PRÉ AQUECEDOR DO COLETOR DE ADMISSAO MONZA ALCOOL

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
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CristianoHi-tech
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Re: PRÉ AQUECEDOR DO COLETOR DE ADMISSAO MONZA ALCOOL

Mensagem não lida por CristianoHi-tech »

Dutra, muito legal a informação. O meu carro tem um fio solto por baixo do coletor. Entretanto estou quase morrendo de procurar na parede corta fogo onde encaixo ele pra fazer contato com o relé no painel, e nada. Nadica! Não acho de jeito nenhum de onde esse fio vai :lol: :lol: :lol: :lol:
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waldir
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Re: PRÉ AQUECEDOR DO COLETOR DE ADMISSAO MONZA ALCOOL

Mensagem não lida por waldir »

CristianoHi-tech escreveu:Dutra, muito legal a informação. O meu carro tem um fio solto por baixo do coletor. Entretanto estou quase morrendo de procurar na parede corta fogo onde encaixo ele pra fazer contato com o relé no painel, e nada. Nadica! Não acho de jeito nenhum de onde esse fio vai :lol: :lol: :lol: :lol:
Cristiano, eu também não achei, mas enviei outro para lá.
O código do relé é 52267685 e o seu correspondente da marca DNI é 0343.
E o fio sai da posição 87 (oitenta e sete) e deve ser conectado no rabicho que sai do coletor.

No meu saia um fio preto da posição 87 e se perdia num chicote. Eu cortei o fio +/- 20 cm após a cx de fusíveis e emendei um
outro cabo (uma boa emenda com solda e depois coberta com espaguete retrátil) passei por uma abertura na parede corta fogo e coloquei um terminal fêmea com capa plástica e está funcionando direitinho).

Antes de fechar a emenda com espaguete retrátil eu inclui um fiozinho fino para colocar um resistor de 560 ohms + led e o negativo peguei de um ponto qualquer(da lataria) e o led num ponto visível onde monitoro o tempo que a resistência se mantém ligada.
O relé comuta a resistência do coletor 3 segundos após a partida toda vez que a temperatura for menor que 83ºC que é a temperatura de desligamento. Basta o liquido do arrefecimento atingir esse valor o sensor de baixa do cabeçote manda sinal elétrico para o painel e para o relé provocando o desligamento.

Obs.: o meu relé já estava meio pifado que anteriormente eu coloquei um botão remoto para injetar gasolina e depois que troquei o relé original pelo DNI 0343 (paguei em 25.07.11 R$35,00 e deve custar hoje R$ 50,00) voltou a funcionar a injeção automática gerenciada em 2º degrau pelo relé a partir de 20ºC para menos. E esta foi a data que ativei o PTC - Positive Temperature Coefficient - aquecedor do coletor de admissão.

As demais 'pinagens' do relé vc encontra em: viewtopic.php?f=15&t=30788&start=10#p374261
Editado pela última vez por waldir em 03 Jul 2016, 20:03, em um total de 1 vez.
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CristianoHi-tech
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Re: PRÉ AQUECEDOR DO COLETOR DE ADMISSAO MONZA ALCOOL

Mensagem não lida por CristianoHi-tech »

Vlw Waldir, vou vasculhar no carro. Obrigado pela dica. Boa semana.
ronaldo theodoro
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Re: PRÉ AQUECEDOR DO COLETOR DE ADMISSAO MONZA ALCOOL

Mensagem não lida por ronaldo theodoro »

Cristiano, ele não vai na parede corta fogo não. Ele passa pelo chicote que tem um conector grande, que passa ao lado da bateria e desce perto do câmbio, depois do conector, passa perto do motor de arranque e sobe até o coletor. Quem controle o funcionamento dele é a central da injeção.


Abs
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dutra s a
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Re: PRÉ AQUECEDOR DO COLETOR DE ADMISSAO MONZA ALCOOL

Mensagem não lida por dutra s a »

prefiro usar a dica do waldir , assim como minha ventoinha , o acionamento do pre aquecedor tambem possui uma lampada piloto, uma pinguinho mesmo , e , adaptei as 2 luzes no painel bem abaixo do pino que zera o odometro ,

e tambem vou dar uma dica que tambem serve pro waldir e demais ,

esse fio que sai do rele pro pre-aquecedor é preto de fabrica e como o theodoro citou ele vai ate um conector bem gordo de varios fios so que no meu esse conector por onde ele passa fica abaixo do cilindro mestre que dai segue pro aquecedor do coletor , nisso eu recomendo recolocar um fio mais grosso e totalmente isolado e diretamente até o pre aquecedor no coletor , no meu tive transtornos por conta de aterramentos numa época e por conta disso o conector do rele fritou, o conector abaixo do cilindro mestre tambem fritou e a maior parte dese fio que de fabrica segue junto dos chicotes estava com muitas trincas sem falar o proprio rele fritando ,

portanto no meu ponto de vista a gm deveria ter projetado essa ligaçao a parte de outras coisas e com um fio mais adepto pra segurar um rojao desse que é o pre aquecedor , e tem mais , muitas vezes o motor ( pra nós ) ainda esta aquecido mas pra ie nao e nisso o aquecedor é acionado onde rapidamente é desarmado e isso acho um erro pois ajuda a estragar mais o isolamento termico do fio desse aquecedor , e muitos que tambem conheci compraram monza com esse sistema e nao sabiam que esse sistema estava desativado e por alguma razao as lojas desativavam cortando o fio porque estragava o regulador de voltagem do alternador quando o aquecedor era acionado ( nao sei se isso procede), entao , como o rele fica ali junto de um monte de coisas vitais da caixa de fusiveis eu fiz essa separaçao ate o aquecedor , eu ainda nao reativei o meu ptc por outras razoes pois estou terminando outros serviços no carro mas irei reativar futuramente

abs estamos ai
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wiltonb1
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Re: PRÉ AQUECEDOR DO COLETOR DE ADMISSAO MONZA ALCOOL

