TUTORIAL - Limpeza do sistema ventilação positiva do Cárter
- dbzronaldo
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Re: TUTORIAL - Limpeza do sistema ventilação positiva do Cár
opa..
gente a ponta do meu filtro de ar ta estragada e bem rececada..
queria comprar uma nova..
alguem sabe onde tem?
esse:
a ponta do filtro do ar completinho com a mangueirinha do vacuo...
abrass
gente a ponta do meu filtro de ar ta estragada e bem rececada..
queria comprar uma nova..
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- luiz sle
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Re: TUTORIAL - Limpeza do sistema ventilação positiva do Cár
Tem que ser novo ?
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- dbzronaldo
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Re: TUTORIAL - Limpeza do sistema ventilação positiva do Cár
de preferencia novo...
só q eu tava pensando em trocar a tampa do comando de valvulas, e por a do vecra.. aquela q é de plastico e tem escrito chevrolet...
mas dai eu tinha q trocar a carcaça do filtro de ar..
o da s10 efi sera q da certo????
dai num tem esse sistema do ar quente né??
abrass
só q eu tava pensando em trocar a tampa do comando de valvulas, e por a do vecra.. aquela q é de plastico e tem escrito chevrolet...
mas dai eu tinha q trocar a carcaça do filtro de ar..
o da s10 efi sera q da certo????
dai num tem esse sistema do ar quente né??
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Re: TUTORIAL - Limpeza do sistema ventilação positiva do Cár
Como o meu carro passou por retífica e tudo foi totalmente limpo, como descrito neste tópico, vale a pena este adendo, pois o problema começõe exatamente pelo filtro estar limpo demais e deixando passar vapores do cárter em excesso
O caso é o seguinte, quando o motor ficava bem quente não havia santo que fizesse ele pegar, parecia que a bateria não tinha força, que o ponto estava desregulado, que estava afogando e criando calço hidráulico, que o motor de arranque estava ferrado, que o alternador não carregava, que estava com falta de aterramento no motor, etc...
Todas estas soluções foram propostas em diversos tópicos aqui no Monzeiros e por diversos “profissionais”, “especialistas” na área.
Durante um ano tinha minhas soluções, desligava o bico antes de desligar a chave, desligava a bomba de combustível antes, fazia o motor girar sem combustível para deixar a câmara de combustão vazia, aumentava a lubrificação do motor, recuava ao máximo o ponto.
Até que decidi ver dentro da TBI ver o que estava acontecendo, tirei a tampa do filtro e fiz pegar, e antes do motor pegar saiu uma fumaceira, mas não do TBI, mas sim do canos do respiro do óleo que entra na carcaça do fltro de ar, e pensei num caso que aconteceu com o Hatch depois de ficar super afogado, subia do motor via o mesmo cano do respiro que vai para a carcaça do filtro de ar, vapores de álcool do óleo enxarcado de álcool evaporando, mas neste caso são vapores do próprio óleo, que tem uma baixa octanagem, e detonam só pela pressão do cilindro, como num diesel, dando contras no motor e travando o arranque.
A propósito, a fumaceira só sai quando o motor fica parado por dois minutos e quando giro o arranque, depois com o motor funcionando, nada, fica tudo limpo!
Em resumo se eu desconecto a mangueira, ou tiro a tampa do filtro de ar o motor pega sempre fácil!
Só demorei 12 meses para descobrir, e ninguém sabia o porquê!
A solução para os vapores foi estranha, mas funcionou perfeitamente, coloquei um filtro (do tipo filtro de carcaça plástica para motores carburados a gasolina), mais uma mangueira da mesma bitola e com uma mangueira intermediária para fixar o filtro entre a mangueira original e a nova, a vazão dos vapores diminuiu um pouco, mas agora só sai o excesso de pressão, e de quando eu trocar o óleo trocarei também o filtro!
Acredito que esse problema só venha a aparecer em carros a álcool ou com o motor recém reformado onde a compressão do motor é alta!
O caso é o seguinte, quando o motor ficava bem quente não havia santo que fizesse ele pegar, parecia que a bateria não tinha força, que o ponto estava desregulado, que estava afogando e criando calço hidráulico, que o motor de arranque estava ferrado, que o alternador não carregava, que estava com falta de aterramento no motor, etc...
