Luiz nao é bem assim cara. tu ta falando de inox linha 400 esse sim é ferroso e portanto em ferruja porem nao tanto como o aço carbono.Luiz Carlos (Rio) escreveu:Os aços inoxidáveis são misturas (ligas) de aço com níquel e cromo, em proporções variadas.
Como são aços, contém basicamente ferro e carbono, que é a composição do aço. São portanto ferrosos.
obs: o filtro é inox 400 pelo preço imaginei mesmo 25,00 nao paga nem o material 300.
nao é bem assim, se for linha 300 nao acontece, é usado em determinadas situações como equipamento hospitalar, alimentícios etc. não pode enferrujar. com falei meu sistema de escapamento projetei e fiz ele todo em 100% 304 de ponta a ponta a mais de 2 anos escoando agua do alcool e ta sem uma mancha de ferrugem sabem me explicar o pq disso? se quiser te mostro videos e fotos. ta igual quando fabriquei. e olha que meu carro ta em cavaleteLuiz Carlos (Rio) escreveu: O aço inox, apesar do nome, enferruja sob certas condições.
denovo, tu precisa saber qual é a serie, a serie 316 nao sofre com isso, eu tenho um amigo engenheiro naval inclusive trabalhou com meu pai na fabricaçao de maquinario industrial, nada melhor que ele pra me dizer. alias, esses duas ele me falou que fabrica ergométricas pra piscina. e me explicou pq usar o 316 e nao o 304 e tb nao da serie 400, a seria 316 ele me falou que a composiçao nao ataca devido o cloro da agua ou sal. portanto o 316 é o mais apropriado, cada letrinha e numero que pra leigo parece tudo igual nao é. tem que pegar o catalago e saber qual material é apropriado pra determinada coisa, os escape feito em inox 300 sao eternos. diferentes dos da 400 que enferrujam.Luiz Carlos (Rio) escreveu:Eu sabia isso em teoria, pois fiz curso sobre controle de corrosão, e na prática, pois fui velejador.
Componentes de aço inoxidável em contato com a água do mar sofrem muito pouco, mas sofrem.
tu deve ter usado familia 400. se fosse 300 nao daria isso, ou seria bem menos destrutivo, novamente tu tem que pega o catalago pra saber. eu lembro que a seria 316 resiste bem ao ataque por acido sulfurico, mas todos os inox em acido concentrado nao resiste. so oque tem mais cromo na liga é o mais resistente, nesse caso o 316. agora se foi ferrugem pode ter certeza que nao era serie 300, como expliquei o ima falaria isso pra ti, se grudar nao é inox 300, pode ser linha 400 ja que contem elementos magneticos na composiçaoLuiz Carlos (Rio) escreveu: Fiz uma vez um suporte para a bateria do meu DKW Vemag e como a bateria estava vazando pela tampa (naquela época as baterias eram seladas com piche), em pouco tempo meu suporte ficou todo manchado.
http://www.ionix.ind.br/faq/aspectos-tecnicos
A série 300 é a dos aços inoxidáveis austeníticos, que são não magnéticos.
A série 400 é a dos aços inoxidáveis ferríticos, que são magnéticos.
Os aços inoxidáveis da série 400 podem ser divididos em dois grupos: os ferríticos propriamente ditos, que geralmente têm cromo mais alto e carbono mais baixo e os martensíticos, nos quais predomina um cromo mais baixo e um carbono mais alto ( comparado com os ferríticos ).
3. Quais são as diferenças básicas entre os aços 304 e 430?
O aço 304 é um aço austenítico não magnético com pelo menos 18% de Cromo e 8% de Níquel.
O aço 430 é um aço ferrítico magnético com 16% de Cromo na sua composição.
Os aços austeníticos e ferríticos apresentam diferenças no comportamento:
O 304 tem boa conformabilidade, boa soldabilidade e muito boa resistência à corrosão.
O 430 apresenta fragilidade nas regiões soldadas, tem boa conformabilidade mas inferior à do 304, boa resistência à corrosão porém inferior a do 304.
Embora de forma geral apresente propriedades inferiores ao 304, o aço 430 pode ser perfeitamente utilizado num grande número de aplicações, como por exemplo, cestos de máquinas de lavar roupa, gabinetes de lavadoras de louça, pias e cubas com cavidades não muito profundas, fornos elétricos, etc.
4. Que cuidados devem ser adotados ao soldar aços inoxidáveis?
5. Não utilizar as ferramentas usadas no aço inox, nas operações com aço carbono.
isso acaba enferrujando!
sou soldador TIG, e ja fiz muita solda em 304, quando agente vai soldar e limpar nao se deve usar nada alem de 304 como escova, so escova limpa de inox 304 senao contamina e acaba enferrujando o local. isso qualquer amador sabe. alias procura ae na net tem varios explicando isso. eu uso ambos, uso bastante pasta de acido pra limpar cordoes de inox
meu pai tinha fabricado uma churrasqueira externa portatil porem algo da pesadas, pesa 250kg toda ela feita em 304, ele fez em 2009 e fica na chuva, ate hoje ta inteira sem nenhuma corroçao, se quiser eu te mostro as foto. a unica ferrugem que tem é onde eles fizeram o cordao e nao limparam corretamente. oque é ate normal, mas é so superficial, uma escovada e sai o oxido contaminante ele nao ataca o inox.
da uma lida somente nesse site, pq tem centenas por ae falando a mesma coisa