Aditivo no radiador deve usar ou não?
-
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Mensagens: 2601
- Registrado em: 27 Dez 2008, 19:57
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Aditivo deve usar ou não?
André, o cara até pode estar certo em certas circusntâncias, se teu carro é MUITO velho, e o radiador é de FERRO e não de alumínio, quando colocar um aditivo, a ferrugem que está tapando os buracos vai embora e começa a vazar por tudo. No teu caso o teu radiador já é de alumínio e os selos do motor também.
Nesse caso É RECOMENDÁVEL usar aditivo, pois ele impede a corrosão e eleva o ponto de ebulição evitando que o carro "ferva" com facilidade.
O cara que te falou deve ter um carro 1960,1970 neste caso não aconselho o aditivo pelas razões acima.
Nesse caso É RECOMENDÁVEL usar aditivo, pois ele impede a corrosão e eleva o ponto de ebulição evitando que o carro "ferva" com facilidade.
O cara que te falou deve ter um carro 1960,1970 neste caso não aconselho o aditivo pelas razões acima.
-
- Membro GL (Nível 2)
- Mensagens: 139
- Registrado em: 23 Abr 2008, 22:23
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Aditivo deve usar ou não?
No meu caso não tinha aditivo quando comprei, ia colocar mas me recomendaram para não usar.MonzaClub20EFICHZ escreveu:André, o cara até pode estar certo em certas circusntâncias, se teu carro é MUITO velho, e o radiador é de FERRO e não de alumínio, quando colocar um aditivo, a ferrugem que está tapando os buracos vai embora e começa a vazar por tudo. No teu caso o teu radiador já é de alumínio e os selos do motor também.
Nesse caso É RECOMENDÁVEL usar aditivo, pois ele impede a corrosão e eleva o ponto de ebulição evitando que o carro "ferva" com facilidade.
O cara que te falou deve ter um carro 1960,1970 neste caso não aconselho o aditivo pelas razões acima.
Como você disse acima, (radiador já é de alumínio e os selos do motor também), no meu gls 96 eu vou usar.
Abç,
Ademir :smt023
-
- Membro Class (Nível 5)
- Mensagens: 453
- Registrado em: 01 Mar 2008, 20:18
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Aditivo no radiador deve usar ou não?
Com certeza deve usar.
O meu estava sem quando comprei, deu um problema no tubo plastico que fica atrás do motor e vazou a agua, ficou uns dias sem aditivo, ficou uma merd@... vou colocar de novo.
Tem um radiex superconcentrado para até 6l de agua + a limpeza do sistema, fica R$ 50,00.
Abs.
Mauro
O meu estava sem quando comprei, deu um problema no tubo plastico que fica atrás do motor e vazou a agua, ficou uns dias sem aditivo, ficou uma merd@... vou colocar de novo.
Tem um radiex superconcentrado para até 6l de agua + a limpeza do sistema, fica R$ 50,00.
Abs.
Mauro
Ex-Monza GLS 95/95 - 2.0 EFI álcool (saindo)
Azul Cezanne Perolizado
Ex-Meriva Maxx 1.4 - 11/12
Ex-Prisma LTZ 1.4 - 14/15
Atual - Palio Fire 1.0 15/16 - Ruim, mas e da empresa
Atual - Cívic LX 1.7 16v 01/02 - Preto - Auto
Azul Cezanne Perolizado
Ex-Meriva Maxx 1.4 - 11/12
Ex-Prisma LTZ 1.4 - 14/15
Atual - Palio Fire 1.0 15/16 - Ruim, mas e da empresa
Atual - Cívic LX 1.7 16v 01/02 - Preto - Auto
- Luiz Carlos (Rio)
- Membro 500EF (Nível 9)
- Mensagens: 4229
- Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
- Cidade: Rio de Janeiro
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1994
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Aditivo no radiador deve usar ou não?
Eu uso o aditivo comum, verde.
Não sabemos se as borrachas, gaxetas, etc, do Monza, são preparadas para receber esse aditivo de alta durabilidade, o rosa, sem problemas.
Aliás, li não lembro onde que carros da GM deram problemas qdo se começou a usar esse aditivo rosa...alguém sabe alguma coisa a respeito?
Qto a Monza ser carro velho demais para usar qualquer aditivo, no manual de reparações diz que alguns Monzas antigos sem ar condicionado não usavam aditivo como o que usamos hoje.
Apesar de ter sistema selado, como atualmente, esses primeiros Monzas usavam óleo solúvel na água do radiador.
Abraços
Não sabemos se as borrachas, gaxetas, etc, do Monza, são preparadas para receber esse aditivo de alta durabilidade, o rosa, sem problemas.
Aliás, li não lembro onde que carros da GM deram problemas qdo se começou a usar esse aditivo rosa...alguém sabe alguma coisa a respeito?
Qto a Monza ser carro velho demais para usar qualquer aditivo, no manual de reparações diz que alguns Monzas antigos sem ar condicionado não usavam aditivo como o que usamos hoje.
Apesar de ter sistema selado, como atualmente, esses primeiros Monzas usavam óleo solúvel na água do radiador.
Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
-
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Mensagens: 2601
- Registrado em: 27 Dez 2008, 19:57
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Aditivo no radiador deve usar ou não?
Junto com etileno glicol! É o que dizia no manual do meu Hatch 1983.
