Valores Estranhos TPS
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Re: Valores Estranhos TPS
Boa noite.
Comprei outro multimetro e fiz os testes, Testes feito com motor totalmente frio
Fio Marrom: 5V
Amarelo: 0,04V
Azul claro:
Borboleta fechada 0,51V
metade 1/2: 2,70V
Aberta: 4,43V
Sei que preciso fazer os testes com motor quente também, mas aparentemente sensor borboleta está ok?
Por acaso coloquei a mão no sensor atuador marcha lenta e o mesmo estava muito quente, e isso sem funcionar o carro apenas com contato ligado, o que pode estar errado?
Isso pode interferir no q eu estava dizendo de retirar o plug do sensor borboleta e a luz de injeção não acender, ou não tem nada a ver?
Comprei outro multimetro e fiz os testes, Testes feito com motor totalmente frio
Fio Marrom: 5V
Amarelo: 0,04V
Azul claro:
Borboleta fechada 0,51V
metade 1/2: 2,70V
Aberta: 4,43V
Sei que preciso fazer os testes com motor quente também, mas aparentemente sensor borboleta está ok?
Por acaso coloquei a mão no sensor atuador marcha lenta e o mesmo estava muito quente, e isso sem funcionar o carro apenas com contato ligado, o que pode estar errado?
Isso pode interferir no q eu estava dizendo de retirar o plug do sensor borboleta e a luz de injeção não acender, ou não tem nada a ver?
- Felipe Lichirgu
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Re: Valores Estranhos TPS
RappeR, boa noite.
Também, faça um teste no sensor (com o chicote desligado) da resistência ôhmica entre as duas pistas dele. Já tive defeito no TPS onde medindo a tensão não conseguia identificar, pois os valores em volts estavam "corretos".
Depois disso, aprendi que a forma mais eficaz (dentro das limitações domésticas) de testar a funcionalidade do sensor de posição de borboleta é medindo a resistência. Faça o teste com o multímetro em cima do sensor, somente. Anote o valor com a borboleta em repouso, abre um pouco ela e feche. Novamente, veja se o valor é o mesmo. Repita isso, várias vezes, com aberturas maiores da borboleta e retornando ao descanso. Nesse primeiro teste, é imprescindível que o valor em (k)ohms seja sempre o mesmo, com uma variação mínima entre uma medição e outra - 0,05 (k)ohms, máx.
Em seguida, veja se há saltos ou interrupções no sinal na medida que abre e fecha a borboleta.
Vai por mim, esse teste é "tiro e queda!" Hahahahaha.
Obs: posta os resultados, para que possamos te ajudar a avaliar isso.
Também, faça um teste no sensor (com o chicote desligado) da resistência ôhmica entre as duas pistas dele. Já tive defeito no TPS onde medindo a tensão não conseguia identificar, pois os valores em volts estavam "corretos".
Depois disso, aprendi que a forma mais eficaz (dentro das limitações domésticas) de testar a funcionalidade do sensor de posição de borboleta é medindo a resistência. Faça o teste com o multímetro em cima do sensor, somente. Anote o valor com a borboleta em repouso, abre um pouco ela e feche. Novamente, veja se o valor é o mesmo. Repita isso, várias vezes, com aberturas maiores da borboleta e retornando ao descanso. Nesse primeiro teste, é imprescindível que o valor em (k)ohms seja sempre o mesmo, com uma variação mínima entre uma medição e outra - 0,05 (k)ohms, máx.
Em seguida, veja se há saltos ou interrupções no sinal na medida que abre e fecha a borboleta.
Vai por mim, esse teste é "tiro e queda!" Hahahahaha.
Obs: posta os resultados, para que possamos te ajudar a avaliar isso.
FelipeLichirgu
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Re: Valores Estranhos TPS
Boa noite, teste feito com sensor no tbi e chicote fora.Felipe Lichirgu escreveu: ↑19 Fev 2020, 21:22 RappeR, boa noite.
Também, faça um teste no sensor (com o chicote desligado) da resistência ôhmica entre as duas pistas dele. Já tive defeito no TPS onde medindo a tensão não conseguia identificar, pois os valores em volts estavam "corretos".
Depois disso, aprendi que a forma mais eficaz (dentro das limitações domésticas) de testar a funcionalidade do sensor de posição de borboleta é medindo a resistência. Faça o teste com o multímetro em cima do sensor, somente. Anote o valor com a borboleta em repouso, abre um pouco ela e feche. Novamente, veja se o valor é o mesmo. Repita isso, várias vezes, com aberturas maiores da borboleta e retornando ao descanso. Nesse primeiro teste, é imprescindível que o valor em (k)ohms seja sempre o mesmo, com uma variação mínima entre uma medição e outra - 0,05 (k)ohms, máx.
