistema de arrefecimento passace pelo radiador antes de atingir a temperatura correta.
No caso ñ da superaquecimento, mas o motor fica funcionando em maior parte do tempo abaixo da temperatura ideal.
Concequentemente vai ter um consumo maior de conbustivel, ( $$,$$), provavelmente perda de potencia do motor. A longo prazo, maior desgaste de componentes internos do motor.
-
- Membro SL (Nível 1)
Bom dia Galera!! :smt023Éder Vian escreveu:Boa tarde galéra!
Neste fim de semana subistitui a VT do tubarão. A qual ñ estava fechando por completo c/ o motor friu, ( constatei na desmontagem). Deixando a o liquido do sistema de arrefecimento circular pelo radidor antes de atingir a temperatura correta.
Aki em Guarulhos, eu ñ encontrei a Whaler, só MTE e Valclei.
Acabei colocando uma VT Valclei, R$ 48,00 (01 ano de garantia) + 01 L de Aditivo concentrado R$ 13,00, só p/ completar, pois ja tinha ditivo novo no sistema.(sistema limpo)
Dei uma volta no Domingo. O motor atingiu a temperatura 1/4 da escala, s/ demora.
E epermaneceu acima de 1/4 mesmo na narodovia.
Reparei q a ventuinha ligou um pouquinho acima da metade da escala.
Será q é tem algum problema?![]()
Ah! tirei o ar do sistema, soltando o sensor de temperatura acima da VT.
Abraço a todos!
Estou aki p/ relatar q exite muita diferença entre a VT wahler e valclei.
A vt valclei, abria na temperatura certa, mas a ventoinha estava demorando p/ ligar, passava sempre de 3/4 da escala. Teve um dia, c/ 04 pessoas no monza, acendeu a luz de alta temperatura. passei o monza no raster, liga c/ 101º desliga c/ 94º.( no painel, bem acima de 3/4).
Nesta ocasião retirei a VT. Só p/ fazer um teste. C/ O carro na oficina C/ o raster conectado.
Sem A VT (Valclei), a ventoinha acionou c 101º, mas na metade da escala.
Conclui q a vt, ñ estava dando passage suficiente p/ o liquido de arrefecimento.
Esta senana fui comprar uma vt wahler, na accioly (R$ 50,00), completa.( 92º a 107º)
S/ duvida, muito superior.
Pronto acabou o problema. :smt023
A ventuinha liga na metade da escala.
Bem! Fica ai o relato.
Éder Vian
- waldir
- Membro 500EF (Nível 9)
- Ano: 1995
- Combustível:: Etanol
Eder,
a VT do meu é Whaler e mantém o motor na faixa de operação no meio da escala 90ºC e o Sensor de Temperatura da in put na UCE em 101º conf. o scanner (que foi passado tempos atrás) e ao acionar o ponteiro do painel está há uns 4mm antes do ultimo risco ( após esse vem um espaço 2mm e entra na zona vermelha). Então aciona 4mm antes do final e desliga no meio da escala quando o scanner aponta 91ªC, ou seja a VT começa abrir com 92º deve atinger abertura quase total em 102~103ºC já com a ventoinha em funcionamento.
Hoje pela manhã peguei estrada e se manteve no meio da escala e voltou a ligar quando entrei no transito da cidade.
Aabs
waldir
a VT do meu é Whaler e mantém o motor na faixa de operação no meio da escala 90ºC e o Sensor de Temperatura da in put na UCE em 101º conf. o scanner (que foi passado tempos atrás) e ao acionar o ponteiro do painel está há uns 4mm antes do ultimo risco ( após esse vem um espaço 2mm e entra na zona vermelha). Então aciona 4mm antes do final e desliga no meio da escala quando o scanner aponta 91ªC, ou seja a VT começa abrir com 92º deve atinger abertura quase total em 102~103ºC já com a ventoinha em funcionamento.
