Monza Class 1993, recém chegado do site!

Fotos e Vídeos de Monza! Envie imagens do seu carro!
S h E e Q u O
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1987
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Monza Class 1993, recém chegado do site!

Mensagem não lida por S h E e Q u O »

brunogutierre escreveu:Bom amigos, primeira troca de óleo ontem... Tava 20w50, coloquei 15w40, haveria algum problema nisso? Senti o motor bem mais solto, muito melhor, e não fuma o motor...

Óleo colocado foi o Castrol GTX...

Abraço!! :smt023
De acordo com o manual, para o seu motor, não haveria problema.
Grosso modo, vc sentiu o carro mais solto porque este óleo é mais fino. Assim, o motor funciona mais "leve".
Mas, evite passar para um óleo mais fino do que esse, como 5W30 por exemplo.
Acredito eu que se o motor do seu carro rodou todos estes anos com o 20W50, o ideal seria continuar com o óleo desta especificação. O duro é que não temos como saber qual óleo era usado pelos antigos proprietários dos nossos carros, né.

:smt023
Editado pela última vez por S h E e Q u O em 13 Set 2014, 23:53, em um total de 1 vez.
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por DÉCO »

brunogutierre escreveu:Bom amigos, primeira troca de óleo ontem... Tava 20w50, coloquei 15w40, haveria algum problema nisso? Senti o motor bem mais solto, muito melhor, e não fuma o motor...

Óleo colocado foi o Castrol GTX...

Eu acredito que problema nenhum !!
Sendo de marca boa, classificaçao acima de SF, solta mesmo o carro.

O MEU USA 5w30 !!! 100% SINTÉTICO (MEU CARRO É ROLETADO, O MAXIMO 10W30, MEU CARRO É UM CASO A PARTE)

Imagem

ABRAÇO
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
brunogutierre
Membro SR (Ní­vel 4)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por brunogutierre »

S h E e Q u O escreveu:De acordo com o manual, para o seu motor, não haveria problema.
Grosso modo, vc sentiu o carro mais solto porque este óleo é mais fino. Assim, o motor funciona mais "leve".
Mas, evite passar para um óleo mais fino do que esse, como 5W30 por exemplo.
Acredito eu que se o motor do seu carro rodou todos estes anos com o 20W50, o ideal seria continuar com o óleo desta especificação. O duro é que não temos como saber qual óleo era usado pelos antigos proprietários dos nossos carros, né.

:smt023
Imaginei q fosse por isso mesmo...

Não, quero manter nessa especificação mesmo... Mais solto porém ainda bem lubrificado...
Tenho q levar em consideração q eh um motor de concepção antiga... Um óleo muito fino talvez não faria a lubrificação...
DÉCO escreveu:Eu acredito que problema nenhum !!
Sendo de marca boa, classificaçao acima de SF, solta mesmo o carro.

O MEU USA 5w30 !!! 100% SINTÉTICO (MEU CARRO É ROLETADO, O MAXIMO 10W30, MEU CARRO É UM CASO A PARTE)

Imagem
Eh q nem vc disse, caso a parte por ser roletado... E o castrol eh o melhor q eu saiba, paguei mais caro mas sem medo pq preserva mais o motor do Monzão!

Ex-Monza Class EFI 2.0, Cinza Haendel Metálico
Ex-Honda Civic LX 1.6 16v AT Preto

[b]Atual - Astra GLS 2.0 1999 Prata - T-800[/b]
Veja aqui: http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=23&t=36071
RBMartins

Mensagem não lida por RBMartins »

olha Bruno, quando estava com o Monza, nas últimas duas trocas de óleo que fiz coloquei o Shell 15w50 API SL, a sensação de motor mais solto ficou nítida tbm, com o carro frio ele ficava bem mais liso, pois como é um pouco mais fino tem mais facilidade de chegar as parte mais altas do motor e na temperatura normal idem....
ex-Monza GLS 1995 Azul Cezanne Perolizado: http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=27249
brunogutierre
Membro SR (Ní­vel 4)

RBMartins escreveu:olha Bruno, quando estava com o Monza, nas últimas duas trocas de óleo que fiz coloquei o Shell 15w50 API SL, a sensação de motor mais solto ficou nítida tbm, com o carro frio ele ficava bem mais liso, pois como é um pouco mais fino tem mais facilidade de chegar as parte mais altas do motor e na temperatura normal idem....
A impressão de motor mais aliviado faz bem pro dono, não gosto de motor trabalhando enforcado...
O motor não fumou nem nada, ficou mais redondo e o giro sobe melhor, so benefícios!!

RBMartins

Mensagem não lida por RBMartins »

por isso que em se tratando de óleo deve-se sempre tetar usar a menor viscosidade recomendada pelo manual, além dos beneficios que vc já viu, até a partida fica mais fácil sobretudo no inverno, lembro no Vectra 2007 da minha tia que "acostumou" rodar com óleo 5w30 AcDelco sempre trocado na concessionária, um belo dia levei lá no Mercadocar pra trocar e o vendedor me deu pra por nele depois que falei a quilometragem que o carro estava o 20w50, resultado: o motor parecia o tempo todo trabalhando sufocado (parecia que tinha dado bronquite no carro :lol: ) e a partida bem mais pesada, nisso foi prejuizo em dobro uma semana depois tive que trocar novamente óleo e filtro e por o 5w30 de volta
ex-Monza GLS 1995 Azul Cezanne Perolizado: http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=27249
brunogutierre
Membro SR (Ní­vel 4)

RBMartins escreveu:por isso que em se tratando de óleo deve-se sempre tetar usar a menor viscosidade recomendada pelo manual, além dos beneficios que vc já viu, até a partida fica mais fácil sobretudo no inverno, lembro no Vectra 2007 da minha tia que "acostumou" rodar com óleo 5w30 AcDelco sempre trocado na concessionária, um belo dia levei lá no Mercadocar pra trocar e o vendedor me deu pra por nele depois que falei a quilometragem que o carro estava o 20w50, resultado: o motor parecia o tempo todo trabalhando sufocado (parecia que tinha dado bronquite no carro :lol: ) e a partida bem mais pesada, nisso foi prejuizo em dobro uma semana depois tive que trocar novamente óleo e filtro e por o 5w30 de volta
Então vc sabe bem o q eu tava passando...
Mas como o Monza eh bem torcudo, e eu peguei ele literalmente recém trocado o óleo nem encanei com isso... Achei q fosse motor mal amaciado... Já vi q tava errado... Rsrs
E querendo ou não, acredito ajudar no consumo por trabalhar sem esforço tbm... Ou não?

brunogutierre
Membro SR (Ní­vel 4)

Depois de muuuuuito tempo estou indo comprar as velas e cabos!

Ficou uma duvida, talvez ate desnecessária...

Qual a diferença da vela BPR5ES pra BPR5EY?

Responder