VW MK3 Golf Manhattan 1.8 MI 1999 - ¡Aquí en el Ecuador!
- Robson Lott
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Mensagens: 2273
- Registrado em: 29 Mai 2007, 17:15
- Cidade: São Paulo
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 2.0
- Ano: 1987
- Combustível:: Etanol
- Injeção: Carburador
Re: VW MK3 Golf Manhattan 1.8 MI 1999 - ¡Aquí en el Ecuador!
Legal, Zé! Vou fazer esse teste, já até pensei aqui na maneira que vou fazer e postarei aqui pra pedir seu help!
Só tenho um medo dessa VT. Nesse VW eu acho que ela fica perto da bomba d'água, lugarzinho fudydo de ruim pra mexer... Então se por acaso precisar (até preventivamente) troca-la, estou fúdido!
Tenho duas hipóteses pro carro esquentar rápido (em torno de 3 a 4 minutos ele chega na temperatura "normal", de acordo com o instrumento do painel:
- Ou a VT tá funcionando perfeitamente!
- Ou a VT pode até estar ausente, mas como o carro nunca viu aditivo na vida (vide fotos que postei anteriormente onde mostra o marrom cor-de-terra do reservatório de espansão), talvez as galerias e mangueiras já devem apresentar um acúmulo de resíduos da corrosão que a água provoca, fazendo com que o motor chegue na temperatura "normal" mais rapidamente...
Eu infelizmente não posso nesse momento me dar o luxo de trocar todas as mangueiras, as caixas laterais do radiador (ou o radiador inteiro por um novo Valeo) e tacar aditivo na proporção correta. Ainda não consegui juntar dinheiro pra fazer isso dessa maneira, mesmo ciente de que é a mais "barata" e eficiente. Talvez eu possa ir comprando de cada vez um pouquinho, mas tenho que estudar minha cota mensal pro carro e alocar as prioridades (tem rolamento pra trocar, tem alinhamento / balanceamento chegando na KM, etc...)
Mas vamos tentar fazer isso no FDS. Tenho multímetro e vou postando os dados aqui.
Abraços e muito obrigado!
Robson
Só tenho um medo dessa VT. Nesse VW eu acho que ela fica perto da bomba d'água, lugarzinho fudydo de ruim pra mexer... Então se por acaso precisar (até preventivamente) troca-la, estou fúdido!
Tenho duas hipóteses pro carro esquentar rápido (em torno de 3 a 4 minutos ele chega na temperatura "normal", de acordo com o instrumento do painel:
- Ou a VT tá funcionando perfeitamente!
- Ou a VT pode até estar ausente, mas como o carro nunca viu aditivo na vida (vide fotos que postei anteriormente onde mostra o marrom cor-de-terra do reservatório de espansão), talvez as galerias e mangueiras já devem apresentar um acúmulo de resíduos da corrosão que a água provoca, fazendo com que o motor chegue na temperatura "normal" mais rapidamente...
Eu infelizmente não posso nesse momento me dar o luxo de trocar todas as mangueiras, as caixas laterais do radiador (ou o radiador inteiro por um novo Valeo) e tacar aditivo na proporção correta. Ainda não consegui juntar dinheiro pra fazer isso dessa maneira, mesmo ciente de que é a mais "barata" e eficiente. Talvez eu possa ir comprando de cada vez um pouquinho, mas tenho que estudar minha cota mensal pro carro e alocar as prioridades (tem rolamento pra trocar, tem alinhamento / balanceamento chegando na KM, etc...)
Mas vamos tentar fazer isso no FDS. Tenho multímetro e vou postando os dados aqui.
Abraços e muito obrigado!
Robson
- '87 SL/E 2.0 Álc Prata Andino 4p
* 20/11/18 146K km e contando...
- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km

* 20/11/18 146K km e contando...
- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km

-
José Leal
- MODERADOR
- Mensagens: 7320
- Registrado em: 07 Fev 2008, 13:56
- Cidade: Goiânia
- Estado: Goiás-GO
- Modelo: Não tenho Monza :(
Re: VW MK3 Golf Manhattan 1.8 MI 1999 - ¡Aquí en el Ecuador!
"É nois..."
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
- Robson Lott
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Mensagens: 2273
- Registrado em: 29 Mai 2007, 17:15
- Cidade: São Paulo
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 2.0
- Ano: 1987
- Combustível:: Etanol
- Injeção: Carburador
Re: VW MK3 Golf Manhattan 1.8 MI 1999 - ¡Aquí en el Ecuador!
Comprei o rele... mas soh tinha de 30A. Será que dá?

Sent from my GT-I8190L using Tapatalk

Sent from my GT-I8190L using Tapatalk
- '87 SL/E 2.0 Álc Prata Andino 4p
* 20/11/18 146K km e contando...
- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km

* 20/11/18 146K km e contando...
- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km

- Robson Lott
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Mensagens: 2273
- Registrado em: 29 Mai 2007, 17:15
- Cidade: São Paulo
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 2.0
- Ano: 1987
- Combustível:: Etanol
- Injeção: Carburador
Re: VW MK3 Golf Manhattan 1.8 MI 1999 - ¡Aquí en el Ecuador!

