Conj freio Trazeiro c/ ABS-EBD 288/286mm 5x110 no Monza

Assuntos específicos relacionados à freios e suspensão.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Conj freio Trazeiro c/ ABS e EBD Vectra 2011 5x100 no Mo

Mensagem não lida por Rafaelo »

Julio Cesar Ledo escreveu:Rafaelo nesse caso bastaria trocar somente o disco ou tb teria que trocar as Pinças e Pastilhas tb ?
pinça,disco e pastilha so isso e usar roda 14". apenas isso. vale lembrar que nao é adaptaçao ok. é uma instalado do tipo original. assim como o 288mm. instalaçao do tipo original é troca de peças sem modificaçoes o chamado plug and play.
Julio Cesar Ledo escreveu: Vou procurar relatos de problemas com os freios do Agile sim !! Alias esse carro é campeão de reclamações pelo que ando vendo....
o negocio foi feio mesmo, no forum deles la oque teve de gente que reclamou dos freio nao ta no mapa. alias é o nosso velho conhecido 236mm :wink:

se for trocar os freio faça isso, o custo nao é tao alto e acho que tu ja tem toda 14" correto? entao so trocar as peças.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 5569
Registrado em: 27 Nov 2009, 08:15
Cidade: Montes Claros
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Conj freio Trazeiro c/ ABS e EBD Vectra 2011 5x100 no Mo

Mensagem não lida por Leocastro »

Penso também em atualizar o meu para o sistema do Vectra A, mas, fico na espera em encontrar um com ABS, já pra pegar também os traseiros já com o local dos sensores, pra num futuro, instalar o ABS no Monzão!
Na Ipanema que meu pai tinha, uma GL 96, já deu Fadding descendo a serra em Diamantina! Passamos um Susto, alias, aquela Ipanema se tem uma coisa que ela não era boa, era de freios!
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Mensagens: 6510
Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Conj freio Trazeiro c/ ABS e EBD Vectra 2011 5x100 no Mo

Mensagem não lida por vrsilva »

Detalhe, meu pai teve 6 monzas, e todos eles iam e voltavam várias vezes para a praia através de serra, e meu pai NUNCA reclamou do freio do monza, foram 2 caixotes, e 4 tubarão, todos originais... Só o último que tinha disco nas quatro, não sei se era original ou adaptado... Este nem preciso comentar da eficiencia..

Galera, sei que é BOM fazer um UPGRADE, e não tiro a razão de vocês em querer melhorar os carros de vocês, porém não dá para generalizar, dizendo que freio original de monza não presta...
Se montadora X quis usar freios maiores em carros menores, não significa que o freio do monza seja ruim, longe disso, aliás, ele em nossa família, SEMPRE cumpriu o papel.
Única vez que o freio não nos tirou de uma batida, foi em um dia de chuva, carro com 5 adultos, porta-mala cheio, e um fusquinha com um veíinho que não enchergava um palmo afrente do nariz dele, que, cruzou nossa frente, estavamos a 80km/h... Alí... talvez... talvez o ABS evitasse, pois evitaria o travamento, mas acho que não conseguiria parar o carro a tempo, em visto que é uma rodovia, suja com óleo de caminhões, com aquela garoa fina, pra deixar aquele sabão na pista, o ABS talvez permitiria meu pai tirar o carro fora da pista, mas não parar ANTES de bater, já que para isso teria que destravar muito as rodas, fazendo a distancia de frenagem aumentar muito...

EU MESMO, já evitei de bater VÁRIAS vezes em carros da frente, no transito urbano, o freio SEMPRE segurou, mesmo com aros 13, pra derrapar, é MUITO difícil...

Freiar em rodovias?
Eu não ando voando, dificilmente passo dos 130km/h, no máximo 140km/h só pra dar uma esticadinha, mas no geral SEMPRE ando na velocidade permitida.
NUNCA ando colado a altas velocidades atrás de outros carros justamente para evitar de ter que fazer tais manobras...
Eu considero minha direção em rodovias, 500% mais seguras que em transito urbano... E mesmo eu evitando ao máximo, sempre tem aqueles que andam cheirando a bund@ dos outros carros e freiam bruscamente. Foi por isso que bateram no meu antigo monza verde... e o monza mesmo recebendo a pancada atrás não bateu no corolla da frente, parei o carro de 50km/h a 0 com um espaço menor que 2 metros...
Detalhe, SEMPRE uso freio motor, independente da situação, o transito começou a parar, já reduzo pra terceira, ou segunda dependendo da situação, isso ajuda e MUITO na frenagem, NUNCA freio o carro com o pé na embreagem, só quando estou parando o carro mesmo...