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Durante um ano tinha minhas soluções, desligava o bico antes de desligar a chave, desligava a bomba de combustível antes, fazia o motor girar sem combustível para deixar a câmara de combustão vazia, aumentava a lubrificação do motor, recuava ao máximo o ponto.
Até que decidi ver dentro da TBI ver o que estava acontecendo, tirei a tampa do filtro e fiz pegar, e antes do motor pegar saiu uma fumaceira, mas não do TBI, mas sim do canos do respiro do óleo que entra na carcaça do fltro de ar, e pensei num caso que aconteceu com o Hatch depois de ficar super afogado, subia do motor via o mesmo cano do respiro que vai para a carcaça do filtro de ar, vapores de álcool do óleo enxarcado de álcool evaporando, mas neste caso são vapores do próprio óleo, que tem uma baixa octanagem, e detonam só pela pressão do cilindro, como num diesel, dando contras no motor e travando o arranque.
A propósito, a fumaceira só sai quando o motor fica parado por dois minutos e quando giro o arranque, depois com o motor funcionando, nada, fica tudo limpo!
Em resumo se eu desconecto a mangueira, ou tiro a tampa do filtro de ar o motor pega sempre fácil!
Só demorei 12 meses para descobrir, e ninguém sabia o porquê!
A solução para os vapores foi estranha, mas funcionou perfeitamente, coloquei um filtro (do tipo filtro de carcaça plástica para motores carburados a gasolina), mais uma mangueira da mesma bitola e com uma mangueira intermediária para fixar o filtro entre a mangueira original e a nova, a vazão dos vapores diminuiu um pouco, mas agora só sai o excesso de pressão, e de quando eu trocar o óleo trocarei também o filtro!
Acredito que esse problema só venha a aparecer em carros a álcool ou com o motor recém reformado onde a compressão do motor é alta!
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Re: TUTORIAL - Limpeza do sistema ventilação positiva do Cár
po aeww temalguma versão q o tubo ali da admição é tampado?? po hj tentei desentupir o meu.. e ñ consegui.. usei car80 e uma chave alley pra enfiar no buraco.... chogou num ponto q esta duro igual ferro.. e ñ entra + nda.. e por dentro parece q soldaram.. sei la... e o carter esta com muito pressão.. sera q é por isto?
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Re: TUTORIAL - Limpeza do sistema ventilação positiva do Cár
Bem amigo! É assim mesmo! Você tem que começar desentupindo, com uma chavinha de fenda beeeeeeem fina, tipo aquelas de relojoeiro. Ai você aumenta gradativamente até desobstruir legal!ltrakina escreveu:po aeww temalguma versão q o tubo ali da admição é tampado?? po hj tentei desentupir o meu.. e ñ consegui.. usei car80 e uma chave alley pra enfiar no buraco.... chogou num ponto q esta duro igual ferro.. e ñ entra + nda.. e por dentro parece q soldaram.. sei la... e o carter esta com muito pressão.. sera q é por isto?
Tente lá, e, qualquer dúvida, estamos ai!
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Re: TUTORIAL - Limpeza do sistema ventilação positiva do Cár
tente desentupir utilizando um arame ou um fio de luz fininho. Jogue um pouco de car-80 ou jimo desengraxante e depois enfie o arame na mangueira.ltrakina escreveu:po aeww temalguma versão q o tubo ali da admição é tampado?? po hj tentei desentupir o meu.. e ñ consegui.. usei car80 e uma chave alley pra enfiar no buraco.... chogou num ponto q esta duro igual ferro.. e ñ entra + nda.. e por dentro parece q soldaram.. sei la... e o carter esta com muito pressão.. sera q é por isto?
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Ex- Santana CS 1.8 gasolina
Verde - 1985
Ex- Monza SL/E 2.0 gasolina
Bordô - 1993
Ex- Astra GL 1.8 completo
Prata Escuna - 2001
Atual Peugeot 206 SW Feline 1.6 16V Flex
Cinza - 2006
O importante não é saber as coisas mas ter o nº do telefone de quem sabe!!!
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Re: TUTORIAL - Limpeza do sistema ventilação positiva do Cár
mas temq sair dentro do coletor de qualquer jeito ne?? vou tentar usar um prego uahau pena q a posição ñ ajuda muito se ia usar uma furadeira^^