O retrovisor com regulagem eletrônica é uma peça delicada e necessita manutenção de tempos em tempos, visando remover as sujeiras que se acumulam e também impedir a oxidação de componentes. Este tipo de retrovisor é item de série em modelos mais completos de Monza, como os Classic, 500EF, GLS, entre outros.
Apresento um tutorial passo-a-passo de como remover o retrovisor e chegar até os componentes internos para efetuar uma limpeza.
1. Primeiramente, você deve deslocar o retrovisor puxando-o para frente ou para trás. Ele é fixado sob pressão, por duas presilhas de aço. Puxe-os com cuidado para evitar que alguma peça se quebre. Abaixo está destacada a presilha de aço na parte inferior. Depois de solto, puxe cuidadosamente o retrovisor para baixo, soltando a haste de metal que o prende à base.
![Imagem](http://i229.photobucket.com/albums/ee179/alexvirtualboy/DSC00362Small.jpg)
2. Você deve utilizar uma faquinha para cortar a fita dupla-face que fixa o espelho na base plástica. Va puxando o espelho e cortando por baixo, com cuidado, conforme indica a foto a seguir. Trate de conseguir mais um pedaço de fita dupla face para fixa-lo novamente depois.
![Imagem](http://i229.photobucket.com/albums/ee179/alexvirtualboy/DSC00372Small.jpg)
3. Após removido o espelho, você tem acesso ao motor de controle. Ele é fixado por 4 parafusos ao fundo. Na foto abaixo, os dois parafusos do lado direito já foram removidos, restando os dois do lado esquerdo.
![Imagem](http://i229.photobucket.com/albums/ee179/alexvirtualboy/DSC00373Small.jpg)
4. Depois de soltar todos parafusos, puxe todo "miolo" com jeito, para solta-lo da carcaça do retrovisor. Cuidado para não perder uma mola que tem ao fundo, abaixo do motor. Preste atenção para saber montar tudo novamente depois.
![Imagem](http://i229.photobucket.com/albums/ee179/alexvirtualboy/DSC00375Small.jpg)
5. Na base do retrovisor que ainda está presa no carro, solte os parafusos philips que ficam dentro dos orifícios, um acima e um abaixo.
![Imagem](http://i229.photobucket.com/albums/ee179/alexvirtualboy/DSC00377Small.jpg)
6. Após removida esta última peça, você tem acesso completo à base do retrovisor.
![Imagem](http://i229.photobucket.com/albums/ee179/alexvirtualboy/DSC00378Small.jpg)
7. Se você estiver fazendo somente uma limpeza, e tudo estiver funcionando perfeitamente, o seu trabalho encerra-se aqui... basta fazer a limpeza completa nos componentes e montar tudo novamente. Nas fotos você pode notar a grande quantidade de sujeira que se acumula com o tempo, e também algumas partes metálicas oxidadas que necessitam uma manutenção para evitar que se estraguem de vez.
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Manutenção no motor elétrico de regulagem do retrovisor externo:
Se o seu motor de regulagem não estiver funcionando, é necessário remove-lo para realizar testes ou até mesmo manutenção do mesmo. Se não tiver o conhecimento de eletrônica necessário, encontre o profissional adequado para fasê-lo.
Para remover o motor, corte os fios próximos ao chicote, deixando um pedaço para solda-los novamente depois. Preferi cortar os fios nesta etapa para evitar retirar o chicote por completo, necessitando abrir o forro interno da porta. A ordem de conexão dos fios está escrita (em inglês) na peça plástica que prende o motor, cuidado para não conectar de forma errada:
Brown = marrom
Blue = Azul
White = Branco
Black = Preto.
![Imagem](http://i229.photobucket.com/albums/ee179/alexvirtualboy/DSC00376Small.jpg)
Depois de removido o motor, basta efetuar a manutenção e conecta-lo novamente.
Verifique também (utilizando um multímetro) se o botão e o chicote estão funcionando. Talvez o problema não seja no motor.
Espero que seja útil! Boa sorte e boa diversão!!
Um abraço!
Alex.