Não sou nenhum piloto, nem nada, apenas aprendi a dirigir nesse transito alucinado que é o de Sorocaba, se vocês acham ruim dirigir nas cidades de vocês eu os convido a vir pra cá, irão ver o que é respeito no transito... e quanto mais caro for o carro, mais ignorante e burra será a pessoa...

Volto a repetir, quero e pretendo trocar os freios do monza, por outros maiores iguais dos vectras de 4 parafusos, e nas 4 rodas, isso já ajuda bastante o carro a não sair de frente. Colocar ABS será um luxo... tenho MUITAS outras prioridades, e para minha direção, não vejo TANTA necessidade de freios enormes e ABS...
Gostaria de ter mais a distribuição de frenagem, isso sim é interessante, já que ele vem com o ABS junto, então é um recurso a se pensar em ter no carro...

Já falei e volto a falar, meu monza é um carro de passeio, sempre ando dentro das velocidades permitidas, não tenho pressa em chegar, o importante PRA MIM é chegar...
Aliás eu gosto e MUITO de viajar a 80 ou 90km/h, só não viajo nessa velocidade por conta dos caminhões, dos lesmas de rodovias, e dos apressados, não gosto de ter que ficar mudando de faixa constantemente para desviar dos mais lentos, nem de ter que ficar acelerando muito por conta dos "pilotos". Gostaria que chegasse um dia que colocássemos o carro na rodovia e apenas viajássemos... Só isso...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Julio Cesar Ledo
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2086
Registrado em: 06 Mar 2012, 21:21
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Conj freio Trazeiro c/ ABS e EBD Vectra 2011 5x100 no Mo

Mensagem não lida por Julio Cesar Ledo »

Chego a conclusão que se vc andar normalmente, os freios são bons... Atendem bem.... Mesmo em condições de serra ou 'uso severo'.....

Se vc faz mais que o uso severo das pessoas normais (seja direção esportiva ou descer uma serra de 25km segurando no freio como um beginner) ai o freio abre o bico...

Respeito a opinião de todos, sei bem que o estado de conservação da mecânica do meu carro é boa, e já tirei as minhas conclusões da nossa 'discussão construtiva'.....

Talvez usando somente peças Cobreq como o Carlos faz a coisa mude de figura, embora eu ache bem dificil, mas eu pagaria pra ver e quando fizer a manutenção dos freios vou pedir Cobreq e fazer uns testes.....

Vrsilva, assim como vc comentou que não dá pra generalizar que todos os freios de monza são ruins, não dá pra generalizar que todos os motoristas tem a mesma característica, ninguem aqui anda como um louco dando pau como um inconsequente, mas quanto mais experiênte o motorista fica, mais ele sabe 'avaliar' o equipamento que tem em mãos...

Para uma pessoa comum o freio do monza é bom, pra mim então vc poderia me considerar um pessoa 'não comum', o freio é uma BAITA DE UMA PORCARIA!

E assino embaixo.

Apenas a minha opinião em relação ao freio do MEU CARRO com o meu estilo de uso, por favor não se ofenda.... Sempre lembrando que respeito as leis de transito, não sou nenhum 'retardado/psicopata' atrás do volante...

Concordo com as palavras do RicardoDS, Fadiga com facilidade ao 'andar esportivamente' .....

RicardoDS:
''.....Único problema é que fadiga com certa facilidade ao "andar esportivamente......''

Abraço a todos !
Que carro vc tem?
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17770
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Conj freio Trazeiro c/ ABS e EBD Vectra 2011 5x100 no Mo

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Se vc faz mais que o uso severo das pessoas normais (seja direção esportiva ou descer uma serra de 25km segurando no freio como um beginner) ai o freio abre o bico...

