Motor N20XF no Monza

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
Naro-Hito
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Re: Motor N20XF no Monza

Mensagem não lida por Naro-Hito »

Eita...
Uma foto usada como exemplo, rendeu um bom debate...
Gostei, pois pude aprender mais ainda sobre este assunto, importante também...
Vou conversar com o mecanico a respeito disso... pois, como foi levantada a viabilidade do uso da mufla.. na minha opinião, tem de ficar algo bem feito e nada parecido como gambiarra... E se, e somente se, ficar igual ao a imagem usada como exemplo, será algo provisório, pois também acho ele naquela posição da foto, um tanto estranho e agora mais ainda, devido o "sugar ar quente do motor"... Coisa que menos quero agora, é este motor der pau...

A idéia do uso da caixa do filtro de ar do kadett mpfi, me parece uma solução "menos gambiarra" usando a mufla no conjunto... Estarei procurando esta peça, pois as que achei na região, foram apenas do astra, vectra e as mesmas são bem maiores para o local destinado...

Aquela panela frigideira do monza além de horrivel esteticamente, não vejo ela como o melhor para o EFI.. é apenas uma opinião.. mas enfim, cada um tem a sua e respeito as divergencias, faz bem para o debate, e gera conhecimento...

Vale ressaltar:
O motor estará sendo instalado, e neste momento usando a injeção EFI... Se a Dilmãe e os deputados não ferrarem ainda mais o brasil... 2016 estarei buscando viabilizar a injeção MPFI nele, para aproveitar o melhor deste motor...
*rafaelo, gostaria de conversar a respeito da MS dae..

Vamos que vamos..
Sugestões são sempre bem vindas, e gosto qdo elas são vindas de debate que gera conhecimento para todos...

Em breve, fotos do monza... Espero que o projeto fique bem satisfatório, eficiente e que sirva de exemplo para outros que estejam com ideias semelhantes...

abraço a todos!!
Naro Guimarães/b]
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Monza GLS 95 Vermelho Goya - N20XF 2.0 Bosch Motronic 1.5.4 - MPFI Álcool
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Surfin
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Re: Motor N20XF no Monza

Mensagem não lida por Surfin »

Carlos A. Freire escreveu:Rafaelo, não gosto do visual desse filtro mesmo sendo como você disse. Gosto do visual dos compartimentos de filtro de ar do veículos mais novos, que é muito parecido com os do Monza MPFI, que é aquela caixa quadrada ao lado do motor, diferente da "frigideira" que comentou e não me incomoda. Desde que esteja em bom estado.
Para mim além de funcionar bem, o visual é importante e tem que agradar. Já estou fulo da vida com radiador aletado que coloquei que alterou o visual, pois não encontrei O Delphi brasado para reposição.

Só uma pergunta... Não tem medo de o motor aspirar água com filtro posicionado nesse local?

Abs,

Carlos Freire
Meu gosto é parecido com o do Carlos, prefiro os sistemas que o filtro fica guardado dentro da caixa, seja quadrado ou redondo.

Meio off-topic, mas como foi mencionado sobre o radiador brasado, quando meu Valeo quebrou o bocal, comecei a pesquisar e achei os Notus, como o preço era bom resolvi arriscar.
Quando chegou fiz uma comparação e embora seja aletado, ele tem 30mm de espessura contra os 22mm do Valeo (também aletado), além das paredes de plástico (pelo menos do bocal) serem mais grossas também.
Como na caixa dava a entender que foi fabricado na China (nada contra, sendo bem feito tá valendo) e eles fornecem o brasado para Vectra, mandei um e-mail sugerindo a disponibilização do brasado também para o Monza, explicando que era o original desde 91 e nossa dificuldade em encontrar o mesmo (pensei: se a fábrica/fornecedor já faz o brasado pro Vectra... pq não do Monza?), em alguns minutos (menos de meia hora) recebi uma resposta dizendo que até janeiro eles pretendem ter os radiadores brasados para a linha Monza/Kadett disponíveis, assim como uma linha ´Racing´ de alta performance.
Senti firmeza, agora é esperar pra ver se/quando estará disponível.
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Carlos A. Freire
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Re: Motor N20XF no Monza

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Legal saber disso Surfin.

