2ª Manutenção do SL/E 87 - A Braba
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Re: 2ª Manutenção do SL/E 87 - A Braba
É rapaz, como ja havia lhe dito e o pessoal confirmou, esse carro seu está de encher os olhos de qualquer um, e com todo o zelo seu em cuidá-lo vai ficar melhor ainda :smt023
abraço e vamo que vamo zerar esse Monza
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Re: 2ª Manutenção do SL/E 87 - A Braba
Fala galera, tudo bem?
Obrigado pelas observações, recomendações, elogios e críticas construtivas de todos!! É isso que leva os nossos projetos o mais próximo possível da perfeição e dos nossos objetivos.
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Murillo, vc está pertinho daqui cara! Quando tiver um tempinho, dê um pulo aqui e vamos lá visitar o Monzão! O carro iria ficar pronto neste final desta semana, mas alguns detalhes acabaram atrasando e só vai ficar pronto, creio eu, daqui uns 15 dias!!
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Déco: Estas mantas, de fato, são muito importantes. Eu já estava correndo atrás para comprá-las novas. No entanto, começamos a quebrar a cabeça aqui depois que o Alexandre, responsável pelos serviços de funilaria e pintura, após a minha insistência de manter a porta por fora como está, sem retocá-la, deu a ideia de fazer o tratamento da parte interna da lataria de modo a garantir a impermeabilização da peça, mas, também, de uma forma que o problema não volte, pois, embora seja uma peça ilibada, não se trata de uma peça nova, mas sim, de uma peça recuperada e que estava em estado razoavelmente crítico. Então, ele me propôs fazer uma espécie de "quimioterapia" na peça e eliminar todos os focos ou possibilidades de nova corrosão da peça, da mesma forma que ocorreu anteriormente. É um cara experiente, tem 20 anos de GM e hoje é o chefe de oficina da concessionária local, onde o carro se encontra. Foi uma coincidência eu levar na concessionária, pois o objetivo foi chegar até ele. Sem ele saber, antes de eu levar o carro para ele fazer o serviço, o Leo, que fez o serviço de martelinho de ouro pra mim, também experiente, ex-VW por 30 anos, me fez a mesma sugestão do Alexandre, que foi optar por não retocar a porta por fora porque o carro não tem retoque, com exceção da tampa da mala; lixar a ferrugem interna da porta; impermeabilizar internamente a porta e NÃO reinstalar as mantas asfálticas, pois, por melhor que esta esteja fixada na porta, o problema voltará a médio e longo prazo, numa época em que não seria mais possível encontrar uma peça de reposição (outra porta nova) de qualidade. Segundo eles, a chapa de aço da porta é grossa e firme o suficiente para dispensar a instalação de uma nova manta asfáltica, além do que, a porta tem aquele vinco (dobra) perto do meio da chapa, com o friso grosso cheio de rebites, o que manteria a mesma funcionalidade da peça, segundo eles. O tratamento da peça, após a impermeabilização, seria, então, feito com uma resina, cujo resultado seria praticamente o mesmo daquele "emborrachamento" que é feito na parte de baixo dos assoalhos dos carros mais novos, que é a técnica empregada, atualmente, nos carros mais novos (pelo menos da GM), tais como Cruze, Onix etc., que já não usam mais a manta, pelo mesmo problema da corrosão. Mas, como o Monza tem a vantagem de ter a chapa da porta mais dura, a dispensa da manta não iria prejudicar a qualidade e a segurança do serviço e nem a qualidade da porta. Ainda não decidimos sobre a manta, por isso mesmo, o serviço atrasou.
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Martins, é isso aí! Tomara que dê tudo certo e a oficina cumpra os seus prazos rsrs.....
