Monza Engasgando em baixa rotação não aguento mais.

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
RappeR
Membro SR (Ní­vel 4)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Monza Engasgando em baixa rotação não aguento mais.

Mensagem não lida por RappeR »

Bom dia galera...monza efi alcool 92

O Monza está falhando bastante quando frio, melhora um pouco quando quente temp prox do meio, mas ainda assim falha, principalmente em subidas como se estivesse com 1 vela queimada, fica estourando e dando trancos, falhando bastante.
As velas e cabos são novos e tem pouco mais de 3 meses. Já foi medido resistência de cabos e velas. 2 cabos estavam ruins e já tinha percebido fuga de corrente. Comprei cabos novos verifiquei, fuga não existe mais, mas problema continua. Tirei as velas fiz limpeza e sintoma continua. Medi a bobina impulsora e está OK, dentro de 800 a 900. Porém, percebi ela um pouco desgastada. Testei outra bobina de ignição e continua. O módulo HEI foi testado e os valores estão OK. A bomba de combustível é nova, o pre filtro e filtro de combustível foram trocados a 5 meses atrás. Enfim, as vezes ele response bem, mas 80% não, principalmente quando frio.
Seguem as fotos das velas, elas estão na sequencia 1°, 3°, 4°. Tirei só do 1°, 3° e 4° cilindro, pq a vela do 2° da ultima vez q troquei tive dificuldades em rosquear, parece ter comido um pouco a rosca do cabeçote entrando torta e acertando no final, por isso evitei retirar.

1° cilindro: https://uploaddeimagens.com.br/imagens/ejvTVQY

Percebo um negocio dentro do buraco do primeiro cilindro q nao vi nos outros..

3° cilindro:
https://uploaddeimagens.com.br/imagens/W7fiwjU

4° cilindro:
https://uploaddeimagens.com.br/imagens/orw8BQ0

Velas sujas: https://uploaddeimagens.com.br/imagens/jV8ELiw

Velas limpas:
https://uploaddeimagens.com.br/imagens/VNvl3oo

O problema me parece ter começado aparecer alguns dias depois de tentar arrumar o injetor de gasolina, que nesse tempo foi injetado 1 reservatório e meio para o TBI, sem eu perceber assim afogando o carro e não pegava mais. Vi até fogo subindo nesses tempos no TBI, mas isso passou arrumei o injetor, mas agr esse problema que parece ter vindo dias depois disso.
Nao tenho dificuldade em partida, mas qnd ligo pela manha ele ja funciona em baixa rotacao 800, 900rpm econometro oscilando, apos 1, 2 min fica em 1100rpm e depois de uns 4min ela estabiliza em 900rpm como sempre foi. Mas lembro q a primeira partida sempre ficava em 1300, 1400rpm ate esquentar um pouco e estabilizar, mas hj em dia raro acontecer isso.. Sei que vão pedir para fazer teste de vazão, pressão, estanqueidade, tempo de injeção... Mas no momento estou sem grana para levar o carro no mecânico, então se tiverem algo em mente do q possa ser para resolver, eu agradeço...
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Modelo: Monza GLS
Ano: 1994

Mensagem não lida por dutra s a »

Aqui você acha muitas soluções. Dá uma pesquisada que acha.

Eu ja tive esses problemas, porém o mesmo sintoma tinha relação com bastante coisa.

O MAP com problemas ou a mangueira dele entupida ou quebrada dando entrada de ar falso, mangueiras de vácuo com ar falso , sensor de temperatura de água (CTS) ruim, aterramentos ruins, principalmente da ECU, válvula solenoide de gasolina travada aberta ou quase aberta, deixando entrar gasolina, válvula Thermac dando passagem de ar falso.

Tente fazer o diagnóstico AB na ECU estando com o motor bem quente, como normalmente em dia de trânsito e vê se aparece algum código piscante no painel. Aqui no fórum você acha como fazer e é muito fácil.

Tente limpar o motor para nao dar problemas com aterramentos etc, pois pelas fotos tem muita sujeira, o meu quando dava estouros era impulsora ou HEI ou ainda, tomadas de conectores com folga dando mau contato em vibrações, que também vale para os terminais de bateria com folga ou com mau contato. A bobina de ignição ou funciona ou não, não costuma ter meio termo.

O bico dando passagem de combustível a mais do que deve o carro fica ruim de andar como se tivesse sem a válvula termostatica (amarrado), sem ter estanqueidade adequada.

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
RappeR
Membro SR (Ní­vel 4)

Dutra obrigado pelas informações... Voltei as velas antigas que ficou no carro uns 2 anos e ficou bom. Então provável que dessas velas novas que usei quase 3 meses, algumas delas estão com problemas. Mas não entendo tanto visualmente como resistência de todas estão boas. Vou testar uma por uma no carro para saber qual esta ruim. O q acabou dando problema foi uns 2 cabos que tbm eram novos, comprei junto com as velas, só q os cabos deram problemas pq a bateria n está bem encaixada e ficava caindo em cima do distribuidor. Ai pergunto, cabo ruim causa problema na vela tbm?