O radiador aletado no Monza tubarão, sendo fino ou mais grosso não fica legal. Ele fica exposto e por isso deve fazer parte do visual. Já nos modelos caixote o radiador fica escondido.
Além desse aletado ficar exposto, qualquer coisa ele amassa as beiradas das aletas na parte de cima, e piora ainda mais o visual. Então até em manutenção e e limpeza tenho que ter cuidado, rs!

Abs,

Carlos Freire
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Luiz Carlos (Rio)
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Re: Motor N20XF no Monza

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Olá pessoal.

Talvez o que eu vou dizer crie polêmica, mas como isso é um fórum, e fórum é o lugar onde se discute determinados assuntos,permitam-me discorrer um pouco sobre admissão de ar quente.

Nos motores carburados, ali na altura do venturi do carburador, onde a pressão do ar cai muito, pelo aumento da velocidade do mesmo, o problema que vejo é o contrário, isto é o ar entrar no coletor muito frio, fazendo com que suas paredes esfriem e parte do combustível que passa por ali condense nas paredes. Nos carros com injeção direta ou alguns MPFI mais modernos, o combustivel não passa pelo coletor (tanto que agora eles são de plástico), portanto não existe o problema de condensação. Nossos 'velhos ' Monzas carburados e EFI mantém a escrita antiga. :(
No fusca chegava a gelar, o motor estava quente e o pé do carburador estava gelado.
Em alguns motores há circulação de água pelo coletor, como nos Chevettes e Monzas, que evita essa condensação.
Na fase fria, quando a água ainda está fria, colocou-se o recurso da válvula termac, que abre uma entrada para o ar que circula em torno do coletor de escape, por aquela defletor de metal.
No meu jurássico Renault Gordini havia uma borboleta no coletor de escape, que, na fase de aquecimento do motor, desviava gases do escape para aquecer o coletor, já que não havia circulação de água no mesmo.
Sobre a influência do ar que está entrando no desempenho do motor, acho (opinião pessoal minha) que não influencia, pelo menos na prática. O ar, depois de comprimido pelo cilindro, no momento final da compressão está com temperatura altíssima. Lembrem-se de que a razão de compressão gira em torno de 12 por 1 (ou mais, nos motores à álcool).
Nos motores de avião, onde a compressão é de 9 por um (motor Allison T-56 do C-130), o ar comprimido sai do último estágio do compressor a mais de 300 graus centígrados (600 F). acho que uma diferença de poucos graus na entrada não vai mudar muita coisa. :smt017
Em motores turbo a coisa é muito pior. Tanto que inventaram o intercooler para aliviar a coisa. :D

Eu não acho a caixa de filtro original do Monza feia (mas isso é coisa de gosto pessoal, ninguém discute), e acho ela bem funcional. Filtros circulares podem ser girados de tempos em tempos, para que a parte mais limpa fique alinhada com a entrada. Alguns manuais de prorietário mandam girar o filtro depois de determinada quilometragem. Eu, qdo compro filtros novos, faço 3 marcas nele, para ter uma referência na hora de fazer o rodízio.

É isso. Como eu disse, muitos não vão concordar com o que eu escrevi, mas é a minha opinião, baseada no que eu aprendi na minha profissão.

