Monza Classic SE 1992
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Monza Classic SE 1992
Prezados, bom dia!
Sou novato por aqui, primeira publicação no fórum, andei lendo as publicações anteriores, aqui só tem especialista! Bem, vamos lá.
De 1984 à 1988 trabalhei em um Concessionário Chevrolet, fui consultor técnico, tive a oportunidade de testar, na época, o veloz Monza SR e o incomparável Classic 500 EF.
Meu amigo Abel tem um Classic SE 1992 e decidiu restaura-lo, fará serviços de mecânica, elétrica, funilaria e pintura. O objetivo é coloca-lo em condições de originalidade, ou o mais perto possível disso.
A cor é preto Memphis, interior cinza, painel em LCD, EFI, 2.0, câmbio mecânico de 5 marchas.
Começamos a primeira fase que é cuidar da mecânica:
- Troca do conjunto de embreagem (LUK)
- Troca dos vedadores das guias de válvulas
- Troca de todas as correias (Gates e Continental)
- Troca dos mangotes de freio e fluido de freio (Varga DOT-4)
- Troca das mangueiras de refrigeração e abraçadeiras
- Troca de óleo e filtro de óleo (GM) motor (planejamos usar óleo sintético Petrobrás dentro das especificações do manual, que aliás são 4!)
- Troca dos quatro amortecedores (Cofap) e acessórios da suspensão
Com isso deixaremos o conjunto mecânico em ordem.
A etapa seguinte será a funilaria, pintura, elétrica e por fim estofamento. Conforme for o progresso desta empreitada postarei as novidades.
Sugestões e dicas serão MUITO bem vindas!
Um abraço,
Sou novato por aqui, primeira publicação no fórum, andei lendo as publicações anteriores, aqui só tem especialista! Bem, vamos lá.
De 1984 à 1988 trabalhei em um Concessionário Chevrolet, fui consultor técnico, tive a oportunidade de testar, na época, o veloz Monza SR e o incomparável Classic 500 EF.
Meu amigo Abel tem um Classic SE 1992 e decidiu restaura-lo, fará serviços de mecânica, elétrica, funilaria e pintura. O objetivo é coloca-lo em condições de originalidade, ou o mais perto possível disso.
A cor é preto Memphis, interior cinza, painel em LCD, EFI, 2.0, câmbio mecânico de 5 marchas.
Começamos a primeira fase que é cuidar da mecânica:
- Troca do conjunto de embreagem (LUK)
- Troca dos vedadores das guias de válvulas
- Troca de todas as correias (Gates e Continental)
- Troca dos mangotes de freio e fluido de freio (Varga DOT-4)
- Troca das mangueiras de refrigeração e abraçadeiras
- Troca de óleo e filtro de óleo (GM) motor (planejamos usar óleo sintético Petrobrás dentro das especificações do manual, que aliás são 4!)
- Troca dos quatro amortecedores (Cofap) e acessórios da suspensão
Com isso deixaremos o conjunto mecânico em ordem.
A etapa seguinte será a funilaria, pintura, elétrica e por fim estofamento. Conforme for o progresso desta empreitada postarei as novidades.
Sugestões e dicas serão MUITO bem vindas!
Um abraço,
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Re: Monza Classic SE 1992
Prezados, boa tarde!
Foi feita a troca do conjunto de embreagem, ficou perfeito! A troca dos retentores (Sabó) que ficam nas guias de válvulas foi feita, porém ainda sai fumaça branca/azulada do escapamento. Diz o mecânico que ainda vai sair por algum tempo até secar o óleo que estava armazenado no escapamento. Bem acho que não, talvez tenhamos que abrir o motor. Minha suspeita recai para os anéis de segmento e/ou folga excessiva entre os êmbolos e os cilindros. Vamos medir a pressão de compressão dos cilindros para certificar este ítem.
Alguma sugestão?
Um abraço,
Foi feita a troca do conjunto de embreagem, ficou perfeito! A troca dos retentores (Sabó) que ficam nas guias de válvulas foi feita, porém ainda sai fumaça branca/azulada do escapamento. Diz o mecânico que ainda vai sair por algum tempo até secar o óleo que estava armazenado no escapamento. Bem acho que não, talvez tenhamos que abrir o motor. Minha suspeita recai para os anéis de segmento e/ou folga excessiva entre os êmbolos e os cilindros. Vamos medir a pressão de compressão dos cilindros para certificar este ítem.
Alguma sugestão?
Um abraço,
- tyo
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Re: Monza Classic SE 1992
Se a fumaça sai quando da uma acelerada forte no motor é problema nos anéis mesmo. Retentor de válvula só fuma na primeira partida do dia e logo para isso de ficar óleo no escape não deve ser não isso não acontece.
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
- Carlos A. Freire
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Re: Monza Classic SE 1992
Se há dúvidas que a fumaça é por óleo no escapamento e não no motor, solte o coletor de escape e funcione o motor. Desta forma vai ver se o motor está soltando ou não fumaça e, no caso do motor, percebe-se até mesmo qual o cilindro com problema.
