Bobina impulsora

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
Julio Cesar Ledo
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Bobina impulsora

Mensagem não lida por Julio Cesar Ledo »

Meo Deus 263.000km e com fôlego de carro 0Km !!!

Carlos com essa Km a cada troca de óleo vc nota alguma alteração no nivel do lubrificante ? O meu está com 122.800Km e não baixa uma gota entre as trocas andando normalmente, só sinto que o nivel baixa um pouquinho quando utiliza um RPM mais alto do motor, mas considero isso normal...

Vc estima que esse motor chegará aos 300.00 Km sem retífica apenas com troca de vedadores de valvulas ? No mínimo impressionante se cuidar do OHC ele vai bem longe !

:smt023
Carlos A. Freire escreveu:
vrsilva escreveu:Muito bom, monzão é um excelente carro se levar ele bem cuidado assim como você faz...

Vale lembrar que meu Monza hoje está com 263.000km.

Abs,

Carlos Freire
Que carro vc tem?
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Agora está com mais de 266.000km.

Ele baixa muito pouco em 4 e 5km, comparando com o nível que deixo quando na troca de óleo. Não deve chegar a 200ml dentro dessa KM.

Eu uso e sempre usei o óleo AC Delco 20W50 desde novo. Antes era SJ, Depois SL.

Houve uma época que estava usando o Havoline, por ser da mesma empresa que faz o AC Delco (Chevron), mas começou a escurecer o óleo. Achei que era por conta da KM, depois vi uma reportagem em que dizia que o óleo AC Delco tem a formulação baseada na queima dos motores Chevrolet, e voltei a usar o AC Delco. O óleo começou a clarear novamente. Demorou mais do que para escurecer, mas deu para ver o resultado.

Não dá para ter essa previsão. Espero que dure mais. O óleo escure depois do 3.000km, mas não fica tão preto como vejo muitos por aí. Esses dias eu troquei a junta da tampa de válvulas e o cabeçote está amarelo e não preto.

A água do sistema de arrefecimento é bem limpa, não muda de cor (aditivo).

Meu amigo com Classic 90 tem, está próximo ou já passou dos 400.000km. Também teve problemas com cabeçote.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Julio Cesar Ledo

Eu tb não abro mão do aditivo no sistema de arrefecimento, realmente aumenta drasticamente a vida útil de radiadores (incluindo o do AR quente), mangueiras, cabeçote e galerias de arrefecimento do bloco do motor...

Costumo renovar o fluido do arrefecimetno 1 vez por ano, a primeira vez que o fiz a limpeza do sistema e adição do aditivo a água sujou rápido, indício de sujeira no radiador.... Ai tirei fora o radiador, limpei ele por completo, recoloquei a água e aditivo na proporção ideal, e agora o sistema demora bastante para escurecer a água do arrefecimento...

Vou ver se começo a usar esse lubrificante da AC Delco.... Atualmente uso 20W50 comum, Lubrax, mas troco a cada 4.000 Km sem exceção... A cada troca de oleo, sempre troco o filtro, não gosto de colocar oleo novo em um filtro cheio de residuos e impurezas..

Abraço !
Carlos A. Freire escreveu:Agora está com mais de 266.000km.

Ele baixa muito pouco em 4 e 5km, comparando com o nível que deixo quando na troca de óleo. Não deve chegar a 200ml dentro dessa KM.

Eu uso e sempre usei o óleo AC Delco 20W50 desde novo. Antes era SJ, Depois SL.

Houve uma época que estava usando o Havoline, por ser da mesma empresa que faz o AC Delco (Chevron), mas começou a escurecer o óleo. Achei que era por conta da KM, depois vi uma reportagem em que dizia que o óleo AC Delco tem a formulação baseada na queima dos motores Chevrolet, e voltei a usar o AC Delco. O óleo começou a clarear novamente. Demorou mais do que para escurecer, mas deu para ver o resultado.

Não dá para ter essa previsão. Espero que dure mais. O óleo escure depois do 3.000km, mas não fica tão preto como vejo muitos por aí. Esses dias eu troquei a junta da tampa de válvulas e o cabeçote está amarelo e não preto.

A água do sistema de arrefecimento é bem limpa, não muda de cor (aditivo).

Meu amigo com Classic 90 tem, está próximo ou já passou dos 400.000km. Também teve problemas com cabeçote.

Abs,

Carlos Freire
Que carro vc tem?
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!
Carlos A. Freire
MODERADOR

Como troco o líquido de arrefecimento vez por ano, desde 1999 quando comprei esse Monza e estava com 30.000km, o líquido sempre se manteve limpo. O curioso é que não uso e nunca usei água desmineralizada, aditivo para limpeza... Só uso água de torneira e aditivo de boa qualidade.