Abraços
Luiz Carlos
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DÉCO
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Re: Motor N20XF no Monza

Mensagem não lida por DÉCO »

.
Ja to "upando" no youtube um video que acabei de fazer la no meu carro falando sobre as opçoes que eu pensei .
Aparentemente esta chegando a um quase consenso sobre instalar uma caixa igual ao dos MPFI, mas a captaçao, do ar antes da caixa (nao consegui identificar onde ele capta o ar) daria para buscar ar para a caixa atravez de uma "mangueira" ou duto la na frente do radiador, como mostro no video que ja ta quase pronto.
até ja
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DÉCO
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Re: Motor N20XF no Monza

Mensagem não lida por DÉCO »

.
Ta aqui o video com comentarios sobre o assunto :



abraços
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Rafaelo
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Re: Motor N20XF no Monza

Mensagem não lida por Rafaelo »

dutra s a escreveu: o sistema efi , pega todo ar quente que se acumula na panela , o sistema mpfi é da mesma forma por fazer mais curva , o do rafaelo é uma boa pedida porque pega de frente porem vai saturar mais rapido e nem pode sonhar em chuvas fortes com enchente pois o meu tava da mesma forma e olha que era mais alto o filtro , o do freire suja mais rapido por dentro por causa do vapor de oleo quando desliga o motor capta ar mais quente , sistemas carburados tambem sao da mesma forma
expliquei abaixo pro Carlos serve pra tua duvida tb. sim, o meu nao tem esse problema de oleo é 100% ar que ele respira. bem lembrado, nem tinha lembrado do vapor do carter que encarde tudo la dentro. aqui nao tem enchente nao é SP nem POA, e tb nem usava na chuva antes e agora entao podem esquecer. e ar quente nao é problema pra mim. não te esqueça que minha ECU tem recursos pra se adequar ao ar quente diferente de monzas 82 a 96. meus recursos sao Retrocesso no Avanço por Temperatura da admissao, é mapeado. e tenho recurso do sensor de detonaçao original do motor, ou seja, pode ir do polo norte ao Saara que vai fazer diferença alguma, a nao ser no consumo rsrsrs.


Carlos A. Freire escreveu:Rafaelo, não gosto do visual desse filtro mesmo sendo como você disse. Gosto do visual dos compartimentos de filtro de ar do veículos mais novos, que é muito parecido com os do Monza MPFI, que é aquela caixa quadrada ao lado do motor, diferente da "frigideira" que comentou e não me incomoda. Desde que esteja em bom estado.
Para mim além de funcionar bem, o visual é importante e tem que agradar. Já estou fulo da vida com radiador aletado que coloquei que alterou o visual, pois não encontrei O Delphi brasado para reposição.
eu tb Carlos, so o problema de por a filtragem nao original é que vai ter que adaptar essas caixas de filtragem, ae tem que furar! tem que soldar! tem que bater na lata! as vezes fica solto! em fim... não curto isso, eu so coloquei o CAI por ser facil de tirar e colocar sem adaptaçao. se eu fosse por o filtro esse que tu fala original dos MPFI atual certamente cairia em adaptaçao do cofre pra caber ele :wink:

e sem contar que o filtro original tem limitador de aspiraçao, oque faz o motor perder rendimento em motores de alta efiencia volumétrica como esse meu. ate ja expliquei aqui, filtro de maior vazao em carburador e EFI não faz sentido algum. é limitado pela propria TBI de apenas 43mm. o meu tem 60mm de abertura original, ae sim, fora o escape de alta vazao. mas cada caso é um caso né.


Carlos A. Freire escreveu:Só uma pergunta... Não tem medo de o motor aspirar água com filtro posicionado nesse local?
não Carlos, veja pq, como te falei antes, se fosse algo que nao poderia eu não colocaria um investimento tao alto em risco, aspirar agua ate um certo ponto nao é fatal, mas o meu nao vai ter contato algum com agua veja pq. oque tu viu é algo que não esta pronto ainda. eu vou por o defletor e dar um melhor acabamento, mesmo que ja esteja bom, mas como nao preciso dele no momento nao faz sentido gastar com isso agora.