Mensagem não lida por wiltonb1 »

Rafaelo escreveu:
wiltonb1 escreveu:ok, levarei o mesmo para um especialista em carburadores, porém como coloquei o cabeçote, coletor do motor 2.0 F2 em um motor 1.8 F1 eu queria saber se posso ter algum problema futuramente, ou se posso ter algum tipo de ganho de desemprenho.
esse foi o erro.

a taxa de compressao dos dois motores sao diferentes por justamente a camara de combustao das Fase 1 e 2 serem diferentes, e pra piorar as cilindradas estao diferentes. oque ja era ruim ficou pior nessa troca.

tu nao pode ter uma razão de compressao menor do que antes, fazendo isso teu motor alem de ficar sem torque, vai perder potencia e vai aumentar o consumo que por consequencia aumentar o nivel de poluentes. é uma reação em cadeia isso!

--------------------

se realmente quer usar esse cabeçote ate pode. porem é preciso aumentar a taxa, e pra isso é preciso rebaixar o cabeçote, e antes de rebaixar é preciso calcular a taxa atual, e so depois calcular no papel se é possivel rebaixar o cabeçote pra atingir a taxa antiga. ja comentamos sobre isso em topicos esporadicos de como medir a taxa e como projetar uma nova taxa pro motor :wink:
Entendi Rafaelo, valeu pelas informações, eu estava com essas dúvidas, como eu tenho um cabeçote 2.0 f2, coletor de admissão com PTC e carburador 2e eu cheguei a colocar tudo em meu motor f1, funcionei o motor por 10 minutos, mas achei melhor parar por ali e esperar a resposta de vcs, queria usar o ptc ja q em meu coletor nao tem, mas se vai dar essa diferença na taxa de compressao pra mim nao vira e também nao é viável mandar rebaixar o cabeçote somente para realizar essa troca.
Vou ver se existe algum tipo de flange para eu usar o coletor com PTC em meu cabeçote, se não tiver paciência, bora injetar gasolina, puxar o afogador e esperar o bixo esquentar.

Abraço.
Wilton Borges
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wiltonb1
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Re: PRÉ AQUECEDOR DO COLETOR DE ADMISSAO MONZA ALCOOL

Mensagem não lida por wiltonb1 »

dutra s a escreveu:nao é por nada nao , mas o amigo wiltonb tava achando que botar cabeçote do f2 no f1 iria melhorar sem muito trabalho ?

eu no lugar do amigo iria atras do cabeçote original do carro , montava ele e pronto cabou a dor de cabeça , fazendo isso o restante é ponto, pressao , velas , filtro esportivo escape 4x1 ,,,, tudo pra andar legalzinho ,

esse negocio de rebaixar cabeçote é bom, é legal eu mesmo ja fiz isso , o ruim é achar uma fresa muito bem calibrada , um bom e atento fresador e acho que alem de ir atras de cabeçote original voce ainda acha um coletor com aquecedor , ou , coloque um motor completo f2

agora eu tenho uma duvida , em que linha do monza foi mais apropriado o cabeçote ter o desenho de sua camara como um coraçao ou maçã onde outros esta camara é mais arredondada ? qual fundamento pra essa diferença ?

poise , a uns 2 meses eu tambem soube de uns papo que a gm parou de fazer os f 2

abs estamos ai
Opa Dutra blz?
Na vdd minha intenção real era de usar o outro coletor de admissão que tenho aqui, pois ele tem a resistência de pré aquecimento entendeu?
E como tem a diferença na entrada dele com o cabeçote eu estava com a dúvida inicial se poderia colocar o cabeçote f2, coletor e etc mo motor f1, pq tenho essas peças aqui guardadas.
Ai me veio outra dúvida se com essas trocas o carro poderia ganhar um pouco de desempenho ou se iria perder, ou se podia ter algum outro tipo de problemas.
Mas com a resposta do Rafaelo e com a sua vi que não é viável pra mim realizar essa troca, tendo em vista que teria que rebaixar o cabeçote para nivelar a taxa de compressao.
Mas obrigado brother.
Abraço.
Wilton Borges
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wiltonb1
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Re: PRÉ AQUECEDOR DO COLETOR DE ADMISSAO MONZA ALCOOL

Mensagem não lida por wiltonb1 »

Rafaelo desculpe a insistência nesse assunto kkkkkk
Mas ja que vcs conhecem muito bem do assunto e o forum existe para trocarmos ideia, vou pedir sua ajuda e de outros membros do forum aqui.
No caso dessa troca que fiz, era para utilizar o PTC e o carburador 2e em meu motor f1, blz.
Em algumas pesquisas aqui no forum sobre um assunto bem parecido, eu vi que vc instruiu um rapaz a fazer uma adaptação, no caso ele cortaria a flange original do coletor e soldaria os tubos de admissão do outro coletor.
Eu tenho aqui comigo os equipamentos necessários para tal trabalho, se eu cortar a flange de um e soldar no outro teria algum problema?
Eu acredito que nao, tento em vista que trocadas as flanges os tubos de admissão que são do coletor do motor f2 seriam alinhados e soldados com a a flange do coletor f1.
Novamente obrigado.
Wilton Borges
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