Aditivo no radiador deve usar ou não?

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
MonzaClub20EFICHZ
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Re: Aditivo deve usar ou não?

Mensagem não lida por MonzaClub20EFICHZ »

André, o cara até pode estar certo em certas circusntâncias, se teu carro é MUITO velho, e o radiador é de FERRO e não de alumínio, quando colocar um aditivo, a ferrugem que está tapando os buracos vai embora e começa a vazar por tudo. No teu caso o teu radiador já é de alumínio e os selos do motor também.

Nesse caso É RECOMENDÁVEL usar aditivo, pois ele impede a corrosão e eleva o ponto de ebulição evitando que o carro "ferva" com facilidade.

O cara que te falou deve ter um carro 1960,1970 neste caso não aconselho o aditivo pelas razões acima.
ade.batista
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Re: Aditivo deve usar ou não?

Mensagem não lida por ade.batista »

MonzaClub20EFICHZ escreveu:André, o cara até pode estar certo em certas circusntâncias, se teu carro é MUITO velho, e o radiador é de FERRO e não de alumínio, quando colocar um aditivo, a ferrugem que está tapando os buracos vai embora e começa a vazar por tudo. No teu caso o teu radiador já é de alumínio e os selos do motor também.

Nesse caso É RECOMENDÁVEL usar aditivo, pois ele impede a corrosão e eleva o ponto de ebulição evitando que o carro "ferva" com facilidade.

O cara que te falou deve ter um carro 1960,1970 neste caso não aconselho o aditivo pelas razões acima.
No meu caso não tinha aditivo quando comprei, ia colocar mas me recomendaram para não usar.
Como você disse acima, (radiador já é de alumínio e os selos do motor também), no meu gls 96 eu vou usar. :mrgreen:
Abç,
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mausan
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Re: Aditivo no radiador deve usar ou não?

Mensagem não lida por mausan »

Com certeza deve usar.
O meu estava sem quando comprei, deu um problema no tubo plastico que fica atrás do motor e vazou a agua, ficou uns dias sem aditivo, ficou uma merd@... vou colocar de novo.
Tem um radiex superconcentrado para até 6l de agua + a limpeza do sistema, fica R$ 50,00.

Abs.

Mauro
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Luiz Carlos (Rio)
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Re: Aditivo no radiador deve usar ou não?

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Eu uso o aditivo comum, verde.
Não sabemos se as borrachas, gaxetas, etc, do Monza, são preparadas para receber esse aditivo de alta durabilidade, o rosa, sem problemas.
Aliás, li não lembro onde que carros da GM deram problemas qdo se começou a usar esse aditivo rosa...alguém sabe alguma coisa a respeito?
Qto a Monza ser carro velho demais para usar qualquer aditivo, no manual de reparações diz que alguns Monzas antigos sem ar condicionado não usavam aditivo como o que usamos hoje.
Apesar de ter sistema selado, como atualmente, esses primeiros Monzas usavam óleo solúvel na água do radiador.

Abraços
Luiz Carlos
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MonzaClub20EFICHZ
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Re: Aditivo no radiador deve usar ou não?

Mensagem não lida por MonzaClub20EFICHZ »

Junto com etileno glicol! É o que dizia no manual do meu Hatch 1983.
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Luiz Carlos (Rio)
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Re: Aditivo no radiador deve usar ou não?

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

MonzaClub20EFICHZ disse:

Junto com etileno glicol! É o que dizia no manual do meu Hatch 1983
Carlos, o manual de reparações do Monza, disponivel para download aqui no fórum monzeiros, na sua página 6C-01 diz o seguinte:

"A água do sistema de arrefecimento deve ser aditivada da seguinte maneira:

- Veículo sem condicionador de ar: 22 ml de óleo solúvel tipo C para radiador + água potável.
- Veículo com condicionador de ar: 3 litros de etilenoglicol (azul) + 22 ml de óleo solúvel tipo C para radiador + água potável."

Como vc pode ler, veículos sem ar condicionado só usavam água potável e óleo soluvel . Um dos dois manuais está errado :D

Abraços
Luiz Carlos
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Didi
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Re: Aditivo no radiador deve usar ou não?