Sent from my GT-I8190L using Tapatalk
- '87 SL/E 2.0 Álc Prata Andino 4p
* 20/11/18 146K km e contando...
- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km

* 20/11/18 146K km e contando...
- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km

-
José Leal
- MODERADOR
- Mensagens: 7320
- Registrado em: 07 Fev 2008, 13:56
- Cidade: Goiânia
- Estado: Goiás-GO
- Modelo: Não tenho Monza :(
Re: VW MK3 Golf Manhattan 1.8 MI 1999 - ¡Aquí en el Ecuador!
Nem precisava ser grandão assim. O relé só vai servir para "inverter" o sinal positivo que chega no compressor para o sinal negativo enviado pelo cebolão.
Ligação mamão com açúcar:
30: negativo - ligado na lata do carro (pode ser feito um jumper com o 86)
85: positivo que vai para a polia do compressor do AC
86: negativo - ligado na lata do carro (pode ser feito um jumper com o 30)
87: saída sinal negativo - ligar no fio do cebolão.
Ainda acho legal vc ligar o sinal vindo do pino 87 do relé no fio que comanda a velocidade alta das ventoinhas...
Ligação mamão com açúcar:
30: negativo - ligado na lata do carro (pode ser feito um jumper com o 86)
85: positivo que vai para a polia do compressor do AC
86: negativo - ligado na lata do carro (pode ser feito um jumper com o 30)
87: saída sinal negativo - ligar no fio do cebolão.
Ainda acho legal vc ligar o sinal vindo do pino 87 do relé no fio que comanda a velocidade alta das ventoinhas...
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
- Robson Lott
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Mensagens: 2273
- Registrado em: 29 Mai 2007, 17:15
- Cidade: São Paulo
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 2.0
- Ano: 1987
- Combustível:: Etanol
- Injeção: Carburador
Re: VW MK3 Golf Manhattan 1.8 MI 1999 - ¡Aquí en el Ecuador!
Hahahaha! Putz achei q tava era pequeno.
Tem duas formas de ligar, pela propria tomada do modulo e pelo cebolao. Acho que pela tomada do modulo vai ser mais facil trabalhar e com a reversibilidade mais facil tb. Tenho medo de mexer no cebolao, pois ele eh o unico recurso pra acionar as ventoinhas, ja que a ECU nao eh como no Monza - não eh ela quem comanda as ventoinhas, entao nao tem um modo de emergência, sabe...
Sent from my GT-I8190L using Tapatalk
Tem duas formas de ligar, pela propria tomada do modulo e pelo cebolao. Acho que pela tomada do modulo vai ser mais facil trabalhar e com a reversibilidade mais facil tb. Tenho medo de mexer no cebolao, pois ele eh o unico recurso pra acionar as ventoinhas, ja que a ECU nao eh como no Monza - não eh ela quem comanda as ventoinhas, entao nao tem um modo de emergência, sabe...
Sent from my GT-I8190L using Tapatalk
- '87 SL/E 2.0 Álc Prata Andino 4p
* 20/11/18 146K km e contando...
- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km

* 20/11/18 146K km e contando...
- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km

- Robson Lott
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Mensagens: 2273
- Registrado em: 29 Mai 2007, 17:15
- Cidade: São Paulo
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 2.0
- Ano: 1987
- Combustível:: Etanol
- Injeção: Carburador
Re: VW MK3 Golf Manhattan 1.8 MI 1999 - ¡Aquí en el Ecuador!
Módulo feio barbudo grande barrigudo:

Plug de envio de 12v (positivo) para as ventoinhas. Os 2 conectores que o módulo pega os 12v e envia pra eles, um eh pra velocidade 1 e o outro pra 2. Minha intenção eh fazer o rele receber o comando do botão do ac e mandar os 12v desse conector grande diretamente ao fio que recebe a velocidade 2 neste mesmo plug. O que acha?


Esse eh o cebolao que deve trabalhar com 12v ou terra. Vou ver daqui a pouco.
Abraços
Sent from my GT-I8190L using Tapatalk

Plug de envio de 12v (positivo) para as ventoinhas. Os 2 conectores que o módulo pega os 12v e envia pra eles, um eh pra velocidade 1 e o outro pra 2. Minha intenção eh fazer o rele receber o comando do botão do ac e mandar os 12v desse conector grande diretamente ao fio que recebe a velocidade 2 neste mesmo plug. O que acha?


Esse eh o cebolao que deve trabalhar com 12v ou terra. Vou ver daqui a pouco.
Abraços
Sent from my GT-I8190L using Tapatalk
- '87 SL/E 2.0 Álc Prata Andino 4p
* 20/11/18 146K km e contando...
- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km

* 20/11/18 146K km e contando...
- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km

-
José Leal
- MODERADOR
- Mensagens: 7320
- Registrado em: 07 Fev 2008, 13:56
- Cidade: Goiânia
- Estado: Goiás-GO
- Modelo: Não tenho Monza :(
Re: VW MK3 Golf Manhattan 1.8 MI 1999 - ¡Aquí en el Ecuador!
Pode ser assim. Por acaso nesse módulo tem o sinal vindo do botão? Se tiver, dá para fazer tudo aí mesmo. O único fio mais longo que vc vai precisar é o +12V direto da bateria.
Mas me conta aqui: o que tem de errado com esse módulo? Ele parece estar inteiro. Já pensou em abri-lo?
Mas me conta aqui: o que tem de errado com esse módulo? Ele parece estar inteiro. Já pensou em abri-lo?
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!