Kadett GL 94 1.8 EFI Etanol - Falha e falta de rendimento

Assuntos específicos relacionados a outras marcas e veículos.
Avatar do usuário
LeoStrop
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 113
Registrado em: 02 Jul 2018, 18:32
Cidade: Paraty
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: 1.8
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Kadett GL 94 1.8 EFI Etanol - Falha e falta de rendimento

Mensagem não lida por LeoStrop »

Atualizando.

Ainda não tive tempo de levar o carro em um mecânico, vou fazer isso essa semana. Mas fiz um teste com o galão de etanol fora do carro e ficou a mesma coisa.....a cada pisada funda e rápida no acelerador o carro não responde correndo o risco do motor perder giro e morrer. Fiz os teste parados pois seria complicado levar o tanque pra dentro do carro, mas daria no mesmo. Andando o carro apresenta cada vez menos força, quase não sobe uma misera ladeirinha, fiz um teste andando com a tampa do tanque aberta também, e nada.

To muito propenso em achar que o problema é no bico, depois que fizeram a "limpeza" o carro melhorou bastante mas depois veio piorando. Conhecem a a marca DAP? Só achei os multiqualitá pra comprar, mas na accioly tem dessa DAP.

Outra coisa que já tinha visto antes, alguém sabe pra que serve esses conectores das fotos, que ficam presos nos fios e chicote da bobina? Os meus estão desconectados e não tem nada que encaixe por perto.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Avatar do usuário
LeoStrop
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 113
Registrado em: 02 Jul 2018, 18:32
Cidade: Paraty
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: 1.8
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Kadett GL 94 1.8 EFI Etanol - Falha e falta de rendimento

Mensagem não lida por LeoStrop »

Atualizando.

Hoje troquei as correias e verifiquei o ponto, estava tudo certo.

Então depois de tudo que já fiz, tenho quase certeza que o problema é falta de combustível. Vou providenciar uma válvula injetora e o kit do regulador de pressão, desmontar o TBI e dar uma boa geral.

Só consigo achar bicos da Multiqualitá, mas não confio muito, alguém já usou algum dessa marca?

Na Accioly tem um da marca DAP : https://www.acciolygm.com.br/bico-injet ... 1-ate-1996

Será que é melhor que os Multiqualita?
Avatar do usuário
LeoStrop
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 113
Registrado em: 02 Jul 2018, 18:32
Cidade: Paraty
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: 1.8
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Kadett GL 94 1.8 EFI Etanol - Falha e falta de rendimento

Mensagem não lida por LeoStrop »

Problema resolvido!

Fala galera!

Hoje troquei o bico injetor e o problema foi resolvido! Carro ta rendendo bem e até o momento não morre mais, nem parado quando frio nem do nada andando normal na estrada.

O bico que tirei do carro era original, eu tinha mandado fazer a limpeza nele antes, mesmo assim não tinha sido resolvido o problema de falta de rendimento. Mas como não acompanhei a "limpeza" não sei dizer se foi bem feita, vou levar novamente o bico original e mandar dar uma boa revisão, pra ver se dá para recuperar.

Mas acho que o mais importante é passar a marca do bico e onde eu comprei, já que percebi que muitos se ferram ao comprar bicos paralelos.

O bico é da marca DAP, apesar de nunca ter ouvido falar, nem mesmo procurando eu achei algo sobre. É distribuído pela Haifer.

Comprei na Accioly via correios, e o link é esse aqui:
https://www.acciolygm.com.br/loja/produ ... 1-ate-1996

Eu só tirei o antigo e coloquei o novo, ele já vem com as telas e anéis, e o carro funcionou perfeitamente. Pra instalar o novo,sugiro retirar o anel menor de borracha, já encaixar ele dentro do suporte na tbi e jogar um WD40, assim o bico desliza melhor e evita "morder" o anel debaixo.

Eu só usei por 30km! Então não sei dizer se a durabilidade é boa! Mas o funcionamento tá liso.

Segue uma foto que dá pra ver uma numeração, e uma limada na suposta marca original. Se alguém conseguir identificar..
IMG_20180730_125208238.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4220
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Kadett GL 94 1.8 EFI Etanol - Falha e falta de rendimento

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

alguém sabe pra que serve esses conectores das fotos, que ficam presos nos fios e chicote da bobina? Os meus estão desconectados e não tem nada que encaixe por perto.
Leo

Esses conectores também tem no meu Monza GLS 2.0 1994. Meu Monza anterior, um GLS 2.0 94/95 também tinha.
Segundo informações colhidas aqui no fórum, um desses conectores serve para conectar um condensado eliminador de ruído de rádio, em Monzas que saem de fábrica com rádio original.
O outro serve para se conectar um indicador de rpm do motor.
Estou para fazer uma experiência nesse conector, o que vem preso com fica no chicote, para medir o ângulo de permanência do módulo HEI. Andei lendo em sites no exterior que módulos de má qualidade ou com problemas apresentam um ângulo de permanência muito baixo.
Para quem não sabe, o ângulo de permanência, ou Dwell angle, em inglês, era, no tempo dos distribuidores com platinado, o ângulo em que o platinado ficava fechado e o enrolamento primário da bobina de ignição ficava energizada.
Quando se regulava a abertura do platinado estava-se modificando o ângulo de permanência.
Nos carro sem platinado, como o Monza, Kadett, etc, quem determina esse ângulo é o HEI.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
LeoStrop
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 113
Registrado em: 02 Jul 2018, 18:32
Cidade: Paraty
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: 1.8
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Kadett GL 94 1.8 EFI Etanol - Falha e falta de rendimento

