Astra Flex + ignição CMRacing + velas Denso TT

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Rafaelo
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Re: Astra Flex + ignição CMRacing + velas Denso TT

Mensagem não lida por Rafaelo »

José Leal escreveu:Achei rápido tb. Mas pq não sentimos o "tranco" quando tuchamos o pé no acelerador? Será que tem algo a ver com avanço de ignição ou tempo de injeção?
não. isso é um defesa pra anti poluiçao, o sistema é mapeado e malhado.

acelerador DBW tem um sistema que evita que isso acontece. quando se passa de um certo tpsDOT acima de 150 ja é alto bem rapido, o motor pede muito combustível. e nisso a mistura se torna muito rica e acaba poluindo muito, pq ao voltar o pé em idle, o vacuo aumenta e a mistura nao é queimada. essa mistura fica mais rica que em carga :wink: mostro isso no meu exemplo abaixo

entao as ECU com DBW tem um mapa somente pra isso... é em malha fechada tb obvio rsrsrs se é mapeado, tu pode pisar como um cavalo que se for na rotaçao tal a borboleta vai abrir sempre da mesma forma. por isso desse delay que o usuario sente, e outro tb é pelo motor de passo ser mais lento que um cabo. ja que é por passo os ms fazem diferença

o certo é deixar o motor em lenta e toca o pe do fundo e comparar a abertura do TPS X RPM, e ae sim podendo chegar ate 400 de tpsDOT oque é extremamente rapido, e a quantidade de combustivel pra alimentar esse rapida é absurda. meu cunhado tem um clio flex 1.6 com pedal eletronico. eu usei o dele em alcool E100 e pisei rapido em diversas velocidade so pra efeito de comparaçao e o dele é bem fraquinho mesmo como todo DBW, demora um pouco comparado com o meu hehehe ele ate acelerou o meu e ficou espantado com tamanha sensibilidade e rapidez na subida de giro e resposta ao comando. sistema DBW é assim mesmo, feito pra castrar e evitar desperdícios.

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semana passa tava programando a rapida, dando os ultimos retoques.
Imagem

* 950 a 3700 rpm em apenas 460mSeg = muito rapido rsrsrs
* TPSdot = 211(alta velocidade de abertura)
* TPS % = 45 aberto
* MAP = 93% VE (93% de aspiração volumetrica do motor) altíssima carga
* lambda = 0.94
* pulso = 17.3 mSeg pra alimentar essa pisada forte

está excelente! uma subida quase vertical da RPM :) da lenta ate quase 4000 rpm em apenas 460 ms é muiittttttto rapido, depois que adicionei mais dwell e mais tempo de queima, e um pouco mais de avanço em carga melhorou oque ja era bom.

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note oque falei da mistura ficar rica ao fechar o pedal, é a sequencia da rapida de antes.
Imagem

* MAP = 13 kpa muito vacuo(desaceleraçao)
* lamda = 0.71 mistura mais rica que em carga
* TPS = 0% em idle

se notarem a linha cyan que é representado por lambda vai queimando a mistura rica da rapida e vai voltando para o padrao da lenta no momento... é por isso que o DBW venho pra incomodar rsrsrsrs ele nao deixa tu passar de certos tpsDOT ou ainda evita que isso acontece, é claro que velocidades de abertura vao ser grandes mas o amortecedor eletronico está la pra isso. reduzir o efeito.
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Re: Astra Flex + ignição CMRacing + velas Denso TT

Mensagem não lida por José Leal »

Eduardo, assisti o vídeo. Enorme diferença!

Rafaelo, agora explicou tudo. E ficou claro como a GM conseguiu enquadrar seus motores na lei anti poluição, pois veja que a VW chutou o AP, a FIAT chutou o Fiasa lá pelos anos 2000... mas a GM continuou com os F2 até 2011 e até hj com os F1 Ecotec.
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
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500EF
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Re: Astra Flex + ignição CMRacing + velas Denso TT

Mensagem não lida por 500EF »

Outra coisa que complica nesta aceleração rápida é a ignição (original).