Edit: estava vendo as velas antigas sao BPR6EY e as novas sao BPR7ED. Essa primeira é aplicação antiga e mudaram?
RappeR
Membro SR (Ní­vel 4)

Testei as velas e aparentemente a do 4° cilindro estava ruim, estranho a resistência está em 4.70. Acabei ficando com 3, BPR7ED e 1 BPR5EY no 1° cilindro q esta com 3.19 de resistência... Em fim, está andando muito bem agora como antes...
Obrigado.
Carlos A. Freire
MODERADOR
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Essas velas que citou, todas tem grau térmico diferentes, e assim, aplicações para diferentes motores.
A BPR5EY tem aplicação indicada ao Monza movido a gasolina e a BPR7ED ao Monza movido a álcool. A BPR5EY não tem aplicação ao Monza.

O problema gerado pela bateria nos cabos de velas não devem danificar as velas.
As velas nem sempre estragam alterando resistência, tem a vedação, problemas de fuga de corrente, arco voltaico, sujeira nos eletrodos... Por isso na dúvida melhor trocar o jogo de velas. O mesmo ocorre com cabos de velas. Se tiver um osciloscópio automotivo com devidos cabos para alta tensão, pode se testar o funcionamento de velas e cabos. Desta forma, troca as peças ou não, mas com base tecnica de estarem boas ou ruins.
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
RappeR
Membro SR (Ní­vel 4)

Carlos A. Freire escreveu: 03 Jul 2020, 22:17 Essas velas que citou, todas tem grau térmico diferentes, e assim, aplicações para diferentes motores.
A BPR5EY tem aplicação indicada ao Monza movido a gasolina e a BPR7ED ao Monza movido a álcool. A BPR5EY não tem aplicação ao Monza.

O problema gerado pela bateria nos cabos de velas não devem danificar as velas.
As velas nem sempre estragam alterando resistência, tem a vedação, problemas de fuga de corrente, arco voltaico, sujeira nos eletrodos... Por isso na dúvida melhor trocar o jogo de velas. O mesmo ocorre com cabos de velas. Se tiver um osciloscópio automotivo com devidos cabos para alta tensão, pode se testar o funcionamento de velas e cabos. Desta forma, troca as peças ou não, mas com base tecnica de estarem boas ou ruins.
Bom dia...
Entendi Carlos. Então n vou poder usar essa vela do primeiro cilindro BPR5EY... Estranho ter essa vela aqui pq meu carro é alcool e n entendi tbm pq funcionou tão bem... Quais os riscos de deixar essa única vela?

Tenho uma BPR6EY aqui tbm e uma Bosch SP34 Super Plus WR6DC+. Só q a Bosch está com 2 listras pretas ao redor em baixo... Posso substituir por alguma dessas 2 por enquanto?

Obrigado.
Carlos A. Freire
MODERADOR
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Bom dia RappeR.

O problema é que corre o risco de derretimento de eletrodos, motor grilar em alguns casos de inversão ou erro de aplicação de grau térmico. Vai depender do motor, combustível e compressão dos cilindros.
A recomendação é de usar as 4 velas iguais e mesmo tempo de uso.
Não me lembro de cabeça a tabela de uso de velas Bosch para o Monza, pois não aplico velas dessa fabricante nos meus carros. Sei que é invertido a numeração de grau térmico em relação a NGK.
Para motor álcool do Monza, o grau térmico 6 (NGK) é melhor do que 5, está mais próximo. Mas se ainda não sentiu nem um sintoma anormal, espere e depois coloque aplicação correta em todos cilindros.
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
RappeR
Membro SR (Ní­vel 4)

Carlos A. Freire escreveu: 04 Jul 2020, 05:09 Bom dia RappeR.

O problema é que corre o risco de derretimento de eletrodos, motor grilar em alguns casos de inversão ou erro de aplicação de grau térmico. Vai depender do motor, combustível e compressão dos cilindros.
A recomendação é de usar as 4 velas iguais e mesmo tempo de uso.
Não me lembro de cabea a tabela de uso de velas Bosch para o Monza, pois não aplico velas dessa fabricante nos meus carros. Sei que é invertido a numeração de grau térmico em relação a NGK.
Para motor álcool do Monza, o grau térmico 6 (NGK) é melhor do que 5, está mais próximo. Mas se ainda não sentiu nem um sintoma anormal, espere e depois coloque aplicação correta em todos cilindros.
Entendi, obrigado pelo esclarecimento. Só fico preocupado se vai prejudicar alguma coisa no motor, qnt a isso pode me trazer problemas com essa vela para motores gasolina no 1 cilindro?
Responder