Ponto do distribiidor

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
sidney2016
Mensagens: 1
Registrado em: 23 Abr 2016, 12:24
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Ponto do distribiidor

Mensagem não lida por sidney2016 »

Ola monzeiros . To chegando agora por aqui.
Tenho um monza sl ano 91 e esta acontecendo o seguinte
desmontei o distribuidor dele para dar uma limpza .
Porem depois que montei denovo ele nao ficou mais no ponto que stava .
agora ele so funciona no talo na posiçao horario tipo todo virado para traz
Gostaria de saber o seguinte .Como voltar ele pro lugar certo onde estava e porqur isoo acontceu ?

Um qbraço a todos
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Ponto do distribiidor

Mensagem não lida por waldir »

Se a montagem do distribuidor foi correta é somente colocá-lo casando as marcas da flange do distribuidor com a do cabeçote que deve funcionbar como antes.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Avatar do usuário
jonasrex
Mensagens: 7
Registrado em: 13 Set 2015, 17:10
Cidade: Colinas
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Ponto do distribiidor

Mensagem não lida por jonasrex »

Bom dia amigos. Tenho um Monza GLS 96 EFI gsolina. Quando comprei ha mais ou menos 8 meses não troquei logo a correia de valvulas... Só fiz isto depois de tres meses... mas ate aí tudo bem. o fato é que depois que troquei a correia, o mecanico nao achou mais o ponto (e nenhum outro mecanico). A correia está certa, no local correto na polia... gastei 500,00 em horas de serviço e nada de achar o problema... não acusa no mapeamento... a regulagem do distribuidor está no limite e ainda assim ta todo errado... ah, e o motor começa a grilar (bastante) quano esquenta... alguem pode me ajudar por favor?
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17770
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Ponto do distribiidor

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

jonasrex escreveu:Bom dia amigos. Tenho um Monza GLS 96 EFI gsolina. Quando comprei ha mais ou menos 8 meses não troquei logo a correia de valvulas... Só fiz isto depois de tres meses... mas ate aí tudo bem. o fato é que depois que troquei a correia, o mecanico nao achou mais o ponto (e nenhum outro mecanico). A correia está certa, no local correto na polia... gastei 500,00 em horas de serviço e nada de achar o problema... não acusa no mapeamento... a regulagem do distribuidor está no limite e ainda assim ta todo errado... ah, e o motor começa a grilar (bastante) quano esquenta... alguem pode me ajudar por favor?
Sintoma de correia dentada fora de ponto, deixando o motor fora de sincronismo. Isso é comum acontecer mesmo com reparadores experientes. Pior é fazerem errado e acharem que estão certos.
Se a correia dentada estiver bem posicionada e, o distribuidor for original do carro, as marcas da base do distribuidor e da gaiola devem coincidir. Caso queira verificar e ajustar o ponto de avanço inicial do Monza EFI, deve estar com motor aquecido, onde a ventoinha deve ter ligado por pelo menos 2 vezes e, colocar um jumper entre os terminais A e B do conector de diagnóstico ALDL. Se não fizer isso, nunca conseguirá conferir ou ajustar o ponto de avanço inicial.

Recomendo que procure outro reparador.

Aqui no fórum temos muiiiiiiitos tópicos sobre como colocar a correia dentada no ponto, como ajustar o ponto de avanço inicial. Use a ferramenta de pesquisa para encontrar essas informações.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
jonasrex
Mensagens: 7
Registrado em: 13 Set 2015, 17:10
Cidade: Colinas
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Ponto do distribiidor

Mensagem não lida por jonasrex »

obrigado pela rapida resposta... ja estou no terceiro mecanico (mecanicas boas aqui da regiao) e nada resolvido... da ultima vez, o mecanico me mmostrou que a correia estava no lugar correto e que poderia ser alguma coisa relacionada a entrada de ar falso... mas ar falso bate pino também??
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17770
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Ponto do distribiidor

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Ele mostrou que o ponto da correia está certo... Você sabe como deve ficar as marcas das polias do virabrequim e do comando de válvulas? Se sabe, fale para nós como devem ficar essas polias. Se não sabe, podem mostrar qualquer coisa que não vai saber se está certo ou não.

sim, entrada de ar falso na admissão contribui para o sintoma, porém, terá problemas com marcha lenta. O ponto de avanço inicial excessivamente adiantado, carbonização nas cabeças dos pistões, velas com aplicação errada, problemas com a válvula EGR (se tiver)e motor super aquecendo também contribuem para o sintoma.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
jonasrex
Mensagens: 7
Registrado em: 13 Set 2015, 17:10
Cidade: Colinas
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Ponto do distribiidor

Mensagem não lida por jonasrex »

obrigado! acho que vou levar meu monza em uma autorizada...
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17770
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Ponto do distribiidor

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

jonasrex escreveu:obrigado! acho que vou levar meu monza em uma autorizada...
Nos fale como ficam as marcações das polias do virabrequim e do comando de válvulas quando o 1º cilindro fica em PMS. Por aí que começa a avaliação.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder