Monza não atinge temperatura IDEAL de Funcionamento (Não equenta o suficiente)

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
Avatar do usuário
Robson B
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 72
Registrado em: 28 Jun 2016, 20:08
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza não atinge temperatura IDEAL de Funcionamento (Não equenta o suficiente)

Mensagem não lida por Robson B »

dutra s a escreveu: 10 Mar 2018, 23:26 robson , acredite se quiser mas eu nao entendi esse resultado que voce ta dizendo !!! kkkkk

voce pode detalhar melhor ?, porque se entendi bem e se for isso mesmo voce nao ouvia e nem percebia a ventoinha sendo acionada ao estar andando no carro e nao deixando a temperatura subir ? pois se tem a corrente e terra a ventoinha aciona ao contrario de nao acionar estando sem terra ou corrente e elevar a temperatura ,

se nao tem sinal do cts que é o mesmo que despluga, a ventoinha aciona na 1 ou 2 rotaçao e a luz de advertencia no painel é ligada , se tiver curto nos pressostatos do ar condicionado tambem a ventoinha entra na segunda rotaçao

entao explica ai pois entendi dessa forma rrsr

abs estamos ai
Sim Dutra, a ventuinha acionava mesmo antes de o veículo atingir temperatura mínima, que acabava dando esse problema de super-refrigeração!
Ficou claro??? rsrsrs!
Abraço aí parceiro!!!
Att.
®Robson B. :arrow:
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4220
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza não atinge temperatura IDEAL de Funcionamento (Não equenta o suficiente)

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

tai uma curiosidade , qual a diferença na operaçao de trabalho entre as vt que tem e nao tem o segundo disco na ponta ????, nunca me perguntei sobre isso rsrsrsr
As temperaturas de trabalho da válvula com disco e sem disco são as mesmas.
Mas, como pode ser visto na imagem abaixo, quando abre totalmente, a válvula com disco atua também em uma derivação no cavalete, provocando diferenças de temperatura em algumas partes do sistema. Parece que ela evita que a água mais fria circule por essas partes.

Abs
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4220
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza não atinge temperatura IDEAL de Funcionamento (Não equenta o suficiente)

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

a ventuinha acionava mesmo antes de o veículo atingir temperatura mínima, que acabava dando esse problema de super-refrigeração!
O fato da ventoinha estar funcionando o tempo todo realmente mantém a temperatura do motor um pouco mais baixa, mas nunca abaixo da faixa normal.
No meu Monza, que tem ar condicionado de fábrica, mas ele está inoperante, eu costumo fazer o seguinte teste:
Aciono a alavanca do ar para frio máximo.
O ar condicionado não vai funcionar, o compressor não vai atracar, pois a carga de gás está baixa (ou zerada).
A única coisa que acontece é que a ventoinha vai ser acionada em baixa velocidade, e vai continuar acionada até eu trazer a alavanca do ar para a posição desligada Se a temperatura baixar mais do que isso eu já substituo a válvula termostática, examinando bem a mesma para ver se a vedação está boa.

A temperatura do motor, dependendo do calor externo e de eu trafegar em engarrafamentos, pode não atingir o meio da escala, mas nunca vai baixar de 1/4 (ou um tiquinho menos) da escala. Enquanto estiver assim o motor estará funcionando na temperatura normal.
Não pensem que atingir o meio da escala é bom para o motor. É o limite máximo normal de temperatura.
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
Robson B
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 72
Registrado em: 28 Jun 2016, 20:08
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza não atinge temperatura IDEAL de Funcionamento (Não equenta o suficiente)

Mensagem não lida por Robson B »

Luiz Carlos (Rio) escreveu: 11 Mar 2018, 09:18
A temperatura do motor, dependendo do calor externo e de eu trafegar em engarrafamentos, pode não atingir o meio da escala, mas nunca vai baixar de 1/4 (ou um tiquinho menos) da escala. Enquanto estiver assim o motor estará funcionando na temperatura normal.
Não pensem que atingir o meio da escala é bom para o motor. É o limite máximo normal de temperatura.
Obrigado Luiz... Toda informação é bem vinda!
Abraço.
Att.
®Robson B. :arrow:
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Monza não atinge temperatura IDEAL de Funcionamento (Não equenta o suficiente)

