Ar condicionado congelando

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
Avatar do usuário
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3532
Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
Cidade: CAMPINAS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Ar condicionado congelando

Mensagem não lida por tyo »

Luiz Carlos (Rio) escreveu: 24 Dez 2022, 09:09 Ramirez escreveu:
Se a válvula de expansão não estivesse presente o ar simplesmente não funcionaria, toda a mágica ocorre justamente por causa dela.
Ramirez

O sistema de ar condicionado do Monza não possui válvula de expansão. Como eu escrevi lá em cima, ele possui um restritor chamado tubo de expansão e popularmente chamado de válvula palito ou válvula caneta ou canetinha.
O princípio de funcionamento do tubo de expansão é totalmente diferente do de uma válvula de expansão.

Estude mais sobre os assuntos antes de vir aqui desmentir postagens dos outros.

Abraços
A função do tubo ou da válvula é a mesma Luiz, expandir o fluido pressurizado que vai estar em forma liquida e quando se expande passa para forma gasosa. Essa expansão faz o fluido perder calor no evaporador e essa é a mágica do ar condicionado. Realmente o amigo está correto, sem o tubo de expansão o ar condicionado não gela.
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4219
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Ar condicionado congelando

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

tyo escreveu:
é a perda de pressão do gás, se expandindo, que faz ele ficar gelado
No sistema de ar condicionado do Monza não há uma válvula de expansão, e sim um tubo de expansão.
Esse tubo nada mais é do que um tubinho com alguns orifícios.
Esse tubo restringe a passagem do gás ou fluído, fazendo com que a pressão diminua. Como se trata de um gás, diminuindo a pressão, o fluido passa para o estado gasoso. Não é a expansão do fluido que faz ele se tornar gelado, é a mudança de estado, de líquido para gasoso.
Válvula de expansão
v, de expansão.jpg
Tubo de expansão ou válvula palito ou válvula caneta ou canetinha ou ainda tubo capilar.
v. caneta.jpg
No caso da latinha, que eu nunca notei, deve ser outro fator, pois dentro de nenhuma lata de refrigerante há gás em estado líquido. Latinha nenhuma suportaria a pressão necessária para liquefazer qualquer gás, mesmo se fosse o GLP, que se liquefaz a baixas pressões. Por isso os botijões de GLP são aquelas latas toda amassadas.

Abs
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Editado pela última vez por Luiz Carlos (Rio) em 24 Dez 2022, 10:17, em um total de 1 vez.
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4219
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Ar condicionado congelando

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

a função do tubo ou da valvula é a mesma Luiz
Tyo

Eu só afirmei que o sistema de ar condicionado do Monza não possui válvula de expansão. Em nenhum momento eu disse que não há nenhum outro componente destinado a evaporar o fluido dentro do evaporador da cabine.
Talvez minha observação sobre o sistema funcionar sem o tubo de expansão não tenha sido feliz, mas válvula de expansão eu conheço bem, eu mesmo instalei ar condicionado num Chevette, e o sistema que eu instalei possuía válvula de expansão.

Ratificando: Nem tudo que faz a mesma coisa tem o mesmo nome. No caso em questão, uma válvula de expansão é algo muito mais elaborado que um tubo com furos. A válvula atua na regulação perfeita da evaporação, já que ela tem um comando e sua abertura é variável.

Meu Monza não tem discos de freio nas rodas traseiras. Mas eu posso dizer que tem, já que tem um outro sistema lá atrás que faz a mesma coisa, frear as rodas?