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Evandro, esta lavagem a seco é feita com produtos próprios que não requerem enxague. Na forração das portas, eu fiz a lavagem a seco dos tecidos com Vanish Carpex, uma escovinha de roupa, um pano levemente úmido e um aspirador de pó. Esfreguei suavemente o tecido, depois passei o pano pouco úmido para tirar o excesso do produto e, em seguida, usei o aspirador para sugar o eventual excesso de líquido. Em poucos minutos, a peça seca e eu aspiro novamente. No caso dos carpetes do porta mala, tanto o que vai em cima do estepe quanto o que forra internamente o painel traseiro, eu optei por um serviço profissional, pois seria necessário uma limpeza mais pesada. Eles tem produtos mais fortes para a limpeza e técnica para não manchar e nem perfumar os tecidos. Se der certo, não encolher e ficar tudo de acordo com o meu objetivo, aí, então, vou levar o carpete principal, que forra a cabine, para fazer esta mesma limpeza. Caso contrário, farei a limpeza em casa mesmo. Outro detalhe é que eu, pessoalmente, não aprecio o (meu) carro com cheiro de perfume. O Vanish Carpex, amaciantes de roupa etc. tem perfumes maravilhosos, mas, eu gosto que o carro fique com o cheiro característico dele. Já tive fases com carros cheirosos quando eu era mais novo, mas, em se tratando dos antigos, eu prefiro o cheiro próprio do carro. Parece bobagem, mais penso que o cheiro do carro é uma característica do conjunto e faz parte do clima de nostalgia que ele nos transmite. Quer mais que o cheiro característico do Fusca? rsrs......
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Pessoal, em aspectos gerais, a minha intenção não é só manter o carro original, mas manter, sempre que possível, cada característica de originalidade do carro. Esta porta do motorista que recebeu o tratamento de oxidação, será a única exceção (tomara). Com os recursos que temos hoje, o carro poderia ficar mais potente, mais silencioso, mais confortável etc. Mas, aquele som de radinho de pilha, por exemplo, me fascina. Aquele barulho da trava elétrica e aquele escândalo dos retrovisores elétricos também. A ideia é a de que, daqui a 10, 20 ou 30 anos, quando meus filhos ou netos forem desmontar esse carro para fazer algum eventual reparo, eles encontrem, nesta circunstância, o mesmo carro que eu vejo hoje, com os traços, métodos e sintonia fina de fabricação daquela época, assim como as eventuais limitações ou características da industria automobilística dos anos 80.
Mas, é isso aí! Acho que falei muito por hoje. Deve ser a minha gripe :smt005
Fiquem à vontade para comentar e me corrigir! Estamos reunidos aqui para isso, moçada!
Abraço e obrigado a todos!!! :smt023
Obrigado pelas observações, recomendações, elogios e críticas construtivas de todos!! É isso que leva os nossos projetos o mais próximo possível da perfeição e dos nossos objetivos.
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Murillo, vc está pertinho daqui cara! Quando tiver um tempinho, dê um pulo aqui e vamos lá visitar o Monzão! O carro iria ficar pronto neste final desta semana, mas alguns detalhes acabaram atrasando e só vai ficar pronto, creio eu, daqui uns 15 dias!!
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Déco: Estas mantas, de fato, são muito importantes. Eu já estava correndo atrás para comprá-las novas. No entanto, começamos a quebrar a cabeça aqui depois que o Alexandre, responsável pelos serviços de funilaria e pintura, após a minha insistência de manter a porta por fora como está, sem retocá-la, deu a ideia de fazer o tratamento da parte interna da lataria de modo a garantir a impermeabilização da peça, mas, também, de uma forma que o problema não volte, pois, embora seja uma peça ilibada, não se trata de uma peça nova, mas sim, de uma peça recuperada e que estava em estado razoavelmente crítico. Então, ele me propôs fazer uma espécie de "quimioterapia" na peça e eliminar todos os focos ou possibilidades de nova corrosão da peça, da mesma forma que ocorreu anteriormente. É um cara experiente, tem 20 anos de GM e hoje é o chefe de oficina da concessionária local, onde o carro se encontra. Foi uma coincidência eu levar na concessionária, pois o objetivo foi chegar até ele. Sem ele saber, antes de eu levar o carro para ele fazer o serviço, o Leo, que fez o serviço de martelinho de ouro pra mim, também experiente, ex-VW por 30 anos, me fez a mesma sugestão do Alexandre, que foi optar por não retocar a porta por fora porque o carro não tem retoque, com exceção da tampa da mala; lixar a ferrugem interna da porta; impermeabilizar internamente a porta e NÃO reinstalar as mantas asfálticas, pois, por melhor que esta esteja fixada na porta, o problema voltará a médio e longo prazo, numa época em que não seria mais possível encontrar uma peça de reposição (outra porta nova) de qualidade. Segundo eles, a chapa de aço da porta é grossa e firme o suficiente para dispensar a instalação de uma nova manta asfáltica, além do que, a porta tem aquele vinco (dobra) perto do meio da chapa, com o friso grosso cheio de rebites, o que manteria a mesma funcionalidade da peça, segundo eles. O tratamento da peça, após a impermeabilização, seria, então, feito com uma resina, cujo resultado seria praticamente o mesmo daquele "emborrachamento" que é feito na parte de baixo dos assoalhos dos carros mais novos, que é a técnica empregada, atualmente, nos carros mais novos (pelo menos da GM), tais como Cruze, Onix etc., que já não usam mais a manta, pelo mesmo problema da corrosão. Mas, como o Monza tem a vantagem de ter a chapa da porta mais dura, a dispensa da manta não iria prejudicar a qualidade e a segurança do serviço e nem a qualidade da porta. Ainda não decidimos sobre a manta, por isso mesmo, o serviço atrasou.
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Martins, é isso aí! Tomara que dê tudo certo e a oficina cumpra os seus prazos rsrs.....
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Evandro, esta lavagem a seco é feita com produtos próprios que não requerem enxague. Na forração das portas, eu fiz a lavagem a seco dos tecidos com Vanish Carpex, uma escovinha de roupa, um pano levemente úmido e um aspirador de pó. Esfreguei suavemente o tecido, depois passei o pano pouco úmido para tirar o excesso do produto e, em seguida, usei o aspirador para sugar o eventual excesso de líquido. Em poucos minutos, a peça seca e eu aspiro novamente. No caso dos carpetes do porta mala, tanto o que vai em cima do estepe quanto o que forra internamente o painel traseiro, eu optei por um serviço profissional, pois seria necessário uma limpeza mais pesada. Eles tem produtos mais fortes para a limpeza e técnica para não manchar e nem perfumar os tecidos. Se der certo, não encolher e ficar tudo de acordo com o meu objetivo, aí, então, vou levar o carpete principal, que forra a cabine, para fazer esta mesma limpeza. Caso contrário, farei a limpeza em casa mesmo. Outro detalhe é que eu, pessoalmente, não aprecio o (meu) carro com cheiro de perfume. O Vanish Carpex, amaciantes de roupa etc. tem perfumes maravilhosos, mas, eu gosto que o carro fique com o cheiro característico dele. Já tive fases com carros cheirosos quando eu era mais novo, mas, em se tratando dos antigos, eu prefiro o cheiro próprio do carro. Parece bobagem, mais penso que o cheiro do carro é uma característica do conjunto e faz parte do clima de nostalgia que ele nos transmite. Quer mais que o cheiro característico do Fusca? rsrs......
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Pessoal, em aspectos gerais, a minha intenção não é só manter o carro original, mas manter, sempre que possível, cada característica de originalidade do carro. Esta porta do motorista que recebeu o tratamento de oxidação, será a única exceção (tomara). Com os recursos que temos hoje, o carro poderia ficar mais potente, mais silencioso, mais confortável etc. Mas, aquele som de radinho de pilha, por exemplo, me fascina. Aquele barulho da trava elétrica e aquele escândalo dos retrovisores elétricos também. A ideia é a de que, daqui a 10, 20 ou 30 anos, quando meus filhos ou netos forem desmontar esse carro para fazer algum eventual reparo, eles encontrem, nesta circunstância, o mesmo carro que eu vejo hoje, com os traços, métodos e sintonia fina de fabricação daquela época, assim como as eventuais limitações ou características da industria automobilística dos anos 80.
Mas, é isso aí! Acho que falei muito por hoje. Deve ser a minha gripe :smt005
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Re: 2ª Manutenção do SL/E 87 - A Braba
.
O procedimento na porta que vc pretende fazer parece que vai ficar muuuuuuito bom, no caso da aplicaçao deste produto " emborrachado " vai providenciar um resultado similar a manta, ao meu ver .
Nao consigo imaginar mais nada a acrescentar, vc esta sendo muito criterioso e aparentemente escolheu gente muito competente para fazer um serviço " padrao Monzeiros" .
abraço
O procedimento na porta que vc pretende fazer parece que vai ficar muuuuuuito bom, no caso da aplicaçao deste produto " emborrachado " vai providenciar um resultado similar a manta, ao meu ver .
Nao consigo imaginar mais nada a acrescentar, vc esta sendo muito criterioso e aparentemente escolheu gente muito competente para fazer um serviço " padrao Monzeiros" .
abraço
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
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- Murillo
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Re: 2ª Manutenção do SL/E 87 - A Braba
Pois é Chicão, estou postergando uma visita ai para nós prosear e ver o Monzão!
No mês de outubro estarei mais livre e dou um pulo ai com toda certeza! De repente até pinta um encontro do Bonanza e do Andino..