Não abre não. Algumas vezes somos "obrigados" a dirigir de maneira mais esportiva e mesmo assim, nunca perdi eficiência nos freios, como já comentei em outras mensagens. Se o seu Monza está perdendo eficiência, é bom procurar a causa e fazer o reparo. Apesar de usar discos pequenos, são ventilados e com uso de pastilhas de boa qualidade, lonas de boa qualidade, fluído Dot-4 (aplicação recomendada no manual do proprietário de 93 em diante) em boas condições, sem estar contaminado, sem engripamento nas partes móveis do freio, não vai perder eficiência tão fácil.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 5569
Registrado em: 27 Nov 2009, 08:15
Cidade: Montes Claros
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Conj freio Trazeiro c/ ABS e EBD Vectra 2011 5x100 no Mo

Mensagem não lida por Leocastro »

Carlos A. Freire escreveu:
Se vc faz mais que o uso severo das pessoas normais (seja direção esportiva ou descer uma serra de 25km segurando no freio como um beginner) ai o freio abre o bico...

Não abre não. Algumas vezes somos "obrigados" a dirigir de maneira mais esportiva e mesmo assim, nunca perdi eficiência nos freios, como já comentei em outras mensagens. Se o seu Monza está perdendo eficiência, é bom procurar a causa e fazer o reparo. Apesar de usar discos pequenos, são ventilados e com uso de pastilhas de boa qualidade, lonas de boa qualidade, fluído Dot-4 (aplicação recomendada no manual do proprietário de 93 em diante) em boas condições, sem estar contaminado, sem engripamento nas partes móveis do freio, não vai perder eficiência tão fácil.

Abs,

Carlos Freire
O DOT4 influencia muito positivamente, já que o seu ponto de ebulição é mais alto que o DOT3, isso faz com que o freio aguente maiores temperaturas.
Estou certo?

Substitui todo o fluido do meu sistema por DOT4, e, não tive problemas.

Carlos, uma coisa, ao pisar no freio em velocidades altas, sinto uma leve vibração, seria isso empenamento dos discos?
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Conj freio Trazeiro c/ ABS e EBD Vectra 2011 5x100 no Mo

Mensagem não lida por Rafaelo »

vrsilva escreveu:Galera, sei que é BOM fazer um UPGRADE, e não tiro a razão de vocês em querer melhorar os carros de vocês, porém não dá para generalizar, dizendo que freio original de monza não presta...
agente nao disse que nao presta. se tu ler com calma vai ver que falamos em determinadas situações(modo severo) nao funciona bem. e a historia nossa nao pode ser mudada certo?


coloquem o monza com 5 dentro carregado e descam a serra. nao precisa correr pro freios aquecerem e fadigar :D ou um reboque de 300kg atras, ou a 100 km/h e uma freiada de emergencia, ou pisa,acelera,pisa,acelera pegada esportiva. nao vao funcionar em modo severo. o ronaldo mesmo nem usou o freio e ja sentiu uma diferença enorme na qualidade. e como falei ali em cima, se da pra instalar de modo original sem fazer adaptaçao. é valido, se o cara tem pra pagar coloque senao fique com os 236mm do monza e freiando do jeito que ja sabemos. ate mesmo os 256mm ja melhora muito.

pessoal modo severo nao é correr com o carro :lol:
modo severo de franagem
1- modo esportivo, acelera rapido e freia muito em seguida
2- descida de serra prolongada
3- utilizaçao do freio sem nescessidade(maneteiro)
4- uso sobre-carga reboque

isso é modo severo e um deles o monza vai falhar. nao é o melhor freio do mundo, ate mesmo os maiores falham como é o caso do omega 3.0 aqui de 305mm se estou muito rapido é ruim de parar esse tanque de 1500kg

o manual do nosso I30 diz o seguinte: proprietario tente nao usar muito os freios nos primeiros 500 a 1000km e esta escrito isso ae que falei acima.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17770
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Conj freio Trazeiro c/ ABS e EBD Vectra 2011 5x100 no Mo

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Empenamentos em discos, tambores ou cubos de rodas. Tem que avaliar onde é o problema.

Muitas vezes, ao trocar os discos, os reparadores não limpam as faces de contato entre o cubo e o disco, provocando empenamentos do disco.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder