[dúvida] Funcionamento do eletro-ventilador
- mello3
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Mensagens: 1611
- Registrado em: 27 Out 2007, 00:51
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
[dúvida] Funcionamento do eletro-ventilador
Estou em dúvida se essa condição que vou descrever abaixo é normal:
Com a temperatura acima da marca azul (abaixo disso não ocorre), desligo o carro em algum lugar que eu pare, após dar a partida, o eletro-ventilador já aciona, fica uns poucos segundos ligado e desliga na sequência.
No carro do meu pai (um GLS 95 sem A/C) isso não ocorre.
Essa situação é normal ou tenho algum problema?
Com a temperatura acima da marca azul (abaixo disso não ocorre), desligo o carro em algum lugar que eu pare, após dar a partida, o eletro-ventilador já aciona, fica uns poucos segundos ligado e desliga na sequência.
No carro do meu pai (um GLS 95 sem A/C) isso não ocorre.
Essa situação é normal ou tenho algum problema?
---
Atual Ford Ranger Limited 2020 3.2 Branca Diesel
Ex Monza SL/E 1992 2.0 Vermelho Álcool
Ex Monza SL/E 1987 1.8 Azul Álcool
Ex Monza GLS 1995 2.0 Azul Álcool
Ex Monza SL/E 1986 1.8 Vermelho Álcool
Atual Ford Ranger Limited 2020 3.2 Branca Diesel
Ex Monza SL/E 1992 2.0 Vermelho Álcool
Ex Monza SL/E 1987 1.8 Azul Álcool
Ex Monza GLS 1995 2.0 Azul Álcool
Ex Monza SL/E 1986 1.8 Vermelho Álcool
-
- MODERADOR
- Mensagens: 7320
- Registrado em: 07 Fev 2008, 13:56
- Cidade: Goiânia
- Estado: Goiás-GO
- Modelo: Não tenho Monza :(
Re: [dúvida] Funcionamento do eletro-ventilador
Mello3, pode estar acontecendo o seguinte:
Talvez, quando vc desligou o carro, a ventoinha estava próxima de disparar. Daí, como o motor está quente, a água continua a absorver a caloria do motor, e quando vc funciona novamente o motor, a ventoinha dispara.
Isso acontece comigo. Chega a alguns casos a acender a 3ª barrinha amarela da temp.
A dica é que vc espere a ventoinha desarmar antes de desligar o motor.
[ON]Por acaso o ponteiro da temp. chega na marca no meio da escala? Se não, pode ser que o sensor de temp. do painel esteja com problemas. Antes de trocar o do meu carro, o ponteiro mal saía do azul (usava painel analógico na época, obviamente :smt021 :smt017 ).
Até mais.
Talvez, quando vc desligou o carro, a ventoinha estava próxima de disparar. Daí, como o motor está quente, a água continua a absorver a caloria do motor, e quando vc funciona novamente o motor, a ventoinha dispara.
Isso acontece comigo. Chega a alguns casos a acender a 3ª barrinha amarela da temp.
A dica é que vc espere a ventoinha desarmar antes de desligar o motor.
[ON]Por acaso o ponteiro da temp. chega na marca no meio da escala? Se não, pode ser que o sensor de temp. do painel esteja com problemas. Antes de trocar o do meu carro, o ponteiro mal saía do azul (usava painel analógico na época, obviamente :smt021 :smt017 ).
Até mais.
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
- mello3
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Mensagens: 1611
- Registrado em: 27 Out 2007, 00:51
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: [dúvida] Funcionamento do eletro-ventilador
José, ambos os sensores são novos e a temperatura marca corretamente.
Não é o caso da temperatura estar perto de disparar ele, porque isso acontece mesmo que tenha acabado de sair da marca azul.
[]´s
Não é o caso da temperatura estar perto de disparar ele, porque isso acontece mesmo que tenha acabado de sair da marca azul.
[]´s
---
Atual Ford Ranger Limited 2020 3.2 Branca Diesel
Ex Monza SL/E 1992 2.0 Vermelho Álcool
Ex Monza SL/E 1987 1.8 Azul Álcool
Ex Monza GLS 1995 2.0 Azul Álcool
Ex Monza SL/E 1986 1.8 Vermelho Álcool
Atual Ford Ranger Limited 2020 3.2 Branca Diesel
Ex Monza SL/E 1992 2.0 Vermelho Álcool
Ex Monza SL/E 1987 1.8 Azul Álcool
Ex Monza GLS 1995 2.0 Azul Álcool
Ex Monza SL/E 1986 1.8 Vermelho Álcool
- Raphael Ventura
- Membro GLS (Nível 6)
- Mensagens: 698
- Registrado em: 25 Ago 2008, 10:07
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: [dúvida] Funcionamento do eletro-ventilador
simples... você, como eu, deve usar um cebolão do radiador de temperatura muito baixa... o meu aciona a ventuinha com 72º e desarma com 65º acho... o marcador ainda tá no azul, ou seja, sempre ligada... só que eu já comprei um cebolão que permita o motor esquentar mais pra tipo 82-74 (arma-desarma) faça o mesmo...
Raphael Ventura
[email protected]
Atual==>Monza Classic SE 92 2.0 M.P.F.I - P.D.
