Motor TSI que equipa alguns carros da VW

Assuntos específicos relacionados a outras marcas e veículos.
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Motor TSI que equipa alguns carros da VW

Mensagem não lida por 500EF »

Mas a tendência é este tipo de motorização se popularizar cada vez mais.

E não é difícil entender o motivo.

Eles alegam que é para atender legislação, níveis de poluição, etc.

Mas a verdade é bem outra.

Primeiro eles tiraram um cilindro do motor (ou seja, a cada 3 carros novos que saem das linhas de montagem, o motor do quarto sai de graça para eles). E agora, com 1.0T substituindo motores de maior cilindrada, eles pegam carona na alíquota de IPI, que é reduzida para motores de até 1 litro.

Obviamente, nenhum desconto foi repassado ao preço por conta destes abatimentos. A justificativa, mais do que previsível, é que as reduções foram usadas para cobrir os custos extras com turbina, injeção direta, etc.

Acredite quem quiser... hehehe

Mas o fato é que cada vez haverá menos opções "à moda antiga" no mercado. Tanto para os modelos 0km atuais, quanto para os usados, daqui a alguns anos...

Mas, o que posso dizer, é que muitas destas tecnologias não são nada novas (na verdade, nenhuma delas). Só estão se tornando mais populares, chegando a modelos mais básicos e baratos. Embora eu concorde com o Luiz Rio (está vendo? de vez em quando isso pode acontecer... :D) sobre quanto mais parafernalha, mais coisa sujeita a estragar.

O que me preocupa mais é a manutenção (ou a falta dela, se um dia tiver que pegar um destes usado). Sem dúvida, eles são muito mais sensíveis a maus tratos do que os nossos tanques de guerra mais antigos, que você podia colocar mijo de gato no tanque e azeite de dendê no motor que estava tudo bem.
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Motor TSI que equipa alguns carros da VW

Mensagem não lida por 500EF »

Apareceu isso nos vídeos recomendados para mim hoje. Lembrei do que estamos falando aqui no tópico.

Jetta TSI será a próxima BOMBA do mercado de usados?

https://www.youtube.com/watch?v=VcwWW0jd1DM


.
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Motor TSI que equipa alguns carros da VW

Mensagem não lida por 500EF »

A parte da injeção direta de combustível ficou fora do novo onix 2020 nacional. Mantiveram o sistema antigo, de bicos no coletor de admissão e, consequentemente, baixa pressão na linha.

É claro que não fizeram isso porque são bonzinhos, mas por economia (ou por mais lucratividade, o que dá no mesmo). Mas acaba que elimina alguns possíveis problemas e manutenções caras a médio/longo prazo.

Seu motor 1.0T terá 116cv (a 5500 rpm) e 16,8 kgfm (a baixos 2000 rpm).

Com este motor + opção de câmbio manual de 6 marchas e preço de lançamento em torno dos R$ 60.000 (com o tempo, não duvido que apareçam descontos para frotistas, CNPJ, etc), acredito que venderá bem e que talvez até seja uma opção interessante de compra (principalmente usadinho, daqui a uns 2 ou 3 anos).


Link da matéria: https://g1.globo.com/carros/noticia/201 ... urbo.ghtml
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Avatar do usuário
LeoStrop
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 113
Registrado em: 02 Jul 2018, 18:32
Cidade: Paraty
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: 1.8
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Motor TSI que equipa alguns carros da VW

Mensagem não lida por LeoStrop »

Eu vi essa matéria, achei legal não terem optado pela injeção direta. O preço também não parece muito absurdo (dentro da realidade que estamos).

Agora é esperar sair mais informações técnicas sobre o motor e mais algumas avaliações. Acredito que deve vender bem mais que o novo HB20.
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Motor TSI que equipa alguns carros da VW

Mensagem não lida por 500EF »

Neste vídeo, foram mostrados rapidamente alguns aspectos interessantes do motor 1.0T que equipa o Onix 2020.

https://www.youtube.com/watch?v=lAAzVWcGUQU
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4223
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Motor TSI que equipa alguns carros da VW

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Gostei do vídeo.