O óleo de motor eu troco a cada 4.000km. As vezes quando faço viagens acima de 1.200km (quando vou ao interior de São Paulo, Presidente Prudente, Martinópolis, Birigui ou Araçatuba), troco com 5.000km. Troco o filtro em todas as trocas. No início uma troca sim outra não, mas já tem um tempo que troco o filtro em todas as trocas de óleo. Uso o original GM (não é o AC Delco).

Abs,

Carlos Freire
São Paulo-SP
Carlos A. Freire
MODERADOR

Pessoal, para quem está acompanhado esse tópico, sabe que no meu Monza GLS 96, a bobina impulsora dura entre 5 e 6 anos.

Por prevenção, em março, troquei a bobina impulsora por prevenção. Comprei uma peça Delphi e eu mesmo efetuei a troca.
Essa semana meu Monza estava com dificuldades de pegar pela manhã ou a tarde se ficasse muito tempo parado e em dia com bastante frio, coisa que nunca me aconteceu.
Como tenho noção de fazer as avaliações... Lembram da faísca, bico pulsando e bomba funcionando no momento em que motor de arranque vira? Então, procurei uma outra maneira mais simples ainda para abreviar a avaliação, quando estamos sozinho.

Muitos me perguntavam:
- Como vou ver a faísca e ouvir bomba com motor funcionando?
A faísca é fácil é só remover um cabo de vela, colocar uma chave de fenda dentro e aproxima e não encostar, na parte metálica do motor. Dá para colocar de uma forma, que se consegue enxergar de dentro do carro quando se dá partida.

Quem tem Monza EFI, repare que dá para ouvir perfeitamente dentro do carro a bomba de combustível funcionar ao ligar o contato de ignição, mas impossível de ouvir quando motor de arranque está virando. Mas, repare que quando está tudo funcionando, ao desligar o carro ou se não pegou, é possível ouvir ainda por alguns segundos logo que o motor para ou é desligado.

Usando essa técnica percebi que pela manhã, quando o motor não queria funcionar, não ouvia a bomba funcionar logo que o motor parava de girar por esses segundos. Fui no distribuidor e dei pequenas pancadas com a mão e dei partida, o motor funcionou de imediato. Já logo pensei... Bobina impulsora com defeito de mau contato. Puxa vida, tão nova...

Hoje (domingo) estava frio e mais uma vez o motor não queria funcionar pela manhã. Observei mais uma vez a condição acima e dei umas pequenas pancadas no distribuidor e dei partida. O motor funcionou no ato.

Sai com carro e como das outras vezes, não há engasgos ou falhas após o motor funcionar. Voltei para casa decidido a resolver o problema.

Tirei a tampa d distribuidor, puxei o conector da bobina impulsora e soltei os terminais. Minha surpresa foi ver que a parte dos fios estavam soltas dentro dos terminais. Muito mal clipado mesmo!

Soldei os fios nos terminais e o problema solucionado.

Para ajudar o pessoal aqui, postei umas fotos antes e depois de soldar.

Nessa foto, se colocar uma pequena chave na parte de cobre do fio, se percebe que está totalmente solto e isolado do terminal:

Imagem
Terminal BI B.JPG
Aqui já com fio soldado no terminal:

Imagem
Terminal BI A.JPG
Essa experiência mostra que mais uma vez devo lembrar para nunca confiar 100% em peças novas, pois essas podem vir com defeito. Se não passarem por avaliações por serem novas, terão muita dificuldade na solução do problema.

Tenho certeza de que esse defeito na bobina impulsora fez muita gente trocar o módulo HEI e outros componentes e "jogaram a toalha" por não resolver o defeito do carro. Trocaram tudo e o carro continua com defeito... Ou então só resolveu depois da troca do distribuidor inteiro.

Fica aí dica para o pessoal não não confiar em peças novas.

Abs,

Carlos Freire
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
São Paulo-SP
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)

Mensagem não lida por vrsilva »

Bacana Carlos, vou dar uma verificada nesse item do meu... Pelo menos ficarei tranquilo...

E por falar em mal contato... Você se lembra da MP que te mandei perguntando sobre possíveis problemas com a bomba de combustível que eu estava enfrentando?

Pois é... Ela não estava acionando ao girar a chave a uns 15 dias atrás, daí eu ia na bomba e dava umas batidas nela, e voltava a pegar, ligava o carro e ia tranquilo.
Foi assim durante um sábado, no domingo, dei umas batidas, e fui girar a chave, e funcionou, e comecei a "perceber" que poderia ser o comutador de ignição, o que de fato não tem chances de ser como você me explicou na MP.
Fiquei confuso, mas como o carro funcionou normal, deixei quieto, mas com um pé atrás...

Bem rodei a semana toda, e normal, tinha até me esquecido, até que, sexta feira agora, cheguei em casa, peguei minhas coisas para ir posar na casa da noiva, e ao tentar ligar o carro, nada de pegar... Nem sinal da bomba...
Fui lá dar umas batidas, e nada... tentei, tentei e nada... Deixei quieto, e dormimos na casa dos meus pais, minha noiva e eu...

