Olá pessoal.
Acompanho, como todo ex profissional da área de mecânica, a evolução dos veículos e dos motores.
Ultimamente têm surgido motores de 3 cilindros, anunciados como evolução dos motores com 4 cilindros, motores que constituem a maioria dos motores existentes no mundo. Tirando os 8 cilindros que os americanos adoram e os 6 cilindros. Esses dois últimos mais raros, principalmente por causa do custo mais alto e do maior consumo de combustível.
Pode ser novidade para os tempos atuais, mas eu já tive, quase 50 anos atrás, um carro com motor de 3 cilindros e 1 litro de cilindrada.
Esse motor, aliás, também tinha 3 bobinas, uma para cada cilindro, coisa anunciada também como novidade.
O Fiat Mobi e também o Uno Way usam motor de 3 cilindros.
O Up da Volkswagem também usa.
O Ka idem.
Agora, no ano passado, a Ford lançou o primeiro, segundo ela, motor 1.5 litro com 3 cilindros. E dias atrás anunciou o início de fabricação desses motores na fábrica da Ford em Taubaté. Até então o motor era importado da Índia e equipa o SUV da Ford.
Pelo que andei lendo e vendo em vídeos na internet, o motor, de fato, tem muitas coisas interessantes. Algumas já existem no motor que equipa alguns carros do referido fabricante, mas outras são inéditas. Vou enumerar aqui as principais:
1- correia dentada embebida em óleo. Segundo diz a Ford, dura 240 mil Km. Isso já existe no motor de 4 cilindros da mesma fábrica. É mais silenciosa que a corrente que a Ford usou durante muitos anos.
2- bobinas individuais, uma para cada cilindro. O posicionamento delas, diretamente sobre as velas, elimina a necessidade de cabos de vela. O motor do Up também usa esse recurso.
3- Eliminação do tanquinho de gasolina para partida a frio. O etanol é pré aquecido (isso até Monza tem) e o sistema de ignição tem um recurso que possibilita centelhas múltiplas na partida.
4- O coletor de escape é incorporado ao cabeçote, possibilitando melhor aproveitamento do catalizador, que pode ficar mais perto da saída do escape.
5- O motor é todo de alumínio, cabeçote, bloco, pré carter, etc. Mais leve e melhor dissipação de calor, segundo eles.
6- A pressão do óleo é variável, só fornece pressão total em altas rotações, com isso diminuindo a perda de potência em baixas rotações.
7- O motor possui um eixo balanceiro, nome que eles deram a um eixo adicional destinado a eliminar vibrações do motor.
8- O girabrequim é deslocado para um lado, diminuindo o atrito entre pistões e camisas. Não entendi como isso funciona em teoria, mas acredito que melhore alguma coisa.
9- Comandos de válvulas variáveis. O comando é duplo (o motor do Up também é) mas a novidade é que o avanço e retardo das válvulas de admissão e escape são independentes. Ah, são 4 válvulas por cilindro, duas de admissão e duas de escape. Os balancins são roletados.
10- O posicionamento das velas, na vertical sobre cada cilindro, possibilita melhor combustão. Meu DKW Sedan S 1967 também tinha as velas nessa posição.
Fiquei decepcionado com o consumo de combustível em estrada anunciado: 13,8 Km/l. Devem usar um método diferente para aferir isso, pois meu antigo Monza fazia 13 Km/l com 5 pessoas a bordo, bagagem considerável e ar condicionado ligado o tempo todo.
Decepcionou-me também o fato desse novo motor só equipar o Ford Ecosport, carro caro e que não me agrada. Um Ka Sedan com esse motor até que atrairia minha cobiça.
Ah, não informam a potência, mas li em algum lugar que é 137 CV, abastecido com etanol, e um pouco menos que isso na gasolina. Segundo gráficos da Ford, esse novo motor é bem mais eficiente que o motor Sigma 1.6 que equipa alguns carros desse fabricante, e apresenta maior potência (ou torque) em rotações mais baixas, ideal para o trânsito da cidade.
Eu compraria um Ka com esse motor, mas como segundo carro, claro. O Monza continua rei aqui em casa, apesar de estar parado há meses e minha mulher volta e meia dizer que eu deveria vendê-lo, pois vive parado.
https://youtu.be/Pt4SrvbQQ8Y
Abs
Primeiro motor 1.5 com 3 cilindros do mundo
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Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
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Re: Primeiro motor 1.5 com 3 cilindros do mundo
Gostei das explicações.
De fato sr Luiz, pode ter muitas vantagens, mas realmente é decepcionante o consumo de combustível (se estiver correto). Meu Monza MPFI faz isso na estrada. Também meu Vectra (97) GLS 2.0 MPFI chega a fazer 14 km/l em condições de trânsito bom.
