Opa Kaio!kaioemmanuel escreveu:E aí Renatao! Bamos ver se lembro de tudo.Renato GM na Veia escreveu:
Olá Kaio, tudo bem?!
Seguinte, depois do 5º encontro do Monza clube, decidi de uma vez por todas colocar um A/C no meu!!!
Acho que até batemos um papo por lá (estávamos no Monza do Gabriel do RJ)...
As peças do meu chegam do "doador" amanhã (05/09).... como o cara do desmanche que está desmontando (em hipótese nenhuma ele deixou eu desmontar), gostaria de saber tudo o que vai pra eu saber o que está faltando na hora de pegar!
Vou fazer o mesmo esquema do seu.... infelizmente terei de cortar a parede corta-fogo do carro e assim por diante! Pra mim será um desafio! Adoro mexer no meu carro.. cada vez que faço isso, aprendo mais e mato alguns "probleminhas futuros"
Abraço!
Att.. Renato (SP)
Condensador com os 2 suportes laterais, compressor com polia estriada e suporte ( veja que esse suporte é diferente em motor fase 1 e fase 2, tem q ser específico do seu motor), polia de acessórios (a polia tbm é diferente, mas as 2 servem. Eu prefiro a do fase 1 pq é fixa e não tem o damper de borracha q pode dar defeito. A diferença q vai dar é que a do fase 1 é menor então a Correia tbm será mais curta) , Correia estriada, filtro acumulador com suporte, mangueira 1(compressor - condensador), mangueira 2 (condensador - evaporador), mangueira 3 (evaporador - filtro), mangueira 4 (filtro - compressor), pressostatos de baixa e alta, válvula de segurança, caixa de ar (com as valvulas e as mangueiras, com a tampa inferior de acabamento, com a borracha de vedação entre a caixa e a parede, com evaporado, tubo expansor e radiador do ar quente, vc precisa dele pra regular a temperatura, senão vc passa frio em uma viagem), tubos de ar da caixa até os difusores. São 1 pra esquerda, 1 pra direita, 1 pra cima e 2 pequenos laterais (esses 2 pequenos vc só vai usar se trocar o tabelier). Porta luvas do Monza com ar com a tampa, chave comutadora ( aquela de 2 alavancas, com o cabo de aço que aciona o ar quente), chave do ventilador do Monza com ar, chicote elétrico com os relés, válvula kicker (essa vai no carburador pra corrigir a lenta quando liga o ar), eletrovalvula p acionamento da valva kicker com as mangueiras, caixa do ventilador com o ventilador obviamente kkkk, calha superior ( aquela tampa de plástico que fica ali na churrasqueira), portinhola de recirculacao ( fica escondido em baixo desse calha), reservatório de água do radiador ( vc vai ter que tirar o antigo que parece um bujao, pq naquele lugar vai o filtro, e colocar o reservatório do Monza caixote com ar, que é o mesmo do tubarao), mangueira de água 1( radiador - cano dagua - com derivação pro reservatório, mangueira 2 (reservatório - radiador), mangueira 3 e 4 (radiador de ar quente), ventoinha com suporte do Monza com ar e resistência cerâmica.
Acho q é tudo. Algumas peças são meio canseira de achar funcionando, se vc precisar eu tenho, como a kicker, a chave do ar, botão do ventilador, e mais algumas q não me lembro.
No meu caso, preferi fazer um chicote novo pq o antigo do doador tava detonado. As mangueiras de gás te recomendo mandar trocar todas as partes flexiveis pra evitar vazamento futuro. Filtro acumulador tb ponha novo, custa uns 80,00 pois o velho com certeza acumulou umidade e já era. Troque tbm as válvulas de serviço do compressor e todos os anéis oring. Não use o tubo expansor velho, ponha um novo custa 10 conto e ele é quem faz o milagre do frio acontecer. Quando montar, não esqueça de esgotar e limpar o compressor, depois por 300~350 ml de óleo sintético, específico pra isso.
Agora outro problema, o tabelier do Monza com ar é diferente do Monza sem ar. Eu não troquei de imediato, vim trocar agora há pouco tempo. Quando instalei, eu fiz um arranjo técnico kkkk no painel e ficou muito bom, usei um ano assim, até que um dia achei um tabelier e resolvi trocar só pra ficar tudo original. Se puder, Troque pra não sofrer. Se quiser adaptar me avise que te mando as fotos com detalhes de como adaptar o painel.
Leve o evaporador, condensador e radiador de ar quente numa oficina que arruma radiador e peça pra testar na pressão. O compressor vc só vai poder testar depois que montar tudo no carro, aí colocar ar comprimido.
O resto é mão de obra, corte, solda e muita cerveja gelada
Caracas muito obrigado pelas dicas!!! Estou ansioso para começar a montar!!!
Algumas coisinhas não consegui achar como por exemplo a válvula kicker (pois o "doador" era TBI) e o suporte da bomba de direção hidráulica....
Onde fica esse tal "tubo expansor"?! Talvez preciso de trocar o rolamento do compressor.
Estou com alguma fotos (tiradas a noite) das peças.... como faço para te enviar para dar uma olhada?! No feriado, vou tirar novas fotos e vou te mandar tbm (só que de dia né... rsrs)
Quero com certeza todas as fotos possíveis que puder me passar!!!
O restante, mão de obra, soldas e cortes....... tá mais ou menos!!! e quanto a cerveja gelada.......... essa parte ta muito mais fácil kkkkk!!!
Abraços!!!!