Mensagem não lida por dutra s a »

Luiz Carlos (Rio) escreveu: 11 Mar 2018, 09:18
a ventuinha acionava mesmo antes de o veículo atingir temperatura mínima, que acabava dando esse problema de super-refrigeração!
O fato da ventoinha estar funcionando o tempo todo realmente mantém a temperatura do motor um pouco mais baixa, mas nunca abaixo da faixa normal.
.
luiz acho que nao é bem porai nao , abaixa e muito e vou citar porque ,

num modo geral nao é pra baixar mas um dia comigo o fios de um pressostato do ar entraram em curto , minha junta abriu agua pra oleo ou ou cilindro ( nao me lembro exatamente agora) mas sei que tive de reparar o cabeçote e isso foi a anos , e, nesse dia so tinha agua no bloco e a ventoinha tava virada no p.a.u. , parecia a terceira rotaçao dela rsrsrsr , nesse dia eu encostei num posto pra verificar porque justamente a temperatura nao subia no transito de horario de pico aqui em sp/z-s , e eu tava trazendo a esposa do serviço ,

dai , durante o transito eu houvia a ventoinha ligada so nao tinha onde parar e quando parei vi o reservatorio sem agua e a ventoinha virada a pomba gira mil vezes rsrsr , no painel a temperatura tava cravada no meio da escala azul , e nisso botei agua e segui pra casa e na semana corri pra reparar tudo ,

numa outra vez indo pra aparecida , o meu ptc tava sendo acionado pois eu sabia porque tenho luz piloto pra saber que esta sendo ligado e nisso queimou minha bobina eletrica , dai foi guincho etc...., mas , pra abaixar assim !!, entao era a vt aberta direto e na rodovia entao ..... , bom, o ptc era sempre acionado no meu painel com o ponteiro dentro da faixa azul e desligada sempre que sai da escala azul , e mesmo trocando os paineis sempre foi assim , ( eu ate debati com o freire sobre esse tema e muitos mestres aqui ) dizendo que era normal e assim mesmo quando na verdade nao era ,

agora eu entrei num tira teima sobre a vt com e sem o disco por causa do topico a seguir e o que o mestre waldir falou e tambem sobre a aplicaçao segundo o catalogo a seguir das vt com disco ,

pelo que parece vt com disco se aplica apenas em carburas gasolina , efi apenas 1.8 alcool e o restante apenas pra gasolina ??? é isso mesmo ??? nao poderia usar no meu ????

segue os dados :


http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?t=30796

Re: SUBSTITUIÇÃO DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA
Mensagem por waldir » 11 Jul 2014, 20:56

As duas da foto são da MTE e as duas começam a abrir em 92ºC e devem abrir teoricamente até 107ºC

As fabricações novas da Wahler já não tem mais aquele disco que se vê na da direita.

Elas servem tanto para álcool quanto para gasolina.

Fique esperto observando se não há conflito com o sensor de temperatura. Tive problemas com a MTE há vários anos... a ventoinha não desligava.

O que não quer dizer que todas VTs da MTE entrem em conflito com os Sensores de Temperatura MTE

Contudo, eu ainda dou preferência para VT Wahler
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya


Re: SUBSTITUIÇÃO DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA
Mensagem por jesuino b ferreira » 11 Jul 2014, 21:25

Então posso montar essa sem precisar trocar ,não ha diferença da valvula de alcool e gasolina ?
fiquei preocupado , pois pensei q a do alcool era diferente do a gasolina !
seu monza,sendo EFI nao tem diferenças.


no carburado,a coisa muda de rumo.
existem diferenças na temperatura do motor :smt023

http://www.apsdistribuidora.com.br/prod ... LER+417092


a seguir vt com disco

VALVULA TERMOSTATICA 417092 WAHLER
General Motors Ipanema, Kadett, Monza

VÁLVULA TERMOSTÁTICA GM
REFERENCIA APS: WA 417092
Códigos:
Fabricante: 417092 Montadora: 52268659 / 5226865993215640 / 93215643
Especificações:
TEMPERATURA DE ABERTURA: 92
COMBUSTÍVEL: GASOLINA
Procedência: Original
Observação: COM INJEÇÃO ELETRÔNICA


