EFI para carburador

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
lucasdaniel88
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 185
Registrado em: 27 Out 2013, 19:22
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: EFI para carburador

Mensagem não lida por lucasdaniel88 »

Creio que este topico ajudará e muito o seu estudo...
Vou colocar alguns outros sites que me ajudaram e bastante quando tava começando a entender.....

viewtopic.php?f=14&t=5659
http://www.ehow.com.br/testar-cabo-vela ... omo_21835/
https://www.youtube.com/watch?v=BVln3CUwHJw
viewtopic.php?f=3&t=28636
viewtopic.php?f=14&t=18936 Aqui tem como colocar o ponto da correio certinho... ou verificar no seu caso...
viewtopic.php?f=50&t=27798 Aqui alguns problemas tecnicos de ter um carburador, so para ter uma noção de como funciona o reparo quando da problema, nada de muito segredo....
viewtopic.php?f=14&t=21588 Limpeza do carburador 2e... compare como é feito a limpeza desse para o outro, bem mais complicado.
viewtopic.php?f=14&t=20839
viewtopic.php?f=14&t=22887 Reparo E.F.I

Como pode ser o e.f.i ou outra parte coloquei alguns links para vc verificar o seu carro por completo, teste de velas, ponto do motor que muda o consumo e o torque que fica bem a baixo do original, e muita outras
coisas para ir estudando, ja que vai dar uma olhada ja lança um checape completo kkkk

Quer começar comece pela limpeza do tbi se tiver algum problema vc vai perguntando e vamos falar oq pode ser feito ou teste com multimetro que pode ser realizados para testar,
eu não kkkk mas o pessoal mais experiente daqui :mrgreen:.
Espero ter ajudado.... :smt023
Pequena Reforma viewtopic.php?f=43&t=28647.

Monza 87/88 Sedan Classic 2.0
Imagem
Avatar do usuário
Felipe Lichirgu
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 143
Registrado em: 20 Jan 2013, 00:45
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: EFI para carburador

Mensagem não lida por Felipe Lichirgu »

Meu amigo, o dia que você começar a conviver de verdade com um carburador, você vai pedir por uma injeção eletrônica, mesmo sendo monoponto (E.F.I.), que todo mundo por aí ficam chamando de ruim, atrasada, obsoleta, que o carro falha um monte, etc. Se tiver os devidos cuidados, é um sistema, como muitos outros, que podem durar mais de 20/30 anos, tranquilamente. Pra você ter idéia, o meu Monza tem a maioria das peças originais, ainda, - a título de curiosidade, o módulo HEI dele é original GM que tá lá um certo tempo que eu comprei num desmanche, e nunca mais tive problemas com HEI - e o carro está com 213.000 km, motor standard - uma troca de junta de cabeçote, trabalho que eu mesmo fiz no ano passado -, pintura original, mas tive o azar de alguns sensores (ainda originais do carro), começarem a dar pane, nos últimos anos e tive de trocá-los, tais como MAP, CTS, e, o IAC. Enfim, troquei eles pela marca DELPHI, mas mesmo assim, me doeu, pois se não fossem tão boas as peças, não teriam durado tanto tempo. Mas mesmo assim, meu carro ainda funciona, perfeitamente, do jeito que ele era quando novo. Digo isso, pois tenho esse carro, ele não tinha se quer 40.000 km, tipo, quase a vida toda dele.

É bem provável, que seu carro, esteja com algum problema bem mais fácil de resolver do que se imagina.

Experimentou olhar a mangueira, do sensor map, pra ver se não está entupida ou rachada, ou conectada em seu local correto?

Verificou o sincronismo do motor? Ponto do distribuidor (avanço inicial)?

Pressão da linha de combustível?

Ar no sistema de arrefecimento, no pé do sensor de temperatura (CTS)?

Vedação do bico injetor?

Sensor de posição de borboleta (se não está indicando que a borboleta está aberta, na realidade estando fechada, se tiver, vai dar excesso de combustível)?


Mas enfim, não desanime, como te disse, as vezes, uma coisa '...', faz uma c.g.d.a temerária no carro. Eu teve uma vez, numa véspera de natal, o carro começou a embolar e dar um excesso f.d.p, que chegava pingar gasolina pelo escapamento e não andava mais, depois de fuçar até no limbo da coisa, que me fez pegar uma raiva do carro, tremenda, eu funcionei o motor, na hora da morte já, pronto pra desistir de vez da encrenca, eu mexo na panela do filtro de ar e pra minha surpresa o carro melhorou do nada. Voltei ela pro lugar, o carro piorou, e lá foi eu de novo, mudei ela de posição e o carro melhorava, e eu na minha ingenuidade na época, pensei, o que tem a ver a panela do filtro de ar com essas falhas, fui desconectei o MAP e as falhas sumiram, pra minha surpresa a mangueira dele tava entupida, não sei com o que, em sí, desentupi e o carro voltou ao normal.

Não desanime, viu. Olha com mais calma, pensa bem, e verá que, talvez, a solução esteja debaixo do nariz.