Hoje pela manhã peguei estrada e se manteve no meio da escala e voltou a ligar quando entrei no transito da cidade.
Aabs
waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
Para Monza 2.0 EFI a VT tem início de abertura aos 92ºC e abertura total aos 107ºC e, em seu corpo deve ter a incrição 92/107ºC, não 92/103ºC que é aplicação para outros modelos.
A VT original GM é Walher, e essa original GM que está no meu Monza GLS 96, onde o ponteiro de temperatura chega ao meio de escala e aciona a ventoinha do radiador no primeiro estágio, quando o A/C está desligado.
Abs,
Carlos Freire
A VT original GM é Walher, e essa original GM que está no meu Monza GLS 96, onde o ponteiro de temperatura chega ao meio de escala e aciona a ventoinha do radiador no primeiro estágio, quando o A/C está desligado.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
- waldir
- Membro 500EF (Nível 9)
- Ano: 1995
- Combustível:: Etanol
Carlos,
A VT está correta para o modelo e com indicação de 92 a 107º
O que eu tentei explicar é que o acionamento da ventoinha está se dando aos 101ºC e desliga com 91 ou 90ºC (CTS+UCE). Tal situação 'pega' a VT abrindo ou em meio curso e penso que em função da ventoinha tirando o calor pelo radiador rapidamente a VT não atinge a abertura máxima que se dá (penso que somente) aos 107ºC...
o dispositivo termostático começa a fechar com o resfriamento do liquido... o scanner não apontou temperatura superior a 103ºC com a ventoinha do 2º estagio armada e a partir daí Vê se na tela do PC a temperatura caindo e o desligamento da ventoinha em 91ªC pelo menos no meu Monza.
No manual indica meio de escala como temperatura normal de funcionamento (teoricamente 85/90ºC), logo, a ventoinha deve ser acionada acima disso... CTS faz essa função de informação e o sensor de temperatura junto ao cabeçote manda a informação para o painel e para o relé de alta temperatura que acende aos 110ºC ‘eu acho’.
O etileno-glicol misturado à água em percentuais indicados elevará o ponto de ebulição de 106ºC (sob pressão de 3 ou 4 bar no sistema) para 118ºC
Eu não tenho certeza, talvez vc Carlos possa informar, o interruptor de óleo também dá um ‘corte’ no sistema eletrônico e o motor para (?) e aí a válvula da tampa do reservatório de expansão abre reduzindo a pressão.
Abs
waldir
A VT está correta para o modelo e com indicação de 92 a 107º
O que eu tentei explicar é que o acionamento da ventoinha está se dando aos 101ºC e desliga com 91 ou 90ºC (CTS+UCE). Tal situação 'pega' a VT abrindo ou em meio curso e penso que em função da ventoinha tirando o calor pelo radiador rapidamente a VT não atinge a abertura máxima que se dá (penso que somente) aos 107ºC...
o dispositivo termostático começa a fechar com o resfriamento do liquido... o scanner não apontou temperatura superior a 103ºC com a ventoinha do 2º estagio armada e a partir daí Vê se na tela do PC a temperatura caindo e o desligamento da ventoinha em 91ªC pelo menos no meu Monza.
No manual indica meio de escala como temperatura normal de funcionamento (teoricamente 85/90ºC), logo, a ventoinha deve ser acionada acima disso... CTS faz essa função de informação e o sensor de temperatura junto ao cabeçote manda a informação para o painel e para o relé de alta temperatura que acende aos 110ºC ‘eu acho’.
O etileno-glicol misturado à água em percentuais indicados elevará o ponto de ebulição de 106ºC (sob pressão de 3 ou 4 bar no sistema) para 118ºC
Eu não tenho certeza, talvez vc Carlos possa informar, o interruptor de óleo também dá um ‘corte’ no sistema eletrônico e o motor para (?) e aí a válvula da tampa do reservatório de expansão abre reduzindo a pressão.
Abs
waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya