Instalando AR no monzão!

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
kaioemmanuel
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 696
Registrado em: 09 Mar 2009, 11:52
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Instalando AR no monzão!

Mensagem não lida por kaioemmanuel »

Obrigado Vitor!

40 dias rodando já.. Tudo perfeito, gelando demais!!!!

Agora estou desenvolvendo um filtro de cabine com meu parceiro Rone.
Azul Atlantis 89 2.0
Avatar do usuário
luiz sle
Monza-Man (Nível 11)
Mensagens: 9169
Registrado em: 10 Dez 2009, 17:55
Cidade: Cajamar
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza S/R
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Instalando AR no monzão!

Mensagem não lida por luiz sle »

Muito bacana teu projeto, cara! Corajoso de mais

Abração
Monza, a relação do homem e a máquina.

Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
ericmoc
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 43
Registrado em: 17 Mar 2015, 09:01
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Instalando AR no monzão!

Mensagem não lida por ericmoc »

Caramba!! Parabéns meu amigo, quanta coragem e dedicação! Agora só desfrutando. Parabéns mais uma vez. :smt023 :smt023
Monza GLS 2.0 EFI Azul Strauss
kaioemmanuel
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 696
Registrado em: 09 Mar 2009, 11:52
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Instalando AR no monzão!

Mensagem não lida por kaioemmanuel »

ericmoc escreveu:Caramba!! Parabéns meu amigo, quanta coragem e dedicação! Agora só desfrutando. Parabéns mais uma vez. :smt023 :smt023
luiz sle escreveu:Muito bacana teu projeto, cara! Corajoso de mais

Abração
Obrigado, gente! Espero que possa ajudar outros colegas que queiram instalar, mas tem receio por ser trabalhoso :smt023

Penso em fazer uma modificação: Colocar um botao exclusivo para recirculação, pois no sistema original só é possivel usar a recirculação na posição onde o ar sai por todos os difusores.

Ná proxima manutenção tbm vou tirar esse termostato. No frigir dos ovos, está trabalhando igual o sistema original controlado pelos pressostatos, exceto que perdi o ar quente. Então vou voltar original e reativar o ar quente :smt023
Azul Atlantis 89 2.0
Avatar do usuário
Robson Lott
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2273
Registrado em: 29 Mai 2007, 17:15
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1987
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Instalando AR original no monzão! "já está GELANDO!"

Mensagem não lida por Robson Lott »

kaioemmanuel escreveu:Película pra finalizar. ..

Teste no sol quente...

Uma observação off topic. Quando troquei o setor DH pelo do tubarão a direção ficou um pouco mais pesada. Aí na instalação o ar precisava trocar a polia da bomba, então troquei bomba com polia completa. Rodando a polia na mão e tapando a descarga com o dedo deu pra notar fácil que tinha mais pressão que minha bomba antiga, e ambas tem o mesmo código GM. Montei e foi batata, a direção ficou super macia como era antes no setor original de alumínio. Em poucas palavras, pra quem for trocar o setor, basta mandar fazer um ajuste na bomba!
Kaião, sei que é offtopic, mas caso possa me responder por MP, o que seria fazer esse ajuste na bomba de DH? Não entendi... É nela que se faz o ajuste de dureza da DH? :smt023

Abraços!
Robson Lott
- '87 SL/E 2.0 Álc Prata Andino 4p
* 20/11/18 146K km e contando...
:cachaca:
- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km

Imagem
kaioemmanuel
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 696
Registrado em: 09 Mar 2009, 11:52
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Instalando AR original no monzão! "já está GELANDO!"

Mensagem não lida por kaioemmanuel »

Robson Lott escreveu:
kaioemmanuel escreveu:Película pra finalizar. ..

Teste no sol quente...

Uma observação off topic. Quando troquei o setor DH pelo do tubarão a direção ficou um pouco mais pesada. Aí na instalação o ar precisava trocar a polia da bomba, então troquei bomba com polia completa. Rodando a polia na mão e tapando a descarga com o dedo deu pra notar fácil que tinha mais pressão que minha bomba antiga, e ambas tem o mesmo código GM. Montei e foi batata, a direção ficou super macia como era antes no setor original de alumínio. Em poucas palavras, pra quem for trocar o setor, basta mandar fazer um ajuste na bomba!
Kaião, sei que é offtopic, mas caso possa me responder por MP, o que seria fazer esse ajuste na bomba de DH? Não entendi... É nela que se faz o ajuste de dureza da DH? :smt023

Abraços!
Robson Lott
MP :smt023
Azul Atlantis 89 2.0
Avatar do usuário
jesuino b ferreira
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3066
Registrado em: 09 Ago 2011, 22:29
Cidade: goiania
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Instalando AR no monzão!

Mensagem não lida por jesuino b ferreira »

ok,vou excluir :smt023
Editado pela última vez por jesuino b ferreira em 29 Out 2015, 20:57, em um total de 1 vez.
kaioemmanuel
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 696
Registrado em: 09 Mar 2009, 11:52
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Instalando AR no monzão!

Mensagem não lida por kaioemmanuel »

jesuino b ferreira escreveu:cuidado com regulagem na bomba.
ela tem uma limite e isto quem determina e uma valvula de alivio que fica na carcaça da bomba.
se alterar a regulagem da valvula pode estourar a mangueira de pressao.
o certo seria conectar um manometro na linha de pressao e verificar.

se esta ok,nao tem o que mexer :smt023

se a pressao da bomba antiga estava baixa,ai tudo bem.
voçe colocou outra e normalizou o sistema.
Jesuino, é exatamente nessa válvula de alivio que mexi. A válvula da bomba do tubarão tem um ajuste diferente, pois o setor do modelo mais novo trabalha com mais pressão. O que fiz, foi aumentar um pouco a pressão da minha bomba modelo antigo. Como vc falou, basta ter o cuidado de não exagerar que não tem nenhum problema.

É fato que a direção do tubarão é UM POUCO mais firme que do antigo. Ai, quando coloca o setor do tubarão no caixote e fica pesado, as pessoas acham normal, argumentando que é assim mesmo e tal.. Mas não é bem assim. A bomba do caixote trabalha com menos pressão, então quando monta o setor do tubarão na bomba do caixote, fica mais pesado que o sistema completo do tubarão, por causa da baixa pressão. Entende que são 2 fatores diferentes?

Se quiser um ajuste exato, só colocar um manômetro e ajustar a pressão igual a do tubarão. Se não me engano 175psi contra 145psi da antiga. Mas é tão simples que nem vi necessidade. Não tem mistério nenhum.

No Gol por exemplo, são 210psi e a bomba tbm é DHB com mecanismo igual ao usado no Monza. Mangueiras com trançado para sistema de baixa pressão trabalham com 250psi. Então se exagerar no aumento da pressão, o que pode acontecer é vazar pelo retentor da bomba, se ele já estiver comprometido. Pra estourar mangueira teria que por pressão demais na bomba, acho que nem tem como por 250psi nessa bomba, nem tem espaço pra isso na cavidade da válvula.
Azul Atlantis 89 2.0
Responder