1

Aplicação Detalhada
Produtos Correlatos
Montadora Modelo Combustível Especificações Período Aplicação
GENERAL MOTORS IPANEMA 5P AMBULANCIA 1.8 EFI GASOLINA 1996 a 1999
GENERAL MOTORS IPANEMA 5P GL 1.8 EFI GASOLINA 1994 a 2005
GENERAL MOTORS IPANEMA AMBULANCIA 1.8 L 3P GASOLINA 1993 a 1995
GENERAL MOTORS IPANEMA GL 1.8 L GASOLINA 1994 a 1994
GENERAL MOTORS IPANEMA GLS 1.8 L 3P GASOLINA 1994 a 1995
GENERAL MOTORS IPANEMA SL 1.8 L 2P GASOLINA 1992 a 1993
GENERAL MOTORS IPANEMA SL 1.8 L 3P GASOLINA 1991 a 1993
GENERAL MOTORS IPANEMA SL 1.8 L 3P EFI GASOLINA 1991 a 1993
GENERAL MOTORS IPANEMA SL 1.8 L 5P EFI GASOLINA 1993 a 1993
GENERAL MOTORS IPANEMA SL/E 1.8 L 3P GASOLINA 1991 a 1993
GENERAL MOTORS IPANEMA SL/E 1.8 L 3P EFI GASOLINA 1991 a 1993
GENERAL MOTORS IPANEMA SOL 1.8 L GASOLINA 1993 a 1994
GENERAL MOTORS IPANEMA WAVE 1.8 L GASOLINA 1991 a 1993
GENERAL MOTORS KADETT 2P GL 1.8 EFI GASOLINA 1994 a 1998
GENERAL MOTORS KADETT 2P GL 2.0 EFI GASOLINA 1994 a 1999
GENERAL MOTORS KADETT 2P GL 2.0 MPFI GASOLINA 1996 a 2000
GENERAL MOTORS KADETT 2P GLS 2.0 MPFI GASOLINA 1997 a 2000
GENERAL MOTORS KADETT 2P GSI 2.0 MPFI GASOLINA 1991 a 2005
GENERAL MOTORS KADETT 2P SPORT 2.0 EFI SPORT GASOLINA 1995 a 1998
GENERAL MOTORS KADETT 2P SPORT 2.0 MPFI SPORT GASOLINA 1996 a 1998
GENERAL MOTORS KADETT AMBULANCIA 1.8 L GASOLINA 1992 a 1992
GENERAL MOTORS KADETT CONV. GSI 2.0 L GASOLINA 1992 a 1995
GENERAL MOTORS KADETT GL 1.8 L GASOLINA 1995 a 1995
GENERAL MOTORS KADETT GL 1.8 L HATCH ALCOOL 1994 a 1997
GENERAL MOTORS KADETT GLS 1.8 L ALCOOL 1994 a 1995
GENERAL MOTORS KADETT GLS 1.8 L GASOLINA 1994 a 1995
GENERAL MOTORS KADETT GS 2.0 L GASOLINA 1990 a 1994
GENERAL MOTORS KADETT LIITE 1.8 L ALCOOL 1993 a 1995
GENERAL MOTORS KADETT LITE 1.8 L GASOLINA 1993 a 1995
GENERAL MOTORS KADETT S/W SL ALCOOL 1990 a 1990
GENERAL MOTORS KADETT S/W SL GASOLINA 1990 a 1990
GENERAL MOTORS KADETT S/W SL/E GASOLINA 1989 a 1990
GENERAL MOTORS KADETT SL 1.8 L 2P ALCOOL 1989 a 1993
GENERAL MOTORS KADETT SL 1.8 L 2P GASOLINA 1989 a 1993
GENERAL MOTORS KADETT SL 1.8 L 2P EFI ALCOOL 1991 a 1993
GENERAL MOTORS KADETT SL 1.8 L 2P EFI GASOLINA 1991 a 1993
GENERAL MOTORS KADETT SL/E 1.8 L 2P ALCOOL 1989 a 1993
GENERAL MOTORS KADETT SL/E 1.8 L 2P GASOLINA 1989 a 1993
GENERAL MOTORS KADETT SL/E 1.8 L 2P EFI ALCOOL 1991 a 1993
GENERAL MOTORS KADETT SL/E 1.8 L 2P EFI GASOLINA 1991 a 1993
GENERAL MOTORS MONZA 2P GASOLINA 1982 a 1985
GENERAL MOTORS MONZA 3P GASOLINA 1983 a 1984
GENERAL MOTORS MONZA 4P GASOLINA 1983 a 1985
GENERAL MOTORS MONZA 4P GL 2.0 EFI GASOLINA 1994 a 1998
GENERAL MOTORS MONZA 4P GLS 2.0 EFI GASOLINA 1994 a 1998
GENERAL MOTORS MONZA BARCELONA 1.8 L 2P GASOLINA 1992 a 1994
GENERAL MOTORS MONZA BARCELONA 1.8 L 4P GASOLINA 1992 a 1992
GENERAL MOTORS MONZA BARCELONA 2.0 L 2P GASOLINA 1992 a 1993
