BOBINA MI+VELA IRIDIUM
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Re: BOBINA MI+VELA IRIDIUM
Será que seria possível num EFI... fico em dúvidas por conta do módulo HEI....
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
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Re: BOBINA MI+VELA IRIDIUM
.vrsilva escreveu:Será que seria possível num EFI... fico em dúvidas por conta do módulo HEI....
Nao entendi sua pergunta, amigo, vc ta c referindo ao modulo de igniçao ou a bobina MI ?
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Re: BOBINA MI+VELA IRIDIUM
Deco,
Me da uma força por favor...
Fui procurar o fio resistor, mas não consegui identificar ele. Aparentemente são todos do mesmo tipo de plástico, não achei nenhum mais "mole".
Ai não sei se o meu esta sem... Tirei umas fotos:
Ele vem dai mesmo né?!
O vermelho é que, aparentemente, vai para o painel ou pós chave... Era esse que deveria ser diferente?
Um pouco mais para frente ele passa para um outro fio através de um plug:
Mas parece ser fio comum também...
O meu esta sem será?
Valew
abraços
Me da uma força por favor...
Fui procurar o fio resistor, mas não consegui identificar ele. Aparentemente são todos do mesmo tipo de plástico, não achei nenhum mais "mole".
Ai não sei se o meu esta sem... Tirei umas fotos:
Ele vem dai mesmo né?!
O vermelho é que, aparentemente, vai para o painel ou pós chave... Era esse que deveria ser diferente?
Um pouco mais para frente ele passa para um outro fio através de um plug:
Mas parece ser fio comum também...
O meu esta sem será?
Valew
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Re: BOBINA MI+VELA IRIDIUM
.
Na primeira e na segunda foto (de cima para baixo) ele parece este preto mesmo, em todos os carros que vi, ele era preto mesmo, ele é um pouco mais mole.
Agora, de repente, ficou uma dúvida: existe alguns anos de monza que este fio possue uma "resistencia" acho que la dentro do painel (nao esta visivel) que "abaixa" a voltagem fazendo o mesmo serviço que no do meu ano o fio resistivo executa, e no caso de carros que usam resistencia este fio obviamente nao é resistivo.
Pra vc ter uma ideia, quando fiz a "CAGA... de tirar o meu (quase queimei meu módulo) joguei ele fora e tive que "improvisar" com uma resistencia de ventoinha de monza com ar condicionado como essa (veja a foto abaixo) para "abaixar" a voltagem.:
C tiver com o modulo e o motor ligado fica facil de identifica-lo, é só conectar o multimetro nele e na lata e ver c a voltagem que chega nele é menor que a que chega na bateria (em torno de 13,5 a 14,5 com o motor ligado (alternador alimentando)) e nele (módulo) em torno de entre 8 e 11 volts.
Explicando melhor: O modulo tem que ser alimentado pós chave, com uma voltagem abaixo de 11 volts, por isso existe esta resistencia ou fio resistivo entendeu ?
NAO FAÇAM CONFUSAO HEIN ! a BOBINA MI precisa receber a voltagem total que o alternador gera quando ligado (em torno de 13,5v, 14,5v) de um fio pós chave, que pode ser utilizado antes do fio resistivo, ou antes da "resistencia" no caso de veiculos que a possuam.
Espero nao ter confundido ninguem :smt017
Na primeira e na segunda foto (de cima para baixo) ele parece este preto mesmo, em todos os carros que vi, ele era preto mesmo, ele é um pouco mais mole.
Agora, de repente, ficou uma dúvida: existe alguns anos de monza que este fio possue uma "resistencia" acho que la dentro do painel (nao esta visivel) que "abaixa" a voltagem fazendo o mesmo serviço que no do meu ano o fio resistivo executa, e no caso de carros que usam resistencia este fio obviamente nao é resistivo.
Pra vc ter uma ideia, quando fiz a "CAGA... de tirar o meu (quase queimei meu módulo) joguei ele fora e tive que "improvisar" com uma resistencia de ventoinha de monza com ar condicionado como essa (veja a foto abaixo) para "abaixar" a voltagem.:
C tiver com o modulo e o motor ligado fica facil de identifica-lo, é só conectar o multimetro nele e na lata e ver c a voltagem que chega nele é menor que a que chega na bateria (em torno de 13,5 a 14,5 com o motor ligado (alternador alimentando)) e nele (módulo) em torno de entre 8 e 11 volts.
Explicando melhor: O modulo tem que ser alimentado pós chave, com uma voltagem abaixo de 11 volts, por isso existe esta resistencia ou fio resistivo entendeu ?
NAO FAÇAM CONFUSAO HEIN ! a BOBINA MI precisa receber a voltagem total que o alternador gera quando ligado (em torno de 13,5v, 14,5v) de um fio pós chave, que pode ser utilizado antes do fio resistivo, ou antes da "resistencia" no caso de veiculos que a possuam.
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Re: BOBINA MI+VELA IRIDIUM
Oi Deco,
Vou acabar precisando medir então para confirmar, pois o fio preto da 1ª e 2ª fotos, vai do módulo para a bobina.
O que vem do painel é o vermelho que vira preto depois da conexão da 3ª foto.
Mas agradeço essa dica ai da resistência, medindo eu posto aqui novamente.
Valew
Abraços
Vou acabar precisando medir então para confirmar, pois o fio preto da 1ª e 2ª fotos, vai do módulo para a bobina.
O que vem do painel é o vermelho que vira preto depois da conexão da 3ª foto.
Mas agradeço essa dica ai da resistência, medindo eu posto aqui novamente.
Valew
Abraços
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Re: BOBINA MI+VELA IRIDIUM
.
Mas é isso mesmo, quando tem resistivo normalmente ele vem da bobina até o modulo, faça a leitura neste fio bem perto do módulo.
Como expliquei ai em cima, a bobina tem que ser alimentada com o maximo de Volts, depois disso o fio resistivo "baixa" a voltagem pra alimentar o módulo, que nao pode ser alimentado com a mesma voltagem que deve chegar na bobina.
A açao do tempo e temperatura pode até fazer o fio resistivo deixar de ser "mole" e parecer com os outros. continuo acreditando que é este preto mesmo,(ele é o unico fio preto que chega no modulo) mas um teste simples com multimetro, mata a charada (tem que ser feito com o motor ligado para o alternador estar "rodando" e enviando a voltagem maxima).
Puxa vida amigo, queria tar aí, matava a charada de primeira (nao por ser melhor que voce, mas por ja ter passado por isso !)
abraço
Mas é isso mesmo, quando tem resistivo normalmente ele vem da bobina até o modulo, faça a leitura neste fio bem perto do módulo.
Como expliquei ai em cima, a bobina tem que ser alimentada com o maximo de Volts, depois disso o fio resistivo "baixa" a voltagem pra alimentar o módulo, que nao pode ser alimentado com a mesma voltagem que deve chegar na bobina.
A açao do tempo e temperatura pode até fazer o fio resistivo deixar de ser "mole" e parecer com os outros. continuo acreditando que é este preto mesmo,(ele é o unico fio preto que chega no modulo) mas um teste simples com multimetro, mata a charada (tem que ser feito com o motor ligado para o alternador estar "rodando" e enviando a voltagem maxima).
Puxa vida amigo, queria tar aí, matava a charada de primeira (nao por ser melhor que voce, mas por ja ter passado por isso !)
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Re: BOBINA MI+VELA IRIDIUM
Opa, tranquilo DECO. Sobre a troca desses chicotes é bem simples, só tirar um e colocar o outro, estou mexendo nessas partes da elétrica desde semana passada, poucas horas por dia por falta de tempo, mas devagar tá indoDÉCO escreveu:Que legal, isso vai facilitar muito a sua "empreitada"
C ver que ta tendo dificuldades, abre um tópico em "eletrica e iluminaçao" com nome tipo "ajuda para refazer chicotes" (só sugestao) que fora o Rafaelo, vai aparecer outras pessoas pra te ajudar. (gostaria te poder te ajudar mais, mas nao sei "ler" diagramas eletricos, que tem disponivel aqui e que mostram exatamente como fazer).
To torcendo pra dar tudo certo :smt023
boa sorte amigo !
Ah e um post anterior você disse sobre a possibilidade de haver diferença de tempo ou intensidade entre as marcas (GM, Volks, etc.) desse mesmo módulo. Se for isso mesmo até que é interessante esse fato né? :smt023
Abraço.
Antes eu era feio, agora tenho um MONZA
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Re: BOBINA MI+VELA IRIDIUM
.
Entao José, na questao do chicote, o amigo ia refazer do zero, mas acabou encontrando, aí sim, é so tirar um e por outro, mas c tiver que refazer, nao é mto facil nao, afinal só no módulo vao 6 fios, c errar um, babau, vai dar problema.
Quanto a diferença dos módulos, acredito que nao foi eu quem disse, pois acabei de saber atravez de vc esta realidade, que pelo caso, me interessa tbm.
Tamu aí :smt023
Entao José, na questao do chicote, o amigo ia refazer do zero, mas acabou encontrando, aí sim, é so tirar um e por outro, mas c tiver que refazer, nao é mto facil nao, afinal só no módulo vao 6 fios, c errar um, babau, vai dar problema.
Quanto a diferença dos módulos, acredito que nao foi eu quem disse, pois acabei de saber atravez de vc esta realidade, que pelo caso, me interessa tbm.
Tamu aí :smt023
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