Pessoal, para quem está acompanhado esse tópico, sabe que no meu Monza GLS 96, a bobina impulsora dura entre 5 e 6 anos.
Por prevenção, em março, troquei a bobina impulsora por prevenção. Comprei uma peça Delphi e eu mesmo efetuei a troca.
Essa semana meu Monza estava com dificuldades de pegar pela manhã ou a tarde se ficasse muito tempo parado e em dia com bastante frio, coisa que nunca me aconteceu.
Como tenho noção de fazer as avaliações... Lembram da faísca, bico pulsando e bomba funcionando no momento em que motor de arranque vira? Então, procurei uma outra maneira mais simples ainda para abreviar a avaliação, quando estamos sozinho.
Muitos me perguntavam:
- Como vou ver a faísca e ouvir bomba com motor funcionando?
A faísca é fácil é só remover um cabo de vela, colocar uma chave de fenda dentro e aproxima e não encostar, na parte metálica do motor. Dá para colocar de uma forma, que se consegue enxergar de dentro do carro quando se dá partida.
Quem tem Monza EFI, repare que dá para ouvir perfeitamente dentro do carro a bomba de combustível funcionar ao ligar o contato de ignição, mas impossível de ouvir quando motor de arranque está virando. Mas, repare que quando está tudo funcionando, ao desligar o carro ou se não pegou, é possível ouvir ainda por alguns segundos logo que o motor para ou é desligado.
Usando essa técnica percebi que pela manhã, quando o motor não queria funcionar, não ouvia a bomba funcionar logo que o motor parava de girar por esses segundos. Fui no distribuidor e dei pequenas pancadas com a mão e dei partida, o motor funcionou de imediato. Já logo pensei... Bobina impulsora com defeito de mau contato. Puxa vida, tão nova...
Hoje (domingo) estava frio e mais uma vez o motor não queria funcionar pela manhã. Observei mais uma vez a condição acima e dei umas pequenas pancadas no distribuidor e dei partida. O motor funcionou no ato.
Sai com carro e como das outras vezes, não há engasgos ou falhas após o motor funcionar. Voltei para casa decidido a resolver o problema.
Tirei a tampa d distribuidor, puxei o conector da bobina impulsora e soltei os terminais. Minha surpresa foi ver que a parte dos fios estavam soltas dentro dos terminais. Muito mal clipado mesmo!
Soldei os fios nos terminais e o problema solucionado.
Para ajudar o pessoal aqui, postei umas fotos antes e depois de soldar.
Nessa foto, se colocar uma pequena chave na parte de cobre do fio, se percebe que está totalmente solto e isolado do terminal:
Terminal BI B.JPG
Aqui já com fio soldado no terminal:
Terminal BI A.JPG
Essa experiência mostra que mais uma vez devo lembrar para nunca confiar 100% em peças novas, pois essas podem vir com defeito. Se não passarem por avaliações por serem novas, terão muita dificuldade na solução do problema.
Tenho certeza de que esse defeito na bobina impulsora fez muita gente trocar o módulo HEI e outros componentes e "jogaram a toalha" por não resolver o defeito do carro. Trocaram tudo e o carro continua com defeito... Ou então só resolveu depois da troca do distribuidor inteiro.
Fica aí dica para o pessoal não não confiar em peças novas.
Abs,
Carlos Freire
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.