2ª Manutenção do SL/E 87 - A Braba

Deixou seu Monza 0 km novamente ou trabalhando para isso? Esta é a seção!
RBMartins
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1736
Registrado em: 06 Jun 2013, 16:42
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: 2ª Manutenção do SL/E 87 - A Braba

Mensagem não lida por RBMartins »

É rapaz, como ja havia lhe dito e o pessoal confirmou, esse carro seu está de encher os olhos de qualquer um, e com todo o zelo seu em cuidá-lo vai ficar melhor ainda :smt023

abraço e vamo que vamo zerar esse Monza :D :wink:
ex-Monza GLS 1995 Azul Cezanne Perolizado: http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=27249
S h E e Q u O
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2094
Registrado em: 05 Mar 2013, 22:02
Cidade: Arapongas
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1987
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: 2ª Manutenção do SL/E 87 - A Braba

Mensagem não lida por S h E e Q u O »

Fala galera, tudo bem?

Obrigado pelas observações, recomendações, elogios e críticas construtivas de todos!! É isso que leva os nossos projetos o mais próximo possível da perfeição e dos nossos objetivos.

----------------------------

Murillo, vc está pertinho daqui cara! Quando tiver um tempinho, dê um pulo aqui e vamos lá visitar o Monzão! O carro iria ficar pronto neste final desta semana, mas alguns detalhes acabaram atrasando e só vai ficar pronto, creio eu, daqui uns 15 dias!! :D

----------------------------

Déco: Estas mantas, de fato, são muito importantes. Eu já estava correndo atrás para comprá-las novas. No entanto, começamos a quebrar a cabeça aqui depois que o Alexandre, responsável pelos serviços de funilaria e pintura, após a minha insistência de manter a porta por fora como está, sem retocá-la, deu a ideia de fazer o tratamento da parte interna da lataria de modo a garantir a impermeabilização da peça, mas, também, de uma forma que o problema não volte, pois, embora seja uma peça ilibada, não se trata de uma peça nova, mas sim, de uma peça recuperada e que estava em estado razoavelmente crítico. Então, ele me propôs fazer uma espécie de "quimioterapia" na peça e eliminar todos os focos ou possibilidades de nova corrosão da peça, da mesma forma que ocorreu anteriormente. É um cara experiente, tem 20 anos de GM e hoje é o chefe de oficina da concessionária local, onde o carro se encontra. Foi uma coincidência eu levar na concessionária, pois o objetivo foi chegar até ele. Sem ele saber, antes de eu levar o carro para ele fazer o serviço, o Leo, que fez o serviço de martelinho de ouro pra mim, também experiente, ex-VW por 30 anos, me fez a mesma sugestão do Alexandre, que foi optar por não retocar a porta por fora porque o carro não tem retoque, com exceção da tampa da mala; lixar a ferrugem interna da porta; impermeabilizar internamente a porta e NÃO reinstalar as mantas asfálticas, pois, por melhor que esta esteja fixada na porta, o problema voltará a médio e longo prazo, numa época em que não seria mais possível encontrar uma peça de reposição (outra porta nova) de qualidade. Segundo eles, a chapa de aço da porta é grossa e firme o suficiente para dispensar a instalação de uma nova manta asfáltica, além do que, a porta tem aquele vinco (dobra) perto do meio da chapa, com o friso grosso cheio de rebites, o que manteria a mesma funcionalidade da peça, segundo eles. O tratamento da peça, após a impermeabilização, seria, então, feito com uma resina, cujo resultado seria praticamente o mesmo daquele "emborrachamento" que é feito na parte de baixo dos assoalhos dos carros mais novos, que é a técnica empregada, atualmente, nos carros mais novos (pelo menos da GM), tais como Cruze, Onix etc., que já não usam mais a manta, pelo mesmo problema da corrosão. Mas, como o Monza tem a vantagem de ter a chapa da porta mais dura, a dispensa da manta não iria prejudicar a qualidade e a segurança do serviço e nem a qualidade da porta. Ainda não decidimos sobre a manta, por isso mesmo, o serviço atrasou. :?