O rapaz parece que entende do assunto.
Gostei de vários aspectos desse motor. Intercooler tradicional, ao contrário do intercooler do motor Volks, que, como bem disse o autor do vídeo, se furar e o motorista der partida no motor pode causar calço hidráulico. Na hora em que acontece um problema, o motorista comum fica nervoso e só quer fazer o motor pegar para sair do sufoco.
Sobre a economia, de fato eu vi em outros sites que o Onix novo é muito econômico mesmo. Chega a fazer 19 Km/l na estrada.
Já sobre a potência, ou melhor dizendo, o torque, o motor da Volks fornece mais. São 20,4 contra 16 e pouco desse aí. Igual ao do Monza 2.0 à gasolina. Mas acho que é mais do que suficiente. Torque demais pode significar excessos e acidentes.
Sobre a injeção direta, certamente a engenharia da GM analisou o custo/benefício e optou pelo tradicional. Eu, pessoalmente, não gosto de nada que tenha muita pressão perto de mim. E a pressão de uma bomba de combustível para injeção direta é monstruosa. Não gosto de carro movido a GNV por isso, aquele tanque com gás sob enorme pressão atrás do banco traseiro, em carros que não têm uma proteção contra explosões de tanque. Isso me lembra o Mustang, famoso ícone americano, que tinha um problema com colisões pela traseira. O tanque explodia e as chamas atingiam em cheio os passageiros do banco traseiro. Houve muita polêmica sobre isso lá nos isteitis.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3534
Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
Cidade: CAMPINAS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Motor TSI que equipa alguns carros da VW

Mensagem não lida por tyo »

Luiz Carlos (Rio) escreveu: 11 Out 2019, 12:02 Gostei do vídeo.

O rapaz parece que entende do assunto.
Gostei de vários aspectos desse motor. Intercooler tradicional, ao contrário do intercooler do motor Volks, que, como bem disse o autor do vídeo, se furar e o motorista der partida no motor pode causar calço hidráulico. Na hora em que acontece um problema, o motorista comum fica nervoso e só quer fazer o motor pegar para sair do sufoco.
Sobre a economia, de fato eu vi em outros sites que o Onix novo é muito econômico mesmo. Chega a fazer 19 Km/l na estrada.
Já sobre a potência, ou melhor dizendo, o torque, o motor da Volks fornece mais. São 20,4 contra 16 e pouco desse aí. Igual ao do Monza 2.0 à gasolina. Mas acho que é mais do que suficiente. Torque demais pode significar excessos e acidentes.
Sobre a injeção direta, certamente a engenharia da GM analisou o custo/benefício e optou pelo tradicional. Eu, pessoalmente, não gosto de nada que tenha muita pressão perto de mim. E a pressão de uma bomba de combustível para injeção direta é monstruosa. Não gosto de carro movido a GNV por isso, aquele tanque com gás sob enorme pressão atrás do banco traseiro, em carros que não têm uma proteção contra explosões de tanque. Isso me lembra o Mustang, famoso ícone americano, que tinha um problema com colisões pela traseira. O tanque explodia e as chamas atingiam em cheio os passageiros do banco traseiro. Houve muita polêmica sobre isso lá nos isteitis.

Abs
Quanto ao torque o 1.0 do UP, tem 17 kgfm que é o concorrente do Onix e o Polo, que tem 20 kgfm está um pouco acima.
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Motor TSI que equipa alguns carros da VW

Mensagem não lida por 500EF »

E mesmo assim, quando colocaram na pista, lado-a-lado, o Onix deu sabugada no Virtus...

O Polo até ameaça a dar um pulo na frente, mas depois toma de volta.

https://www.youtube.com/watch?v=5AQiM3FBqy0
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Responder