Pelos seus relatos o pessoal me parece mesmo caprichoso, não tenho dúvidas que ficará com ótimo resultado!
Acompanhando a evolução!
Abraço!
No mês de outubro estarei mais livre e dou um pulo ai com toda certeza! De repente até pinta um encontro do Bonanza e do Andino..
Pelos seus relatos o pessoal me parece mesmo caprichoso, não tenho dúvidas que ficará com ótimo resultado!
Acompanhando a evolução!
Abraço!
Monza S/R 1986 Vermelho Bonanza
- Robson Lott
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Re: 2ª Manutenção do SL/E 87 - A Braba
Grande Sheequo!
Nada a comentar, pois todos aqui estão carecas (inclusive eu! ) de saber do zelo que tens pra preservar esse SL/E 87, que a meu ver, é um dos mais bem cuidados que já vi! E sem contar que um SL/E álcool 2 portas é ICÔNICO!
Meu caro, como tá o interior paranaense? Sua capital tá louca, sol e frio umas 3x em uma única semana! hehehehe!!!
Se por aí tiver com um bom sol, se você gostar de por a mão na massa, te digo que todas as lavagens com escova macia, água e produtos de limpeza que fiz no meu Classic, nenhuma deixou perfume caraterístico do produto (sabão em põ, Vanish, amaciante, mistura pras espumas, etc.) e o cheiro de Monza se manteve, sobrando apenas dar um tapa na poeira que fica dentro do tabelier, que ao bater sol, o cheiro toma conta do habitáculo. Mas continua com cheiro de Monza! O mesmo cheiro que senti no Monza SL/E 88 que tive, no Classic 91 do Leocastro, no SL/E 88 que meu pai teve até 1992, no Classic 92 q ele teve até 1999 também! Tinha que ter um código Pantone pra isso, né!?
Ah, continuando sobre a lavagem do carpete, a que fiz revigorou o aspecto felpudo (pele de chinchila como diz o VRSilva!), brilhante e vivo, que permanece até hoje! E não tive problemas de encolhimento, que a meu ver, só acontece se você alterar a forma do assoalho - com espuma adicional, com outras mantas asfálticas, etc. É por isso que comentei sobre a mão na massa, inclusive porque é uma peça bem robusta e que ao lavar dessa maneira, não precisará se preocupar em fazer isso por mais 20-30 anos!
No mais, é isso ai! Não vou rasgar muita seda, só mesmo um bom, honesto e sincero PARABÉNS!!!
Grande abraço,
Robson Lott
Nada a comentar, pois todos aqui estão carecas (inclusive eu! ) de saber do zelo que tens pra preservar esse SL/E 87, que a meu ver, é um dos mais bem cuidados que já vi! E sem contar que um SL/E álcool 2 portas é ICÔNICO!
Meu caro, como tá o interior paranaense? Sua capital tá louca, sol e frio umas 3x em uma única semana! hehehehe!!!
Se por aí tiver com um bom sol, se você gostar de por a mão na massa, te digo que todas as lavagens com escova macia, água e produtos de limpeza que fiz no meu Classic, nenhuma deixou perfume caraterístico do produto (sabão em põ, Vanish, amaciante, mistura pras espumas, etc.) e o cheiro de Monza se manteve, sobrando apenas dar um tapa na poeira que fica dentro do tabelier, que ao bater sol, o cheiro toma conta do habitáculo. Mas continua com cheiro de Monza! O mesmo cheiro que senti no Monza SL/E 88 que tive, no Classic 91 do Leocastro, no SL/E 88 que meu pai teve até 1992, no Classic 92 q ele teve até 1999 também! Tinha que ter um código Pantone pra isso, né!?
Ah, continuando sobre a lavagem do carpete, a que fiz revigorou o aspecto felpudo (pele de chinchila como diz o VRSilva!), brilhante e vivo, que permanece até hoje! E não tive problemas de encolhimento, que a meu ver, só acontece se você alterar a forma do assoalho - com espuma adicional, com outras mantas asfálticas, etc. É por isso que comentei sobre a mão na massa, inclusive porque é uma peça bem robusta e que ao lavar dessa maneira, não precisará se preocupar em fazer isso por mais 20-30 anos!
No mais, é isso ai! Não vou rasgar muita seda, só mesmo um bom, honesto e sincero PARABÉNS!!!
Grande abraço,
Robson Lott
- '87 SL/E 2.0 Álc Prata Andino 4p
* 20/11/18 146K km e contando...
- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km
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Re: 2ª Manutenção do SL/E 87 - A Braba
kkkkkk
Esse cheiro do carro é importantissimo!!!!
Eu, há 2 semanas, fui ver um Classic 86. O carro tava malhadinho, não dava p encarar, mas o cheiro por dentro...PQP...me levou para o passado.
Esse cheiro do carro é importantissimo!!!!
Eu, há 2 semanas, fui ver um Classic 86. O carro tava malhadinho, não dava p encarar, mas o cheiro por dentro...PQP...me levou para o passado.
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Monza S/R 2.0 S 88/88
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Re: 2ª Manutenção do SL/E 87 - A Braba
Olá Chico,
Como vai as coisas, tudo bem?
Olha só, no meu caso, como pode acompanhar no meu tópico, a lavagem do carpete usando bastante água, escova macia e Vanish não deixou cheiro residual nenhum. Pode prosseguir numa boa, sem medo. No meu caso não houve problemas de encolhimento também
Como vai as coisas, tudo bem?
Olha só, no meu caso, como pode acompanhar no meu tópico, a lavagem do carpete usando bastante água, escova macia e Vanish não deixou cheiro residual nenhum. Pode prosseguir numa boa, sem medo. No meu caso não houve problemas de encolhimento também
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Vidros, travas e retrovisores elétricos.
Galeria de fotos: http://www.monzeiros.com/forum/viewtopi ... 33&t=15491
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Re: 2ª Manutenção do SL/E 87 - A Braba
Déco, é exatamente esta a ideia dos caras: Fazer do "emborrachamento" a solução mais próxima possível da manta, sem o problema de uma futura nova corrosão nos mesmos pontos já anteriormente danificados.
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Murillão, venha quando puder. A casa (e a cidade) é sua!
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Robson, o negócio tá feio aqui no interior. Na minha adolescência, a média era de 28º no verão e sempre geava em julho. Hoje não existe mais geada e o inverno alcança 36º. Tá feia a coisa.
Valew pelas dicas de lavagem do carpete!!
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Evandro, uma turma acelera 10 carros diferentes em 10 garagens isoladas. Desligam-se os motores, retiram-se os carros, fecham-se os portões e colocam vc dentro de cada uma delas. Garanto que vc saberá identificar em qual delas foi acelerado um Fusca.
Se vc fechar os olhos e chegar próximo à janela aberta de um legítimo Fusca, vc vai sentir o cheiro dele e lembrar, imediatamente, da última volta que vc deu no chiqueirinho e do teto branco cheio de furinhos.
O cheiro forte da injeção de gasolina de partida a frio do Monza me lembra de quando eu funcionava uma Caravan à álcool que meu pai teve na minha infância.
No entanto, teve uma vez que meu pai mandou higienizar o ar-condicionado de um Focus. O carro voltou todo limpinho da revisão, pretinho nos pneus, dava até gosto. Mas, o perfume do produto que higienizou o ar deixou no carro um forte cheiro de .... perfume falsificado, para não dizer outra coisa
Abraço a tds!!!
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Murillão, venha quando puder. A casa (e a cidade) é sua!
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Robson, o negócio tá feio aqui no interior. Na minha adolescência, a média era de 28º no verão e sempre geava em julho. Hoje não existe mais geada e o inverno alcança 36º. Tá feia a coisa.
Valew pelas dicas de lavagem do carpete!!
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Evandro, uma turma acelera 10 carros diferentes em 10 garagens isoladas. Desligam-se os motores, retiram-se os carros, fecham-se os portões e colocam vc dentro de cada uma delas. Garanto que vc saberá identificar em qual delas foi acelerado um Fusca.
Se vc fechar os olhos e chegar próximo à janela aberta de um legítimo Fusca, vc vai sentir o cheiro dele e lembrar, imediatamente, da última volta que vc deu no chiqueirinho e do teto branco cheio de furinhos.
O cheiro forte da injeção de gasolina de partida a frio do Monza me lembra de quando eu funcionava uma Caravan à álcool que meu pai teve na minha infância.
No entanto, teve uma vez que meu pai mandou higienizar o ar-condicionado de um Focus. O carro voltou todo limpinho da revisão, pretinho nos pneus, dava até gosto. Mas, o perfume do produto que higienizou o ar deixou no carro um forte cheiro de .... perfume falsificado, para não dizer outra coisa
Abraço a tds!!!
Editado pela última vez por S h E e Q u O em 18 Set 2015, 00:19, em um total de 1 vez.