Aspirando gls ! Objetivo 200 hp ou mais !

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Aspirando gls ! Objetivo 200 hp ou mais !

Mensagem não lida por Rafaelo »

rafael_club escreveu:acho que um carro turbo se bem montado não da dor cabeça não :)
ta esquecendo de alguns detalhes.

legalizaçao(principal remedio pra a dor de cabeça) nao tao fazendo mais entao vai andar ilegal nem preciso dizer se te pegarem oque acontece. poderia terminar aqui mesmo, mas falo da parte tecnica.

embreagem tem que ser especial nao é peça de prateleira e o mecanico tem que saber oque é, freios tem que ser especial, tem que ter a manha pra nao quebrar a caixa se sair errado, as peças diminui o tempo de vida em especial a transmissao, tem que saber explicar a quem vai usar o carro pq carro turbo adaptado nao é a mesma coisa que um projetado do zero progressivo, tem que cuidar da temperatura dos gases e nao segurar demais a carga senao torra valvula turbina e tudo mais. nao terminou, tem que ter cuidado especial com oleo esse é o principal tb, nao pode desligar o carro com turbina girando na inércia, nao pode vacilizar na troca de oleo, nao pode vacilar na pressao do oleo senao tucho vai colar no fundo e da aquela apertada em alta com mola frouxa e se ta na pressao pra quebra canaleta é rapidinho, tem problema da temperatura do oleo em lugar quente, e pra piorar e pra mim é o mais facil de furo de pistao é admissao de ar quente e quem disse que gerenciador de turbo tem controle? e se dar falta? nao tem recover vai quebrar mesmo bem feitinho.

um turbo bem feito precisa ate de pirometro pra nao passar do limite, controlador da temperatura do ar, pressao do oleo, mistura é basico.

Rafael a coisa é mais tecnica do que tu pensa. nao acredite tudo do que te dizem. mesmo bem feito pode dar dor de cabeça, começando por andar ilegal :smt023
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
rafael_club
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1541
Registrado em: 10 Fev 2013, 10:21
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Aspirando gls ! Objetivo 200 hp ou mais !

Mensagem não lida por rafael_club »

o dono sendo cuidadoso não tem problema nenhum,obvio que no inicio tem custos como das peças pra montar o kit,colocar embreagem de ceramica que não é mt mais caro que uma original,melhorar os freios,ir no detran pagar as taxas pra legalizar etc mais dps tbm so curtir,carro aspro tbm da dor de cabeça e dependendo da potencia precisa de uma embreagem de ceramica e ter cuidado com o cambio se não dança tbm = no turbo,ae vai de opnião tem gente que não gosta de carro turbo e tem gente tbm que não gosta de carro aspro o importante é ser feliz com a caranga.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Aspirando gls ! Objetivo 200 hp ou mais !

Mensagem não lida por Rafaelo »

rafael_club escreveu:o dono sendo cuidadoso não tem problema nenhum,obvio que no inicio tem custos como das peças pra montar o kit,colocar embreagem de ceramica que não é mt mais caro que uma original
problema nao é o preço, é onde achar, tem que comprar de apenas um lugar, nao é qualquer buteco que tem pra troca rapida, e tem um problema chamado pressao de acionamento. ela fica mais pesada, o dono acostuma, mas se emprestar pra alguem é complicado. num aspirado nao tem isso. acho que continua nao entendendo oque to falando, nao é uma questao de cuidado meu velho, é uma questao de segurança do sistema que nao existe nesse caso. e colocar isso num EFI que nao tem recurso de proteçao é arriscado, carburador nem falo.
rafael_club escreveu:carro aspro tbm da dor de cabeça e dependendo da potencia precisa de uma embreagem de ceramica
nunca vi patinar por potencia e nem vo ver. acho que tu quer dizer torque. potencia é baseado na rotaçao. motor turbo so precisa de embreagem de ceramica pra começar pq é pequena a original e patina devido o torque que turbo adiciona, e motor aspirado nao precisa disso nem de pista tem isso pq o torque some nos aspirado de alto volume, mesmo que tenha 300cv quem manda é o torque. o kadett 2.4 que falei ali em cima é tao ou mais forte que alguns turbo por ae e nao usa embreagem ceramica coisa alguma. oque interessa é o torque que o motor produz e a caixa aceita
rafael_club escreveu:e ter cuidado com o cambio se não dança tbm = no turbo
no aspirado as chance de quebra sao minimas ou quase nulas. no turbo pode quebrar mesmo sendo experiente em guiar turbo adaptado.

rafael_club escreveu:ir no detran pagar as taxas
não estão mais legalizando a um bom tempo. nao adianta querer legalizar turbo pq nao vai conseguir. ta cada vez mais fechado o cerco pra rachador. denovo coloco no topo da lista como. vai andar com carro frio pra ser multado, carteira suspensa, carro aprendido e um carimbo da policia na cidade? se abrir o capo e o milico ver que é turbo ja era pra ti. nao tem conversa.
rafael_club escreveu:ae vai de opnião tem gente que não gosta de carro turbo e tem gente tbm que não gosta de carro aspro o importante é ser feliz com a caranga.
cada um compra a engrenca que quer carregar, so expliquei oque é. o resto é com cada um :smt023
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
rafael_club
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1541
Registrado em: 10 Fev 2013, 10:21
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Aspirando gls ! Objetivo 200 hp ou mais !