1° ta faltando o defletor original desse filtro, como falei antes, ainda não comprei, mas vou por. é um defletor que envolve todo o filtro pra evitar entrada de sujeira, insetos, agua, detritos, po,etc
2° aqui onde eu moro e nas cidade vizinhas não tenho problema de alagamento com tem em cidade grande como POA,SP,etc aqui não alaga. então tanto faz como tanto fez...
3° a altura do filtro esta na mesma altura que os MPFI de fabrica na caixa de roda. ja viu onde é sugado o ar nos monza MPFI de fabrica Carlos? bem na caixa da roda, alias a boca fica dentro do paralama
4° a boca de entrada do filtro, ou seja a tubulação da aspiraçao fica no nivel do para-choque, ninguem vai fazer um carro de barco correto? se esta ali é pq pode. e eu nao ando nem na chuva, imagina alagamento.
5° não é um carro pra dia a dia tb, e sim pra passear os FDS e quando fizer... ja nao andava na chuva, agora entao so com sol mesmo. sou bem chato ate com limpeza, é so ver a qualidade da limpeza desse cofre e te diz tudo, quem olha ao vivo fica pasmo, tenho outros carros pro outros "dia a dia

entao não tenho com oque me preocupar, felizmente, andar com o carro se preocupando nao é interessante, tudo foi projetado nesse carro pensando em tudo, não sou amador/leigo nisso, ate mesmo coisa que voces não conseguem ver, ou que nao chamam atenção, está feito pra certo o correto.

obs: o elemento filtrante desse filtro é o mesmo do filtro original, porem de outra cor(vermelho, eu nao gosto dessas cores tunnig so pra deixar claro, um dia compro um K&N da cor de filtro original, mas falta grana pra isso). e pode ser lavado se pegar agua, nao é isopor, papelão, esponja, toalha, é a mesma coisa rsrsrs. tem alguns teste que o fabricante Japones fez, são produtos de alta tecnologia e qualidade. como falei antes, usado em motos esportivas, motos BMW, carros de alto padrão, não é porcaria. tanto é que sao 3 a 7 vezes mais caro que um filtro convencional. o K&N é ainda superior. ainda vou por.

ja quanto a estética fica pra uma questão de gosto pessoal, eu pro exemplo não acho atraente o filtro do monza Carburado e EFI. tira o efeito de ver o motor como um todo. mas cada um tem seu gosto né. volto a repetir, no caso dele eu deixaria original EFI. não vejo sentido em mudar, pode ate piorar o rendimento ou segurança do motor aspirar ar quente. se fosse um MPFI ae é outro assunto.

tb nao acho interessante um filtro vermelho amostra colocado aleatoriamente dentro do cofre, agente concorda nisso tb. que alias ainda estou estudando a possibilidade de pintar de PU semi brilho a tubulaçao da aspiraçao junto com o defletor pra disfarçar ainda mais. esses negocio brilhoso nao me agradam. sou bem xarope com carro, nao é qualquer coisa que me agrada. seja de fabrica, seja feito sob-medida.

ainda nao é o momento, quando for vou criar varios topicos la na sessao Restauraçao/Customizaçao, e mostrar pra voces mais detalhes. dae vao poder julgar melhor.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
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Robson Lott
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Re: Motor N20XF no Monza

Mensagem não lida por Robson Lott »

No caso do meu MPFI, tem-se um buraco no paralamas, próximo ao farol, abaixo da caixa, em que há uma mangueira safonada que captura o ar exatamente atrás do farol de neblina. Vou tirar uma foto pra mostrar pra vocês. Mas creio que de um carburado/EFI para esse sistema do MPFI, alterações na lataria precisariam ser feitas, o que inviabilizaria, correto?

Há também umas aletas na parte inferior da caixa que "escoam" a água supostamente aspirada (ou servem como defletores para que o ar seja distribuido melhor no filtro), mas como o filtro de especificação original é pouco permeável, e até percorrer o VAF, o duto sanfonado e a TBI, creio que a quantidade de água sugada pelo motor seria mínima, em situações "normais"... Enchentes são outros 500! ;)

Abraços!
Robson Lott
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