Em seguida, veja se há saltos ou interrupções no sinal na medida que abre e fecha a borboleta.
Vai por mim, esse teste é "tiro e queda!" Hahahahaha.
Obs: posta os resultados, para que possamos te ajudar a avaliar isso.
Sendo:
pino A = cinza
pino B = preto/amarelo
pino C = azul claro
fiz os testes na escala 20k ohms, seguem os resultados:
Ponta de prova negativa no pino B do sensor e ponta positiva no pino C = 2,60
Abri a borboleta 5x quase até o final e deixei em repouso, resultado = 2,65
Abri a borboleta 10x até o final e deixei em repouso, resultado = 2,67 só q foi caindo e estabilizou em 2,65
Abri mais uma vez só que muitas vezes em várias posições, deixei em repouso, resultado = 2,63
Borboleta totalmente aberta, resultado = 8,99
Ponta de prova negativa no pino B do sensor e ponta positiva no pino A, resultado = 7,99
Também fiz um vídeo com a borboleta em repouso e abrindo ela, segue:
https://www.youtube.com/watch?v=dqptgh1azdg
Qnd chega em 9,09 é ondo termino de abrir a borboleta toda, em seguida vou soltando ela aos poucos até chegar em repouso.
- Felipe Lichirgu
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Re: Valores Estranhos TPS
RappeR escreveu: ↑20 Fev 2020, 19:17Boa noite, teste feito com sensor no tbi e chicote fora.Felipe Lichirgu escreveu: ↑19 Fev 2020, 21:22 RappeR, boa noite.
Também, faça um teste no sensor (com o chicote desligado) da resistência ôhmica entre as duas pistas dele. Já tive defeito no TPS onde medindo a tensão não conseguia identificar, pois os valores em volts estavam "corretos".
Depois disso, aprendi que a forma mais eficaz (dentro das limitações domésticas) de testar a funcionalidade do sensor de posição de borboleta é medindo a resistência. Faça o teste com o multímetro em cima do sensor, somente. Anote o valor com a borboleta em repouso, abre um pouco ela e feche. Novamente, veja se o valor é o mesmo. Repita isso, várias vezes, com aberturas maiores da borboleta e retornando ao descanso. Nesse primeiro teste, é imprescindível que o valor em (k)ohms seja sempre o mesmo, com uma variação mínima entre uma medição e outra - 0,05 (k)ohms, máx.
Em seguida, veja se há saltos ou interrupções no sinal na medida que abre e fecha a borboleta.
Vai por mim, esse teste é "tiro e queda!" Hahahahaha.
Obs: posta os resultados, para que possamos te ajudar a avaliar isso.
Sendo:
pino A = cinza
pino B = preto/amarelo
pino C = azul claro
fiz os testes na escala 20k ohms, seguem os resultados:
Ponta de prova negativa no pino B do sensor e ponta positiva no pino C = 2,60
Abri a borboleta 5x quase até o final e deixei em repouso, resultado = 2,65
Abri a borboleta 10x até o final e deixei em repouso, resultado = 2,67 só q foi caindo e estabilizou em 2,65
Abri mais uma vez só que muitas vezes em várias posições, deixei em repouso, resultado = 2,63
Borboleta totalmente aberta, resultado = 8,99
Ponta de prova negativa no pino B do sensor e ponta positiva no pino A, resultado = 7,99
Também fiz um vídeo com a borboleta em repouso e abrindo ela, segue:
https://www.youtube.com/watch?v=dqptgh1azdg
Qnd chega em 9,09 é ondo termino de abrir a borboleta toda, em seguida vou soltando ela aos poucos até chegar em repouso.
TPS está OK, então! Pode considerar descartado algum problema nele.
Obs: As pequenas variações que você, aqui, relatou são, perfeitamente, admissíveis. Pois, o TPS é um potenciômetro linear com uma 'pista' que naturalmente terá alguma pequena variação em decorrência do desgaste normal de uso.
Obs2: Você fez o teste, certinho! Bem descrito. Parabéns
FelipeLichirgu
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Re: Valores Estranhos TPS
Boa tarde,
Sei q devo fazer o teste também com scanner e carro em movimento qnd estiver apresentando os problemas, mas enquanto não consigo no scanner vou testando com multimetro. Então por enquanto já posso descartar o sensor borboleta e partir pro Atuador de marcha lenta.