Mensagem não lida por LeoStrop »

Luiz Carlos (Rio) escreveu: 11 Ago 2018, 23:58
alguém sabe pra que serve esses conectores das fotos, que ficam presos nos fios e chicote da bobina? Os meus estão desconectados e não tem nada que encaixe por perto.
Leo

Esses conectores também tem no meu Monza GLS 2.0 1994. Meu Monza anterior, um GLS 2.0 94/95 também tinha.
Segundo informações colhidas aqui no fórum, um desses conectores serve para conectar um condensado eliminador de ruído de rádio, em Monzas que saem de fábrica com rádio original.
O outro serve para se conectar um indicador de rpm do motor.
Estou para fazer uma experiência nesse conector, o que vem preso com fica no chicote, para medir o ângulo de permanência do módulo HEI. Andei lendo em sites no exterior que módulos de má qualidade ou com problemas apresentam um ângulo de permanência muito baixo.
Para quem não sabe, o ângulo de permanência, ou Dwell angle, em inglês, era, no tempo dos distribuidores com platinado, o ângulo em que o platinado ficava fechado e o enrolamento primário da bobina de ignição ficava energizada.
Quando se regulava a abertura do platinado estava-se modificando o ângulo de permanência.
Nos carro sem platinado, como o Monza, Kadett, etc, quem determina esse ângulo é o HEI.

Abs


Luiz Carlos,

Como sempre com ótimas dicas! Vou procurar mais sobre o assunto, o que descobrir posto no fórum. Obrigado!

Aos moderadores, poderiam mudar o título para: Kadett GL 94 1.8 EFI Etanol - Falha e falta de rendimento (Resolvido: Bico Injetor)
Avatar do usuário
LeoStrop
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 113
Registrado em: 02 Jul 2018, 18:32
Cidade: Paraty
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: 1.8
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Kadett GL 94 1.8 EFI Etanol - Falha e falta de rendimento

Mensagem não lida por LeoStrop »

Pessoal,

Depois de trocar o bico e andar uns 150 km com o carro, o problema de morrer do nada em movimento voltou a ocorrer, mas agora pelo menos ele não desliga quando frio na marcha lenta, isso era defeito do bico.

Acontece mais na estrada quando estou de quinta marcha e giro baixo, quase sem pisar no acelerador. Mas pode ocorrer realmente em qualquer situação.

> O problema passou a acontecer depois que troquei: velas, cabos, bobina impulsora e de ignição, tampa e rotor do distribuidor, filtro de combustível e Hei.
> A bomba de combustível foi trocada depois e problema não mudou.
> Quando o carro morre, nenhuma luz ascende no painel e o carro só perde a força e a resposta do acelerador, somente quando desengato ou piso na embreagem para o giro cair, que o motor realmente apaga e as luzes ligam.

Sinto que tem algo cortando o combustível do nada no carro, agora não sei se é a bomba ou o bico. O problema não está em nenhum dos dois, pois as peças são novas e as antigas faziam o mesmo. Então deve ser algo que comando o acionamento deles.

Mesmo o problema da falta de força do carro sendo resolvido com a troca do bico, as vezes sinto que o problema volta a ocorrer em alguns instantes, mas depois tudo fica normal com algumas idas e voltas no acelerador.

Alguém tem alguma ideia? Vale a pena trocar o rele da bomba?
Editado pela última vez por LeoStrop em 20 Ago 2018, 14:28, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Gilmar Martins
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 982
Registrado em: 13 Jan 2015, 07:49
Cidade: Novo Horizonte
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Kadett GL 94 1.8 EFI Etanol - Falha e falta de rendimento

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

Olhe amigo, uma vez eu estava viajando com meu vectra e apresentou um problema semelhante ao que você descreve e o mecânico trocou a bomba de combustível. Ficou muito bom. Ele andava, perdia potência, às vezes morria. No meuu caso era a bomba de combustível.
Gilmar.
Vectra 97 GLS
Avatar do usuário
LeoStrop
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 113
Registrado em: 02 Jul 2018, 18:32
Cidade: Paraty
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: 1.8
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Kadett GL 94 1.8 EFI Etanol - Falha e falta de rendimento

Mensagem não lida por LeoStrop »

Gilmar Martins escreveu: 20 Ago 2018, 13:57 Olhe amigo, uma vez eu estava viajando com meu vectra e apresentou um problema semelhante ao que você descreve e o mecânico trocou a bomba de combustível. Ficou muito bom. Ele andava, perdia potência, às vezes morria. No meuu caso era a bomba de combustível.
Gilmar.
Olá Gilmar, obrigado pela resposta!

Comprei o carro a cerca de três meses, fiz uma viagem de 400km pois moro no Rio e comprei ele em SP. O carro apresentava a falta de desempenho ao afundar o pé mas não morreu nenhuma vez na viagem.

Dois dias depois parei em casa apos a compra e a viagem, o carro não quis ligar mais. Nesse momento troquei o Hei, filtro de combustível, bobina imp. e de ignição, velas e cabos, tampa e rotor do distribuidor. Após isso o carro pegou, mas manteve a falta de força e passou a ocorrer esse sintoma de morrer do nada.

Depois disso troquei a bomba e nenhum dos problemas mudou em nada,por isso acredito que não seja ela propriamente dita, e a falta de desempenho só melhorou com a troca do bico.
Responder