[dúvida] Funcionamento do eletro-ventilador

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
Avatar do usuário
mello3
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1611
Registrado em: 27 Out 2007, 00:51
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

[dúvida] Funcionamento do eletro-ventilador

Mensagem não lida por mello3 »

Estou em dúvida se essa condição que vou descrever abaixo é normal:

Com a temperatura acima da marca azul (abaixo disso não ocorre), desligo o carro em algum lugar que eu pare, após dar a partida, o eletro-ventilador já aciona, fica uns poucos segundos ligado e desliga na sequência.

No carro do meu pai (um GLS 95 sem A/C) isso não ocorre.

Essa situação é normal ou tenho algum problema?
---
Atual Ford Ranger Limited 2020 3.2 Branca Diesel
Ex Monza SL/E 1992 2.0 Vermelho Álcool
Ex Monza SL/E 1987 1.8 Azul Álcool
Ex Monza GLS 1995 2.0 Azul Álcool
Ex Monza SL/E 1986 1.8 Vermelho Álcool
José Leal
MODERADOR
Mensagens: 7320
Registrado em: 07 Fev 2008, 13:56
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: [dúvida] Funcionamento do eletro-ventilador

Mensagem não lida por José Leal »

Mello3, pode estar acontecendo o seguinte:

Talvez, quando vc desligou o carro, a ventoinha estava próxima de disparar. Daí, como o motor está quente, a água continua a absorver a caloria do motor, e quando vc funciona novamente o motor, a ventoinha dispara.

Isso acontece comigo. Chega a alguns casos a acender a 3ª barrinha amarela da temp.

A dica é que vc espere a ventoinha desarmar antes de desligar o motor.

[ON]Por acaso o ponteiro da temp. chega na marca no meio da escala? Se não, pode ser que o sensor de temp. do painel esteja com problemas. Antes de trocar o do meu carro, o ponteiro mal saía do azul (usava painel analógico na época, obviamente :smt021 :smt017 ).

Até mais.
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
Avatar do usuário
mello3
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1611
Registrado em: 27 Out 2007, 00:51
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: [dúvida] Funcionamento do eletro-ventilador

Mensagem não lida por mello3 »

José, ambos os sensores são novos e a temperatura marca corretamente.

Não é o caso da temperatura estar perto de disparar ele, porque isso acontece mesmo que tenha acabado de sair da marca azul.

[]´s
---
Atual Ford Ranger Limited 2020 3.2 Branca Diesel
Ex Monza SL/E 1992 2.0 Vermelho Álcool
Ex Monza SL/E 1987 1.8 Azul Álcool
Ex Monza GLS 1995 2.0 Azul Álcool
Ex Monza SL/E 1986 1.8 Vermelho Álcool
Avatar do usuário
Raphael Ventura
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 698
Registrado em: 25 Ago 2008, 10:07
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: [dúvida] Funcionamento do eletro-ventilador

Mensagem não lida por Raphael Ventura »

simples... você, como eu, deve usar um cebolão do radiador de temperatura muito baixa... o meu aciona a ventuinha com 72º e desarma com 65º acho... o marcador ainda tá no azul, ou seja, sempre ligada... só que eu já comprei um cebolão que permita o motor esquentar mais pra tipo 82-74 (arma-desarma) faça o mesmo...
Raphael Ventura
[email protected]
Atual==>Monza Classic SE 92 2.0 M.P.F.I - P.D.
EX==> Monza Classic SE 90 2.0
Fotos do classic => http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=19428
http://www.youtube.com/watch?v=mrEXc_cDBW8
Avatar do usuário
mello3
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1611
Registrado em: 27 Out 2007, 00:51
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: [dúvida] Funcionamento do eletro-ventilador

Mensagem não lida por mello3 »

Raphael Ventura escreveu:simples... você, como eu, deve usar um cebolão do radiador de temperatura muito baixa... o meu aciona a ventuinha com 72º e desarma com 65º acho... o marcador ainda tá no azul, ou seja, sempre ligada... só que eu já comprei um cebolão que permita o motor esquentar mais pra tipo 82-74 (arma-desarma) faça o mesmo...
Não não....

Meu carro não tem interruptor térmico. O eletro é controlado pela central da IE.

[]´s
---
Atual Ford Ranger Limited 2020 3.2 Branca Diesel
Ex Monza SL/E 1992 2.0 Vermelho Álcool
Ex Monza SL/E 1987 1.8 Azul Álcool
Ex Monza GLS 1995 2.0 Azul Álcool
Ex Monza SL/E 1986 1.8 Vermelho Álcool
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17766
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: [dúvida] Funcionamento do eletro-ventilador

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Raphael Ventura escreveu:simples... você, como eu, deve usar um cebolão do radiador de temperatura muito baixa... o meu aciona a ventuinha com 72º e desarma com 65º acho... o marcador ainda tá no azul, ou seja, sempre ligada... só que eu já comprei um cebolão que permita o motor esquentar mais pra tipo 82-74 (arma-desarma) faça o mesmo...
O original deve ligar com 92ºC e desligar com 85ºC.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Carlos Durra
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 190
Registrado em: 26 Jan 2008, 13:12
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: [dúvida] Funcionamento do eletro-ventilador

Mensagem não lida por Carlos Durra »

Carlos A. Freire escreveu:
Raphael Ventura escreveu:simples... você, como eu, deve usar um cebolão do radiador de temperatura muito baixa... o meu aciona a ventuinha com 72º e desarma com 65º acho... o marcador ainda tá no azul, ou seja, sempre ligada... só que eu já comprei um cebolão que permita o motor esquentar mais pra tipo 82-74 (arma-desarma) faça o mesmo...
O original deve ligar com 92ºC e desligar com 85ºC.

Abs,

Carlos Freire
Xará,
O cebolão do monza 88 com ar condicionado é a mesma temperatura? Liga em 92 e desliga em 85?
abraço.
DURRA.

EX-MONZA CLASSIC SE 88 COMPLETO
EX-MONZA SL/E 89 COMPLETO
A PROCURA DE UM AUTOMÁTICO
Marcel Murai
MODERADOR
Mensagens: 2409
Registrado em: 01 Fev 2007, 20:44
Cidade: CERQUILHO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: [dúvida] Funcionamento do eletro-ventilador

Mensagem não lida por Marcel Murai »

Eita, eu conectei meu monza no scanner e a ventoinha liga na 2a velocidade somente aos 101°C, e desliga aos 85°C :smt017
Também ocorre de desligar o carro, caso eu ligue dentro de uns minutos a ventoinha já dispara a 2a Velocidade.
Deve ser motor novo ocorre isso. Pois antes de fazer motor raramente meu ligava o 2° Estágio.
2021-Monza GLS 94/95 2.0 efi Vermelho goya
2019-VW Santana 1996 2.0 EECIV Vermelho
2018- (rip) Monza Classic SE 1992/1993 Automatic Vermelho Maiorca 2.0 EFI Gasolina
2010-2019 Monza SL/E 2.0 MPFI 1992 Vermelho Ciprius Gasolina
2015-2018 Monza GLS 1994/1995 Preto Liszt 2.0 EFI Alcool
2005-2009 Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS Azul Strauss
1992-1998 (Familia)Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool Completo + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet.
Responder