O teste no sensor atuador macha lenta é o mesmo procedimento? E pra fazer o teste deve sacar fora o TBI, ou da pra tirar com o TBI no lugar?
Alguém tbm sabe me dizer se é normal o atuador de marcha lenta 'esquentar' apenas com contato ligado? O meu está assim..
Edit
Saquei fora o atuador sem tirar o tbi, apesar de mto tempo sem mexer nessa parte parece limpo porem n sei se esta em boas condicoes, seguem como esta e os valores medidos com multimetro:


Posso jogar car80 por dentro do pino pra limpar?
Sendo:
B = branco/preto
A = branco/amarelo
C = azul claro/preto
D = azul claro/branco
B A C D
1 2 3 4
A e B = 53,6 ohms
C e D = 52,5 ohms
B e C = isolado
A e D = isolado
Qualquer termina e a carcaça = isolado
Faltou fazer o teste com o chicote conectado ao sensor, contato ligado. Irei providenciar
E faltou fazer esse abaixo que não entendi como se faz:
(1- Com a ignição ligada e o motor parado conecte a PONTA DE PROVA em cada uma das fases fios (azul claro/branco) (azul claro/preto) ,(branco/amarelo),(branco/preto). > Os leds deverão piscar alternadamente quando for dada a partida. Logo que o motor pegar)
Obrigado
Sei q devo fazer o teste também com scanner e carro em movimento qnd estiver apresentando os problemas, mas enquanto não consigo no scanner vou testando com multimetro. Então por enquanto já posso descartar o sensor borboleta e partir pro Atuador de marcha lenta.
O teste no sensor atuador macha lenta é o mesmo procedimento? E pra fazer o teste deve sacar fora o TBI, ou da pra tirar com o TBI no lugar?
Alguém tbm sabe me dizer se é normal o atuador de marcha lenta 'esquentar' apenas com contato ligado? O meu está assim..
Edit
Saquei fora o atuador sem tirar o tbi, apesar de mto tempo sem mexer nessa parte parece limpo porem n sei se esta em boas condicoes, seguem como esta e os valores medidos com multimetro:
Posso jogar car80 por dentro do pino pra limpar?
Sendo:
B = branco/preto
A = branco/amarelo
C = azul claro/preto
D = azul claro/branco
B A C D
1 2 3 4
A e B = 53,6 ohms
C e D = 52,5 ohms
B e C = isolado
A e D = isolado
Qualquer termina e a carcaça = isolado
Faltou fazer o teste com o chicote conectado ao sensor, contato ligado. Irei providenciar
E faltou fazer esse abaixo que não entendi como se faz:
(1- Com a ignição ligada e o motor parado conecte a PONTA DE PROVA em cada uma das fases fios (azul claro/branco) (azul claro/preto) ,(branco/amarelo),(branco/preto). > Os leds deverão piscar alternadamente quando for dada a partida. Logo que o motor pegar)
Obrigado
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Re: Valores Estranhos TPS
Bom dia,
Ontem como disse tirei fora o 'sensor atuador de marcha lenta' , depois de um tempo liguei ele no chicote dei o contato só q com o sensor fora do TBI e como eu já havia dito depois de alguns minutos ele começa esquentar. Deixei lá por um tempo uns 15 minutos com contato ligado e a mola se abriu sozinha... Devido a isso pode se condenar o sensor?

Ontem como disse tirei fora o 'sensor atuador de marcha lenta' , depois de um tempo liguei ele no chicote dei o contato só q com o sensor fora do TBI e como eu já havia dito depois de alguns minutos ele começa esquentar. Deixei lá por um tempo uns 15 minutos com contato ligado e a mola se abriu sozinha... Devido a isso pode se condenar o sensor?
- tyo
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Re: Valores Estranhos TPS
Pera ai, você está falando do atuador de marcha lenta ou motor de passo (IAC)? Não é um sensor e sim como o nome diz um atuador ou é do sensor de posição da borboleta (TPS)?RappeR escreveu: ↑25 Fev 2020, 11:53 Bom dia,
Ontem como disse tirei fora o 'sensor atuador de marcha lenta', depois de um tempo liguei ele no chicote dei o contato só q com o sensor fora do TBI e como eu já havia dito depois de alguns minutos ele começa esquentar. Deixei lá por um tempo uns 15 minutos com contato ligado e a mola se abriu sozinha... Devido a isso pode se condenar o sensor?
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monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
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Re: Valores Estranhos TPS
Tyo, perdão falei errado. Me refiro mesmo ao atuador de marcha lenta/motor de passo, pois o sensor borboleta já testei