Caixa de fusiveis e relês
- Carlos A. Freire
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Re: Caixa de fusiveis e relês
Como já foi mencionado, Monza sem AC de fábrica só tem uma velocidade na ventoinha, Monza com AC de fábrica tem duas velocidades. Porém, Monza com AC de fabrica e estando desligado, só entra uma velocidade. No meu GLS 96, com AC desligado só entra a primeira velocidade, a mais baixa, quase não se ouvi a ventoinha funcionando de tão silenciosa que é. Em compensação, quando entra a segunda velocidade (AC acionado), o ruído é muito forte. É quase igual ao da Kombi Diesel antiga, hehehehehe!!!!
Abs,
Carlos Freire
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Re: Caixa de fusiveis e relês
Estranho, no meu classic 1991 com ar desligado a ventoinha entra no segundo estagio, e qdo ligo o ar mesmo com motor frio a ventoinha entra no primeiro estagio, obs.. meu carro é carburado. abs..Carlos A. Freire escreveu:Como já foi mencionado, Monza sem AC de fábrica só tem uma velocidade na ventoinha, Monza com AC de fábrica tem duas velocidades. Porém, Monza com AC de fabrica e estando desligado, só entra uma velocidade. No meu GLS 96, com AC desligado só entra a primeira velocidade, a mais baixa, quase não se ouvi a ventoinha funcionando de tão silenciosa que é. Em compensação, quando entra a segunda velocidade (AC acionado), o ruído é muito forte. É quase igual ao da Kombi Diesel antiga, hehehehehe!!!!
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Carlos Freire
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- Carlos A. Freire
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Re: Caixa de fusiveis e relês
Então... essa dúvida de qual velocidade entra com AC desligado é de todos aqui. Meu Monza GLS 96 desde novo sempre foi assim, entra a primeira velocidade com AC desligado. Com AC ligado entra a primeira e depois vai para segunda, alternando as velocidades confrome a necessidade. Já discutimos esse assunto aqui neste fórum, me parece que a Chevrolet deve ter mudado a programação da IE a partir de algum ano de fabricação. O Luiz Carlos (Rio) teve dois Monza de anos diferente, com essa diferença no acionamento da ventoinha.
Para mim, a programação que está no meu Monza me parece mais lógica. A primeira velocidade resfria bem o motor, além de ser bem silenciosa. Já a segunda velocidade é um "escandalo". Se a programação foi alterada em algum ano de fabricação, demoraram para faze-lo. Hehehehehe!!!!
Abs,
Carlos Freire
Para mim, a programação que está no meu Monza me parece mais lógica. A primeira velocidade resfria bem o motor, além de ser bem silenciosa. Já a segunda velocidade é um "escandalo". Se a programação foi alterada em algum ano de fabricação, demoraram para faze-lo. Hehehehehe!!!!
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Carlos Freire
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Re: Caixa de fusiveis e relês
Carlos Freire, como vc citou, eu tive dois Monzas, um GLS 94 modelo 95 e o atual GLS 94.
Em nenhum deles o esquema de funcionamento do ventilador é igual ao do seu GLS 96.
No meu modelo 95, com ar desligado só funcionava a velocidade menor. A maior, pelo menos nos quase 8 anos em que eu tive ele, nunca entrou com ar desligado, mesmo pegando engarrafamentos no verão. Essa só entrava mesmo com ar ligado. A diferença entre esse carro e o seu é que qdo eu ligava o ar, não entrava automaticamente a baixa. A vantagem que isso poderia ter é economizar o eletroventilador e combustível, pois com o carro em movimento pode não haver necessidade da ventoinha sempre ligada.
No meu atual, o 94, o esquema é igual ao do seu 96, com uma diferença: tanto com ar ligado como com ele desligado, qdo o ponteiro da temperatura atinge o meio da escala, entra a velocidade maior.
Devo frizar que o primeiro Monza foi adquirido com 28 mil km rodados e muito provavelmente nunca mexido. Esse 94 não tenho certeza, pois comprei ele já com 88 mil km rodados.
Abraços
Em nenhum deles o esquema de funcionamento do ventilador é igual ao do seu GLS 96.
No meu modelo 95, com ar desligado só funcionava a velocidade menor. A maior, pelo menos nos quase 8 anos em que eu tive ele, nunca entrou com ar desligado, mesmo pegando engarrafamentos no verão. Essa só entrava mesmo com ar ligado. A diferença entre esse carro e o seu é que qdo eu ligava o ar, não entrava automaticamente a baixa. A vantagem que isso poderia ter é economizar o eletroventilador e combustível, pois com o carro em movimento pode não haver necessidade da ventoinha sempre ligada.