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
RAMIREZ
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 72
Registrado em: 06 Dez 2009, 16:12
Cidade: Nova Iguaçu
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza SL
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Re: Ar condicionado congelando

Mensagem não lida por RAMIREZ »

Luiz Carlos meu amigo me perdoe por algo que não tenha sido dito da maneira correta, eu me referia justamente a essa canetinha que tem no nosso sistema de ar cond, eu jamais iria desrespeitar qualquer um aqui no fórum, peço desculpa de coração. Tmj.
Avatar do usuário
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3532
Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
Cidade: CAMPINAS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Ar condicionado congelando

Mensagem não lida por tyo »

Luiz Carlos (Rio) escreveu: 24 Dez 2022, 09:40
a função do tubo ou da valvula é a mesma Luiz
Tyo

Eu só afirmei que o sistema de ar condicionado do Monza não possui válvula de expansão. Em nenhum momento eu disse que não há nenhum outro componente destinado a evaporar o fluido dentro do evaporador da cabine.
Talvez minha observação sobre o sistema funcionar sem o tubo de expansão não tenha sido feliz, mas válvula de expansão eu conheço bem, eu mesmo instalei ar condicionado num Chevette, e o sistema que eu instalei possuía válvula de expansão.

Ratificando: Nem tudo que faz a mesma coisa tem o mesmo nome. No caso em questão, uma válvula de expansão é algo muito mais elaborado que um tubo com furos. A válvula atua na regulação perfeita da evaporação, já que ela tem um comando e sua abertura é variável.

Meu Monza não tem discos de freio nas rodas traseiras. Mas eu posso dizer que tem, já que tem um outro sistema lá atrás que faz a mesma coisa, frear as rodas?

Abs
Você não pode dizer que tem freio a disco na traseira, mas pode dizer que tem freiio, já que o tambor cumpre a mesma função do disco, e foi isso que eu disse que a válvula ou o tubo faz a mesma função de expandir o gás. Em momento nenhum falei que válvula ou tubo era a mesma coisa, basta reler minha mensagem. E também não disse que o desodorante ficava líquido só disse que com a diferença de pressão entre a latinha e a atmosfera faz o gas gelar quando ele sai, e com toda certeza você estava errado em falar que o sistema funcionaria sem o tubo, porquê não funcionaria simples assim.
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Ar condicionado congelando

Mensagem não lida por dutra s a »

tyo escreveu: 24 Dez 2022, 09:10
dutra s a escreveu: 24 Dez 2022, 01:51 Tenho uma pergunta:

Estando o sistema do ar condcionando em ordem e ligando ele, qual a razão do compressor ser desarmado estando o carro parado ou andando?
Depende muito, no Monza EFI quem comanda o compressor é a ECU. Então, ela pode desarmar ele se vc pisar fundo no acelerador e ela entender que vc precisa de toda a potência do motor, além de desarmar ele quanto o pressostato de alta mandar por conta que a pressão já está alta, ai varia bastante mas é normal armar e desarmar.
tyo, as válvulas de serviço do sistema do ar entram em ação em muitas variantes e não apenas ao meter o pé no fundo, rsrsr,! É muito relativo, sob temperatura externa, cofre do motor... quando acontece o corte do compressor a UCE já tem no mapa a situação que deve comandar, se necessário , como por exemplo o corte ou acionamento da ventilação alta e baixa da ventoinha e, o corte e acionamento do compressor.

A caneta que muitos dizem válvula de expansão, é chamada de expansão por conta que quando o gás sai numa ponta, ela é um jato por conta da demanda de pressão do compressor e expandir de melhor forma na evaporador, e por ter uma passagem (tubinho), se não me engano de 1mm. No caso da tela é mais por conta de evitar entrar e entupir ou sair sujeira formada pelo óleo, que também pode fazer ocorrer alta pressão e cortar também o compressor, e no meu ver, acredito que ocorre congelamento sim, em razão dessa passagem de apenas 1mm.

Um exemplo:
No inverno ligue o ar condicionado com capô aberto, se o ambiente por volta da tubulação estiver frio ou fresco, logo irá ver o desrame do compressor e provavelmente irá ver só a ventilação baixa da ventoinha.
Do contrário, mesmo no frio e por conta do cofre estar bem quente, pode ser acionado a ventilação alta até o sistema chegar numa pressão onde essa alta ventilacão vai ser cortada, ressaltando que ainda assim varia da temperatura da água do motor, pois como eu disse, o mapa da injecão tem todas variantes, e como regra perceptivel, sempre é desramado a ventilação alta antes se necessário cortar o compressor, por conta das válvulas de serviço.

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Responder