Mensagem não lida por rafael_club »

velho em relação a embreagem hj em dia vc acha facil ae tem muitas lojas que vendem,oq pode acontecer é vc ficar alguns dias pra comprar oq é dificil de acontecer e relacionado a turbo em efi e carburados tem varios carros ae rodando perfeitamente sendo alimentados por bura e fi(claro que se for uma atual é bem melhor),quanto a quebra de cambio vei se o dono não tiver cuidado da pau em caixa com motor original :D ,sabendo usar é dificil de quebrar tanto aspro quanto turbo e tem lugares que reforça a caixa justamente pra diminuir as chances,ainda legaliza sim cara detran quer $$$$ na conta deles agora é um processo chato pakas e tenq esperar tbm,quanto a turbo ser encrenca é apenas seu ponto de vista,gosto mt de carro aspro ja tive um e terei outro facil o turbo é dificil até pelo custo total, mais carro turbo é mt bom tbm. :smt023
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Aspirando gls ! Objetivo 200 hp ou mais !

Mensagem não lida por Rafaelo »

Rafael, motor turbo sem proteçao é algo muito perigoso(esquece o lance do bem feitinho). faça um estudo antes oque acontece grilagem e turbo. repito, carburador e EFI, NAO TEM PROTEÇAO nao tem retardador de avanço, se alguem te dizer que é seguro e nao vai dar problema nesse aspecto é um ignorante. ja vi muito turbo como esse que tu diz bem feitinho quebrar sem mesmo pisar forte. poder ser feito ate por engenheiro, senao tem proteção da ignição ja era vai quebrar em situações propicias.

http://www.spaturbo.com.br/blog/?p=345

vo te facilita:
No caso de motores turbo-alimentados a ocorrência deste fenômeno é ainda mais frequente. O turbo-compressor envia ao motor o ar muito mais denso mas, em contrapartida, também muito mais quente. O ar quente ao entrar no cilindro passa pelo processo de compressão e a sua temperatura que já estava alta se eleva ainda mais. Caso a temperatura de ignição do combustível seja atingida durante a compressão, certamente teremos uma detonação e danos ao motor.

Hoje, os motores já estão equipados com sensores de detonação calibrados para detectarem as freqüências exatas de detonação crítica


a própria compressão aumenta a temperatura do ar. aliado ao ar quente da turbina + ar quente externo = quebra senao tiver retardador(sistema knock) pra evitar isso.

detonação(batida de pino) acontece por ar quente na admissao, compressao,etc. sabe oque é turbo? um secador de cabelo. se pegar um verao e uma carga forte nao vai retardar ponto algum o suficiente, nao quero entrar em detalhes muito tecnico, nao tem nada a ver com aquele ponto da carga da pressao que o gerenciador faz. é outra situaçao

tu consegue me dizer qual carburador nesse mundo, ou monza EFI tem isso?

quando a legalizaçao ainda é um misterio, uns dizem que sim outros que nao. tempos atras diziam que nao, ja hoje dizem que tem uma brecha na resolução que permite isso. so da trabalho. ate pq nao existe lei que proibe o turbo em carros, se existisse nao poderia ter turbinado de fabrica.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Aspirando gls ! Objetivo 200 hp ou mais !

Mensagem não lida por 500EF »

Por isso recomendo o uso de gerenciador que controle o suplementar e atrase o ponto de ignição quando entrar pressão positiva. Nem todos no mercado fazem as duas coisas.

E aí, concordo com você, que vira uma roleta russa pronta para quebrar. ;)

E sobre a legalização, desde quando fiz a do meu carro, em 2008, já era um assunto polêmico. A lei permite alterações nas características, desde que homologadas em empresa de inspeção (mesmo critério de uma adaptação de GNV, por exemplo), com laudo técnico e conste no documento do carro.

Mas os detrans de muitos estados interpretam de forma diferente e aí fica este rolo danado...
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Aspirando gls ! Objetivo 200 hp ou mais !

Mensagem não lida por Rafaelo »

500EF escreveu:Por isso recomendo o uso de gerenciador que controle o suplementar e atrase o ponto de ignição quando entrar pressão positiva. Nem todos no mercado fazem as duas coisas.
Eduardo isso é o basico de todo projeto sobrealimentado em especial os turbo quente e tem que ter mesmo, mas nao é isso que me refiro, e sim a recuar o ponto em outra situaçao muito critica que a maior nem liga só liga quando fura um pistao e depois nao sabe o pq, é oque o Rafael ainda nao conseguiu entender da segurança do motor. como temperatura da admissao do ar quente que é prejudicial, incluso a literatura mostrando isso, e isso é ruim ate nos aspirados, que podem aspirar 80°C no verao num congestionamento por exemplo o EFI nao tem esse recurso tao importante. tanto que na ECU que uso tem o mapa da MATretard(resumindo, retardo por temperatura da admissao)

temperatura do ar aspirado.
<50° sem problemas, nao a risco de detonação.
55° começa a precisar retroceder, algo em torno de 1,2,3°
70° ja esta alto demais 8,10°
90° é critico precisa retardar muito ponto algo como 15,18,20° dependendo do caso.

nao sei se alguém ja viu naquele programa top gear(um dos poucos episódios que vi pq nao aguento esse programa ver todo ele), o carinha la piloto pegou um Porsche T e o mesmo tava fraco e depois descobriram que era a temperatura da pista muito alta e a ECU tava recuando o ponto. fazendo retroceder o avanço e perder potencia claro, isso evita quebra e dor de cabeça, no google é oque mais tem é isso. pistao furado ou canaleta quando se fala em turbo! e muitos bem montadinhos.

minha área é ECU programável, e nao sei se existe gerenciador que é monitorada tambem pela temperatura da admissão tem? pq se tiver ok é so usar um melhor. quem tem protetor nao precisaria.

tu nao corre esse risco Eduardo, o teu sistema é monitorado pelo knock sensor, entao se aspirar ar quente a ECU vai regredir o avanço sem mesmo depender de 3°, e o bonus(gerenciador) faz sua parte da pressao pos. sao 2 coisa totalmente diferentes essas. repito, carburador e EFI nao tem isso nao...


500EF escreveu:E aí, concordo com você, que vira uma roleta russa pronta para quebrar. ;)
agora imagina num sistema que nao tem atrasado de ponto por temperatura da admissao do ar.
500EF escreveu:E sobre a legalização, desde quando fiz a do meu carro, em 2008, já era um assunto polêmico. A lei permite alterações nas características, desde que homologadas em empresa de inspeção (mesmo critério de uma adaptação de GNV, por exemplo), com laudo técnico e conste no documento do carro.

Mas os detrans de muitos estados interpretam de forma diferente e aí fica este rolo danado...
pois é, parece que cada estado faz sua interpretaçao, aqui no RS tem legalizado, só nao sei se sao atuais. parece que o PR é o pior estado pra isso, muita gente emplaca num estado que seja facil como SC, e depois de legalizar volta pro estado de origem, tem muitas forma de fazer isso. mas denovo, é so dor de cabeça. e andar frio é pior coisa que tem, sei la né. cada um cada um, eu vejo as coisa de forma diferente.

sim, precisa de um local de homologação credenciada pelo Inmetro que tenha dinamômetro,engenheiros que vao assinar o laudo. assim como é no GNV, suspensão mod, motor acima da potencia original do carro 15% como é meu caso. se eu nao conseguir legalizar como um bloco de reposiçao(eu vou fazer assim na primeira tentativa, ate pq na NF nao diz nada que é um motor tal) ou senao tenho que pedir a classe especial(observaçao especial do documento do veiculo que tem tal motor ou sei lá como fica). é possivel sim, só nao sei se ainda tao legalizando sobrealimentados. essa é a duvida...
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Aspirando gls ! Objetivo 200 hp ou mais !

Mensagem não lida por 500EF »

Só uma correção... Minha injeção não tem KS. As primeiras Le-Jetronic que equiparam os monzas (116cv) tinham o sistema de ignição dos carburados, com o distribuidor "aranha" e avanço à vácuo / centrífugo.

O meu é assim.

Depois vieram os monza mpfi e kadett gsi de 121cv, com ponto mapeado pelo módulo externo Bosch EZK e aí sim tinha atraso por KS. Sem dúvida, mais potência com mais segurança. ;)

E quanto ao aquecimento do ar, concordo plenamente. O gerenciador que uso faz correção por temperatura do ar também (função interna dele, sem regulagem). E além disso, quando usamos o bico mono suplementar montado na pressurização, na distância que o fabricante recomenda, o ar chega a cair para menos de 40 graus na admissão, mesmo com pé na lata. Principalmente se for com álcool.

O spray de álcool a 50cm da borboleta tira muito calor do ar... Eu mesmo já encostei a mão no tubo depois de dar uma acelerada bem vigorosa. Ele fica geladinho depois do bico.

Tanto é que eles recomendam não usar intercooler se for rodar com suplementar mono, no álcool e até 1 bar. ;)

E da parte da legalização, eu também sou chato com isso. Sei que tem muita gente que não está nem aí, roda rebaixado, "xenão", etc. Mas também não me agrada a idéia de rodar com carro ilegal. Só que acho que somos exceção da regra, porque só para ter uma noção, das dezenas de carros que o meu amigo já tinha turbinado, eu fui o primeiro cliente que se preocupou em legalizar. hehehe
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Responder