Pra acrescentar algo .... tive uma experiência similar com meu VCD...
Aconteceu bem depois da segunda parte da revisão do motor (Troca de Juntas e sistema de arrefecimento).. como limpamos bomba de óleo, a parte de baixo e a de cima, etc.. pensei em tirar o 20w50 HX-3 Mineral (Que usei no Monza por todo tempo que fiquei com ele) pelo 15w40 HX-5 Mineral (Pois após várias pesquisas, foi o mais indicado ao GM 16v).. e daí os problemas com Tucho descarregando começaram. Primeiro foi com carro frio, esquentou e parou de bater tucho. Depois de uns 2 dias, o problema começou a ficar cada vez mais frequente em qualquer temperatura. Acabei saindo para Juiz de Fora com este 15w40, ou seja, viagem de +- 500km... e na volta, motor quente, após rodar uns 350 km... uma barulheira no motor parecendo que ia partir o cabeçote de tão alto. Claro, parei o carro na hora, esperei um pouco e fui até o primeiro posto ... de cara que fiz a troca do óleo, botei 20w50 novamente. Foi a única solução cabível no momento, eu não iria arriscar seguir viagem com os tuchos grilando do jeito que estavam... e resolveu! Depois que voltei pro óleo um pouco mais grosso, não voltou a repetir os ruídos.
Não sei se dá pra comparar muito, afinal, meu VCD tinha 220 Mil km.. mas deu nisso. Só foi colocar óleo mais fino nele, que os problemas apareceram logo de cara.
Antes do desespero, eu tentava um 20w50 HX3 Shell. Pode ser que só isso resolve Zé... e sai baratinho
Abraço e boa sorte!