Com um osciloscópio lendo o primário da bobina, você vê nitidamente como nesta hora ela se peida toda para tentar manter a vela acesa... rsrsrs

A forma de onda que fica bonitinha em marcha lenta, vai embora quando você dá uma "patada" no acelerador... Tensão despenca, tempo de queima despenca...
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Re: Astra Flex + ignição CMRacing + velas Denso TT

Mensagem não lida por Rafaelo »

500EF escreveu:Com um osciloscópio lendo o primário da bobina, você vê nitidamente como nesta hora ela se peida toda para tentar manter a vela acesa... rsrsrs

A forma de onda que fica bonitinha em marcha lenta, vai embora quando você dá uma "patada" no acelerador... Tensão despenca, tempo de queima despenca...
não é meu caso, tanto é que nao da falha alguma, nao da misfire nem nada, oque da é uma aceleração rapida de verdade :) . vai ver que essas ECU de fabrica sao feito de papelao.

a MS mantem o mesmo dwell, e existem o compensador que coloca mais dwell pra queima toda mistura extra na aceleração(alguns codigo tem). meu motor acelera facilmente sem esforço algum. e o grafico ali mostrado é indiscutível.

eu ja queria registrar isso in loco, uma hora dessa eu ligo o meu no canal da igniçao pra ver se o tempo se mantem conforme o MPU informa. no meu caso sao 3.8ms e acho que da ate pra por mais, ja que sao duas bobinas. como tenho um aparelho que simula qualquer rotaçao to pensando em por na bancada bobina e ECU e colocar uma RPM alta de cruzeiro 3500 rpm e larga mais dwell pra ver se aquece.

oque sei que ta bem morno ambas. uma hora eu registro isso
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Re: Astra Flex + ignição CMRacing + velas Denso TT

Mensagem não lida por 500EF »

O tempo de carga se mantem. O que despenca é o de queima (apos o pico de tensao que abre o arco voltaico).

Principalmente parado, o giro sobe assim mesmo e nao da falha nem missfire. Andando, com carga, fica mais critico.

Tenho uma medicao de ignicao de moto suzuki 500cc que mostra bem o fenomeno acontecendo...

Nao lembro se tenho alguma de carro (como normalmente estou sozinho na hora de medir e os carros tem acelerador eletronico, nao tem como eu medir, filmar e ir la dentro acelerar).

Amanha, pelo PC, posso postar alguma coisa para ilustrar. ;)
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Re: Astra Flex + ignição CMRacing + velas Denso TT

Mensagem não lida por Rafaelo »

moto de alto giro é uma coisa bem diferente de um motor de baixo giro. não da pra comparar.

no proprio oscilo é possivel ver o tempo da queima depois do carregamento da bobina.

no caso que eu falei acima é pra saber se a dissipação pode ser permitida dwell em velocidade e tempo mais rapidos. ja oque tu esta falando e esse tal fenomeno de saturação da bobina.
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Re: Astra Flex + ignição CMRacing + velas Denso TT

Mensagem não lida por 500EF »

Em caro acontece a mesma coisa. So nao sei se tenho filmado, pelo motivo que expliquei de sempre estar sozinho nas medicoes...

O ultimo que fiz foi no tatuzinho. Nele tambem da para ver o tempo de queima sumindo... Vou postar amanha...
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Re: Astra Flex + ignição CMRacing + velas Denso TT

Mensagem não lida por Robson Lott »

No final das contas, adorei o suporte! :smt005 E não se preocupe, deu pra ler o instrumento pelo vídeo em tela maiorzinha mesmo! :wink:

Abração, Eduardo! E tirando esses detalhes de vácuo em ML ou em patada, como ficou a suspensão do Astra Manco?
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