"Downsizing" dá nisso.
Você pega um motor com três canequinhos e extrai dele a mesma potência (e ainda mais torque) de um com 4 canecões...
"Soca" muito mais ar e combustível numa câmara de combustão menor (e consequentemente causa uma explosão muito mais potente). Além disso faz tudo para aliviar o peso do motor. Qualquer coisa que saia errado pode dar nisso aí.
Não estou afirmando que seja isso, mas acho que tem grandes possibilidades. O motor não aguenta o que esperam dele. Vamos ver se a GM vai anunciar reforços nas partes críticas. Talvez o faça escondido, e continue culpando o software. O software é o mordomo de hoje em dia, tudo é culpa dele.
Abs
Nota: Nos aviões de patrulha
Neptune P-15, que operavam na base aérea de Salvador, os motores eram chamados pelo pessoal da manutenção de "casca de ovo".
Isso porque, por terem potência elevadíssima (possuíam 3 turbinas que regeneravam potência direto para o eixo-de-manivelas, além de atuarem como os turbos atuais), toda hora precisavam trocar cilindros. Num motor de
Douglas C-47, muito menos potentes, troca de cilindro era coisa rara. Eu nunca precisei trocar um, apesar de ter voado e feito manutenção nesses aviões de 1967 a 1974.