----------------------------

Martins, é isso aí! Tomara que dê tudo certo e a oficina cumpra os seus prazos rsrs..... :mrgreen:

----------------------------

Evandro, esta lavagem a seco é feita com produtos próprios que não requerem enxague. Na forração das portas, eu fiz a lavagem a seco dos tecidos com Vanish Carpex, uma escovinha de roupa, um pano levemente úmido e um aspirador de pó. Esfreguei suavemente o tecido, depois passei o pano pouco úmido para tirar o excesso do produto e, em seguida, usei o aspirador para sugar o eventual excesso de líquido. Em poucos minutos, a peça seca e eu aspiro novamente. No caso dos carpetes do porta mala, tanto o que vai em cima do estepe quanto o que forra internamente o painel traseiro, eu optei por um serviço profissional, pois seria necessário uma limpeza mais pesada. Eles tem produtos mais fortes para a limpeza e técnica para não manchar e nem perfumar os tecidos. Se der certo, não encolher e ficar tudo de acordo com o meu objetivo, aí, então, vou levar o carpete principal, que forra a cabine, para fazer esta mesma limpeza. Caso contrário, farei a limpeza em casa mesmo. Outro detalhe é que eu, pessoalmente, não aprecio o (meu) carro com cheiro de perfume. O Vanish Carpex, amaciantes de roupa etc. tem perfumes maravilhosos, mas, eu gosto que o carro fique com o cheiro característico dele. Já tive fases com carros cheirosos quando eu era mais novo, mas, em se tratando dos antigos, eu prefiro o cheiro próprio do carro. Parece bobagem, mais penso que o cheiro do carro é uma característica do conjunto e faz parte do clima de nostalgia que ele nos transmite. Quer mais que o cheiro característico do Fusca? rsrs...... :mrgreen:

----------------------------

Pessoal, em aspectos gerais, a minha intenção não é só manter o carro original, mas manter, sempre que possível, cada característica de originalidade do carro. Esta porta do motorista que recebeu o tratamento de oxidação, será a única exceção (tomara). Com os recursos que temos hoje, o carro poderia ficar mais potente, mais silencioso, mais confortável etc. Mas, aquele som de radinho de pilha, por exemplo, me fascina. Aquele barulho da trava elétrica e aquele escândalo dos retrovisores elétricos também. A ideia é a de que, daqui a 10, 20 ou 30 anos, quando meus filhos ou netos forem desmontar esse carro para fazer algum eventual reparo, eles encontrem, nesta circunstância, o mesmo carro que eu vejo hoje, com os traços, métodos e sintonia fina de fabricação daquela época, assim como as eventuais limitações ou características da industria automobilística dos anos 80.

Mas, é isso aí! Acho que falei muito por hoje. Deve ser a minha gripe :smt005

Fiquem à vontade para comentar e me corrigir! Estamos reunidos aqui para isso, moçada!

Abraço e obrigado a todos!!! :smt023
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4204
Registrado em: 31 Mai 2010, 21:42
Cidade: Matao
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: 2ª Manutenção do SL/E 87 - A Braba

Mensagem não lida por DÉCO »

.
O procedimento na porta que vc pretende fazer parece que vai ficar muuuuuuito bom, no caso da aplicaçao deste produto " emborrachado " vai providenciar um resultado similar a manta, ao meu ver .

Nao consigo imaginar mais nada a acrescentar, vc esta sendo muito criterioso e aparentemente escolheu gente muito competente para fazer um serviço " padrao Monzeiros" .

abraço
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
Avatar do usuário
Murillo
Membro Class (Ní­vel 5)
Mensagens: 496
Registrado em: 28 Jun 2009, 19:01
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: 2ª Manutenção do SL/E 87 - A Braba

Mensagem não lida por Murillo »

Pois é Chicão, estou postergando uma visita ai para nós prosear e ver o Monzão! :lol:

No mês de outubro estarei mais livre e dou um pulo ai com toda certeza! De repente até pinta um encontro do Bonanza e do Andino.. :lol:

Pelos seus relatos o pessoal me parece mesmo caprichoso, não tenho dúvidas que ficará com ótimo resultado!

Acompanhando a evolução!

Abraço!
Monza S/R 1986 Vermelho Bonanza
Avatar do usuário
Robson Lott
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2273
Registrado em: 29 Mai 2007, 17:15
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1987
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: 2ª Manutenção do SL/E 87 - A Braba

Mensagem não lida por Robson Lott »

Grande Sheequo! :)

Nada a comentar, pois todos aqui estão carecas (inclusive eu! :lol: ) de saber do zelo que tens pra preservar esse SL/E 87, que a meu ver, é um dos mais bem cuidados que já vi! E sem contar que um SL/E álcool 2 portas é ICÔNICO! ;)

Meu caro, como tá o interior paranaense? Sua capital tá louca, sol e frio umas 3x em uma única semana! hehehehe!!!

