Lenta Kadett EFI
-
- Membro SL (Nível 1)
- Mensagens: 32
- Registrado em: 12 Out 2019, 13:47
- Cidade: Canoas
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Não tenho Monza :(
- Motor: 1.8
- Ano: 1993
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Lenta Kadett EFI
Bom, vou relatar meu caso: tenho um Kadett EFI e está com um defeito bem estranho. Ando na cidade até uns 60 por hora, tudo funciona normalmente. Quando pego a rodovia e desacelero, a lenta do carro fica irregular. Oscilando para muito baixo, quase até apagar e muito alta, uns 1300 rpm. O que pode ser?
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Mensagens: 17802
- Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
- Cidade: SAO PAULO
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Lenta Kadett EFI
Bom dia.andreirrodrigues escreveu: ↑26 Out 2019, 22:21 Bom, vou relatar meu caso: tenho um Kadett EFI e está com um defeito bem estranho. Ando na cidade até uns 60 por hora, tudo funciona normalmente. Quando pego a rodovia e desacelero, a lenta do carro fica irregular. Oscilando para muito baixo, quase até apagar e muito alta, uns 1300 rpm. O que pode ser?
Esse sintoma já foi muito debatido aqui no fórum, com Monza EFI, que tem a mesma injeção eletrônica do seu Kadett EFI. Use a ferramenta de pesquisa deste fórum, para encontrar essas informações.
Qualquer sensor do sistema de de injeção eletrônica com mau funcionamento, pode causar instabilidade na marcha lenta ao parar. O ideal é fazer os testes de funcionamento dos sensores da injeção eletrônica.
Os mais comuns são: Sujeira no eixo do atuador de marcha lenta (IAC) e seu local no TBI, sensor de Velocidade (VSS) e sensor de posição da borboleta (TPS).
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
- Luiz Carlos (Rio)
- Membro 500EF (Nível 9)
- Mensagens: 4229
- Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
- Cidade: Rio de Janeiro
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1994
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Lenta Kadett EFI
André
Como disse o Carlos Freire, qualquer dos itens citados por ele pode causar instabilidade ou alteração da marcha lente do motor EFI.
No seu caso específico, onde a marcha lenta aparenta normalidade em trânsito de cidade e se altera em estrada, pode estar havendo influência da temperatura.
Em estrada o motor tende a funcionar mais frio, e se o sensor de temperatura da água estiver ruim, o sistema pode mandar combustível a mais, acreditando que o motor está frio. Como ocorre na partida. Observe que a rotação vai para 1300 rpm, justamente a rotação na partida com motor frio.
Temos aqui no fórum várias dicas de como medir com um multímetro a resistência do sensor de temperatura da água, aquele que fica no alojamento da válvula termostática.
Quando a rotação de marcha lenta se altera após uma desacelerada do motor, o principal suspeito é o sensor de velocidade (também chamado sensor de distância), que fica na ponta do cabo do velocímetro, do lado da caixa de marchas
Abs
Como disse o Carlos Freire, qualquer dos itens citados por ele pode causar instabilidade ou alteração da marcha lente do motor EFI.
No seu caso específico, onde a marcha lenta aparenta normalidade em trânsito de cidade e se altera em estrada, pode estar havendo influência da temperatura.
Em estrada o motor tende a funcionar mais frio, e se o sensor de temperatura da água estiver ruim, o sistema pode mandar combustível a mais, acreditando que o motor está frio. Como ocorre na partida. Observe que a rotação vai para 1300 rpm, justamente a rotação na partida com motor frio.
Temos aqui no fórum várias dicas de como medir com um multímetro a resistência do sensor de temperatura da água, aquele que fica no alojamento da válvula termostática.
Quando a rotação de marcha lenta se altera após uma desacelerada do motor, o principal suspeito é o sensor de velocidade (também chamado sensor de distância), que fica na ponta do cabo do velocímetro, do lado da caixa de marchas
Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