Negociação de Automoveis Entre Particulares-Desabafo!!

Espaço para assuntos diversos que não se encaixam nas outras categorias.
Evandro Monza SR
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Negociação de Automoveis Entre Particulares-Desabafo!!

Mensagem não lida por Evandro Monza SR »

O CDC não é aplicável a relação de compra e venda entre particulares, como dito pelo Diego, e é dos "usos e costumes" que após a efetivação do negócio, é cada um por si. Isso é ponto pacífico e eu concordo em gênero, número e grau... mas ...

Não sou advogado, infelizmente, mas há uma figura jurídica chamada vício oculto. Eu já me defrontei com isso e paguei o pato, não com carro, mas com imóvel. O comprador do imóvel fez m... no uso, e argumentou na justiça que o imóvel tinha um problema não detectável no momento da compra, independentemente de vistoria, o que juridicamente é caracterizado como vício (problema) oculto. Daí se o juiz aceita uma argumentação desse tipo (e geralmente aceita), bem embasada por um bom advogado, creio que já era para o vendedor.

Precisamos de uma opinião legal de algum Monzeiro advogado sobre o "vício oculto"...
Visite meus tópicos de restauração:

Monza 500EF
viewtopic.php?f=43&t=26865

Monza S/R 2.0 89/89 Venezuela
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=20319

Monza S/R 2.0 S 88/88
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=16309
frfavoreto
Membro GLS (Ní­vel 6)

Mensagem não lida por frfavoreto »

vrsilva escreveu: Acontece que tem gente que, não tem capacidade de crescer na vida, e em qualquer oportunidade de ganhar alguma coisa, uma esmola que seja, ela se submete, e faz o ridículo para conseguir e assim o fazer.
Infelizmente isso é uma cultura do povão brasileiro, de ferrar o próximo quando achar necessário.
Esta citação já responde inteiramente este tópico.
Kadett Sport 2.0 EFI 96 completo

A peça mais difícil de se encontrar é um bom mecânico
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Mensagem não lida por Leocastro »

Bem, a maioria aqui do fórum sabe da minha história com o Classic, comprei ele, fui fazer a vistoria e, deu que o motor era proveniente de furto! O carro era de um primo meu, e, não foi ele que tinha colocado este motor lá, apesar disto, ele arcou com a despesa do outro motor, e, me pagando um motor novo, sem uso. Apesar disso, no dia que peguei o carro, rodei 70 km até trazer ele pra Montes Claros e, ele me deu o primeiro probleminha, o alternador parou de gerar. Arrumei eu mesmo (e pra minha absoluta triste surpresa, descobri que era mais um alternador arno em minha vida) e nem comentei com o meu primo.

Quanto ao caixote que eu vendi, o cidadão que o comprou só fez uma manutenção nele até hoje, que foi trocar a junta de vedação do cárter, feito isso, nada mais precisou ser feito nele. Outro dia ele me ligou, até preocupei de momento, mas, ele ligou apenas pra dizer o quanto o carro está bom e, sem dar dor de cabeça pra ele!
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
Diego Paiva
MODERADOR
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Diego Paiva »

O Evandro tocou num ponto importante, Vicio oculto. Se existir esse tipo de vício, o vendedor fica obrigado a restituir o valor do bem comprado, condicionado a devolução deste. Ou se o comprador preferir ficar com o objeto defeituoso, poderá ser ressarcido no valor referente somente ao defeito. Isso mesmo entre negócio entre particulares. Isso caso o vendedor desconheça o problema. Se ele souber do tal problema, além de restiruir o valor, ou "pagar o conserto", ainda terá de pagar perdas e danos...

Os prazos para requerer isso, eu não lembro bem, mas acho que são de 30 dias pra coisa móvel e 90 pra imóveis.

O complicado seria definir um vício oculto num carro, por exemplo, com mais de 20 anos....Tipo aqueles bem surrados, que já foram no inferno e voltaram várias vezes... Carro velho pode apresentar desgaste "natural" em tudo, desde lata, mecânica, acabamentos, etc...
Vício ou defeito oculto, pra quem não sabe, é tudo aquilo que torna a coisa/bem impróprio ao uso a que é destinado, ou lhe diminuam o valor.
vrsilva escreveu: Acontece que tem gente que, não tem capacidade de crescer na vida, e em qualquer oportunidade de ganhar alguma coisa, uma esmola que seja, ela se submete, e faz o ridículo para conseguir e assim o fazer.
Infelizmente isso é uma cultura do povão brasileiro, de ferrar o próximo quando achar necessário.
Ferrar o próximo, pra ter alguma vantagem e achar isso o máximo... conheço gente assim, principalmente no meio de carro antigo. Por isso que deixei de andar nos encontros. O cara ferra as pessoas e sai por aí chamando as mesmas de otárias, pq conseguiu uns TROCADOS, literalmente, trocados... lamentável.
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
cleston
Membro SL/E (Ní­vel 3)

Mensagem não lida por cleston »

hehe lendo a os posts da galera..ta meio de acordo com o que eu penso tambem..eu ja comprei carro que em 2 semana deu problema no motor,comprei de agencia porem tive um acordo verbal com o vendedor,ele me abaixou X no valor do carro alem do ja acordado e eu assumi a bronca caso desse m.....pois bem,em 2 semanas motor abriu o bico e eu assumi a responsa..se o cara foi pilantra ou nao.,nao me interessa.,axo que negocio é feito pra homens.,como dizem nao sabem brincar não desce pro play..eu vendo pelo menos 2,3 carros por ano e todos aviso verbalmente sobre a ausencia de garantia sobre o carro e seus acessórios..,se um caboclo desses 1 semana que seja depois venha encher o meu saco,,com toda a certeza o trem esquenta pq safado é ocara que revira teu carro.,põe 200 defeitos.,chora por cada um deles,e depois ainda vem falar m...ha eu mato! :lol:
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Mensagem não lida por Leocastro »

Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
Responder