GENERAL MOTORS MONZA BARCELONA 2.0 L 4P GASOLINA 1992 a 1993
GENERAL MOTORS MONZA CLAS 2P GASOLINA 1986 a 1990
GENERAL MOTORS MONZA CLAS 4P GASOLINA 1986 a 1990
GENERAL MOTORS MONZA CLASSIC J 1.8 L 2P GASOLINA 1993 a 1993
GENERAL MOTORS MONZA CLASSIC J 1.8 L 4P GASOLINA 1993 a 1994
GENERAL MOTORS MONZA CLASSIC J 2.0 L 2P GASOLINA 1993 a 1993
GENERAL MOTORS MONZA CLASSIC J 2.0 L 4P GASOLINA 1993 a 1994
GENERAL MOTORS MONZA CLASSIC SE 2.0 L 2P GASOLINA 1991 a 1992
GENERAL MOTORS MONZA CLASSIC SE 2.0 L 2P EFI GASOLINA 1991 a 1995
GENERAL MOTORS MONZA CLASSIC SE 2.0 L 2P MPFI GASOLINA 1991 a 1994
GENERAL MOTORS MONZA CLASSIC SE 2.0 L 4P GASOLINA 1991 a 1995
GENERAL MOTORS MONZA CLASSIC SE 2.0 L 4P EFI GASOLINA 1993 a 1993
GENERAL MOTORS MONZA CLASSIC SE 2.0 L 4P MPFI GASOLINA 1991 a 1995
GENERAL MOTORS MONZA CLUB 2.0 L 2P EFI GASOLINA 1994 a 1995
GENERAL MOTORS MONZA CLUB 2.0 L 4P EFI GASOLINA 1994 a 1995
GENERAL MOTORS MONZA GL 1.8 L 2P GASOLINA 1994 a 1995
GENERAL MOTORS MONZA GL 2.0 L 2P GASOLINA 1994 a 1995
GENERAL MOTORS MONZA GLS 1.8 L 2P GASOLINA 1994 a 1995
GENERAL MOTORS MONZA GLS 1.8 L 4P GASOLINA 1995 a 1995
GENERAL MOTORS MONZA GLS 2.0 L 2P EFI GASOLINA 1994 a 1995
GENERAL MOTORS MONZA L 2P GASOLINA 1987 a 1987
GENERAL MOTORS MONZA L 4P GASOLINA 1987 a 1987
GENERAL MOTORS MONZA SL 1.8 L 2P GASOLINA 1991 a 1991
GENERAL MOTORS MONZA SL 1.8 L 2P EFI GASOLINA 1991 a 1993
GENERAL MOTORS MONZA SL 1.8 L 4P GASOLINA 1992 a 1992
GENERAL MOTORS MONZA SL 1.8 L 4P EFI GASOLINA 1991 a 1993
GENERAL MOTORS MONZA SL 2.0 L 2P GASOLINA 1991 a 1993
GENERAL MOTORS MONZA SL 2.0 L 2P EFI GASOLINA 1991 a 1993
GENERAL MOTORS MONZA SL 2.0 L 4P GASOLINA 1991 a 1993
GENERAL MOTORS MONZA SL 2.0 L 4P EFI GASOLINA 1991 a 1993
GENERAL MOTORS MONZA SL 2P GASOLINA 1982 a 1990
GENERAL MOTORS MONZA SL 3P GASOLINA 1983 a 1985
GENERAL MOTORS MONZA SL 4P GASOLINA 1983 a 1990
GENERAL MOTORS MONZA SL/E 1.8 L 2P GASOLINA 1988 a 1992
GENERAL MOTORS MONZA SL/E 1.8 L 2P EFI GASOLINA 1991 a 1993
GENERAL MOTORS MONZA SL/E 1.8 L 4P GASOLINA 1991 a 1993
GENERAL MOTORS MONZA SL/E 1.8 L 4P EFI GASOLINA 1991 a 1993
GENERAL MOTORS MONZA SL/E 2.0 L 2P GASOLINA 1991 a 1993
GENERAL MOTORS MONZA SL/E 2.0 L 2P EFI GASOLINA 1991 a 1993
GENERAL MOTORS MONZA SL/E 2.0 L 4P GASOLINA 1991 a 1993
GENERAL MOTORS MONZA SL/E 2.0 L 4P EFI GASOLINA 1991 a 1993
GENERAL MOTORS MONZA SL/E 2P GASOLINA 1988 a 1990
GENERAL MOTORS MONZA SL/E 4P GASOLINA 1988 a 1990
GENERAL MOTORS MONZA SLE 2P GASOLINA 1986 a 1987
GENERAL MOTORS MONZA SLE 3P GASOLINA 1986 a 1987
GENERAL MOTORS MONZA SLE 4P GASOLINA 1986 a 1987
GENERAL MOTORS MONZA ST 3P GASOLINA 1985 a 1985
GENERAL MOTORS MONZA STD/L 2P GASOLINA 1986 a 1986
GENERAL MOTORS MONZA STD/L 3P GASOLINA 1986 a 1986
GENERAL MOTORS MONZA STD/L 4P GASOLINA