Na manhã seguinte, encucado, acordei cedo e fui ver o que era, já peguei multímetro, e fui lá, girei a chave e nada... Dei umas batidas novamente, e fui girar a chave novamente mas já sabendo que não ia funcionar... Bem, funcionou... fiquei P da vida pois na noite passada, nada de sinal da bomba...

Coloquei o carro dentro do quintal da casa dos meus pais, e tirei a capa que protege a mesma e o filtro, os vestígios, sujeira, MUITA sujeira... tirei o conector pra ver, aparentemente normal.

Fiz o seguinte, dei partida no motor, e fui lá no conector da bomba, comecei a fuçar ele de um lado pro outro, e a bomba dava umas paradas, até que parou de vez... BINGOO!!!
Tirei o conector e meti o Car80 neles, tinha muita sujeira encrostada, recoloquei e dei partida no motor, fui lá novamente fuçar o conector, dessa vez não desligou tão pouco a bomba falhou.
Resolvi meu problema que estava QUASE indo comprar uma bomba delphi nova, gastando 180 pila...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Carlos A. Freire
MODERADOR

Vinicius, ainda bem que conseguiu resolver o problema. Era mau contato no conector da bomba.
O Car 80 é descarbonizante e nem sempre resolve problemas desse tipo, e nem é o produto mais indicado. Então, fique atento caso possa ter novamente esse problema. Se possível troque esse conector.

Esse local onde fica a bomba e filtro sofre muito com sujeira. Mas, em toda manutenção que faço nessa parte eu limpo tudo, troca do filtro por exemplo... Quando vou mexer novamente não está com muito sujeira, pelo menos não encrostada. Já vi casos que tinha várias camadas de terra, rs!!!

Abs,

Carlos Freire
São Paulo-SP
Julio Cesar Ledo

Que bom que vc resolveu sozinho o problema e não gastou com mecânico ! Parabéns ! :smt023

Sempre achei um lugar muito esquisito o da bomba do carro, vc´s não concordam que a roda meio que 'Joga sujeira' pra dentro do protetor plástico e observei q ele tem um furo para sair água ! rs rs

Não sei se daria para achar um lugar melhor pra isso, e tb meio q não incomoda tanto o pessoal o meu tava sujo e limpei mas dentro do conector tem uma borracha que veda bem o socket.... Mas desde a primeira vez que vi aonde era a bomba de fuel do meu monza fiquei meio abismado logo aqui ?!!?

O filtro de combustível do EFI é que fica antes ou depois da bomba ? Teoricamente seria depois né!

rs rs

Abraço a todos !

vrsilva escreveu:Bacana Carlos, vou dar uma verificada nesse item do meu... Pelo menos ficarei tranquilo...

E por falar em mal contato... Você se lembra da MP que te mandei perguntando sobre possíveis problemas com a bomba de combustível que eu estava enfrentando?

Pois é... Ela não estava acionando ao girar a chave a uns 15 dias atrás, daí eu ia na bomba e dava umas batidas nela, e voltava a pegar, ligava o carro e ia tranquilo.
Foi assim durante um sábado, no domingo, dei umas batidas, e fui girar a chave, e funcionou, e comecei a "perceber" que poderia ser o comutador de ignição, o que de fato não tem chances de ser como você me explicou na MP.
Fiquei confuso, mas como o carro funcionou normal, deixei quieto, mas com um pé atrás...

Bem rodei a semana toda, e normal, tinha até me esquecido, até que, sexta feira agora, cheguei em casa, peguei minhas coisas para ir posar na casa da noiva, e ao tentar ligar o carro, nada de pegar... Nem sinal da bomba...
Fui lá dar umas batidas, e nada... tentei, tentei e nada... Deixei quieto, e dormimos na casa dos meus pais, minha noiva e eu...

Na manhã seguinte, encucado, acordei cedo e fui ver o que era, já peguei multímetro, e fui lá, girei a chave e nada... Dei umas batidas novamente, e fui girar a chave novamente mas já sabendo que não ia funcionar... Bem, funcionou... fiquei P da vida pois na noite passada, nada de sinal da bomba...

Coloquei o carro dentro do quintal da casa dos meus pais, e tirei a capa que protege a mesma e o filtro, os vestígios, sujeira, MUITA sujeira... tirei o conector pra ver, aparentemente normal.

Fiz o seguinte, dei partida no motor, e fui lá no conector da bomba, comecei a fuçar ele de um lado pro outro, e a bomba dava umas paradas, até que parou de vez... BINGOO!!!
Tirei o conector e meti o Car80 neles, tinha muita sujeira encrostada, recoloquei e dei partida no motor, fui lá novamente fuçar o conector, dessa vez não desligou tão pouco a bomba falhou.
Resolvi meu problema que estava QUASE indo comprar uma bomba delphi nova, gastando 180 pila...
Que carro vc tem?
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!
Responder