Problemas na ventuinha!!!!

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
Avatar do usuário
MauricioRamalho
Mensagens: 2
Registrado em: 17 Abr 2018, 17:39
Cidade: Pelotas
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Problemas na ventuinha!!!!

Mensagem não lida por MauricioRamalho »

Boa tarde a todos. Preciso de ajuda, tenho um Monza GL 2.0 1996 e ele as vezes liga a ventuinha e a vezes não. Troquei já a válvula termostática, sensor de temperatura e o cebolão do radiador. Acho que pode ser o relé mas não sei qual é. Se alguém souber me avise.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17909
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Problemas na ventuinha!!!!

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

MauricioRamalho escreveu: 19 Abr 2018, 18:09 Boa tarde a todos. Preciso de ajuda, tenho um Monza GL 2.0 1996 e ele as vezes liga a ventuinha e a vezes não. Troquei já a válvula termostática, sensor de temperatura e o cebolão do radiador. Acho que pode ser o relé mas não sei qual é. Se alguém souber me avise.
O Monza EFI não usa interruptor de temperatura (cebolão). Se no seu Monza foi adaptado um, começaria por verificar o motivo dessa adaptação. Aferindo a temperatura de trabalho do motor, com uso de um termômetro de mira a laser em conjunto com scanner, para evitar problemas de marcação errada do painel. A ventoinha deve ser acionada aos 101ºC e desligada aos 94ºC.
É interessante verificar também, quando ocorre o defeito, se a luz de carga da bateria acende com motor parado e ignição ligada e apaga assim que o motor entra em funcionamento.
Verificar também se a tensão do pós chave que vai para o relê e ventoinha não some, indicando um problema com comutador de partida.
Por fim, verificar se aos 101ºC a UCE aciona o relê da ventoinha.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
daviddeylon17
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 73
Registrado em: 13 Dez 2016, 10:50
Cidade: VESPASIANO
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Problemas na ventuinha!!!!

Mensagem não lida por daviddeylon17 »

Qual destes relé da foto é o da ventoinha eu também estou com o mesmo problema porém no meu caso em momento algum a ventoinha arma,eu só ando com chave do ar ligado pra ventoinha funcionar direto porém isto não é bom. Meu Monza é 96 GLS
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17909
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Problemas na ventuinha!!!!

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

daviddeylon17 escreveu: 08 Mai 2018, 14:07 Qual destes relé da foto é o da ventoinha eu também estou com o mesmo problema porém no meu caso em momento algum a ventoinha arma,eu só ando com chave do ar ligado pra ventoinha funcionar direto porém isto não é bom. Meu Monza é 96 GLS
Imagens postadas aqui no fórum em outros tópicos:
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
daviddeylon17
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 73
Registrado em: 13 Dez 2016, 10:50
Cidade: VESPASIANO
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Problemas na ventuinha!!!!

Mensagem não lida por daviddeylon17 »

Carlos Freire boa noite meu amigo pq tem dois relé do ventilador do radiador ?
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17909
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Problemas na ventuinha!!!!

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

daviddeylon17 escreveu: 14 Mai 2018, 23:34 Carlos Freire boa noite meu amigo pq tem dois relé do ventilador do radiador ?
Bom dia.

Os modelos com ar condicionado tem ventoinha com 2 velocidades. Então, 1 relê para 1ª velocidade e outro relê para 2ª velocidade.
Lembrando que a 1ª velocidade da ventoinha do Monza é feita com uma resistência em série a alimentação elétrica.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4252
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Problemas na ventuinha!!!!

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

tenho um Monza GL 2.0 1996 e ele as vezes liga a ventuinha e a vezes não. Troquei já a válvula termostática, sensor de temperatura e o cebolão do radiador. Acho que pode ser o relé mas não sei qual é. Se alguém souber me avise.
Mauricio

Essa sua caixa de fusíveis está de cabeça para baixo (pelo menos a foto está), e dá pra ver que faltam 4 relés de um lado e sobra 1 do outro.

Como se pode ver na minha figura, de um lado tem o relé da primeira velocidade da ventoinha (o primeiro de cima para baixo na figura) e do outro lado tem o relé da segunda velocidade da ventoinha (o segundo de cima para baixo).
O relé de partida a frio só existe nos Monzas à etanol, e o seu, segundo seu perfil, é à gasolina.

Abs
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Responder