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Avatar do usuário
Robson B
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 72
Registrado em: 28 Jun 2016, 20:08
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza não atinge temperatura IDEAL de Funcionamento (Não equenta o suficiente)

Mensagem não lida por Robson B »

No meu caso, ficava "sempre" na escala AZUL, subia quase nada, coisa insignificante mesmo, e nada mais, praticamente não saía da escala azul, como eu relatei no início do tópico, independente de trecho misto ou rodovia, e depois que a ventuinha disparava pouco tempo depois do carro ligado, ela só parava de funcionar quando desligava a ignição!
Att.
®Robson B. :arrow:
Avatar do usuário
Robson B
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 72
Registrado em: 28 Jun 2016, 20:08
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza não atinge temperatura IDEAL de Funcionamento (Não equenta o suficiente)

Mensagem não lida por Robson B »

Sem falar no consumo e no desempenho, desempenho nem tanto (quando eu falo desempenho, não é o fato do carro chegar a 220KH/H) é o fator aceleração "lisinha", marcha lenta estável, motor soltinho. E esses fatores eu percebí melhora sim, principalemente no fator consumo, vou fazer a média agora pra ter valores em mente, mas ja deu pra perceber uma melhora no consumo de fato, porque isso é fato, motor foi projetado pra trabalhar há uma determinada temperatura, não tão quente assim, mas pelo menos quente, para que haja uma melhor vida útil das peças internas.
Por isso os carros mais novos, atingem sua temperatura de trabalho cada vez mais rápido.
Agora, se o meu sendo a Gasolina eu percebí a diferença, pois rodei bastante depois. Penso eu que um motor a Álcool sería mais prejudicial ainda, ou pelo menos os sintomas seríam mais nítidos ainda.
Att.
®Robson B. :arrow:
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4220
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza não atinge temperatura IDEAL de Funcionamento (Não equenta o suficiente)