- Luiz Carlos (Rio)
- Membro 500EF (Nível 9)
- Mensagens: 4229
- Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
- Cidade: Rio de Janeiro
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1994
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Aditivo no radiador deve usar ou não?
Carlos, o manual de reparações do Monza, disponivel para download aqui no fórum monzeiros, na sua página 6C-01 diz o seguinte:MonzaClub20EFICHZ disse:
Junto com etileno glicol! É o que dizia no manual do meu Hatch 1983
"A água do sistema de arrefecimento deve ser aditivada da seguinte maneira:
- Veículo sem condicionador de ar: 22 ml de óleo solúvel tipo C para radiador + água potável.
- Veículo com condicionador de ar: 3 litros de etilenoglicol (azul) + 22 ml de óleo solúvel tipo C para radiador + água potável."
Como vc pode ler, veículos sem ar condicionado só usavam água potável e óleo soluvel . Um dos dois manuais está errado
Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
-
- Membro SL (Nível 1)
- Mensagens: 57
- Registrado em: 17 Fev 2009, 19:46
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Aditivo no radiador deve usar ou não?
O meu é um sle 1984, quando comprei há mais de 15 anos já usava aditivo e continuei usando, nunca deu nada, as mangueiras ainda são originais. tudo blz. Abraço.andre bruno escreveu:Pessoal estou numa DUVIDA cruel. Fui fazer revisão na sexta-feira, ai meu Monza estava com aditivo no sistema ai o mecanico falou q era bom retirar o aditivo pq em carros com a idade do Monza não usa aditivo pq ele corroe o motor e o cabeçote pq o aluminium ja é bem usado devido a idade do carro e todo o sistema do Monza é usado e o aditivo ira corroe podendo até te deixar no prego, ai falei blza então pode retirar e agora estou andando sem aditivo, percebi q o motor do carro anda um pouco mais quente depois da retirada do aditivo, o mecanico falou olha eu te aconselho a usar aditivo quando vc fizer a retifica de todo o motor ai sim vc pode usar. será algum monzeiro pode dar uma dica?!
Monza 1984, 1.8 Sle,gas/gnv,2 portas, Ar condicionado, Vidros elétricos
Antigão, porém inteiro.......
Antigão, porém inteiro.......
Re: Aditivo deve usar ou não?
E isso mesmo Ricardo.Ricardo.Souza escreveu:Numa busca rápida, a diferença:
ANTICORROSIVO: - Como o próprio nome já diz, é um produto específico para a proteção anticorrosiva e de anticavitação em todo o sistema de arrefecimento. Por ter uma grande concentração de inibidores de corrosão, sua diluição é da ordem de 3 a 4 por cento do total de uma solução, não podendo em hipótese alguma superar este número sob o risco de uma overdose prejudicial ao sistema. Protege o sistema por 60 000 Km ou 6 meses (o que ocorrer primeiro).
ANTICONGELANTE: - Tem a mesma função do produto anterior, mais o benefício de ser um anticongelante devido ao fato de ter em sua composição química o monoetilenoglicol; deve ser usado numa proporção mínima de 30% e máxima de 70% e completar o restante com água. Encontramos na versão CONCENTRADO e PRÉ-DILUÍDO, e protege o sistema por 30 000 Km ou 6 meses (o que ocorrer primeiro).
ORGÂNICO: - Este é o top de linha em termos de aditivo. Segue as especificações mais avançadas e a tendência mundial de produto BIODEGRADÁVEL, daí o nome ORGÂNICO. Possui uma estabilidade bem maior que o produto convencional, atua pelo menos um ano protegendo o mesmo e em termos de quilometragem supera os 100 000 Km; como em um ano é difícil se atingir esta quilometragem, a troca é efetuada sempre por tempo de uso; uma outra característica deste produto é a que ele promove uma extra-proteção às ligas metálicas mais leves que compõem o sistema, como alumínio, solda, latão, etc., e principalmente, NÃO POLUI O MEIO AMBIENTE pois os seus componentes são todos BIODEGRADÁVEIS, daí o motivo de ser chamado de ORGÂNICO.
Fonte http://www.balcaoautomotivo.com.br/edicao_1/not_e.php
No meu coloquei aquele azul RVcool.
E so pra siplificar! Tem varios tipos de aditivos no mercado pra vende mais si dividem em "Aditivo pra limpeza. Esse vc coloca somente para limpa o sistema por ele corroe mesmo si deixa-lo por muito tempo, vai embora mangeira e selos do motor e outras coisas mais! Por isso que so recomendo Para limpeza mesmo!
E o lubrificante : ANTICORROSIVO, ANTICONGELANTE, ORGÂNICO, estão dentro dessas classe, esse vc pode colocar sem problema! E segir a regra de troco do produto na kilimetragem certa!
Ja as Cores dos Adivivos são diferentes para diferenciar entre!
Aditivo para limpeza do sistema.
Aditivo para lubrificação e conservação do sistema.
No meu Monza 93 SL/E Alcool. O dono anterior não usava aditivo o sistema era muito sujo de residos de ferrugem!
Fiz a limpeza com aditivo para limpeza! Da Cor Azul da Acdelco.
E para manter o sistema limpo sempre e sem riscor de probemas futuros, uso Aditivo da Cor Verde, da Valeo. Trocado acada 45,000mil KM.