Att.,

Felipe Lichirgu.
FelipeLichirgu
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4204
Registrado em: 31 Mai 2010, 21:42
Cidade: Matao
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: EFI para carburador

Mensagem não lida por DÉCO »

.
Alexandre, possivel é , porem, c vai gastar muito dinheiro pra fazer serviço de primeira (nao tem que trocar nem cabeçote nem coletor) , e talvez mais do que ter paciencia , identificar, e substituir apenas o que esta com defeito da sua honesta Multec 700, e corre o risco de no final nao ficar bom, e com certeza muuuita dor de cabeça.
Vale muito mais a penas arrumar a sua por todos os motivos que ja disseram (nao vou repetir o que ja falaram, mas endosso tudo) foge de adaptaçao, corre o risco de vc passar tanta raiva que vai querer por fogo no carro :lol: .
E como disse o Felipe sua IE original é muito robusta e econômica tambem, quem falar mal dela deve ser ignorado pois nao sabe o que ta dizendo.

Vou te dar uma opiniao :
Abre um novo tópico com um nome que chame atençao,(ou usa este mesmo) estuda o assunto, pesquisa, pergunte pra nós, usa mp (c vc tiver algum conhecimento, "mete a mao" voce mesmo que a gente ajuda), pode apostar , c vai dar muita rizada disto ainda, mas esquece esta ideia, e olha que eu sou um defensor de carburadores originais mas tenho muito respeito pela Multec 700, nao desanima nao, força aí amigo !!! Vamo la o forum ta aqui pra isso, faça do seu desafio, nosso desafio.
O Nelson Osorio, mora aí em Ribeirao tambem, o dele é IE tambem, troca ideia com ele sobre profissionais via MP que é capaz dele te indicar alguem gabaritado, e outra, moro a 100 km daí e to precisando dar uma chegada aí pra pesquisar peças, quem sabe nao aproveito e te ajudo pessoalmente apesar do meu conhecimento limitado de ie tenho mexido muito no da minha amiga e aprendi bastante (sempre com ajuda dos amigos daqui).
Ainda mais morando em Ribeirao, Nao vai ter dificuldade de achar peças até em desmanches que sei que tem centenas aí, inclusive o Modulo da IE , c precisar é claro.

Aqui vai o endereço do Nelson ele pode te indicar um profissional, manda MP pra ele perguntando :

memberlist.php?mode=viewprofile&u=22138
.
.
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
alexansouza
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 30
Registrado em: 29 Mar 2013, 13:34
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: EFI para carburador

Mensagem não lida por alexansouza »

Sou eternamente grato por toda essa ajuda que tenho recebido. Nesse final de semana pretendo estudar o que realmente pretendo fazer.
No mais, obrigado a todos.
alexansouza
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 30
Registrado em: 29 Mar 2013, 13:34
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: EFI para carburador

Mensagem não lida por alexansouza »

Muito obrigado Deco,

Assim que sair do trabalho, vou tentar falar com esse Nelson.
Obrigado pela força.

DÉCO escreveu:.
Alexandre, possivel é , porem, c vai gastar muito dinheiro pra fazer serviço de primeira (nao tem que trocar nem cabeçote nem coletor) , e talvez mais do que ter paciencia , identificar, e substituir apenas o que esta com defeito da sua honesta Multec 700, e corre o risco de no final nao ficar bom, e com certeza muuuita dor de cabeça.
Vale muito mais a penas arrumar a sua por todos os motivos que ja disseram (nao vou repetir o que ja falaram, mas endosso tudo) foge de adaptaçao, corre o risco de vc passar tanta raiva que vai querer por fogo no carro :lol: .
E como disse o Felipe sua IE original é muito robusta e econômica tambem, quem falar mal dela deve ser ignorado pois nao sabe o que ta dizendo.

Vou te dar uma opiniao :
Abre um novo tópico com um nome que chame atençao,(ou usa este mesmo) estuda o assunto, pesquisa, pergunte pra nós, usa mp (c vc tiver algum conhecimento, "mete a mao" voce mesmo que a gente ajuda), pode apostar , c vai dar muita rizada disto ainda, mas esquece esta ideia, e olha que eu sou um defensor de carburadores originais mas tenho muito respeito pela Multec 700, nao desanima nao, força aí amigo !!! Vamo la o forum ta aqui pra isso, faça do seu desafio, nosso desafio.
O Nelson Osorio, mora aí em Ribeirao tambem, o dele é IE tambem, troca ideia com ele sobre profissionais via MP que é capaz dele te indicar alguem gabaritado, e outra, moro a 100 km daí e to precisando dar uma chegada aí pra pesquisar peças, quem sabe nao aproveito e te ajudo pessoalmente apesar do meu conhecimento limitado de ie tenho mexido muito no da minha amiga e aprendi bastante (sempre com ajuda dos amigos daqui).
Ainda mais morando em Ribeirao, Nao vai ter dificuldade de achar peças até em desmanches que sei que tem centenas aí, inclusive o Modulo da IE , c precisar é claro.