No meu atual, o 94, o esquema é igual ao do seu 96, com uma diferença: tanto com ar ligado como com ele desligado, qdo o ponteiro da temperatura atinge o meio da escala, entra a velocidade maior.
Devo frizar que o primeiro Monza foi adquirido com 28 mil km rodados e muito provavelmente nunca mexido. Esse 94 não tenho certeza, pois comprei ele já com 88 mil km rodados.
Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
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Re: Caixa de fusiveis e relês
Então Luiz Carlos... O meu GLS 96, com AC desligado só entra a velocidade mais baixa (1ª). A não ser se desligar o motor com ponteiro em 1/2 escala, depois de uns 5 a 10min liga-lo novamente, o ponteiro sobe um pouco acima do 1/2 de escala, entra a velocidade mais alta (2ª) até o 1/2 de escala do marcador, em seguida entra a velocidade mais baixa até 1/4 de escala acima da marca azul, e desliga o ventilador.
Em condições normais ou com motor funcionando, o ponteiro nunca passou do 1/2 de escala e, só entra a velocidade mais baixa (1ª), nunca entrou a velocidade mais alta (2ª).
Já com AC ligado, entra a velocidade mais baixa por alguns minutos e depois vai para velocidade mais alta. Depois fica alternando entre as duas velocidades conforme a necessidade. Nesta condição, o ponteiro de temperatura também nunca passou do meio de escala.
Na prática, só entra a segunda velocidade (mais alta) com AC ligado.
Acredito que seja a mesma condição do seu Monza GLS modelo 95.
Abs,
Carlos Freire
Em condições normais ou com motor funcionando, o ponteiro nunca passou do 1/2 de escala e, só entra a velocidade mais baixa (1ª), nunca entrou a velocidade mais alta (2ª).
Já com AC ligado, entra a velocidade mais baixa por alguns minutos e depois vai para velocidade mais alta. Depois fica alternando entre as duas velocidades conforme a necessidade. Nesta condição, o ponteiro de temperatura também nunca passou do meio de escala.
Na prática, só entra a segunda velocidade (mais alta) com AC ligado.
Acredito que seja a mesma condição do seu Monza GLS modelo 95.
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Carlos Freire
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Re: Caixa de fusiveis e relês
Carlos, é exatamente como vc disse na mensagem anterior: houve uma mudança na programação do chip, onde nos antigos, com o AC desligado, a ventoinha já entrava na velocidade alta, com o ponteiro na metade da escala. Com o AC ligado, independente da temperatura, a ventoinha entrava na velocidade baixa, para depois entrar a alta. Não posso dizer se elas ficavam alternando, pois meu Monza tava com problema num dos sensores da tubulação do AC.
Se for para seguir a programação dos EFI, o cebolão dos Monza tubarão carburados tem somente 1 temperatura de acionamento, e faz disparar a velocidade alta da ventoinha. Isso deve-se ao fato da GM pensar que, como a grade do tubarão é pequena, poderia haver algum problema de resfriamento. Por acaso o CEPChev não traz essa informação do cebolão?
Até mais.
Se for para seguir a programação dos EFI, o cebolão dos Monza tubarão carburados tem somente 1 temperatura de acionamento, e faz disparar a velocidade alta da ventoinha. Isso deve-se ao fato da GM pensar que, como a grade do tubarão é pequena, poderia haver algum problema de resfriamento. Por acaso o CEPChev não traz essa informação do cebolão?
Até mais.
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
- Carlos A. Freire
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Re: Caixa de fusiveis e relês
José Leal,
o ChepChev diz que o código: 94621028 - Interruptor térmico do radiador (cebolão), é o mesmo para todos os modelos carburados de 82 a 91 e todos os modelos MPFI até 93.
Abs,
Carlos Freire
o ChepChev diz que o código: 94621028 - Interruptor térmico do radiador (cebolão), é o mesmo para todos os modelos carburados de 82 a 91 e todos os modelos MPFI até 93.
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- Modelo: Não tenho Monza :(
Re: Caixa de fusiveis e relês
Carlos, se for assim, então o cebolão tem só uma temperatura de funcionamento, partindo da idéia que é o mesmo cebolão para todos os Monza, independente se é com ou sem AC.
Se for isso mesmo, o funcionamento da ventoinha do amigo ricardorick32 está perfeito.
Infelizmente não consigo baixar o CEPChev, simplesmente não abre o link para download...
Até mais.
Se for isso mesmo, o funcionamento da ventoinha do amigo ricardorick32 está perfeito.
Infelizmente não consigo baixar o CEPChev, simplesmente não abre o link para download...
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