EX==> Monza Classic SE 90 2.0
Fotos do classic => http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=19428
http://www.youtube.com/watch?v=mrEXc_cDBW8
[email protected]
Atual==>Monza Classic SE 92 2.0 M.P.F.I - P.D.
EX==> Monza Classic SE 90 2.0
Fotos do classic => http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=19428
http://www.youtube.com/watch?v=mrEXc_cDBW8
- mello3
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Mensagens: 1611
- Registrado em: 27 Out 2007, 00:51
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: [dúvida] Funcionamento do eletro-ventilador
Não não....Raphael Ventura escreveu:simples... você, como eu, deve usar um cebolão do radiador de temperatura muito baixa... o meu aciona a ventuinha com 72º e desarma com 65º acho... o marcador ainda tá no azul, ou seja, sempre ligada... só que eu já comprei um cebolão que permita o motor esquentar mais pra tipo 82-74 (arma-desarma) faça o mesmo...
Meu carro não tem interruptor térmico. O eletro é controlado pela central da IE.
[]´s
---
Atual Ford Ranger Limited 2020 3.2 Branca Diesel
Ex Monza SL/E 1992 2.0 Vermelho Álcool
Ex Monza SL/E 1987 1.8 Azul Álcool
Ex Monza GLS 1995 2.0 Azul Álcool
Ex Monza SL/E 1986 1.8 Vermelho Álcool
Atual Ford Ranger Limited 2020 3.2 Branca Diesel
Ex Monza SL/E 1992 2.0 Vermelho Álcool
Ex Monza SL/E 1987 1.8 Azul Álcool
Ex Monza GLS 1995 2.0 Azul Álcool
Ex Monza SL/E 1986 1.8 Vermelho Álcool
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Mensagens: 17766
- Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
- Cidade: SAO PAULO
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: [dúvida] Funcionamento do eletro-ventilador
O original deve ligar com 92ºC e desligar com 85ºC.Raphael Ventura escreveu:simples... você, como eu, deve usar um cebolão do radiador de temperatura muito baixa... o meu aciona a ventuinha com 72º e desarma com 65º acho... o marcador ainda tá no azul, ou seja, sempre ligada... só que eu já comprei um cebolão que permita o motor esquentar mais pra tipo 82-74 (arma-desarma) faça o mesmo...
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
- Membro GL (Nível 2)
- Mensagens: 190
- Registrado em: 26 Jan 2008, 13:12
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: [dúvida] Funcionamento do eletro-ventilador
Xará,Carlos A. Freire escreveu:O original deve ligar com 92ºC e desligar com 85ºC.Raphael Ventura escreveu:simples... você, como eu, deve usar um cebolão do radiador de temperatura muito baixa... o meu aciona a ventuinha com 72º e desarma com 65º acho... o marcador ainda tá no azul, ou seja, sempre ligada... só que eu já comprei um cebolão que permita o motor esquentar mais pra tipo 82-74 (arma-desarma) faça o mesmo...
Abs,
Carlos Freire
O cebolão do monza 88 com ar condicionado é a mesma temperatura? Liga em 92 e desliga em 85?
abraço.
DURRA.
EX-MONZA CLASSIC SE 88 COMPLETO
EX-MONZA SL/E 89 COMPLETO
A PROCURA DE UM AUTOMÁTICO
EX-MONZA CLASSIC SE 88 COMPLETO
EX-MONZA SL/E 89 COMPLETO
A PROCURA DE UM AUTOMÁTICO
-
- MODERADOR
- Mensagens: 2409
- Registrado em: 01 Fev 2007, 20:44
- Cidade: CERQUILHO
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1995
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: [dúvida] Funcionamento do eletro-ventilador
Eita, eu conectei meu monza no scanner e a ventoinha liga na 2a velocidade somente aos 101°C, e desliga aos 85°C :smt017
Também ocorre de desligar o carro, caso eu ligue dentro de uns minutos a ventoinha já dispara a 2a Velocidade.
Deve ser motor novo ocorre isso. Pois antes de fazer motor raramente meu ligava o 2° Estágio.
Também ocorre de desligar o carro, caso eu ligue dentro de uns minutos a ventoinha já dispara a 2a Velocidade.
Deve ser motor novo ocorre isso. Pois antes de fazer motor raramente meu ligava o 2° Estágio.
2021-Monza GLS 94/95 2.0 efi Vermelho goya
2019-VW Santana 1996 2.0 EECIV Vermelho
2018- (rip) Monza Classic SE 1992/1993 Automatic Vermelho Maiorca 2.0 EFI Gasolina
2010-2019 Monza SL/E 2.0 MPFI 1992 Vermelho Ciprius Gasolina
2015-2018 Monza GLS 1994/1995 Preto Liszt 2.0 EFI Alcool
2005-2009 Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS Azul Strauss
1992-1998 (Familia)Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool Completo + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet.
2019-VW Santana 1996 2.0 EECIV Vermelho
2018- (rip) Monza Classic SE 1992/1993 Automatic Vermelho Maiorca 2.0 EFI Gasolina
2010-2019 Monza SL/E 2.0 MPFI 1992 Vermelho Ciprius Gasolina
2015-2018 Monza GLS 1994/1995 Preto Liszt 2.0 EFI Alcool
2005-2009 Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS Azul Strauss
1992-1998 (Familia)Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool Completo + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet.