Instalação do Ar Condicionado

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
magaiver do tubarão
Membro SL (Ní­vel 1)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Instalação do Ar Condicionado

Mensagem não lida por magaiver do tubarão »

gabri_hawk escreveu:
- Recentemente coloquei um termostato trinário : Desarma total em 398 psi (excesso) , 28 psi (falta) e comuta 1º e 2ª velocidades entre 180 psi e 250 psi ;
Erro meu . Entenda-se : "pressostato" trinário . Dei mole digitando :mrgreen:

Gabri_hawk tive umas ideias aki de colocar um evaporador antes do ventilador externo,naquele tunel na medida e bloquear a entrada de ar lado motorista e passageiro,e fazer uma tubulaçao para circulaçao interna!sera que dava certo?
gabri_hawk
Membro Classic (Ní­vel 7)

Mensagem não lida por gabri_hawk »

Gabri_hawk tive umas ideias aki de colocar um evaporador antes do ventilador externo,naquele tunel na medida e bloquear a entrada de ar lado motorista e passageiro,e fazer uma tubulaçao para circulaçao interna!sera que dava certo?
Acho que o problema seria encaixar um evaporador com rendimento satisfatório nessa região. Os bons evaporadores sempre sao mais avantajados em alguma medida. E mais o ventilador que tem que ser possante pra garantir bom fluxo de ar , mais espaço. Pode ver que no AC original , o motor fica do lado de fora e o evaporador do lado de dentro do carro :( .
Imagem De pelado à completíssimo , tudo feito em casa. Tudo funcionando maravilhosamente bem !
magaiver do tubarão
Membro SL (Ní­vel 1)

gabri_hawk escreveu:
Acho que o problema seria encaixar um evaporador com rendimento satisfatório nessa região. Os bons evaporadores sempre sao mais avantajados em alguma medida. E mais o ventilador que tem que ser possante pra garantir bom fluxo de ar , mais espaço. Pode ver que no AC original , o motor fica do lado de fora e o evaporador do lado de dentro do carro :( .
gabri-hank cara sei lá viu mais estive pesquisando a potençia do ventiador e não vi diferença,e testei ele tampando a entrada por fora achei que ele é bonzim,rsrs e se o evaporador for bom,digamos que a velocidade do ventilador pensando em pressão fique equivalente assim; a velocidade 4 fique como se estivesse na 2 hoje(sem ar) mais se o rendimento for bom (o ar vir gelado) não é tão util usar muito vento nos difusores(pelo menos já tive carro com ar e quando ligava o vento mais forte não melhorava e sim caia o rendimento!),,, concordo com vc um evaporador pra encaixe ali teria que ser uma medida de no max;17cmlarg 15cmaltura, essas medidas segundo um fabricante lá do sul ficaria um evaporador sem aletas suficientes para um sistema de ar cond.
MASSSSSS,,,,,RSRSR ai vem a parte que preciso de sua opinião gabri_hank estava pensando em fazer um corte ali na churrasqueira (pequeno) para o encaixe do
evaporador, pesquisei varias medidas e o evaporador menor que achei foi 25cm de largura,17cm de altura,pouca coisa a mais! esse é do doblo (se não me engano)acho que vc já tem a noçao desse corte é como se fosse um L tem um amigo meu que é fera na solda,ele disse que bola o L de encaixe antes fazia o corte na carroceira e encaixava a peça depois! agora minha duvida cruel é como é aquele painel pelo lado de dentro! o que passa ali naquela direçao?? consigo entrar pra dentro sem esbarrar na tubulaçao original??? ou em alguma coisa que impossibilite o desvio???
cara queria fazer dessa maneira por que iria ser um sistema quase sem mexer no interno do painel, a ventilaçao iria ficar original,quando fosse fazer uma manutençao o condensador esta de facil asseso,colocaria ele numa posiçao de facil escoamento de agua!! o que mais tava me deixando desconfiado em termos de rendimento era o fato dele trabalhar fora do carro,mais existem exemplos parecidos! o propio monza (com ar) o ventilador fica mais proximo do motor ainda,o opala tem um sistema totalmente fora,dentro do cofre do motor!
então meu camarada pensa ai!! me dá uma opinião,pelo que vi voçe entende do assunto,(não estou desmerecendo seu trabalho) o que vc fez ficou show :smt023 !
só acho que é uma (possibilidade) de ser um caminho mais facil pra nós da cueca suada :oops: !!!!kkkkkkkkkkkk
gabri_hawk

Amigão monzeiro , pela parte de dentro vc esbarraria na caixa de ventilaçao central que é aparafusada no "piso" da churrasqueira.

O ventilador original até tem potencia razoável , porém com um evaporador no caminho a coisa piora muito . Pense que o rendimento vai ser a combinaçao do volume de Ar que passa pelo evaporador mais a quantidade de calor que ela absorve. Se vc tiver um sistema que gela muito mas o volume de ar é pequeno , quem vai na frente do carro fica bem, e quem vai atrás nao sente nada !! Entende , vc pode até fazer mas não vai compensar a trabalheira e o dinheiro empregado . O melhor é usar os motores grandes como os dos AC originais.

Puxar ar de fora do carro para resfria-lo diminui bastante o rendimento principalmente em dias muito quentes que é quando mais se precisa do AC. O ideal e resfriar o ar interno fazendo a famosa "recirculaçao" . Aí quando a temperatura ficar agradável vc joga ar externo.
Abraço amigo !! E é ótimo ficar assim analizando idéias , conjecturando daqui e dali . Foi assim que consegui fazer o meu mesmo sem ser da área de refrigeração. O que eu puder te ajudar , estamos aí !! :smt023
Imagem De pelado à completíssimo , tudo feito em casa. Tudo funcionando maravilhosamente bem !
coy
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Club
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Mensagem não lida por coy »

A unica coisa que posso opinar é para seguir o que o Gabriel diz pois conheço(vi) o serviço que ele fez no carro dele e posso falar que aquilo é uma camara frigorifica.
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
MARCONI ALBERT
gabri_hawk

coy escreveu:A unica coisa que posso opinar é para seguir o que o Gabriel diz pois conheço(vi) o serviço que ele fez no carro dele e posso falar que aquilo é uma camara frigorifica.
Grande amigo Coy , obrigado pelo elogio ! Gela um pouquinho né rsrsrrs :lol: Abração mano velho !!
magaiver do tubarão
Membro SL (Ní­vel 1)

gabri_hawk escreveu:Amigão monzeiro , pela parte de dentro vc esbarraria na caixa de ventilaçao central que é aparafusada no "piso" da churrasqueira.

O ventilador original até tem potencia razoável , porém com um evaporador no caminho a coisa piora muito . Pense que o rendimento vai ser a combinaçao do volume de Ar que passa pelo evaporador mais a quantidade de calor que ela absorve. Se vc tiver um sistema que gela muito mas o volume de ar é pequeno , quem vai na frente do carro fica bem, e quem vai atrás nao sente nada !! Entende , vc pode até fazer mas não vai compensar a trabalheira e o dinheiro empregado . O melhor é usar os motores grandes como os dos AC originais.

Puxar ar de fora do carro para resfria-lo diminui bastante o rendimento principalmente em dias muito quentes que é quando mais se precisa do AC. O ideal e resfriar o ar interno fazendo a famosa "recirculaçao" . Aí quando a temperatura ficar agradável vc joga ar externo.
Abraço amigo !! E é ótimo ficar assim analizando idéias , conjecturando daqui e dali . Foi assim que consegui fazer o meu mesmo sem ser da área de refrigeração. O que eu puder te ajudar , estamos aí !! :smt023

intendi gabri-hawk cara ainda vou desmontar ali pra ter uma certeza de medidas,mais acho que vai ser bem pouco pra dentro do carro,teria que entrar um 10cm pra dentro só e ainda tenho opçao de posiçao ali :smt017 enquanto ao ventilador existe algum mais forte??? enquanto a (circulaçao) ele iria puxar o ar dentro! em um lado (motorista) fecho a entrada lado (passageiro) fecho tambem mais faço um furo para baixo como uma tubulaçao,,
para puxar o ar de dentro pelo que vi esse furo saia em baixo do porta luvas!! entendeu??
MAIS desde já agradeço sua atençao viu amigão :smt023
magaiver do tubarão
Membro SL (Ní­vel 1)

coy escreveu:A unica coisa que posso opinar é para seguir o que o Gabriel diz pois conheço(vi) o serviço que ele fez no carro dele e posso falar que aquilo é uma camara frigorifica.
kkkkkkkkk
Responder