não. isso é um defesa pra anti poluiçao, o sistema é mapeado e malhado.José Leal escreveu:Achei rápido tb. Mas pq não sentimos o "tranco" quando tuchamos o pé no acelerador? Será que tem algo a ver com avanço de ignição ou tempo de injeção?
acelerador DBW tem um sistema que evita que isso acontece. quando se passa de um certo tpsDOT acima de 150 ja é alto bem rapido, o motor pede muito combustível. e nisso a mistura se torna muito rica e acaba poluindo muito, pq ao voltar o pé em idle, o vacuo aumenta e a mistura nao é queimada. essa mistura fica mais rica que em carga mostro isso no meu exemplo abaixo
entao as ECU com DBW tem um mapa somente pra isso... é em malha fechada tb obvio rsrsrs se é mapeado, tu pode pisar como um cavalo que se for na rotaçao tal a borboleta vai abrir sempre da mesma forma. por isso desse delay que o usuario sente, e outro tb é pelo motor de passo ser mais lento que um cabo. ja que é por passo os ms fazem diferença
o certo é deixar o motor em lenta e toca o pe do fundo e comparar a abertura do TPS X RPM, e ae sim podendo chegar ate 400 de tpsDOT oque é extremamente rapido, e a quantidade de combustivel pra alimentar esse rapida é absurda. meu cunhado tem um clio flex 1.6 com pedal eletronico. eu usei o dele em alcool E100 e pisei rapido em diversas velocidade so pra efeito de comparaçao e o dele é bem fraquinho mesmo como todo DBW, demora um pouco comparado com o meu hehehe ele ate acelerou o meu e ficou espantado com tamanha sensibilidade e rapidez na subida de giro e resposta ao comando. sistema DBW é assim mesmo, feito pra castrar e evitar desperdícios.
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semana passa tava programando a rapida, dando os ultimos retoques.
* 950 a 3700 rpm em apenas 460mSeg = muito rapido rsrsrs
* TPSdot = 211(alta velocidade de abertura)
* TPS % = 45 aberto
* MAP = 93% VE (93% de aspiração volumetrica do motor) altíssima carga
* lambda = 0.94
* pulso = 17.3 mSeg pra alimentar essa pisada forte
está excelente! uma subida quase vertical da RPM da lenta ate quase 4000 rpm em apenas 460 ms é muiittttttto rapido, depois que adicionei mais dwell e mais tempo de queima, e um pouco mais de avanço em carga melhorou oque ja era bom.
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note oque falei da mistura ficar rica ao fechar o pedal, é a sequencia da rapida de antes.
* MAP = 13 kpa muito vacuo(desaceleraçao)
* lamda = 0.71 mistura mais rica que em carga
* TPS = 0% em idle
se notarem a linha cyan que é representado por lambda vai queimando a mistura rica da rapida e vai voltando para o padrao da lenta no momento... é por isso que o DBW venho pra incomodar rsrsrsrs ele nao deixa tu passar de certos tpsDOT ou ainda evita que isso acontece, é claro que velocidades de abertura vao ser grandes mas o amortecedor eletronico está la pra isso. reduzir o efeito.