Ventoinha auxiliar para o condensador.
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Re: Ventoinha auxiliar para o condensador.
instalei hj a ventoinha uma de 9 polegadas ficou muito bom o ar ta gelando muito bem so que testei a noite vamo ver dia no solzão
- rafamts
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Re: Ventoinha auxiliar para o condensador.
Pretendo instalar no meu monza, só estou meio perdido quanto à ligação elétrica usando relê e fusível.
- rafamts
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Re: Ventoinha auxiliar para o condensador.
Pessoal, hoje comprei o relê de 40 amperes com porta fusível. Percebi que o fio do positivo da bobina do relê é fino enquanto os demais são grossos. Pode manter assim, ou devo colocar um fio de 2,5mm?
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Re: Ventoinha auxiliar para o condensador.
Os fios da bobina do Relé são finos porque a corrente nele é baixíssima! Já os da saída sim, são mais grossos!rafamts escreveu:Pessoal, hoje comprei o relê de 40 amperes com porta fusível. Percebi que o fio do positivo da bobina do relê é fino enquanto os demais são grossos. Pode manter assim, ou devo colocar um fio de 2,5mm?
Pode deixar assim sem problema!
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Re: Ventoinha auxiliar para o condensador.
Obrigado, Leocastro
Abraço,
Rafael
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Re: Ventoinha auxiliar para o condensador.
Muito bacana o tópico, estou pensando em colocar também pra ver se melhoro o rendimento.
Só lembrando quem quer ligar as 2 direto, pra refrigerar mais o carro, ele tem uma temperatura ideal pra trabalhar, assim como o amigo Carlos disse em outro tópico. Caso o motor não atinja tal temperatura, os componentes/mecanismos internos não dilatarão na proporção correta, podendo gerar maior consumo. Meu carro mesmo quando peguei quase não saía do azul, a ventuinha armava direto.. depois da revisão ela ficou como deveria, armando quando a temp. chega ao meio e desligando em 1/4.
Abraços
Só lembrando quem quer ligar as 2 direto, pra refrigerar mais o carro, ele tem uma temperatura ideal pra trabalhar, assim como o amigo Carlos disse em outro tópico. Caso o motor não atinja tal temperatura, os componentes/mecanismos internos não dilatarão na proporção correta, podendo gerar maior consumo. Meu carro mesmo quando peguei quase não saía do azul, a ventuinha armava direto.. depois da revisão ela ficou como deveria, armando quando a temp. chega ao meio e desligando em 1/4.
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Re: Ventoinha auxiliar para o condensador.
tambem quero a muito tempo ja instalar a ventoinha auxiliar, mas preciso de uma forcinha, se vcs puderem, claro, na parte eletrica, visto que no quesito eletrica eu nao entendo nada.
Se puderem explicar a ligação passo a passo, de forma em que ela trabalhe com o relê e em conjunto com a ventoinha nativa, eu ficaria muuito grato!
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Re: Ventoinha auxiliar para o condensador.

Pino 86 liga no negativo da bateria ou qualquer aterramento.
Pino 85 liga no positivo do compressor (tem de identificar o positivo no compressor)
Ate aqui vc so ligou o liga desliga do relê ( como se fosse um botão para ligar e desligar o relê) desta forma ao acionar o AC pode medir continuidade entre os pinos 87 e 30 que estara com continuidade e ao desligar o AC ira ficar sem continuidade entre os pinos 30 e 87.
Pino 30 liga na bateria ( + 12 v.)junto ao fusivel.
Pino 87 liga no positivo da ventoinha auxiliar.
O fio negativo da ventoinha auxiliar vc liga num pnto de aterramento.
Use fios de 2.5mm, relê e fusivel de no minimo 30 AMPERES e no maximo 40
Não esqueça que a ventoinha tem de puxar o ar de fora para dentro do cofre do motor.
Matheus, postei la no zap e vou deixar aqui pra ajudar alguem que tenha esta duvida no futuro.
EDIT
Segundo a ARPE (empresa fabricante de relês), "O rele utiliza o terminal 30 como entrada de alta corrente e o 87 como saída para a carga.
A bobina 85/86 não tem polaridade(exceto alguns reles especiais que possuem diodo de proteção).
Na industria automobilística adota se o terminal 86 como positivo e o 85 como negativo, mas a alteração destes não vai alterar no funcionamento. "
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
MARCONI ALBERT
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