Mensagem não lida por Didi »

andre bruno escreveu:Pessoal estou numa DUVIDA cruel. Fui fazer revisão na sexta-feira, ai meu Monza estava com aditivo no sistema ai o mecanico falou q era bom retirar o aditivo pq em carros com a idade do Monza não usa aditivo pq ele corroe o motor e o cabeçote pq o aluminium ja é bem usado devido a idade do carro e todo o sistema do Monza é usado e o aditivo ira corroe podendo até te deixar no prego, ai falei blza então pode retirar e agora estou andando sem aditivo, percebi q o motor do carro anda um pouco mais quente depois da retirada do aditivo, o mecanico falou olha eu te aconselho a usar aditivo quando vc fizer a retifica de todo o motor ai sim vc pode usar. será algum monzeiro pode dar uma dica?!
O meu é um sle 1984, quando comprei há mais de 15 anos já usava aditivo e continuei usando, nunca deu nada, as mangueiras ainda são originais. tudo blz. Abraço. :D
Monza 1984, 1.8 Sle,gas/gnv,2 portas, Ar condicionado, Vidros elétricos
Antigão, porém inteiro.......
Jeff

Re: Aditivo deve usar ou não?

Mensagem não lida por Jeff »

Ricardo.Souza escreveu:Numa busca rápida, a diferença:

ANTICORROSIVO: - Como o próprio nome já diz, é um produto específico para a proteção anticorrosiva e de anticavitação em todo o sistema de arrefecimento. Por ter uma grande concentração de inibidores de corrosão, sua diluição é da ordem de 3 a 4 por cento do total de uma solução, não podendo em hipótese alguma superar este número sob o risco de uma overdose prejudicial ao sistema. Protege o sistema por 60 000 Km ou 6 meses (o que ocorrer primeiro).

ANTICONGELANTE: - Tem a mesma função do produto anterior, mais o benefício de ser um anticongelante devido ao fato de ter em sua composição química o monoetilenoglicol; deve ser usado numa proporção mínima de 30% e máxima de 70% e completar o restante com água. Encontramos na versão CONCENTRADO e PRÉ-DILUÍDO, e protege o sistema por 30 000 Km ou 6 meses (o que ocorrer primeiro).

ORGÂNICO: - Este é o top de linha em termos de aditivo. Segue as especificações mais avançadas e a tendência mundial de produto BIODEGRADÁVEL, daí o nome ORGÂNICO. Possui uma estabilidade bem maior que o produto convencional, atua pelo menos um ano protegendo o mesmo e em termos de quilometragem supera os 100 000 Km; como em um ano é difícil se atingir esta quilometragem, a troca é efetuada sempre por tempo de uso; uma outra característica deste produto é a que ele promove uma extra-proteção às ligas metálicas mais leves que compõem o sistema, como alumínio, solda, latão, etc., e principalmente, NÃO POLUI O MEIO AMBIENTE pois os seus componentes são todos BIODEGRADÁVEIS, daí o motivo de ser chamado de ORGÂNICO.

Fonte http://www.balcaoautomotivo.com.br/edicao_1/not_e.php



No meu coloquei aquele azul RVcool.
E isso mesmo Ricardo.

E so pra siplificar! Tem varios tipos de aditivos no mercado pra vende mais si dividem em "Aditivo pra limpeza. Esse vc coloca somente para limpa o sistema por ele corroe mesmo si deixa-lo por muito tempo, vai embora mangeira e selos do motor e outras coisas mais! Por isso que so recomendo Para limpeza mesmo!

E o lubrificante : ANTICORROSIVO, ANTICONGELANTE, ORGÂNICO, estão dentro dessas classe, esse vc pode colocar sem problema! E segir a regra de troco do produto na kilimetragem certa!

Ja as Cores dos Adivivos são diferentes para diferenciar entre!
Aditivo para limpeza do sistema.
Aditivo para lubrificação e conservação do sistema.



No meu Monza 93 SL/E Alcool. O dono anterior não usava aditivo o sistema era muito sujo de residos de ferrugem!
Fiz a limpeza com aditivo para limpeza! Da Cor Azul da Acdelco.
E para manter o sistema limpo sempre e sem riscor de probemas futuros, uso Aditivo da Cor Verde, da Valeo. Trocado acada 45,000mil KM.
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