Hyundai HB20
- Luiz Carlos (Rio)
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Re: Hyundai HB20
Olá pessoal!
Eu já tive carro com motor de 3 cilindros, cuja rotação era bem maior que as dos atuais, já que era de 2 tempos, e não notava vibração nenhuma.
Acho que vibrava menos que o motor do meu Monza.
Como qto menos cilindros tem um motor, mais massa de balanceamento (o volante) ele deve ter.
Acredito que a engenharia tenha feito isso. Provavelmente o volante do motor de 3 cilindros seja mais pesado que um de 4.
Quanto a uma bobina por cilindro, no DKW que tive, como a rotação do motor era muito elevada, ele tinha 3 platinados e 3 bobinas, mas só tinha 3 bobinas por ter 3 platinados.
No caso de um platinado só, em rotações altas, ele 'flutuaria', isto é, não ficaria fechado o tempo suficiente para conseguir energizar convenientemente os enrolamentos primários das bobinas.
O uso de 3 bobinas nos motores atuais de 3 cilinddros deve ser porque não se poderia usar 2, como na maioria dos motores atuais de 4 cilindros com comando de centelha pela UCE (centelha perdida). Será que é isso? :smt017
Abs
Eu já tive carro com motor de 3 cilindros, cuja rotação era bem maior que as dos atuais, já que era de 2 tempos, e não notava vibração nenhuma.
Acho que vibrava menos que o motor do meu Monza.
Como qto menos cilindros tem um motor, mais massa de balanceamento (o volante) ele deve ter.
Acredito que a engenharia tenha feito isso. Provavelmente o volante do motor de 3 cilindros seja mais pesado que um de 4.
Quanto a uma bobina por cilindro, no DKW que tive, como a rotação do motor era muito elevada, ele tinha 3 platinados e 3 bobinas, mas só tinha 3 bobinas por ter 3 platinados.
No caso de um platinado só, em rotações altas, ele 'flutuaria', isto é, não ficaria fechado o tempo suficiente para conseguir energizar convenientemente os enrolamentos primários das bobinas.
O uso de 3 bobinas nos motores atuais de 3 cilinddros deve ser porque não se poderia usar 2, como na maioria dos motores atuais de 4 cilindros com comando de centelha pela UCE (centelha perdida). Será que é isso? :smt017
Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
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- rafael_club
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Re: Hyundai HB20
waldsr vlw por compartilhar gostei mt do video D+
,realmente bem economico esses motores,porem meu corsinha wind fazia 14 city e quase 18 na estrada;
motor sem tecnologia comparado com esse.


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Re: Hyundai HB20
É... temos que nos atualizar.
Gostei tb pq é uma tecnologia nova, e modifica alguns conceitos que temos.
Diferente do que a Gurgel fez, cortando o bloco VW a ar, para 2 cilindros e instalando no BR800.
Se teóricamente, o motor pode desequilibrar, algo foi desenvolvido para não ocorrer.
Gostei tb pq é uma tecnologia nova, e modifica alguns conceitos que temos.
Diferente do que a Gurgel fez, cortando o bloco VW a ar, para 2 cilindros e instalando no BR800.
Se teóricamente, o motor pode desequilibrar, algo foi desenvolvido para não ocorrer.
V1, V2, T.O.

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Re: Hyundai HB20
E sabem o motivo do 3 cilindros não ser ainda mais econômico? Por que é flex!
Vejam o que o Rafael acabou de dizer: o Wind dele fazia 14km/l. Meu Classic VHCE, que é mais potente (teoricamente precisa pisar menos no acelerador, para manter a velocidade), faz somente 10km/l na gasolina... Se fosse monocombustível, aí sim faria alguma coisa a mais que esses 14km/l.
Vejam o que o Rafael acabou de dizer: o Wind dele fazia 14km/l. Meu Classic VHCE, que é mais potente (teoricamente precisa pisar menos no acelerador, para manter a velocidade), faz somente 10km/l na gasolina... Se fosse monocombustível, aí sim faria alguma coisa a mais que esses 14km/l.
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
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Re: Hyundai HB20
Idem, injeção Multec malha fechadarafael_club escreveu:waldsr vlw por compartilhar gostei mt do video D+,realmente bem economico esses motores,porem meu corsinha wind fazia 14 city e quase 18 na estrada;
motor sem tecnologia comparado com esse.

Quanto ao HB20 clube, se forem espertos, deram uma boa faturada com adsense.
Por isso que adoraria ver o fim do flex, o motor familia I não era pra consumir tanto, era pra ter consumo semelhante ao dos nossos Corsas.
Abraços.
"Mas design, que palavra é essa? Devagar com o andor!"
Corsa Wind 1994 - Azul Haydn
Monzas que já passaram na família:
SL/E 1.8 2p alc 1984 - Dourado Cobre
SL/E 1.8 2p alc 1989 - Verde Amazônia
650 2.0 4p gas 1993 - Vermelho Goya
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Re: Hyundai HB20
Realmente é natural do ser humano ser relutante à mudanças e aceitar facilmente novas tecnologias, falo por mim principalmente, que gerou essa " polêmica saudavel" neste topico, rsrsrs..... É um pouco de preconceito da minha parte..... :smt021 , ou cabeça dura mesmo, tô parecendo meu avô de 70 e poucos anos, rsrsrsr..... que ficou anos e anos com sua saveiro quadrada por ser "um VW durável de motor AP" kkkkkkkkk.... acho que todos lembram desta fase, que carro bom era só VW. Quem lembra desta época dá um joinha ae.... :smt023 rsrsrs
Já...quanto à tecnologia flex, essa eu não gosto mesmo... Nunca fui a favor dos flex, maaaaas, não temos mta opção, fomos obrigados a engolí-la guela abaixo
Já...quanto à tecnologia flex, essa eu não gosto mesmo... Nunca fui a favor dos flex, maaaaas, não temos mta opção, fomos obrigados a engolí-la guela abaixo
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- MODERADOR
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Re: Hyundai HB20
"joinha" (no cel. não aparecem os emoticons).
Sobre os flex, no começo todo mundo achou uma maravilha, inclusive eu. Tanto é que era orgulho ostentar na lata do carro adesivos informando isso. Mas hj, para quem tem um pouco de conhecimento em mecânica, sabe que o flex não é tão eficiente como um monocombustível.
O que podemos fazer? Reconverter o motor para monocombustível, taxando (como o Eduardo fez no Astra) ou destaxando e rodando na gasolina e remapeando a IE.
Sobre os flex, no começo todo mundo achou uma maravilha, inclusive eu. Tanto é que era orgulho ostentar na lata do carro adesivos informando isso. Mas hj, para quem tem um pouco de conhecimento em mecânica, sabe que o flex não é tão eficiente como um monocombustível.
O que podemos fazer? Reconverter o motor para monocombustível, taxando (como o Eduardo fez no Astra) ou destaxando e rodando na gasolina e remapeando a IE.
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!