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Luiz Carlos (Rio) escreveu:
O fato da ventoinha estar funcionando o tempo todo realmente mantém a temperatura do motor um pouco mais baixa, mas nunca abaixo da faixa normal.
Dutra respondeu:
luiz acho que nao é bem porai nao , abaixa e muito e vou citar porque ,

num modo geral nao é pra baixar mas um dia comigo o fios de um pressostato do ar entraram em curto , minha junta abriu agua pra oleo ou ou cilindro ( nao me lembro exatamente agora) mas sei que tive de reparar o cabeçote e isso foi a anos , e, nesse dia so tinha agua no bloco e a ventoinha tava virada no p.a.u. , parecia a terceira rotaçao dela rsrsrsr , nesse dia eu encostei num posto pra verificar porque justamente a temperatura nao subia no transito de horario de pico aqui em sp/z-s , e eu tava trazendo a esposa do serviço ,

dai , durante o transito eu houvia a ventoinha ligada so nao tinha onde parar e quando parei vi o reservatorio sem agua e a ventoinha virada a pomba gira mil vezes rsrsr , no painel a temperatura tava cravada no meio da escala azul , e nisso botei agua e segui pra casa e na semana corri pra reparar tudo ,

numa outra vez indo pra aparecida , o meu ptc tava sendo acionado pois eu sabia porque tenho luz piloto pra saber que esta sendo ligado e nisso queimou minha bobina eletrica , dai foi guincho etc...., mas , pra abaixar assim !!, entao era a vt aberta direto e na rodovia entao ..... , bom, o ptc era sempre acionado no meu painel com o ponteiro dentro da faixa azul e desligada sempre que sai da escala azul , e mesmo trocando os paineis sempre foi assim , ( eu ate debati com o freire sobre esse tema e muitos mestres aqui ) dizendo que era normal e assim mesmo quando na verdade nao era
Dutra, li isso tudo que você escreveu aí em cima e não consegui encontrar sua explicação sobre o não é bem assim que você escreveu.
Quando eu afirmei que deixando o eletroventilador ligado o tempo todo o motor não sai da faixa normal de temperatura, eu me referi a um Monza onde o sistema de arrefecimento, principalmente a válvula termostática, está OK. Claro que se houver algum problema a coisa pode mudar. Eu faço sempre esse teste, e até hoje sempre aconteceu exatamente isso que eu citei, eu aciono o eletroventilador do radiador na velocidade baixa, deixo assim durante todo o funcionamento do motor, e a temperatura não sai da faixa normal.

Dutra escreveu:
agora eu entrei num tira teima sobre a vt com e sem o disco por causa do topico a seguir e o que o mestre waldir falou e tambem sobre a aplicaçao segundo o catalogo a seguir das vt com disco ,

pelo que parece vt com disco se aplica apenas em carburas gasolina , efi apenas 1.8 alcool e o restante apenas pra gasolina ??? é isso mesmo ??? nao poderia usar no meu ????
Pelo que estou notando o que você está duvidando do que já foi escrito aqui no fórum sobre o disco da válvula termostática e para o que ele serve. Tudo bem, é um assunto que gerou muitas dúvidas e discussões. Sobre a aplicação de termostatos, o catálogo de peças da Chevrolet, diz que só os motores 1.8 à etanol usam válvula termostática com outro número de peça (carros 92 a 96), e os motores 2.0 usam o mesmo tipo (93215643 e 93237475). O catálogo não especifica se tem disco ou não.
Já a MTE THOMSON, por exemplo, cita o disco e diz que motores a gasolina usam válvula com disco e motores à etanol válvulas sem o disco:
https://youtu.be/Qa1l1QYlQ_I
Nota: partes da msg foram editadas porque eu posso ter pegado pesado demais, o que não é minha intenção (e foge ao espírito do fórum), mas às vezes acontece. :(

Abs
Editado pela última vez por Luiz Carlos (Rio) em 12 Mar 2018, 13:33, em um total de 5 vezes.
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Responder