Hoje abri a bomba de combustível do Lepo e ficar por dentro dos seus componentes. Tinha visto um tutorial de bomba do Wilson do Corsa Clube antes e pensava que ia ser a mesma coisa, porém não foi... a bóia e bomba de combustível são peças separadas e importadas, como muitas partes deste modelo EFI.
Preparando o desmonte, retirei os acabamentos da dobradiça:
Tampão retirado, mangueiras retiradas:

Com cuidado retirei a presilha que prendia a flange e assoprei a sujeira de terra ao redor...
Ao abrir as primeiras impressões foram além da bomba diferenciada, o fio todo rachado que liga a bóia:
Com a bóia retirada fica bem claro os fios rachados:

Desemcapados assim entravam em curto dando informações incorretas ao painel...
Bomba e bóia desmontadas:
Fiz o desmonte dos componentes para ver como estão. Não foi algo difícil de ser feito bastando um pouco de cuidado com partes plásticas. A bomba propriamente dita, vulgo refil, chegou a ser trocada, está com um modelo da Bosch. Não dá para ver muito bem os dados mas foi fabricado em novembro de 2001:

11 anos de serviço... outra prova de que o antigo dono, o segundo, deu mais atenção na manutenção. Isso pude ver em outros componentes. E os donos seguintes martelaram o pobre Lepo...
Conferi tudo, aprendi como se faz e fiquei satisfeito. Pena não poder trocar o refil agora, pretendo fazer isso no começo do ano que vem.
De consolo ainda tinha o fio da bóia. Uma limpeza básica da placa. Apesar do desgaste ainda funciona normal num sistema semelhante aos volumes analógicos de rádio com a diferença de indicar em quantos litros existem no tanque:
Substituí o fio velho por outro que pertencia a uma fonte velha:
Não esqueci de anotar o caminho da corrente. Mais detalhes da solda feita:
O pré-filtro da bomba não estava tão suja felizmente... na dúvida limpei mais um bocado:

Armação plástica inspirada naquela plantinha maldita... e me fizeram o favor de ser verde. :P ... ou se quiser podemos pensar num pé de pato de cinco dedos, pois essa parte fica lá embaixo na base do tanque.
Preparados os componentes para montagem:
Foram montados, motor ligado e em ordem. Nível de combustível indicando normal sem tantas oscilações como antes, apenas aquelas oscilações de movimento na gasolina no tanque. E vamos em frente...
Abraços.