Re: Motor batendo quando liga
Enviado: 08 Jun 2010, 15:33
Essa tal 'batida de válvulas' parece que gera muita confusão, então lá vai, sem querer dar aula, uma pequena explanação sobre válvulas e batidas (de válvulas).
Nos motores existem as válvulas, que controlam a entrada do combustível e a saída dos gases queimados das câmaras de combustão.
Essas válvulas são comandadas mecanicamente, nos motores muito antigos por hastes (fusca) e nos menos antigos por cames (são 'calombos' nos eixos de comando das válvulas).
Acontece que, por ser tudo comandado por peças metálicas, elas sofrem dilatação de acordo com a temperatura, e então existe uma 'folga' entre as peças que 'empurrama' as válvulas e as hastes das referidas válvulas. Se não fosse essa folga, qdo o motor aquecesse as válvulas não fechariam completamente.
Essa folga produz um ruído característico (Fiat Uno, Chevette...).
Nos carros citados, de tempos em tempos há necessidade de se regular essas folgas, para que a coisa continue funcionando bem.
No Monza não existe essa folga, existe para cada válvula um compensador (vulgarmente chamado de tucho hidráulico), que é movimentado pelo próprio óleo de lubrificação do motor, e que, motor frio ou quente, está sempre ali para não deixar aparecer o famoso ruído.
Mas...como nem tudo é perfeito, acontece as vezes o seguinte:
1- A borra que se forma nas passagens de óleo do motor, principalmente qdo o proprietário relaxa no período de troca do óleo (Quilometragem ou tempo de uso) restringe a alimentação dos compensadores, fazendo com que esses demorem a 'carregar', causando batida nos primeiros minutos após a partida,
2- A pressão da bomba de óleo pode estar baixa, devido a desgaste da bomba, o que causa o mesmo problema, só que nesse caso o barulho pode não cessar depois do motor aquecer.
3- Os tuchos possuem pequenas gaxetas de borracha, que podem se estragar, causando seu mau funcionamento.
4- Os cames ou válvulas podem desgastar em excesso, e os tuchos não conseguem mais compensar a folga, causando o ruído,
5- O óleo pode estar vencido ou ser de má qualidade, causando ruído.
Então, qdo aparecer esse danado desse barulho de máquina de costura no motor do Monza, antes de substituir os tuchos ou abrir o motor, como já falaram aqui, é bom agir primeiro no sistema de óleo, começando por substituir o referido óleo, de preferência por um de última geração (API SL).
Se a troca do óleo não resolveu, é bom verificar a pressão da bomba.
Depois disso tudo é que se pode pensar em tirar o cabeçote e examinar os tuchos.
Nota: no meu atual Monza apareceu a danada da batida qdo deixei o carro parado por uns dias, enqto pesquisava uma pane elétrica. Resolvi trocando o óleo pelo Helix H5X 15W50, que possui mais detergente em sua fórmula. Nunca mais apareceu a batida, mesmo que o motor fique parado por vários dias.
Abraços
Nos motores existem as válvulas, que controlam a entrada do combustível e a saída dos gases queimados das câmaras de combustão.
Essas válvulas são comandadas mecanicamente, nos motores muito antigos por hastes (fusca) e nos menos antigos por cames (são 'calombos' nos eixos de comando das válvulas).
Acontece que, por ser tudo comandado por peças metálicas, elas sofrem dilatação de acordo com a temperatura, e então existe uma 'folga' entre as peças que 'empurrama' as válvulas e as hastes das referidas válvulas. Se não fosse essa folga, qdo o motor aquecesse as válvulas não fechariam completamente.
Essa folga produz um ruído característico (Fiat Uno, Chevette...).
Nos carros citados, de tempos em tempos há necessidade de se regular essas folgas, para que a coisa continue funcionando bem.
No Monza não existe essa folga, existe para cada válvula um compensador (vulgarmente chamado de tucho hidráulico), que é movimentado pelo próprio óleo de lubrificação do motor, e que, motor frio ou quente, está sempre ali para não deixar aparecer o famoso ruído.
Mas...como nem tudo é perfeito, acontece as vezes o seguinte:
1- A borra que se forma nas passagens de óleo do motor, principalmente qdo o proprietário relaxa no período de troca do óleo (Quilometragem ou tempo de uso) restringe a alimentação dos compensadores, fazendo com que esses demorem a 'carregar', causando batida nos primeiros minutos após a partida,
2- A pressão da bomba de óleo pode estar baixa, devido a desgaste da bomba, o que causa o mesmo problema, só que nesse caso o barulho pode não cessar depois do motor aquecer.
3- Os tuchos possuem pequenas gaxetas de borracha, que podem se estragar, causando seu mau funcionamento.
4- Os cames ou válvulas podem desgastar em excesso, e os tuchos não conseguem mais compensar a folga, causando o ruído,
5- O óleo pode estar vencido ou ser de má qualidade, causando ruído.
Então, qdo aparecer esse danado desse barulho de máquina de costura no motor do Monza, antes de substituir os tuchos ou abrir o motor, como já falaram aqui, é bom agir primeiro no sistema de óleo, começando por substituir o referido óleo, de preferência por um de última geração (API SL).
Se a troca do óleo não resolveu, é bom verificar a pressão da bomba.
Depois disso tudo é que se pode pensar em tirar o cabeçote e examinar os tuchos.
Nota: no meu atual Monza apareceu a danada da batida qdo deixei o carro parado por uns dias, enqto pesquisava uma pane elétrica. Resolvi trocando o óleo pelo Helix H5X 15W50, que possui mais detergente em sua fórmula. Nunca mais apareceu a batida, mesmo que o motor fique parado por vários dias.
Abraços