Aqui vai o endereço do Nelson ele pode te indicar um profissional, manda MP pra ele perguntando :

memberlist.php?mode=viewprofile&u=22138
.
.
alexansouza
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 30
Registrado em: 29 Mar 2013, 13:34
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: EFI para carburador

Mensagem não lida por alexansouza »

Ótimas dicas. Está anotado. Este final de semana pretendo ver o que faço.
Grato

Felipe Lichirgu escreveu:Meu amigo, o dia que você começar a conviver de verdade com um carburador, você vai pedir por uma injeção eletrônica, mesmo sendo monoponto (E.F.I.), que todo mundo por aí ficam chamando de ruim, atrasada, obsoleta, que o carro falha um monte, etc. Se tiver os devidos cuidados, é um sistema, como muitos outros, que podem durar mais de 20/30 anos, tranquilamente. Pra você ter idéia, o meu Monza tem a maioria das peças originais, ainda, - a título de curiosidade, o módulo HEI dele é original GM que tá lá um certo tempo que eu comprei num desmanche, e nunca mais tive problemas com HEI - e o carro está com 213.000 km, motor standard - uma troca de junta de cabeçote, trabalho que eu mesmo fiz no ano passado -, pintura original, mas tive o azar de alguns sensores (ainda originais do carro), começarem a dar pane, nos últimos anos e tive de trocá-los, tais como MAP, CTS, e, o IAC. Enfim, troquei eles pela marca DELPHI, mas mesmo assim, me doeu, pois se não fossem tão boas as peças, não teriam durado tanto tempo. Mas mesmo assim, meu carro ainda funciona, perfeitamente, do jeito que ele era quando novo. Digo isso, pois tenho esse carro, ele não tinha se quer 40.000 km, tipo, quase a vida toda dele.

É bem provável, que seu carro, esteja com algum problema bem mais fácil de resolver do que se imagina.

Experimentou olhar a mangueira, do sensor map, pra ver se não está entupida ou rachada, ou conectada em seu local correto?

Verificou o sincronismo do motor? Ponto do distribuidor (avanço inicial)?

Pressão da linha de combustível?

Ar no sistema de arrefecimento, no pé do sensor de temperatura (CTS)?

Vedação do bico injetor?

Sensor de posição de borboleta (se não está indicando que a borboleta está aberta, na realidade estando fechada, se tiver, vai dar excesso de combustível)?


Mas enfim, não desanime, como te disse, as vezes, uma coisa '...', faz uma c.g.d.a temerária no carro. Eu teve uma vez, numa véspera de natal, o carro começou a embolar e dar um excesso f.d.p, que chegava pingar gasolina pelo escapamento e não andava mais, depois de fuçar até no limbo da coisa, que me fez pegar uma raiva do carro, tremenda, eu funcionei o motor, na hora da morte já, pronto pra desistir de vez da encrenca, eu mexo na panela do filtro de ar e pra minha surpresa o carro melhorou do nada. Voltei ela pro lugar, o carro piorou, e lá foi eu de novo, mudei ela de posição e o carro melhorava, e eu na minha ingenuidade na época, pensei, o que tem a ver a panela do filtro de ar com essas falhas, fui desconectei o MAP e as falhas sumiram, pra minha surpresa a mangueira dele tava entupida, não sei com o que, em sí, desentupi e o carro voltou ao normal.

Não desanime, viu. Olha com mais calma, pensa bem, e verá que, talvez, a solução esteja debaixo do nariz.


Att.,

Felipe Lichirgu.
alexansouza
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 30
Registrado em: 29 Mar 2013, 13:34
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: EFI para carburador

Mensagem não lida por alexansouza »

Show de bola! Neste final de semana vou garimpar tudo isso!

Muitíssimo obrigado.
lucasdaniel88 escreveu:Creio que este topico ajudará e muito o seu estudo...
Vou colocar alguns outros sites que me ajudaram e bastante quando tava começando a entender.....

viewtopic.php?f=14&t=5659
http://www.ehow.com.br/testar-cabo-vela ... omo_21835/
https://www.youtube.com/watch?v=BVln3CUwHJw
viewtopic.php?f=3&t=28636
viewtopic.php?f=14&t=18936 Aqui tem como colocar o ponto da correio certinho... ou verificar no seu caso...
viewtopic.php?f=50&t=27798 Aqui alguns problemas tecnicos de ter um carburador, so para ter uma noção de como funciona o reparo quando da problema, nada de muito segredo....
viewtopic.php?f=14&t=21588 Limpeza do carburador 2e... compare como é feito a limpeza desse para o outro, bem mais complicado.
viewtopic.php?f=14&t=20839
viewtopic.php?f=14&t=22887 Reparo E.F.I

Como pode ser o e.f.i ou outra parte coloquei alguns links para vc verificar o seu carro por completo, teste de velas, ponto do motor que muda o consumo e o torque que fica bem a baixo do original, e muita outras
coisas para ir estudando, ja que vai dar uma olhada ja lança um checape completo kkkk

Quer começar comece pela limpeza do tbi se tiver algum problema vc vai perguntando e vamos falar oq pode ser feito ou teste com multimetro que pode ser realizados para testar,
eu não kkkk mas o pessoal mais experiente daqui :mrgreen:.
Espero ter ajudado.... :smt023
Responder