Dicas quanto ao CONSUMO!

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Avatar do usuário
coy
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2118
Registrado em: 12 Abr 2011, 16:16
Cidade: itaguai
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Club
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Re: Dicas quanto ao CONSUMO!

Mensagem não lida por coy »

este preço é só na madrugada, mas normalmente custa 1,67.
Discordo um pouco de vc, pois tem sim que andar na gasosa, sempre andei os primeiros 6 a 10 km do dia na gasosa e nunca tive nenhum problema.
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
MARCONI ALBERT
Julio Cesar Ledo
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2086
Registrado em: 06 Mar 2012, 21:21
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Dicas quanto ao CONSUMO!

Mensagem não lida por Julio Cesar Ledo »

Se vc não rodar e gastar um pouco de gasolina, ela apodrece dentro do sistema entope pré filtro do tanque, bomba combustível, filtro e pré filtro bico injetor, vai arruinar todo o sistema....

Tende rodar pelo menos uns 100 R$ na gasolina todo mês, ai vc mantêm os sistema funcionando e evitar problemas futuros !

Abração !
sdpmg escreveu:
coy escreveu:Diegão, rodo mais em estrada que na cidade, media de 75% estrada.
Meu cilindro é de 18 metros, Abasteço a R$1,39 o metro cubico de gnv.
Meu carro sempre procuro manter regulado, filtro de ar limpo, velas e cabos sempre em bom estado, não sou muito de forçar o carro, e não perdia muita potencia do GNV pra gasolina.
Gnv é um assunto que varia de gosto, eu por exemplo tenho veiculo a gnv desde 1998 e só tive problemas no primeiro carro que era uma kombi 94 que eu fazia lotada e não usava corretamente o gnv.
Desde então já tive, fusca , opala, outra kombi, astra, santa matilde 6 cilindros, e outros carros fora os do meu pai e do meu irmão e não tenho do que reclamar desde que sejam respeitados as manutenções e a forma correta de se usar o gnv.
Lembrando que estas medias são de antes de meu acidente, pois so vou voltar a usar o gnv depois da primeira troca de oleo de meu novo motor.
Abraços
Kraca, abastece barato, quem dera aqui, Barra Mansa, fosse esse preço, mas mesmo eu pagando R$1,96 o m³ do gnv, ainda assim a economia é grande e ainda vale apena. Tenho meu Monzão já no gnv, já peguei ele com, a 6anos. Nunca tive problemas relacionado ao gnv no motor, rodo normalmente como se estivesse rodando na gasosa sem as frescuragem de rodar na gasosa, ate porque, ele tem o ponto adiantado pra compensar a perda de potencia, já peguei ele dessa forma e ate os dias atuais, esta mais inteiro do que eu, rsrsrs,,, acredito eu que, se ficasse com essa de rodar na gasolina o motor já teria batido a muito tempo, até onde sei ponto adiantado acaba com o motor, o que não acontece no gnv. Nosso amigo "RBMartins" disse "se o antigo dono era daqueles que nunca rodava nada no combustivel original, deixava o carro direto no GNV vc com certeza terá problemas de partida e riscos de travamento das válvulas do cabeçote". O tempo que já tenho com o meu joga essa teoria por terra. Depois de 6anos sem nunca ter mexido no motor, acho q se tiver de mexer agora esta dentro do normal, e tempo de uso do Monzão,,, OBS: rodo todos os dias literalmente, da pra contar nos dedos os dias que ele ficou na garagem a esse tempo todo comigo. :smt023
Que carro vc tem?
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!
Ruligleidson
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 10
Registrado em: 04 Mar 2014, 02:44
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Dicas quanto ao CONSUMO!

Mensagem não lida por Ruligleidson »

O meu tubarão tá fazendo 8km/l e eu moro (me escondo) em sorocaba.

Ruas retas aqui você só acha quando atravessa a rua na descida/subida. Kkkkk
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Mensagens: 6510
Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Dicas quanto ao CONSUMO!

Mensagem não lida por vrsilva »

Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Avatar do usuário
rafael_club
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1541
Registrado em: 10 Fev 2013, 10:21
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Dicas quanto ao CONSUMO!

Mensagem não lida por rafael_club »

gnv realmente é muito economico um colega tem um opala 6cc usa todo dia o carro faz medias de 7km/m3 e o carro anda bem mais ele vai colocar um variador de avanço ae vai ficar ainda melhor :D,meu opala mesmo veio com kit gas instalado ja porem ainda não estou usando pois tenho que levar em uma casa especializada para fazer uma revisão e dps encher 15m e sair pra rodar;,eu mesmo conheco muitos carros ae que ja rodaram muitoos km no gnv e até agora tão filé :smt023
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Mensagens: 6510
Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Dicas quanto ao CONSUMO!