Se por aí tiver com um bom sol, se você gostar de por a mão na massa, te digo que todas as lavagens com escova macia, água e produtos de limpeza que fiz no meu Classic, nenhuma deixou perfume caraterístico do produto (sabão em põ, Vanish, amaciante, mistura pras espumas, etc.) e o cheiro de Monza se manteve, sobrando apenas dar um tapa na poeira que fica dentro do tabelier, que ao bater sol, o cheiro toma conta do habitáculo. Mas continua com cheiro de Monza! O mesmo cheiro que senti no Monza SL/E 88 que tive, no Classic 91 do Leocastro, no SL/E 88 que meu pai teve até 1992, no Classic 92 q ele teve até 1999 também! Tinha que ter um código Pantone pra isso, né!? :lol:

Ah, continuando sobre a lavagem do carpete, a que fiz revigorou o aspecto felpudo (pele de chinchila como diz o VRSilva!), brilhante e vivo, que permanece até hoje! E não tive problemas de encolhimento, que a meu ver, só acontece se você alterar a forma do assoalho - com espuma adicional, com outras mantas asfálticas, etc. É por isso que comentei sobre a mão na massa, inclusive porque é uma peça bem robusta e que ao lavar dessa maneira, não precisará se preocupar em fazer isso por mais 20-30 anos!

No mais, é isso ai! Não vou rasgar muita seda, só mesmo um bom, honesto e sincero PARABÉNS!!!

Grande abraço,
Robson Lott
- '87 SL/E 2.0 Álc Prata Andino 4p
* 20/11/18 146K km e contando...
:cachaca:
- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km

Imagem
Evandro Monza SR
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3775
Registrado em: 18 Fev 2010, 23:03
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: 2ª Manutenção do SL/E 87 - A Braba

Mensagem não lida por Evandro Monza SR »

kkkkkk

Esse cheiro do carro é importantissimo!!!!

Eu, há 2 semanas, fui ver um Classic 86. O carro tava malhadinho, não dava p encarar, mas o cheiro por dentro...PQP...me levou para o passado.
Visite meus tópicos de restauração:

Monza 500EF
viewtopic.php?f=43&t=26865

Monza S/R 2.0 89/89 Venezuela
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=20319

Monza S/R 2.0 S 88/88
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=16309
Avatar do usuário
avvsilva
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1701
Registrado em: 06 Jul 2009, 18:00
Cidade: Poços de Caldas
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: 2ª Manutenção do SL/E 87 - A Braba

Mensagem não lida por avvsilva »

Olá Chico,

Como vai as coisas, tudo bem?

Olha só, no meu caso, como pode acompanhar no meu tópico, a lavagem do carpete usando bastante água, escova macia e Vanish não deixou cheiro residual nenhum. Pode prosseguir numa boa, sem medo. No meu caso não houve problemas de encolhimento também :wink:
Monza SL/E 1989/1989 1.8 original à gasolina
Vidros, travas e retrovisores elétricos.

Imagem

Galeria de fotos: http://www.monzeiros.com/forum/viewtopi ... 33&t=15491
S h E e Q u O
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2094
Registrado em: 05 Mar 2013, 22:02
Cidade: Arapongas
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1987
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: 2ª Manutenção do SL/E 87 - A Braba

Mensagem não lida por S h E e Q u O »

Déco, é exatamente esta a ideia dos caras: Fazer do "emborrachamento" a solução mais próxima possível da manta, sem o problema de uma futura nova corrosão nos mesmos pontos já anteriormente danificados. :D

-----------------------

Murillão, venha quando puder. A casa (e a cidade) é sua! :D

-----------------------

Robson, o negócio tá feio aqui no interior. Na minha adolescência, a média era de 28º no verão e sempre geava em julho. Hoje não existe mais geada e o inverno alcança 36º. Tá feia a coisa. 8)

Valew pelas dicas de lavagem do carpete!! :D

-----------------------

Evandro, uma turma acelera 10 carros diferentes em 10 garagens isoladas. Desligam-se os motores, retiram-se os carros, fecham-se os portões e colocam vc dentro de cada uma delas. Garanto que vc saberá identificar em qual delas foi acelerado um Fusca. :lol:

Se vc fechar os olhos e chegar próximo à janela aberta de um legítimo Fusca, vc vai sentir o cheiro dele e lembrar, imediatamente, da última volta que vc deu no chiqueirinho e do teto branco cheio de furinhos. :mrgreen:

O cheiro forte da injeção de gasolina de partida a frio do Monza me lembra de quando eu funcionava uma Caravan à álcool que meu pai teve na minha infância. :mrgreen:

No entanto, teve uma vez que meu pai mandou higienizar o ar-condicionado de um Focus. O carro voltou todo limpinho da revisão, pretinho nos pneus, dava até gosto. Mas, o perfume do produto que higienizou o ar deixou no carro um forte cheiro de .... perfume falsificado, para não dizer outra coisa :oops:

Abraço a tds!!!
Editado pela última vez por S h E e Q u O em 18 Set 2015, 00:19, em um total de 1 vez.
Responder