Abs,
Carlos Freire
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
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- Luiz Carlos (Rio)
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Re: Monza Classic SE 1992
Ronaldo- Troca de óleo e filtro de óleo (GM) motor (planejamos usar óleo sintético Petrobrás dentro das especificações do manual, que aliás são 4!
Segundo o manual do proprietário do Monza 92, só são recomendados 3 tipos de óleo de motor, como pode ser visto na figura abaixo:
Se não me falha a memória, óleos sintéticos costumam ter uma viscosidade a frio bem baixa.
Os Monzas mais antigos sim usavam também um óleo menos viscoso a frio. Mas não é o caso dos Monzas mais novos
Abs
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
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Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
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Re: Monza Classic SE 1992
Senhores,
No Manual do Proprietário do Monza (de maio de 1991), página 7-06, na "Tabela de lubrificantes e fluidos recomendados, verificações e trocas" pode-se ler na linha "Motor" as seguintes especificações recomendadas de óleo: Óleo SAE-10W30 ou 15W40 ou 20W40 ou 20W50 (API-SE, API-SF ou API-SG).
O dono optou por utilizar o óleo semissintético da Petrobrás Lubrax Tecno 15W40 (API-SN) nessa troca, antes ele colocava um óleo ainda mais fino, o Lubrax Valora 5W30 (API-SN), mas desconhecia as especificações recomendadas no manual.
Esse óleo mais fino pode ser mais eficiente na lubrificações dos mancais e munhões, mas também passa mais facilmente pelos retentores ressecados.
Como o sistema de escapamento ainda é original, decidimos troca-lo integralmente, veremos em seguida como ficará.
Um abraço,
No Manual do Proprietário do Monza (de maio de 1991), página 7-06, na "Tabela de lubrificantes e fluidos recomendados, verificações e trocas" pode-se ler na linha "Motor" as seguintes especificações recomendadas de óleo: Óleo SAE-10W30 ou 15W40 ou 20W40 ou 20W50 (API-SE, API-SF ou API-SG).
O dono optou por utilizar o óleo semissintético da Petrobrás Lubrax Tecno 15W40 (API-SN) nessa troca, antes ele colocava um óleo ainda mais fino, o Lubrax Valora 5W30 (API-SN), mas desconhecia as especificações recomendadas no manual.
Esse óleo mais fino pode ser mais eficiente na lubrificações dos mancais e munhões, mas também passa mais facilmente pelos retentores ressecados.
Como o sistema de escapamento ainda é original, decidimos troca-lo integralmente, veremos em seguida como ficará.
Um abraço,
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Re: Monza Classic SE 1992
Senhores,
Eu consegui consertar a alavanca de controle do ar condicionado, havia uma deformação no plástico onde a pista de contato é apoiada, deformação esta causada por super aquecimento dos contatos elétricos. Porém, fiquei com uma dúvida, depois de colocar para testar, tive a impressão que o seletor de linha à vácuo estava com problemas, possivelmente nos conduítes que chegam ao seletor. Algum dos senhores teria um desenho esquemático ou foto com a disposição correta destes conduítes? Gostaria de aferir se os que estão no nosso Monza estão com a colocação correta.
Na próxima semana iniciaremos uma árdua tarefa: trocar o trocador de calor do ar quente! O novo chegou e com ele a disposição para o trabalho.
Um abraço,
Eu consegui consertar a alavanca de controle do ar condicionado, havia uma deformação no plástico onde a pista de contato é apoiada, deformação esta causada por super aquecimento dos contatos elétricos. Porém, fiquei com uma dúvida, depois de colocar para testar, tive a impressão que o seletor de linha à vácuo estava com problemas, possivelmente nos conduítes que chegam ao seletor. Algum dos senhores teria um desenho esquemático ou foto com a disposição correta destes conduítes? Gostaria de aferir se os que estão no nosso Monza estão com a colocação correta.
Na próxima semana iniciaremos uma árdua tarefa: trocar o trocador de calor do ar quente! O novo chegou e com ele a disposição para o trabalho.
Um abraço,
- Carlos A. Freire
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Re: Monza Classic SE 1992
Bom dia.Ronaldo62 escreveu: ↑10 Fev 2018, 20:33 ... Fiquei com uma dúvida, depois de colocar para testar, tive a impressão que o seletor de linha à vácuo estava com problemas, possivelmente nos conduítes que chegam ao seletor. Algum dos senhores teria um desenho esquemático ou foto com a disposição correta destes conduítes? Gostaria de aferir se os que estão no nosso Monza estão com a colocação correta.
Já temos tópicos sobre as posições das mangueiras coloridas (vácuo) para funções das portas de acionamento da caixa de ventilação interna.
http://www.forum.monzeiros.com/viewtopi ... sa&start=8
Uma simples pesquisa com a ferramenta de pesquisa encontraria essas informações. Além dos tópicos, o manual de reparações do Monza 90, contém o desenho dessas ligações. O link para baixar o manual está na seção de manuais deste fórum.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
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