Mensagem não lida por vrsilva »

Eu destaco a questão de andar com o pé fundo em rotação baixa com marcha alta... dessa não sabia mas já fiz na prática sem saber...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
RBMartins
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1736
Registrado em: 06 Jun 2013, 16:42
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Dicas quanto ao CONSUMO!

Mensagem não lida por RBMartins »

vrsilva escreveu:Eu destaco a questão de andar com o pé fundo em rotação baixa com marcha alta... dessa não sabia mas já fiz na prática sem saber...
sobre isso já tinha lido a tempos atrás no BCWS, mas se vc for fazer isso e seguir o econometro no caso do Monza, o ponteiro irá ficar direto na faixa desfavorável de consumo.... ai não sei o que seguir, já ví muita gente falando que o nosso econômetro é burro, mas tbm já vi gente jurar que seguir ele o carro fica mais economico... eu particularmente sigo as vezes(infelizmente meu carro não tem a luz ascendente de troca de marchas, que de fato proporcionava economia nesses carros da GM qdo se troca de marchas na primeira vez que ela acende) mas nunca senti uma diferença absurda no consumo do carro...
ex-Monza GLS 1995 Azul Cezanne Perolizado: http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=27249
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Mensagens: 6510
Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Dicas quanto ao CONSUMO!

Mensagem não lida por vrsilva »

Martins, sim o econometro não é para ser levado à sério, pois tem situações em que, se for realmente seguir ele, você não sobe uma ladeira... Portanto ele é burro sim... mas já é um norte...
A luz de troca de marchas acendente é um shift-light também burro, um pouco mais inteligente que o vacuômetro porém ainda assim é burro, pois tem situações que a luz acende numa subida em que, passar de uma terceira para uma quarta não é ideal, ou então você está prevendo um obstáculo adiante e o carro não enxerga isso...

Mas no geral se você seguir os dois ítens SIM o carro fica mais econômico, pois ajuda bastante...

A Luz acende nas seguintes condições...
Primeira - 2000RPM
segunda em diante - 2500RPM

Mas em determinadas situações por exemplo um plano, seguindo a luz, você chegará a quinta marca em uma velocidade de 80km/h, sendo que, no Monza com cambio F18 é tranquilamente possível rodar à 60km/h em quinta, ou seja com giro mais baixo, com menor consumo, menos ruído... E ainda se precisar ultrapassar é mais econômico fincar o pé do que reduzir, segundo este artigo aí...

Eu estou praticando isso depois que li, culpa sua Martins que me passou o link do cambio overdrive, e acabei chegando nesse do pé fundo... E estou me recordando como o Monza 95 tem gás para subir algumas ladeiras em 55km/h em quinta com pé baixo...

Sempre que possível vou passar a marcha... em trechos que fazia de segunda estou fazendo em terceira, e outros em quarta estou fazendo em quinta...

Eu não ligo de passar a marcha repetidas vezes desde que o transito esteja andando, o que incomoda é anda e para... Pois o Monza arranca e logo já coloco segunda, e estou passando as marchas sempre entre 2000RPM e tem momentos que é possível passar com rotação menor... só em subidas mais ingrimes e velocidade baixa que não tem jeito...

E tem também o fator transito, se tiver pessoas apressadas atrás, ou sua pressa, ai pode por esse esquema em segundo plano...

Mas sempre que puder farei isso... o Monza tem bastante torque desde cedo, o PICO é que é em 3200rpm ou 3500 não lembro... mas boa parte dele já vem desde antes...

Olhando esse esquema me faz lembrar a época que eu fiz 9km/l com uns 3 tanques no meu ex-monza verde 93/94, eu era estagiário aqui ainda, e entrava as 9 da matina, transito bem mais tranquilo e ainda em época de férias escolar, pegava 10km praticamente de transito tranquilo como em rodovia, e eu vinha à 60km/h de quinta naquele cambio F16 ultra longo, claro que se precisasse de acelerações nele era preciso jogar quarta, mas dava pra manter...

Aquele Monza na rodovia à 120km/h em quinta o motor ficava em torno de 3000rpm no bartok fica em 3300 mais ou menos... é uma diferença significativa...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Responder