O regulador de pressão, como o seu nome já diz, tem por função regular a pressão do combustível na linha, para que as válvulas injetoras possam pulverizar a massa de combustível em quantidade suficiente para o motor.
O regulador de pressão pode estar montado em três posições, dependendo do sistema de injeção eletrônica utilizado:
.No corpo de borboleta (sistema monoponto);
.Na extremidade do tubo distribuidor (sistema multiponto);
.No copo estabilizador, junto à bomba de combustível (sistema multiponto returnless).
A pressão de trabalho também depende diretamente do tipo de sistema empregado, podendo variar entre 0,8 a 3,5 BAR. Esta pressão influencia diretamente no volume de injeção, ou seja, quanto maior for a pressão maior será o volume injetado.
A pressão indicada para o Monza é de 1,8 a 2,2 Bar; sendo o ideal 2,0 Bar
![Imagem](http://img594.imageshack.us/img594/2383/reguladordepresso.jpg)
O regulador é constituído de uma membrana e por uma mola calibrada. A membrana (diafragma) controla uma válvula que se abre e fecha de acordo com a pressão do combustível. Quando a válvula estiver fechada, o único ponto de fuga do combustível é o eletro-injetor e, por ter orifícios minúsculos não suporta a vazão produzida pela bomba. Com isso a tendência da pressão é subir.
Ao se atingir uma determinada pressão, a mola é comprimida, fazendo com que a membrana e a válvula se movam, abrindo a passagem do combustível para a linha de pressão. Isso fará com que a pressão caia rapidamente, começando um novo ciclo de trabalho.
No sistema monoponto, normalmente há um canal de desvio chamado by-pass. Esse canal possibilita a queda de pressão na linha assim que a bomba de combustível pára de funcionar. Já no sistema multiponto esse canal não existe, portanto, a pressão de linha se mantém, mesmo depois de desligado a bomba de combustível.
![Imagem](http://img255.imageshack.us/img255/9830/reguladordepressosistem.jpg)
Neste sistema, o regulador de pressão possui uma tomada de vácuo que é ligado ao coletor de admissão, após a
borboleta de aceleração. Isso possibilita o aumento de pressão na linha durante a abertura da borboleta de
aceleração.
Já o regulador tipo returnless não possui linha de retorno e nem tomada de vácuo.
O nome "Returnlees" não se refere apenas ao regulador de pressão e sim no conjunto "bomba de combustível e
regulador de pressão" cujo regulador está incorporado à flange de fixação da bomba de combustível. Com isso, o
regulador não fica montado no tubo distribuidor (sistema multiponto) ou no corpo de borboleta (monoponto) no qual
era feito o retorno de combustível ao tanque.
A função do regulador de pressão para o sistema returnless é a mesma do regulador convencional, montado no tubo
distribuidor ou corpo de borboleta. Deve-se ressaltar somente a inexistência do tubo de ligação da câmara da mola
(vácuo) com o coletor de admissão.
Em função da não referência da tomada de vácuo, o que resulta numa pressão constante na linha de combustível
mesmo na marcha lenta, deve-se compensar o enriquecimento da mistura nas acelerações apenas no tempo de
injeção.
![Imagem](http://img507.imageshack.us/img507/3621/reguladordepresso3.jpg)