Só se haveria vantagem em melhorar o rendimento na questão de emissão de gases poluentes.
A tecnologia terá que ser muito boa mesmo para evitar trepidações.
Abraços,
Gilmar
De fato sr Luiz, pode ter muitas vantagens, mas realmente é decepcionante o consumo de combustível (se estiver correto). Meu Monza MPFI faz isso na estrada. Também meu Vectra (97) GLS 2.0 MPFI chega a fazer 14 km/l em condições de trânsito bom.
Só se haveria vantagem em melhorar o rendimento na questão de emissão de gases poluentes.
A tecnologia terá que ser muito boa mesmo para evitar trepidações.
Abraços,
Gilmar
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Re: Primeiro motor 1.5 com 3 cilindros do mundo
Você fez uma boa análise da parte técnica do "novo" motor.
Eu costumo acrescentar que se eu fosse dono de montadora, só ia querer que fabricassem carros com 3 cilindros (ou 2, ou 1... hehehe). Pense que não existe desconto no preço (que aliás sempre aumenta, mesmo nas crises), mas a cada 3 carros que saírem da linha de produção, o motor do quarto sai de graça para a fábrica.
Em temos de custo, é como se você passasse uma serra em 3 motores de 4 cilindros, tirando 1 cilindro de cada. E depois de 3 carros montados, você juntasse as partes serradas e fizesse um motor 3 cilindros de graça (pistão, biela, pedaço dos comandos e do virabrequim, válvulas, bico injetor, cabeçote, bloco... simplesmente tudo!).
Obviamente, eles alegam que esta redução de custo é compensada pelo uso de tecnologias mais modernas (variadores de comando, injeção direta, etc).
Eu vejo este argumento com muita desconfiança, mas tudo bem... hehehe
Sobre o Ka, claro que nada é confirmado pela Ford oficialmente ainda. Mas as mídias especializadas tupiniquins dão conta de que o novo 1.5 3 cilindros virá na versão Freestyle.
"Outra informação relevante é que o eficiente motor tricilíndrico, capaz de entregar até 137 cv com etanol, também será utilizado pelo Ka FreeStyle."
Fonte: https://www.autoo.com.br/ford-nacionali ... utomatico/
Sobre o consumo, tem que ver em que condições ele foi medido. Mas, de cara posso dizer que o ecosport é pelo menos uns 150 kg mais pesado e provavelmente tem a aerodinâmica (digo a área frontal e não o coeficiente) não muito boa, pelo estilo "SUVinho". E se foi uma unidade com câmbio automático, piora mais a média também (mais perdas na transmissão).
Eu costumo acrescentar que se eu fosse dono de montadora, só ia querer que fabricassem carros com 3 cilindros (ou 2, ou 1... hehehe). Pense que não existe desconto no preço (que aliás sempre aumenta, mesmo nas crises), mas a cada 3 carros que saírem da linha de produção, o motor do quarto sai de graça para a fábrica.
Em temos de custo, é como se você passasse uma serra em 3 motores de 4 cilindros, tirando 1 cilindro de cada. E depois de 3 carros montados, você juntasse as partes serradas e fizesse um motor 3 cilindros de graça (pistão, biela, pedaço dos comandos e do virabrequim, válvulas, bico injetor, cabeçote, bloco... simplesmente tudo!).
Obviamente, eles alegam que esta redução de custo é compensada pelo uso de tecnologias mais modernas (variadores de comando, injeção direta, etc).
Eu vejo este argumento com muita desconfiança, mas tudo bem... hehehe
Sobre o Ka, claro que nada é confirmado pela Ford oficialmente ainda. Mas as mídias especializadas tupiniquins dão conta de que o novo 1.5 3 cilindros virá na versão Freestyle.
"Outra informação relevante é que o eficiente motor tricilíndrico, capaz de entregar até 137 cv com etanol, também será utilizado pelo Ka FreeStyle."
Fonte: https://www.autoo.com.br/ford-nacionali ... utomatico/
Sobre o consumo, tem que ver em que condições ele foi medido. Mas, de cara posso dizer que o ecosport é pelo menos uns 150 kg mais pesado e provavelmente tem a aerodinâmica (digo a área frontal e não o coeficiente) não muito boa, pelo estilo "SUVinho". E se foi uma unidade com câmbio automático, piora mais a média também (mais perdas na transmissão).
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
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Re: Primeiro motor 1.5 com 3 cilindros do mundo
Chegando tarde, mas vamos lá. Esse virabrequim deslocado deve ser igual ao do motor AP, que tem o bloco "torto". Eu acho que a vantagem está no fato da biela estar em 90° com a cabeça do pistão no tempo de combustão (e da admissão, claro). Num motor "normal", nos tempos citados, a biela estaria inclinada em relação ao plano da cabeça do pistão.
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!